Android 15: Veja o Que Está Por Vir Para o seu Smartphone!
O Android 15 finalmente chegou. Após um lançamento escalonado, o Google começou a distribuir a atualização 2024 de seu sistema operacional móvel para seus telefones Pixel. Os Pixel foram superados até mesmo pela marca chinesa Vivo, que lançou sua versão do Android 15 antes, com base na versão oficial do AOSP. Vamos dar uma olhada nas principais alterações e nos novos recursos trazidos pelo Android 15.
Android 15: Principais recursos
Logins mais rápidos com o Passkey
O Passkey promete substituir as senhas e, embora o Android 14 já seja compatível com o novo sistema de autenticação, o Google simplificou o processo para exigir uma única etapa - biometria ou a combinação de bloqueio de tela.
Novo painel de controle de volume
O painel de volume expandido no Android passou por algumas pequenas mudanças recentemente, mas o Android 15 leva isso um pouco mais a fundo. Embora o design anterior espelhe o menu Som e vibração no aplicativo de Configurações, o novo design reflete a aparência do widget pop-up com barras mais grossas.
Espaço privado
Se você compartilha um dispositivo com outras pessoas, mas não quer (ou não pode) criar vários perfis de usuário, o novo recurso Private Space pode proteger suas informações privadas em dispositivos compartilhados. Ele funciona de forma semelhante a várias ferramentas de terceiros e até mesmo a alguns recursos integrados nas capas dos fabricantes.
Semelhante ao recurso Secure Folder da Samsung no One UI, o Private Space do Android permite ocultar aplicativos em uma pasta protegida que só pode ser aberta usando um padrão, pin, senha ou autenticação biométrica. Melhor ainda, é possível atribuir uma Conta do Google diferente ao Private Space, para manter os arquivos longe de outros usuários.
Reativação automática do Bluetooth
Depois de desativar o Bluetooth por qualquer motivo, muitas vezes me esqueço de ativá-lo novamente. O Android 15 terá um recurso para reativar automaticamente o recurso, uma mudança bem-vinda se vocês dependem da tecnologia sem fio para um acessório ou outros dispositivos.
No entanto, se você preferir controlar manualmente quando o Bluetooth é ligado ou desligado, há uma nova opção para desativar o recurso no menu pop-up Configurações rápidas do Bluetooth, que também pode ser acessado nas configurações do Bluetooth.
Salvamento de pares de aplicativos
O Google realmente levou tempo para isso. Segundo rumores, pelo menos desde 2021, o salvamento de pares de aplicativos permite criar um atalho para um emparelhamento de aplicativos específico em tela dividida. Pode não ser o recurso mais útil em um smartphone compacto, mas os usuários de tablets ou dispositivos dobráveis de tela grande poderão realizar multitarefas na tela inicial salvando suas combinações de aplicativos.
Seleção de arquivos na nuvem para a Seleção de Fotos
Esse recurso permite que os aplicativos que usam a Seleção de Fotos nativa para compartilhar mídia tenham acesso a imagens armazenadas no armazenamento em nuvem do Google Fotos, em vez de depender apenas de arquivos locais.
Quem tem um smart com grande capacidade de armazenamento podem não notar muita diferença, mas o novo recurso pode ajudar muitos usuários com celulares com pouca memória que dependem do envio constante de arquivos para o armazenamento on-line. Esse recurso pode ser distribuído por meio do Google Play Services e pode não estar vinculado ao Android 15.
O arquivamento de aplicativos passa da Play Store para o sistema
Embora o arquivamento de aplicativos já seja uma opção para os usuários do Android há algum tempo - mesmo com um recurso de arquivamento automático para aplicativos selecionados - o Android 15 agora está promovendo a opção no nível do sistema, com um botão dedicado na tela de informações do aplicativo (o mesmo usado para forçar a parada e a desinstalação de aplicativos).
Essa alteração pode parecer pequena à primeira vista, mas ela estenderá o recurso a telefones que usam lojas de aplicativos de terceiros e em ROMs sem o aplicativo Play Store, incluindo distribuições baseadas em AOSP.
