A LG é a única culpada pelas baixas vendas do G5?

AndroidPIT lg g5 friends 0424
© nextpit

Não há dúvidas de que, com o G5, a LG lançou um dos smartphones mais interessantes do ano. Isso abriu precedentes para que outras fabricantes apostassem na tendência dos acessórios modulares, como a Lenovo fez com os novos Moto Z. Porém, a empresa sul-coreana anunciou nesta segunda-feira (04/7) uma reestruturação interna que visa melhorar a visibilidade da marca e as vendas do seu novo carro-chefe. Afinal de contas, o que deu errado com o G5? E há culpados nessa história?

A crise mundial foi a responsável por balançar a indústria dos smartphones, visto que diversas empresas tiveram que se adaptar para permanecerem em alta nos últimos tempos. Apple e Samsung, as duas maiores companhias do ramo, passaram recentemente por um processo de reestruturação, renovaram seus portfólios e buscaram por alternativas mais rentáveis para amenizar a falta de demanda por seus produtos em alguns mercados.

A Lenovo está promovendo mudanças na linha Moto para torná-los vendáveis na China, onde a popularidade da Xiaomi - e outras marcas regionais - vem ameaçando a empresa a cada lançamento. Mas, de modo geral, todas essas grandes fabricantes conseguiram se manter no top cinco de vendas globais, com exceção de uma marca muito famosa: a LG.

O LG G4, em época de seu lançamento, foi duramente criticado pelo preço incompatível com a qualidade do design, que era totalmente feito em policarbonato - salvo a variante com tampa em resina. A nova tecnologia para a tela e o melhor sensor fotográfico do ano não foram o bastante para colocar o modelo no topo dos mais vendidos, ou, ao menos, perto disso.

Agora, a história se repete com o G5 que, embora tenha começado bem nas primeiras semanas, perdeu fôlego ao ponto da demanda pelo smartphone diminuir significativamente.

AndroidPIT lg g5 friends 0365
Demanda pelo G5 caiu significativamente / © ANDROIDPIT

A meta de vendas do G5 ficou abaixo do esperado pela marca, que almejava 3 milhões de unidades vendidas no segundo trimestre. Ao invés disso, o modelo vendeu, globalmente, um pouco menos de 2,2 milhões de unidades. 

Segundo o analista de mercado Cho jin-ho, da consultoria de mercado Mirae Asset Securities, a adesão ao modelo não tem sido alta e a LG não está sendo capaz de competir em termos publicitários e com um modelo de negócios mais agressivo, como outros de seus concorrentes estão fazendo.

Versão "lite" do G5 e novos Moto Z

É notório que a chegada da versão SE do G5 em países emergentes não agradou a muitos usuários. É provável que parte do público tenham perdido o interesse no modelo, visto que a edição "lite" vem com processador mais modesto, menor diversidade de acessórios em alguns países e com alguns recursos vetados, como a ausência do suporte para captura de imagens em formato RAW, que está presente só no G5.

Para piorar, mesmo com a justificativa de que essa versão fora lançada para que seu preço se mantivesse competitivo nesses mercados emergentes, não foi muito bem isso o que aconteceu. No Brasil, por exemplo, o valor sugerido do G5 SE é de R$ 3.499, pouco menos que o Galaxy S7, que traz configurações mais robustas. 

Outra cartada que a LG, talvez, não esperasse atende pelo nome de Moto Z. A linha da Lenovo foi lançada com a mesma proposta modular, mas com acessórios melhor desenvolvidos e com usabilidade mais prática, já que eles se conectam aos smartphones por meio de conectores magnéticos e dispensam a necessidade de desligamento do dispositivo entre uma troca e outra.

