Estes são os smartphones que se foram e que sinto muita falta
Ano após ano, sempre falamos de smartphones com design belíssimo, recursos fantásticos e outras características que o tornam o queridinho mercado. Mas você já parou para pensar que nem sempre é esse tipo de aparelho que marca nossa lembrança e nos faz sentir muita falta quando saem de linha?
Pensando aqui, escolhi quatro modelos que marcaram época. Pelo menos para mim.
Nexus S
Esse talvez tenha sido o “grande amor” da minha vida quando falamos de smartphones. Comprei o Nexus S no começo de 2011 e, até o começo de 2015, ele foi um companheiro inseparável e que aguentou muito trancos comigo pelo mundo afora, seja no dia-a-dia, na cobertura de eventos, festas ou viagens de férias.
Além do belíssimo design, o aparelho era resistente, rápido, rodava softwares e jogos sem suar, tinha uma bateria com ótima autonomia e sua câmera fazia fotos bem razoáveis, mesmo com a ausência do recurso de zoom. Seus 16GB não expansíveis foram mais do que suficientes para imagens, música, apps e games. E ele ainda recebeu duas atualizações do Android, parando no Jelly Bean.
Logo, doeu muito na alma quando constatei que, em meados de 2014, ele já estava “velhinho” e precisava ser trocado. Mesmo assim, ele foi valente e aguentou firme comigo até o começo 2015, quando comprei um Zenfone 5. Mas duvido muito que eu tenha uma experiência tão boa com outro smartphone quanto a que eu tive com o Nexus S. Valeu companheiro!
Galaxy S2
Se existe um telefone que foi um divisor de águas no mundo Android, esse atende pelo nome de Galaxy S2 – ou, simplesmente, SII. Foi a partir dele que se viu que o sistema operacional do Google podia ter aparelhos tão bons quanto o iPhone, com recursos bacanas e um design legal.
Lembro que não época do lançamento do S2 – em abril de 2011 - eu trabalhava na área de conteúdo dos sites de comparação de preços Buscapé e Bondfaro, fazendo reviews de produtos da área de Tecnologia. E quando recebemos o smartphone da Samsung para testes, a opinião de toda equipe era unânime: era o melhor smartphone Android já criado até então. Configuração poderosa, ótima câmera, tela com configurações generosas, Android redondinho.
Não por acaso, o Galaxy S2 vendeu cerca de 40 milhões de unidades pelo mundo afora.
Blackberry Curve 9320
Entre 2012 e 2013, fui head da área de Social Media de uma grande agência de Relações Públicas. E isso significava que eu tinha de ficar ligado boa parte dia em tudo o que acontecia. E para facilitar isso, minha empregadora me deu um Blackberry, mais precisamente o Curve 9320.
E não é que – mesmo sendo usado para trabalhar – eu acabei me dando super bem com o aparelho? O Blackberry OS era rápido, seu teclado físico era super útil na hora de editar documentos, escrever e-mails e navegar pela internet e o cliente de email é o melhor que já usei até hoje. Sem contar que o telefone era compacto e seu design, com bordas arredondadas, era bem agradável e proporcionava boa pegada.
Para completar, como não era um smartphone multimídia, a bateria tinha uma autonomia fantástica. Uma pena que a Blackberry se encontra no buraco que está hoje.
O primeiro iPhone
Ainda que muitos acusem este escriba aqui de ser um “espião da Apple” infiltrado no AndroidPIT, uma coisa eu continuo a afirmar: o primeiro iPhone mudou tudo o que o mercado entendia por smartphones.
Lançado em janeiro 2007, o telefone da Apple trazia duas características que faziam você se apaixonar de cara por ele: o design com bordas arredondadas e uma tela multitouch fluida e transições de tela e zoom incríveis, além do acelerômetro. Isso em uma época em que achar uma tela touchscreen (bem mais limitada que o multitouch) era uma briga.
Sem contar que ele trazia um “iPod embutido”, um Google Maps sensacional e um iOS que permitia ao usuário dominar o manuseio do aparelho em poucos minutos. E o iPhone ainda deu início a “Era dos Apps”, que, anos depois determinaria o sucesso ou o fracasso de um sistema operacional.