Melhor segurança e privacidade em redes celulares e Wi-Fi
Um novo campo Celular foi adicionado à página Segurança e privacidade no aplicativo Configurações. Atualmente, ele mostra opções para exigir criptografia quando conectado a uma rede celular e/ou para mostrar uma notificação se a rede tiver algumas configurações inseguras.
As opções podem ajudar os usuários a evitar a conexão com torres de celular falsas (também conhecidas como stingrays), que podem roubar dados IMSI ou IMEI do seu telefone ou SIM.
Na página de status do Wi-Fi, o Android 15 adiciona um novo campo Privacidade que pode forçar o telefone a tornar anônimo o endereço MAC e ocultar o nome do dispositivo na rede atual. As opções são bem-vindas, especialmente para aqueles que precisam se conectar a redes Wi-Fi abertas sem senhas, já que nenhum cliente da cafeteria onde você está precisa saber quem está usando qual telefone...
Os aplicativos de carteira podem ser definidos como uma opção padrão
Com cada vez mais aplicativos bancários oferecendo a opção de funcionar como uma carteira em smartphones, o Android 15 finalmente oferece a opção de escolher qual aplicativo pode ser definido como padrão. O recurso depende do aplicativo incluir suporte para o novo campo, mas a alteração pode ser útil se você tiver mais de um aplicativo que possa funcionar como um sistema de pagamento NFC e usar um deles diariamente.
Os widgets de clima agora são widgets de clima Pixel nos telefones Pixel
Em uma mudança muito pequena, os widgets de clima padrão disponíveis no Pixel Launcher padrão do Google agora estão organizados em Pixel Weather. A mudança de nome não afeta os widgets disponíveis, que continuam sendo as mesmas opções atuais. Por outro lado, no entanto, agora há um atalho para o aplicativo Weather na gaveta de aplicativos, que abre a página do Google Weather.
Compartilhamento de áudio Auracast via Bluetooth
Um dos novos recursos mais interessantes lançados com a especificação de áudio Bluetooth LE, além do codec LC3 mais eficiente, é a opção de transmitir de uma fonte para vários fones de ouvido e/ou alto-falantes. O recurso, conhecido como Auracast, geralmente é exemplificado por um espaço público que oferece uma transmissão de áudio coletiva em um museu ou estádio, mas também pode ser usado em dispositivos pessoais.
Para facilitar o uso do Auracast, o Android 15 adiciona uma nova página de compartilhamento de áudio à página Dispositivos conectados no aplicativo Configurações. A ativação da opção permite conectar vários fones de ouvido, earbuds e alto-falantes com suporte para Auracast e enviar áudio simultaneamente para todos eles.
Modo de webcam USB de alta qualidade
O Pixel Feature Drop do Android 14 de dezembro de 2023 adicionou um modo de webcam USB aos telefones Pixel. E, embora a qualidade da imagem fosse muito superior à das câmeras padrão de laptops, aparentemente ainda havia espaço para melhorias.
No Android 15, o recurso adicionou um pequeno ícone "HD" à tela de visualização, oferecendo a opção de ativar um modo de qualidade superior. Ao testar a nova opção em um telefone Pixel 7a, não notamos nenhuma melhoria significativa. No entanto, é possível que o uso de um smartphone mais premium com um cabo de alta velocidade ofereça resultados diferentes.
Suporte nativo à comunicação via satélite
As empresas do ecossistema Android se esforçaram para reagir depois que a Apple adicionou recursos de mensagens via satélite aos modelos do iPhone 14. Algumas das alternativas ainda estão ativas, outras foram eliminadas antes mesmo do lançamento. No entanto, todas as comunicações via satélite no Android compartilham o mesmo problema: Cada uma requer seu próprio aplicativo, o que as torna não interoperáveis.