Existe ainda uma leve possibilidade da LG levar a melhor nesse "jogo modular" e tudo dependerá dos preços do Moto Z e Moto Z Force internacionalmente. Além disso, resta saber se a Lenovo não cairá na estratégia de comercializar versões diferenciadas em países emergentes, como aconteceu com o Moto G4 Plus brasileiro, que possui menos opções de armazenamento e memória RAM.

lenovo moto g4 plus sensor
Moto G4 Plus chegou ao mercado nacional com especificações modificadas / © ANDROIDPIT

Do top três para a sétima posição

A LG já disputou as primeiras posições do ranking mundial de vendas com a Samsung, em um passado não muito distante. Mas, atualmente, a situação da empresa é outra. Globalmente, a marca sul-coreana vem perdendo o protagonismo, principalmente com o avanço das fabricantes chinesas. A Huawei, por exemplo, ocupa hoje uma das posições que a LG ocupou quando desbancou a Sony em 2013, o terceiro lugar. 

A nova reestruturação da LG passa por centralizar áreas de marketing e vendas, além de promover cortes no quadro de funcionários e concentrar a produção dos dispositivos no Vietnã, onde a mão de obra é mais barata. Outros setores serão criados com o intuito de fortalecer sua marca, para que ela finalmente saia do sétimo lugar no ranking de mundia de vendas, com pouco menos de 4% de participação.

androidpit lg g5 vs samsung galaxy s7 camera comparison 2
A LG já esteve na cola da Samsung / © ANDROIDPIT

A LG é a culpada pelo flop do G5?

Muitas questões me vêm à mente com relação a situação atual da LG, como o descaso recente com o design e o suporte ao consumidor em alguns pontos, principalmente no que diz respeito as atualizações do sistema. Além disso, os últimos intermediários lançados pela marca no Brasil despertaram minimamente a atenção dos usuários mais exigentes, principalmente pela incoerência entre preço e especificações.

Claro que o Brasil e o atraso de atualizações do sistema não foram os únicos motivos que fizeram as vendas da LG despencarem. Existe a crise também mas, em contraponto, existem tendências e demandas diferentes e que todos os fabricantes que querem estar em evidência hoje em dia precisam se enquadrar. Pessoalmente, acredito que a única culpada pelo flop do G5 é a própria LG.

E você, acha que a LG é a única culpada pelas vendas baixas do G5? Acha que o Moto Z ameaçará o modelo quando lançado internacionalmente?


Definição de flop: Flop pode ser usado quando uma coisa não teve sucesso. Quando ela foi ruim, quase ninguém gostou.

Notificação por push Artigo seguinte
132 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • 24
    Mario R. 09/08/2016 Link para o comentário

    Bem feito! É culpada sim! Querer colocar um preço exorbitante num celular capado aqui no Brasil? Acho que a LG estava sentindo o "gostinho do to ganhando, to bem, ta tranquilo, ta favorável" e ai entrou pelo cano, não soube aproveitar a posição que tinha e relaxou.. Concorrência ta ai pra isso e eu apoio! Isso obriga as fabricantes a entregarem produtos com ótimo custo/benefício. Tem gente oferendo coisas muito boas por menos. Então tem que cair no ranking de vendas SIM! E vê se aprende, LG!!!

    josias silva


  • Fabiano Novaes Ferreira 22
    Fabiano Novaes Ferreira 11/07/2016 Link para o comentário

    Se meu LG G3 não tivesse dado tela azul da morte (aparentemente porque o processador "descola" da placa) talvez eu pensasse em um novo Top de linha da marca.

    agora ela entrou atrás da samsung na lista de marcas que não compro celular. Estou feliz com meu Zenfone.


  • 13
    Jonathas Queiroz 07/07/2016 Link para o comentário

    Não há como negar que a culpada seja a própria LG, não faz sentido você lançar um aparelho com especificações inferiores ao lançado em outros paises e ainda lançar por um preço absurdo que possa até se igualar com aparelhos que são bem melhores em especificações!


