Memória RAM importa! Estes são os smartphones que não param no meio do caminho
A memória RAM é um componente importantíssimo para o desempenho dos principais gadgets do mercado, principalmente os smartphones e tablets. Se foi o tempo em que dispositivos com 1 GB de RAM nas especificações de um aparelho enchiam os olhos do consumidor. Com o desenvolvimento de processadores com tecnologia de 64 bits, o avanço de forma geral dos equipamentos eletrônicos e a demanda por maior capacidade de smartphones de trabalharem com vários apps abertos ao mesmo tempo fez crescer a necessidade da memória RAM.
Hoje em dia adquirir um dispositivo com apenas 1 GB de memória RAM é praticamente inaceitável, sendo 2 GB o mínimo para se ter um desempenho razoável. Com 3 GB de memória RAM já entramos no seguimento top de linha, mas que já se mostra pouco para alguns aparelhos que pretendem abusar do multitarefa, caso do Galaxy Note 5 e Galaxy S6 Edge+, que chegaram ao mercado com 4 GB de RAM. Abaixo você confere os principais dispositivos disponíveis no Brasil que se destacam neste quesito.
Apenas 1 GB de memória RAM em um smartphone moderno é praticamente inaceitável.
Zenfone 2
O aparelho da Asus foi o primeiro a chegar ao mercado com 4 GB de memória RAM, prometendo desempenho espetacular e com preço bastante razoável. Embora o aparelho tenha sido apresentado em janeiro de 2015, as outras fabricantes não seguiram a tendência de utilização de módulos de 4 GB, sendo que somente no segundo semestre foram apresentados novos aparelhos com a mesma capacidade do Zenfone 2.
Galaxy Note 5 e Galaxy S6 Edge+
Os dois dispositivos da Samsung são os que possuem os chips de memória RAM mais avançados do mercado mobile, com 4 GB e tecnologia LP-DDR4. Isso porque a Samsung tem os aparelhos com os seus principais dispositivos para o consumo de conteúdo multimídia e produtividade.
Galaxy S6 e Galaxy S6 Edge
Quando foram lançados no início de 2015 os primeiros aparelhos da Samsung com design em metal e vidro vieram com 3 GB de memória RAM, que era a tendência para 2015, mas como já citamos acima, a própria empresa sul-coreana já possui dispositivos com módulos de 4 GB, que também devem equipar o futuro Galaxy S7.
Sony Xperia Z3+ e Xperia Z5
Os dois aparelhos da Sony possuem 3 GB de memória RAM, que aliado ao processador Snapdragon 810 prometem desempenho excelente. Porém no caso do Xperia Z3+, o conjunto não conseguiu se livrar dos problemas de superaquecimento.
LG G Flex 2 e LG G4
Ambos os aparelhos da LG possuem 3 GB de RAM, porém o LG G4, aliado ao processador Snapdragon 808, conseguiu tirar um maior proveito do conjunto toda, entregado uma excelente experiência ao usuário final, tanto para a execução de games quanto para a execução de tarefas simultâneas.
Motorola Moto X Style e Moto X Force
Como não poderia ser diferente, os dois principais aparelhos da Motorola em 2015 seguiram a tendência e vieram com 3 GB de memória RAM, que aliado à leve customização do Android feita pela empresa entrega excelente desempenho para o usuário final.
Como visto acima, 3 GB de RAM esteve ótimo para 2015, mas em 2016 um aparelho top de linha que não vier ao menos com módulos de 4 GB pode ficar para traz em comparação com seus principais concorrentes, e não seria imprevisível que alguma empresa como a Samsung viesse com módulos de 5 GB em seus lançamentos do segundo semestre do ano que vem.
A aí, qual dos aparelhos acima é o seu preferido?