O Android 15 pretende mudar isso adicionando suporte nativo para conectividade via satélite. Os aplicativos poderão verificar se o dispositivo está fora da cobertura de celular tradicional, mas conectado a um satélite. Os aplicativos de mensagens, incluindo o RCS, poderão mudar para conexões NTN (rede não terrestre, também conhecida como satélite) para enviar ou receber mensagens.
Alterações nas configurações rápidas do Bluetooth
O botão de configurações rápidas do Bluetooth na visualização do Android 15 agora funciona de forma ligeiramente diferente das versões anteriores. Em vez de ativar/desativar o BT ou servir como um atalho para a tela de configurações do Bluetooth, tocar no botão agora abre um pequeno pop-up com as principais opções. Isso é semelhante à forma como o botão Internet funciona para Wi-Fi e dados móveis.
Alternância de vibração do teclado no aplicativo Configurações
Alguns aplicativos de teclado oferecem a opção de fornecer feedback tátil durante a digitação, mas cada teclado apresenta a opção de maneiras diferentes. No Android 15, o Google está oferecendo a opção nativamente no aplicativo Configurações, acessando Som e vibração > Vibração e háptica > Vibração do teclado. A alternância exige que o aplicativo de teclado suporte a opção nativa, mas espera-se que os principais aplicativos sejam atualizados até a versão estável do Android 15.
Resfriamento de notificações
Receber muitas notificações em rápida sucessão pode ser irritante na melhor das hipóteses, e o Google está preparando uma alteração no Android 15 para "diminuir o volume da notificação quando você recebe muitas notificações sucessivas do mesmo aplicativo". O novo recurso provavelmente será bem-vindo pelos usuários em muitos grupos de bate-papo ou com perfis populares de mídia social, por exemplo.
Inovação da câmera: Compatibilidade com apps de terceiros
Um dos aprimoramentos dignos de nota no Android 15 diz respeito à transformação do acesso à câmera para aplicativos de terceiros. Imagine o Instagram e o TikTok oferecendo a mesma qualidade de imagem e vídeo que o aplicativo de câmera principal do seu telefone. Isso está se tornando realidade.
O Android 15 está configurado para permitir a utilização total do hardware da câmera, oferecendo controles avançados no aplicativo. Isso significa que você poderá ajustar configurações como iluminação e cor diretamente nos seus aplicativos favoritos, oferecendo mais recursos criativos e qualidade de imagem.
A Samsung já fez avanços nessa área com sua série Galaxy S24. Eles introduziram fotos Ultra HDR em plataformas sociais como o Instagram, mostrando o que é possível quando o hardware e o software trabalham lado a lado.
Gravação de tela personalizada: Captura de conteúdo sob medida
O Android 15 também introduziu um recurso de gravação de tela seletiva. Em vez de gravar a tela inteira, é possível escolher uma área específica de um aplicativo para capturar. Essa precisão permite a criação de conteúdo mais focado e relevante, seja para criar tutoriais ou apresentar recursos de aplicativos.
Aprimoramentos em jogos e segurança: Desempenho suave e seguro
Para os gamers, o Android 15 está aprimorando sua experiência com novas APIs que aumentam o desempenho dinâmico dos jogos. Espere um melhor gerenciamento térmico e uma experiência de jogo mais suave, eliminando a necessidade de reforços externos. Em termos de segurança, o Android 15 apresenta o gerenciamento seguro de arquivos com assinaturas criptográficas personalizadas, garantindo que seus dados estejam mais seguros do que nunca.
Outras alterações no Android 15:
- Os dispositivos de tela grande terão uma opção para sempre exibir a barra de tarefas.
- Os telefones dobráveis terão uma opção para o comportamento padrão ao fechar o dispositivo: Ativar a tela de cobertura automaticamente, continuar com o mesmo aplicativo somente depois de deslizar para cima na tela externa ou sempre bloquear o telefone.
- Os aplicativos poderão ser executados em telas de capa, mesmo em dispositivos sem suporte total para execução de aplicativos na pequena tela externa.
