Smart Home: conheça o sistema de casa conectada com assinatura mensal
Uma empresa alemã, a Telekom, oferece tecnologias e sistemas inteligentes que vão muito além de telefones fixos. Os chamados sistemas inteligentes para casas já são oferecidos por cerca de 40 fabricantes e, felizmente, esses produtos e soluções são suportados pela tecnologia da Telekom. A seguir você confere um breve relato sobre a experiência que tive com esse tipo de tecnologia pela primeira vez.
O conceito de casas inteligentes
O conceito de casa inteligente tem se tornado bastante popular. Dispositivos inteligentes estão disponíveis no mercado para atenderem todos os tipos de famílias e casas. Eles podem ser usados em máquinas de lavar louça, no ar-condicionado, na iluminação ou em sistemas de alarmes. Você também pode controlá-los remotamente.
O único problema desse mercado é que, com tantas tecnologias oferecidas pelos fabricantes, não existe um padrão comum de funcionamento entre sistemas e seus dispositivos. O usuário pode se arrepender em certos momentos pela escolha que o mesmo fez, pois um produto mal escolhido pode ser incompatível com diversos sistemas e, inclusive, pode chegar a ser descontinuado rapidamente. Alguns não duram nem cinco anos no mercado.
Sistema Smart Home da Telekom
É exatamente aqui que a empresa mencionada no início do artigo, a Telekom, quer intervir. A empresa quer oferece um sistema de Smart Home através de um programa de assinatura mensal. No kit encontra-se o hardware, chamado de Homebase, e as instruções para instalação do aplicativo Home Smart. O Homebase é o responsável por se comunicar com diferentes tipos de dispositivos, independente da marca.
A lista de compatibilidade da Telekom não é baseada pela compatibilidade dos acessórios em si, mas vai de acordo com o suporte oferecido pela marca ou com requisitos de segurança básicos que o item oferece. Logo, a ideia aqui é oferecer um hardware compatível com todos os produtos inteligentes, como uma lâmpada por exemplo, e são descartados aqueles que não são seguros ou já foram descontinuados.
Agora, por exemplo, a Telekom está centrada no aperfeiçoamento do Homebase com o assistente inteligente Alexa, da Amazon. Segundo a empresa, uma atualização no aplicativo do Smart Home deve tornar o uso do gadget mais otimizado, incluindo comandos de voz, como o "Hey, Alexa, ligue as luzes da sala".
O futuro planejado pela Telekom é bem promissor, onde a empresa aposta na eliminação de um hardware adicional que controla os sistemas e acessórios inteligentes, que é o papel do Homebase. A empresa quer que roteadores tenham um protocolo melhor e mais amplo, e que sejam desenvolvidos para criar e controlar sistemas domésticos inteligentes, como é o caso do roteador FRITZ! Box.
Você usa algum produto inteligente na sua casa, como lâmpadas, acessórios Bluetooth ou algo semelhante? Acredita que o futuro da tecnologia envolve também nossas casas?
Automação residencial, isso já existe e já tem anos. E é acessível, a legrand tem essa solução, é o melhor custo beneficio no brasil.
Isso tudo é preguiça de levantar e acender uma lâmpada?
Mais uma conta pra pagar no final do mês. Prefiro minha casa burra mesmo.
Imagina o preço por aqui? Melhor deixar a casa offline mesmo!
Parece ser o futuro dá automação residencial, algumas funções que já existem são bem legais, como concentrar o controle de diversos objetos em um único aparelho....
Se aqui no Brasil já é difícil pra comprar um Smartphone Top de linha, imagina ter esse sistema de casa!
Parece interessante, mas o custo afasta qualquer um que estiver interessado.
Fato!
acessível a quase ngm
Exatamente brother Vran!