Depois dos EUA, Operadora Europeia Demonstra Conexão via Satélite

vodafone satellite video call with broadband speed
© Vodafone

À medida que as mensagens via satélite ganham força no espaço móvel, a Vodafone está se adiantando, trazendo chamadas de vídeo via satélite para celulares comuns. A operadora acaba de anunciar uma histórica "primeira chamada de vídeo do mundo" a partir de uma região sem cobertura, usando tecnologia de satélite de ponta.

A Vodafone se junta a gigantes do setor, como Apple e T-Mobile, para testar a conectividade via satélite para telefones celulares, com o objetivo de fornecer serviços como SOS de emergência e mensagens em áreas sem cobertura de celular ou Wi-Fi.

Recentemente, a T-Mobile e a Starlink expandiram seu serviço direto para celular nos EUA, permitindo a conectividade via satélite sem a necessidade de um aparelho especial ou modificações nos dispositivos. No ano passado, eles até fizeram uma demonstração de uma chamada de vídeo espacial via direct-to-cell, mas ainda dentro de uma área com cobertura tradicional.

Primeira videochamada espacial real usando um satélite de banda larga

Agora, a Vodafone testou com sucesso um serviço de satélite de banda larga direto para celular. Esta semana, a empresa anunciou uma videochamada histórica entre seu engenheiro, Rowan Chesmer, que estava localizado em uma área remota no País de Gales, sem cobertura de celular, e a CEO da Vodafone, Margherita Della Valle.

O que torna esse fato ainda mais impressionante é que Chesmer usou um smartphone 4G/5G comum, ao contrário dos recursos de mensagens via satélite da Apple e do Android, que exigem chips especializados. Esse avanço pode levar conectividade via satélite mais rápida a uma gama muito maior de smartphones e dispositivos móveis e permitir mais do que serviços de mensagens, mas também chamadas de vídeo e streaming.

A Vodafone fez uma parceria com a AST SpaceMobile, que opera satélites de órbita terrestre baixa (LEO, low earth orbit) para criar uma rede de banda larga baseada no espaço que complementa as torres de celular terrestres existentes. A empresa também destacou que apenas uma única estação terrestre é necessária para cobrir uma grande área ou até mesmo as estações rádio-base de um país inteiro.

A Vodafone e a AST SpaceMobile continuam testando a conectividade de banda larga via satélite usando cinco satélites Bluebird LEO lançados no ano passado. Até o momento, a rede atingiu velocidades de até 120 Mbps, o que é significativamente mais rápido do que o serviço de satélite da T-Mobile e da Starlink, que atualmente varia de 2 a 4 Mbps.

Quando a conectividade de banda larga via satélite estará disponível?

A Vodafone planeja implantar o serviço de banda larga via satélite no Reino Unido até a primavera de 2025. No entanto, os detalhes sobre preços ainda não estão claros. Também não se sabe se será mais acessível do que outros serviços via satélite, como as ofertas avulsas de internet via satélite da Starlink (que exige uma antena dedicada).

Com a AST SpaceMobile também fazendo parceria com a AT&T e a Verizon, um serviço semelhante poderá ser lançado em breve nos EUA e em outras regiões. Enquanto isso, a Vodafone também está colaborando com o Projeto Kuiper da Amazon para expandir a cobertura de banda larga na Europa e na África.

Qual é a sua opinião sobre a conectividade de banda larga via satélite? Isso poderia ser um divisor de águas maior do que a IA na tecnologia móvel? Deixe sua opinião nos comentários!

Fonte: Vodafone

Ir para o comentário (0)
Jade Bryan

Jade Bryan
Junior Editor

I still remember how amazed I was when I first got hold of the Nokia 3210 back when I was a kid, and it was during that time I developed my love for technology, particularly for mobile phones. I started sharing my knowledge through writing in different blogs and forums back in Nokia Nseries era. I even make videos before where I put different phones side-by-side. Today, I'm still an avid enthusiast of smartphones, but my interests have evolved into smart devices and electric vehicles.

Para o perfil do autor
Gostou do artigo? Então compartilhe!
Artigos recomendados
ÚLTIMOS ARTIGOS
Notificação por push Artigo seguinte
Sem comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.