- Os aplicativos poderão detectar se há uma tarefa de gravação de tela em execução em segundo plano.
- Uma nova configuração permitirá que os aplicativos informem os metadados de volume, e o Android 15 ajustará o volume para oferecer níveis consistentes de volume em diferentes aplicativos.
- O suporte a PDF em aplicativos terá a opção de selecionar, pesquisar e editar formulários em documentos incorporados, além de abrir arquivos protegidos por senha.
- A opção Contraste de cores pode ser acessada na página Configurações de exibição, como alternativa ao link atual no menu Papel de parede e estilo.
- A alteração da configuração de tempo limite da tela requer autenticação.
- As configurações de armazenamento agora dividem os dados do "Sistema" em arquivos do sistema operacional e arquivos temporários.
Android 15: data de lançamento e disponibilidade
O Google iniciou o desenvolvimento do Android 15 em fevereiro com o lançamento do Developer Preview, seguido pelo primeiro Beta em abril e o terceiro Beta em junho, que marcou a "estabilidade da plataforma".
A versão estável do Android 15 foi publicada no início de setembro, separada do lançamento do Pixel 9. Isso permitiu que outras empresas começassem a trabalhar em suas personalizações, e até mesmo que a Vivo ultrapassasse o Google com um lançamento do Android 15.
Como em muitos lançamentos do Pixel, havia rumores de que o lançamento do Android 15 para os celulares Pixel aconteceria em 15 de outubro e, para surpresa de todos, o Google começou a distribuir a nova versão hoje.
Outras marcas como Samsung, Xiaomi, OnePlus e outras podem lançar suas versões personalizadas do Android 15 nos próximos meses, dependendo de seus cronogramas. Algumas ainda estão lançando atualizações do Android 14 ou acabaram de iniciar seus programas beta do Android 15.
Android 15: Qual o nome da sobremesa?
Sabemos que o Google voltou a usar apenas números para suas versões do sistema, mas a tradição dos apelidos de sobremesa continua entre a equipe de desenvolvimento, onde tudo começou, afinal.
Depois do exótico "Upside-Down Cake" do Android 14, o Android 15 manterá as coisas simples, com um nome de sobremesa confirmado em março de 2023: "Vanilla Ice Cream".
Mas, como mencionado acima, não espere ver o Google usando o codinome de sobremesa nos materiais oficiais de marketing. A empresa está mantendo sua marca simples e direta "Android 15".
Android 15: quais dispositivos receberão o sistema?
Os dispositivos Pixel do Google, incluindo o novo Pixel 9 (análise)- que foi lançado com o Android 14 - e as séries Pixel 8 a Pixel 6, receberão a atualização do Android 15. Espera-se que outros fabricantes (OEMs) sigam o mesmo caminho, com as atualizações sendo lançadas entre o final deste ano e o início de 2025.
Como o desenvolvimento do Android agora é bastante previsível, criamos um guia que lista os dispositivos qualificados para a nova atualização do Android 15 -recomendo verificá-lo para ver se o seu dispositivo está incluído.
Android 15: como experimentar a atualização
Se vocês querem experimentar o Android 15, mas não têm um celular Pixel ou os primeiros modelos da Vivo (X Fold 3 Pro, X100 e iQOO 12), algumas marcas aderiram à fase beta oficial do Android 15 para alguns modelos de smartphones.
Modelos como o Xiaomi 14, OnePlus 12, Nothing Phone (2), Honor Magic 6 Pro, Realme 12 Pro+ 5G e alguns outros ainda podem instalar as versões de teste do Android 15. Lembre-se de manter backups de dados importantes! Basta seguir os links na lista de dispositivos com Android 15 para testar.
A disponibilidade da atualização para outras marcas e modelos varia muito. Sugerimos que consulte nosso guia sobre as políticas de atualização de diferentes fabricantes para obter mais detalhes.
Como vocês veem o Android 15 melhorando sua vida digital? Compartilhe suas ideias e participe da conversa abaixo.
Fonte: Android Developers