  • Rubens Apostolo Jr. 5
    Rubens Apostolo Jr. 07/07/2016 Link para o comentário

    Estou muito satisfeito com meu LG G4, mas definitivamente o marketing da LG é fraco e é engolida pela Samsung nesta área. Alias, sua concorrente Coreana aprendeu bem com Apple e Microsoft. Alguns pontos negativos são amplificados quando não se tem um bom marketing. Por que meu G4 dual chip ainda não chegou no Android 6.0? Por que o G5 não é disponibilizado no Brasil? Na Amazon já está em 470 dólares e uma versão lite custa 3400 reais aqui. Façam as contas. Outro ponto de atenção é a falta de dedicação aos pontos de venda. Você entra numa Fast Shop e parece que está na loja exclusiva da Samsung. Fui na Fnac da Paulista e todos os celulares LG estavam desligados e sem bateria no mostruario. Adivinha em que condições estavam expostos os celulares Samsung. É isso. Quem tem marketing ruim tem seus pontos negativos amplificados e positivos minimizados, mesmo tendo lançado celulares ótimos como o G4.

    Mateus Robson


  • 5
    Edir Brandão Júnior 07/07/2016 Link para o comentário

    Esta idéia de Top de linha em versão Lite e absurda. Usuários que compram Top de linha querem o melhor. Culpa mesmo da LG espero que as outras empresas do ramo não cometam o mesmo erro.


  • Luiz Henrique 5
    Luiz Henrique 06/07/2016 Link para o comentário

    Melhor pegar um Top de linha de versão passada , do que investir em uma versão Lite da LG.


  • 15
    Fabrício😃 06/07/2016 Link para o comentário

    Os Moto Z's da Lenovo Moto vão sim ameaçar as vendas do LG G5, pois entre outros fatores, estão principalmente os módulos bem feito pela Lenovo e a falta de competência por parte da LG já que foi ela a "pioneira" desse novo conceito.

    emfim só acho


  • Veronica Roses 15
    Veronica Roses 06/07/2016 Link para o comentário

    Bem feito pra LG, ano que vem tomara que ela aprenda lição e procure se adequar melhor às exigências do mercado, e não ao mercado a suas exigências.


  • 21
    Conta desativada 06/07/2016 Link para o comentário

    Com toda e total certeza a Lg é a única culpada pelas baixas vendas de sua divisão Mobile.
    Ja deveriam ter abortado a missão, Não tem competência pra trazer aparelhos tops com valores aceitáveis.
    Não trabalhou bem no projeto do G5 e veio com aquela gambiarra de bateria removível, hard intermediário com valores mais altos que tops de linha de renome e referência como S7, Note 5, XForce entre outros.
    Devem ter pego o mesmo caminho sem volta que a Sony esta traçando no país.
    Triste, e não venha com a culpa do Dolar.


  • Kerssy Jhonnes Wistherpon 32
    Kerssy Jhonnes Wistherpon 06/07/2016 Link para o comentário

    Se lançar outro smartphone capado então faça igual a Sony se retire do Brasil.


  • Vinícius Alcântara 1
    Vinícius Alcântara 06/07/2016 Link para o comentário

    A LG só tem dois smarts que foram ótimos: Nexus 4 e Nexus 5.


  • Pamella Scramin F. 32
    Pamella Scramin F. 05/07/2016 Link para o comentário

    Falando de Brasil e de quem eu conheço, as maioria das pessoas não confiam na LG, a relação que percebo é sempre bem ruim, é diferente da relação com a Sony que é um "se fosse mais barato eu compraria" ou da Samsung "trava mais é bom", com a LG é sempre um "nunca mais uso", "odeio LG" e por ai vai.
    Trazer aparelho capado e de alto valor foi um tiro no pé. Em termos de Brasil, muita gente vai sempre passar longe da LG

