2017: o ano em que finalmente teremos um smartphone com tela dobrável?
Ano após ano, as fabricantes de smartphones vivem prometendo um modelo que traga a tão sonhada tela dobrável. No entanto, tal promessa nunca chega ao público, nem mesmo na forma de um protótipo minimamente funcional. Apenas mockups bonitinhos que mexem com a nossa imaginação. Mas, parece que a Samsung finalmente pode apresentar um dispositivo com essa funcionalidade. Mais precisamente em 2017.
O smartphone com tela flexível da Samsung poderia ver a luz do dia em fevereiro de 2017, mais precisamente durante a Mobile World Congress (MWC) 2017, que ocorre em Barcelona. A informação foi divulgada pelo site de notícias Bloomberg, que cita uma fonte envolvida no projeto.
O dispositivo teria um display de cinco polegadas que, quando desdobrado, se transformaria em um gadget de oito polegadas. A partir do vídeo abaixo, podemos deduzir que o aparelho poderia ter as funções de telefone e tablet ao mesmo tempo.
No entanto, há um consenso de que dificilmente este dispositivo poderia substituir, pelo menos em um primeiro momento, todos os smartphones ou phablets topo de linha da Samsung. Isso significa que é bastante improvável que se trate da aposta principal das linhas Galaxy S ou Note para 2017, ou seja, pode ser mais uma prévia do que viria nos próximos anos.
No entanto, vale lembrar que foi precisamente um experimento da Samsung que culminou no Galaxy Note Edge, em 2014. E isso fez com que seus modelos com tela curva se tornassem imprescindíveis em suas linhas de aparelhos high end.
O verdadeiro desafio não é a construção da tela
Pode ser que a Samsung tenha demorado em encontrar a fórmula ideal para criar uma tela flexível, mas o que, de fato, determinará o êxito ou interesse em dispositivos do gênero será a criação de uma boa interface de usuário, que saiba tirar vantagem de algo tão complexo como um display dobrável.
Ponto a favor da Samsung é que ela tem conseguido desenvolver um software apropriado para as telas curvas em seus dispositivos Edge e que consigam interagir com a caneta S Pen em sua linha Note. Logo, pode ser que isso não seja mais um problema tão grande a ser resolvido.
Lee Seung Woo, analista da consultoria IBK, afirmou a Bloomberg que "o maior obstáculo para as telas flexíveis está relacionado à fabricação de plásticos transparentes e a maneira de torná-los duradouros".
Por último, a Samsung não é a única empresa envolvida no projeto de telas dobráveis. Sua arqui-rival LG mostrou durante a CES 2016, em Las Vegas, um display flexível que conseguia ser enrolado, como se fosse um jornal.
De qualquer forma, faltam alguns meses para vermos os resultados deste suposto dispositivo, cujo codinome é "Project Valley". Mas, evoluções à parte, já temos uma certeza: smartphones com esse tipo de tecnologia não serão exatamente acessíveis.
imagina se na hr de dobrar quebra ;-;
Vendo este vídeo me pareceu um tablet com capacidade de se dobrar ao meio, talvez até 2 telas uma do lado da outra. Não função de smartphone, poderiam pelo menos mostrar a interação com a tela de trás, ou seja, a de bloqueio .
uma pergunta simples: E a bateria? é dobrável?
É um celular ou um transformer? "Vejam é o celular do Optimus Prime, sera que ele vira um caminhãozinho?
Se realmente vier smartphone flexíveis, espero que as fabricantes entreguem um produto de qualidade, pois em muitos casos, com a pressa de lançar um produto inovado, acaba lançamento um aparelho caro e todo defeituos.
Não são de telas dobráveis que precisamos momento, e sim de telas resistentes. Esse é o ponto em que 99% dos aparelhos falham.
Era só o que faltava.. 😂
Se for como no vídeo nós recebemos junto uma nova categoria de mulheres. As Maria-Celular.
desnecessario
daria até 15k nesse primeiro momento
Ano passado vi que 2016 seria o ano de smartphones dobráveis, e no ano anterior, vi que seria 2015.
Ainda acho que é uma realidade distante (para ser explorada de forma prática e eficiente), ao mesmo tempo que próxima.
Muito interessante, esse ai é um modelo grande, se fabricarem modelos menores, vc pode ter um celular grande e compacto pra transportar
.
Se fosse no Brasil era propaganda machista. Kkkkk. Massss, quanto ao produto nao encheu meus olhos.
não vejo nessecidade nenhuma nisso pra que essa palhaçada toda
2017 será... Samsung of Thrones
Será feio. Eu acho.
Sei não, acho que seria estranho. Aguardar lançar pra tirar as dúvidas.
Sem querer por água no chopp, mas prefiro o meu do jeito que é, eficiente, competente e no formato retangular.
tá... é um celular ou um origami?