Comprei um Smartphone Twist Mini s430 em 13/07/2017, logo que instalei o App Whatsapp e mais o App Shutapp, o aparelho começou a travar constantemente, entreguei na assistência técnica em 21/07/2017 informando o problema, o aparelho foi devolvido com o mesmo problema, Whatsapp leva em torno de 30 segundos para responder, o Playstore leva 3 minutos para responder, bateria começa a se esgotar mais rapidamente e demais funções do aparelho começam a travar quando conectado a internet, houve casos em que ele reiniciava sozinho após muito tempo de processamento, entregue novamente o aparelho para assistência técnica em 21/07/2017 o aparelho foi enviado para a fábrica e lá fizeram alguns testes e disseram que não existem "problemas", só a partir da segunda vez que acabei por descobrir que este aparelho realmente não possui "defeito", ele foi fabricado com apenas 512mb de memória RAM, sendo que deve ter no mínimo 2gb de memória RAM (aceitável) agora eu fico me perguntando como que pode uma empresa como A Positivo lançar um smartphone com apenas 512mb de memória RAM? Não pensam no prejuízo que isto pode causar ao consumidor final?
Moto G 2014 + Bootloader desbloqueado + TWRP + Android AOSP 5.1.1 + Root + Xposed + Coolify + Greenify + Kernel Auditor = A ótimo smartphone.
A velha receita da Apple...casar perfeitamente hardware e software...daí temos um sistema bem otimizado ;)
Tenho o meu Nexus 4, e com 2GB de RAM e Android puro, estou mais do que satisfeito...
E quem disse que a SONY produz aparelhos Google Play Edition™, ou NEXUS™, pra ter gadgets com Android PURO? 👌
a unica coisa boa do plasticofone 2 da asus é ter 4gb de ram e só....
se é maluco cara
o aparelho é top comparado a que vende hj no mercado e dora o preço
vale cada centavo. barato
Tenho um Note 3, ele tem 3GB de Ram. Sair de um aparelho de 1GB de Ram para 3GB é outra vida. Rodo diversos apps, jogos, multi janela e ele não trava. Meu próximo aparelho terá no minimo 4GB de Ram.
Haja memória RAM. kkkkkk
Atualizando de DDR3 para DDR4 está ótimo.
DDR4 alcança níveis maiores de velocidade, frequência e consome menos energia que DDR3, além de ocupar menos espaço.
Certeza que um aparelho com 2 GB DDR4 tem uma performance superior a um aparelho com 4GB DDR3.
A Apple tem feito isso muito bem com os aparelhos dela, "economizando" recursos, inserindo arquitetura x64 (em 2012 se não me engano), inserindo DDR4 e 1GB de RAM em seus aparelhos e desenvolvendo o SO para o HW. Uma pena ser aparelho de "elite", muito caro no Brasil.
Galaxy s3 pode ser um celular velho para os tempos de hoje, mais ai chamar ele de merda e porque vc não conhece a história do Android. Um celular q marcou uma nova etapa em mobili.
meu Note 4 Exynos N910C tem 3GB de RAM, não tenho do que reclamar.
A Xiaomi é muito sagaz em preparar seu software em cima do hardware necessário, a minha utilização do Redmi 2 é plenamente satisfatória.
Já tive Motorola, Samsung, LG, Sony, entre vários outros e não ha via obtido tal grau de satisfação, ainda mais levando em consideração o preço.
Sony com android puro na foto ????
isso procede ?
deve ser alguma custom.
Procede sim, é a versão concept, é uma versão teste 6.0 da Sony, se não me engano tem pró z3 e para o z3c. 👍
Meu desculpe, mas meu S3 com 1GB de ram nunca me deixou na mão.
Pode não ser o principal, mas é um item importante, eu tive experiência com muitos aparelhos e sinceramente, é absurda a diferença de empenho em um aparelho com 3 gigas de RAM, vc sente o sistema fluir bem, sente mais leve, e consegue jogar jogos com tranquilidade, sem se preocupar com travamento, Meu primeiro aparelho que ultrapassou 1 de RAM foi o LG optimus g, depois dele nunca mais quis saber de aparelhos com menos de 2 gigas de RAM, Hj vejo as grandes marcas entupindo aparelhos de recurso com 1 giga de RAM, e sinceramente só lamento, pq pra mim é grana jogada fora.
Faltou o Z3 aí com 3 GB de RAM
2GB de RAM é mais que o suficiente para uso diário em redes sociais etc.. Basta otimizarem o software e não seguir os caminhos da Samsung que enchem o aparelho de bloatware e não use uma interface tão pesada e ruim como a touchwiz.
Só quem teve um Galaxy Y ou Galaxy Ace com 250mb de RAM, sabe que a memória RAM faz muita, mas muita diferença mesmo
Até meu LG p500 tem 512 MB de RAM