    CAVTiago MoraisConta desativada


  • 3
    José Eduardo 05/07/2016 Link para o comentário

    Eu concordo com o autor do texto, a culpa é sim da LG. E isso vai além da variante SE que temos no Brasil. O G5 é um bom smartfone, mas os concorrentes são melhores, (aqui no Brasil, no setor automotivo, se falou muito isso, quando a FIAT lançou o Linea.. Ele até era um bom sedã e tal, mas só que o CIVIC e companhia eram melhores...) Acredito que os dirigentes da Sul Coreana fizeram uma aposta que não deu certo.
    Segundo dizem, grandes empresas trabalham sempre 5 anos a frente do que está no hoje no mercado, assim, o G5 foi pensado num momento anterior diferente e faltou percepção das mudanças do contexto global e local e marca não se atentou a isso ou manteve a aposto mesmo sob risco.
    A matéria não cita, mas seria válido saber os percentuais de venda da versão "SE" e se é ele o maior culpado, ou se o percentual de "culpa" se estende ao modelo normal. Agora, mesmo não sendo analista de mercado nem nada, em tempos de midias digitais, redes sociais, eventos de lançamento internacional de novos gadgets, lançar um produto "capado" apostando apenas no visual (que não foi em si nenhuma revolução) e mantendo o mesmo preço é no mínimo desconhecer nosso mercado para não dizer burrice. (Quantas e quantas notícias dão conta de que na América Latina, o brasileiro é quem mais circula por redes sociais e internet). Se ao menos o preço fosse 35 a 45% do preço da concorrência direta, com a oferta dos "friends" com a mesma pegada agressiva em preços, a coisa poderia ter sido diferente aqui no Brasil.
    E para finalizar, lembro que tb pegou mal a análise feita por um site que questionava o tal Alumínio da estrutura do G5, isso gerou alguma polêmica que pode ter tirado alguns dos possíveis clientes geeks, nerds, sei lá... . Faltou ousadia nos materiais , no design, na aplicação do hardware, mas fundamentalmente no marketing do produto. Um G5 nas mãos de um ator global (rede grobo, arg de televisão. Brasileiro otário acredita em tudo que está merda de canal vende) com ele usando um dos friends, aquele robozinho camera, ou mesmo a câmera separada, era vendas bondando na certa....


  • Rafhaela Marques 22
    Rafhaela Marques 05/07/2016 Link para o comentário

    A LG é sim a única culpada. Sad but true. Foda porque eu admirava seus aparelhos, gostei muito do G3 e do G4, e inclusive do G5. Ver a palhaçada que ela fez em lançar uma versão SE 'sucks edition', os preços sem noção do seu top de linha e módulos, além dos preços dos seus intermediários e os de entrada, não tem como defender. Moto Z me impressionou mais com seu conceito modular, os módulos são mais práticos e há mais possibilidades com o programa que a Lenovo lançou. Verdade. Mas prefiro ter cautela em usar o Moto Z pra criticar as mancadas da LG, até porque já estão falando que o Moto Z também vai ter seu "SE" e os preços não serão muito amigáveis. De qualquer forma, acredito que mesmo que não houvesse o anúncio do Moto Z como ele é, a LG estaria na mesma situação de agora.

    Celino Dourado


    • Celino Dourado 9
      Celino Dourado 05/07/2016 Link para o comentário

      A diferença entre o moto z e o g5 e que o da lenovo só vem com frequencia menor, o g5 e com SoC mais fraco


  • 23
    Shunsui 05/07/2016 Link para o comentário

    Não acho que a culpa é só da LG, mas também do consumidor que cria ídolos e criou a Samsung como ídolo como se fosse a melhor maravilha do mundo.


  • 16
    Pablo Silva 05/07/2016 Link para o comentário

    Sim a culpa é dela msm.


  • Gabriel 7
    Gabriel 05/07/2016 Link para o comentário

    A LG parou de "ser interessante" após o LG G2.

    Henrique PadilhaEric Gustavo


    • David CD 80
      David CD 05/07/2016 Link para o comentário

      Não viaja. Como que ela parou de ser interessante no lg g2, se ela começou a ser interessante no lg g2? E deu sequência no excelente lg g3, que para muitos sites especializados no segmento mobile, elegeu o lg g3 como o melhor celular de 2014!!!
      E o lg g4 recebeu muitos elogios, dando sequência à boa fama da linha G.
      Então, a LG prestou até o lg g4.

      Daniel BaptistaGuilherme LimaRafhaela MarquesConta desativada


      • 26
        KARALBPIN 05/07/2016 Link para o comentário

        É isso aí. G2, G3 e G4 são aparelhos muito bons.

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.