Mas anos se passaram, o iPhone perdeu muito do seu caráter de inovação, o Android chegou atropelando e hoje, merecidamente, lidera com folga o mercado de smartphones. Mas o primeiro modelo da Apple marcou uma época.
Aliás, adivinhem quem foi o primeiro jornalista do Brasil a fazer o review do primeiro iPhone?
Saudades do meu Nokia E63. Que smartphone fantástico. E também do meu finado nexus 4, que morreu quando minha namorada deixou cair no asfalto :(
Sinto falta
Nokia (não sei o nome)
Galaxy Young (foi um cel MT bom)
Galaxy s3 ( era um celular muito rapido
Moto g (+ ou -)
E agora o J7 (rumo ao Android 6.0)
adorava meu S2
Meu Nexus 4.. ate hoje choro... ^^
sinto falta do Nokia 6630 e 6600
Bela matéria Rui Maciel. Particularmente, acho que vc deu vida nova ao AndroidPit Brasil. O trem tava ficando chato, mas vc surgiu, 🎶🎤Para noooooooooossa alegriaaaaaaa🎶. Agora queria propor um artigo para que publicasse. A gente sabe que o Brasil tem dimensões de um continente e os serviços das operadoras de nosso país é uma lástima, pra não dizer uma b****. Comprei um barraquinho afastado do centro da cidade e o sinal da oi aqui na região é péssimo. Mudei de taguatinga DF, para Valparaíso GO e onde moro fica afastado do centro e o sinal não chega e quando chega pareço um louco com o celular apontado pro céu kkkkkkkkkk. Faça uma matéria falando da frequência de transmissão das operadoras brasileiras e dê que antena e boa para ampliar o sinal nestas regiões mais afastadas dos centros das cidades. Parabéns e continue dando vida ao site que milhares ou milhões adoram(digo isso pq não são todos que expressam suas opiniões aqui, apenas frequentam o site sem escrever.
Fale André, tudo bom?
É uma ótima sugestão de matéria. Preciso fazer uma apuração mais detalhada dela, bater um papo com um especialista em telecomunicações. Mas vamos trabalhar em cima disso e ver o que conseguimos. Pode sair algo bem legal disso.
Abraços e obrigado pelo comentário.
Obrigado pela resposta Rui. Parabéns pelas matérias e parabéns ao site. Meu vício diário sobre novidades Android é o site aqui. Abraços
Galaxy s2 é uma lenda! lembro quando vi a primeira vez, nossa! Estava a frente do seu tempo!
lembro como ontem, quando comprei meu s2 na pré venda, q felicidade foi a que senti.
atualmente tenho um redmi note 3,mais se pudesse voltaria no tempo.
Um que usei muito e sinto falta, foi o Nokia E71, aquile sim era muito bom, resistente, tinha rádio e a bateria durava bastante.
amava meu finado Sll até hoje ainda funciona...
BlackBerry bold 9900 o melhor smartphone que eu já tive.
EU tive um milestone 1...teclado físico...boa bateria...boa tela...era excelente...fora a quantidade de roms disponíveis no site da cyanogem mod....era quase 1 por semana...desse sim tenho saudades...o artigo e bom porém poderiam ter um top 10...
Galaxy s2 é o melhor, até o tamanhavperfeito
tive um Samsung Corby 2 era o bichão! kkkkk
Nokia N95
Xperia Mini
Xperia Mini Pro
Moto G 2013
Moto G 2014
e atualmente Moto X Play.
Mas sinto uma enorme saudade do Nokia N95 😌
Tive os mesmo aparelhos, com exceção dos Xperias. Entre o N95 e Moto G 2013 eu usei um N8, que pra mim foi o smart mais completo em sua época, se tratando se recursos (Flash Xenon, Transmissor FM, USB OTG). Realmente o N95 deixa saudades com seu Symbian totalmente customizável e com vários ports. Curtia mto a plataforma N-Gage!
Na boa... saudade mesmo do N95 prata... Que celular fantástico.
Sdds dos smartphones com teclado físico