Será que a linha Moto 2013 merece o update para o Android Marshmallow?
Na última semana, a Motorola divulgou a lista oficial de dispositivos da linha Moto que receberão o Android 6.0 Marshmallow. Para surpresa de alguns usuários, os modelos Moto G 2013, Moto X 2013 e Moto E 2014 e 2015, não receberão a nova versão do SO pelas mãos do fabricante. A nota divulgada através blog oficial da empresa menciona que alguns desses dispositivos “esquecidos” poderão ser adicionados mais tarde, após alguns testes, caso a Motorola julgue necessário. Mas levando em consideração a experiência de uso, será que esses dispositivos merecem receber o Android Marshmallow?
Como editor de tecnologia procuro me informar sobre outras plataformas móveis, como Windows Phone e iOS, seja por intermédio de amigos ou de familiares. Quando o assunto são atualizações de sistema, sabemos que esse é um dos sérios problemas do Android, como menciono em detalhes neste artigo. A linha Moto, por sua vez, é sempre elogiada pela relação custo/benefício, exceto no caso Moto X Style, e pela rapidez nas atualizações. Entretanto, ser a primeira fabricante a atualizar o sistema operacional dos seus dispositivos tem um custo para a Motorola: a experiência de uso do novo software pode ser comprometida.
Os dispositivos da linha Moto G 2013 e 2014 são um bom exemplo disso, quedas em performance, autonomia de energia reduzida e diversos bugs marcaram a chegada do Android 5.0 Lollipop para esses modelos. Nem sempre, ter um dispositivo atualizado é uma vantagem, seja o software quase puro ou sobrecarregado por uma interface. Para provar isso, separei duas capturas de tela do Moto G 2014 rodando com o Android 5.0.2, como vocês podem conferir abaixo. Notem que a opção de rotação da tela foi simplesmente eliminada do sistema e não está mais acessível, tanto nas configurações do sistema quanto nos atalhos rápidos.
Além de alguns bugs de recursos no sistema, as versões da linha Moto 2013 não contam com cartões de memória e muitos usuários adquiriram a variante de entrada com 8 GB de armazenamento. O Android Marshmallow não é um sistema leve como o KitKat, que foi projetado para rodar em smartphones com 512 MB de memória RAM. Além disso, a tecnologia de 64bits do Marshmallow exige o uso de mais memória. Portanto, você já pode imaginar como seria complicado rodar o Android 6.0 na variante do Moto G embalada pelo Snapdragon 400, de 32 bits, com 1 GB de memória RAM e 8 GB de armazenamento interno.
O Moto E 2015, por sua vez, deveria receber o update devido ao fato do hardware ser mais atual e, neste caso, acredito que a Motorola resolva incluí-lo em algum momento de 2016 em seu cronograma oficial.
A situação da linha Moto 2013 é mais uma questão de bom senso do que técnica, visto que o dispositivo pode aguentar o Android 6.0 Marshmallow, mas a chegada desse update comprometeria a experiência de uso com o software e, consequentemente, a Motorola teria uma legião de usuários insatisfeitos com seus dispositivos.
E aí, você acha que a linha Moto 2013 merece ser atualizada para o Marshmallow?
Se for para ficar a mesma porcaria que ficou no Moto E 2013 do kk p/ 🍭, dispenso. O celular ficou super lento e ñ praticamente nada, o sistema abocanhou a pouca memória que tinha mesmo com cartão de memória não resolve.
Muito injusto não ter atualização no moto g 2013, então não deveria sair atualização para nenhum da linha moto.
acho que merece sim receber, mas já passou os 18 meses de vida do smartphone no mercado,mas são eles que decidem não nós :/
Moto G talvez, mas o Moto X merece. Que pena! Vou ter que fazer Root mesmo.
Mesmo que eu tivesse um Galaxy 5, ainda assim eu ia achar que ele merece. Merecer e suportar são duas coisas diferentes. E não estou dizendo que o Moto G 2013 não suporte o Marshmallow (pois sabemos que tanto o 2013 quanto o 2014 possuem o mesmo hardware) mas analisando pelos números, esse (Moto G 2013) foi o aparelho que mais vendeu da Motorola, ante a quantidade que foi vendida do Moto G 2014. Pois bem, podemos pensar então que seja uma estratégia da Motorola, de entregar a atualização primeiro para o 2014 e ver o que acontece (pois existem bem menos unidades) para depois, quem sabe, soltar a atualização para o 2013.
Deveria ser atualizada SIM, por que a versao do lollipop ficou uma porcaria. Principalmente com relação a bateria e travamentos.
Tenho 3 Moto G em casa (meus filhos tem 2 da linha 2013 e minha esposa um da linha 2014) e ao contrario de um comentário que li aqui que a bateria melhorou e bla bla bla, no meu caso é visivelmente ruim o desempenho geral do celular em relação ao kit kat. Pelo menos no 2013.
O 2014 é pior. Port porco do android 5. Não queria o desempenho de um Nexus, mas os travamentos sem explicações que vejo no celular dela me levam a crer que faltou otimização ja que no motorola 2013 não acontece com tanta frequência e o hardware é o mesmo praticamente.
Pelo menos devemos ter cyanogenmod do android 6 pro moto G 2013. Não é o fim do mundo.
Existe uma comunidade inteira de desenvolvedores que doam seu tempo para fazer um port decente de um sistema para o seu aparelho sem te cobrar um centavo e voce fica com preguiça de ler um pouco para aprender como fazer um simples flash de rom? Se for o seu caso, da próxima, compre um iphone.
Não entendo porquê a linha de 2014 do Moto G vai ser atualizada (já que conta com o exato mesmo hardware da geração anterior),e o primeiro Moto X e o segundo Moto E,relativamente mais potentes, não vão.
Obs: Quanto à linha de smartphones da Motorola,creio que esses têm mais garantias de atualizações/durabilidade que alguns Nexus...
claro pois ela sim era do google e não esses da lenovo , google caindo em contradição...
o LG g2 já está aparecendo testes com ele com o Android 6.0 e ele é um aparelho de 2013. já a motorola não vai atualizar os moto g e x só porque eles são de 2013.A lenovo está começando a acabar com a motorola por isso próximo ano vou comprar um nexus mesmo adeus motorola.
Man não confie muito nessa onda do Lg G2 , pq a imagem que apareceu mostra 2.80 Ghz de Clock e Snap 808. ou seja, pode ser fake.
acho difícil a linha 2013 ser atualizada.
É uma pena.
O nome disso é obsolescência programada.
melhora o texto ae editor me mostra o porque o 2014 pode e o 2013 não ???
Acho que o moto tem que parar de receber atualização porque ao meu ver a tendência é piorar, já amargaram o gostinho dos bugs com o lollipop e querem insistir no android M, pra que? O pior são aquelas famosas frases, em artigos aleatórios do site: "Wifi não funciona, me ajudem!!" "Não to recebendo chamadas, mais alguem?" "o meu não atualizou" "até a apple atualizou o iphone 4s (oi?)". Acho que 'não se mexe em time que está ganhando' por assim dizer, se vc tem um aparelho rodando sem engasgos com boa autonomia de bateria, não vale arriscar, pra não acontecer o mesmo que aconteceu com o 5.0.2.
merecer todos se sentem merecidos, o galaxy S3 nao merecia o KitKat? ele ganhou o titulo de melhor smartphone de 2012 e mesmo assim nao o recebeu, eu acho que sim que ele merece, mas provavelmente nao ira receber oficialmente.
Galera...so aguardar que no xda provavelmente acabam achando a rom marshmallow, minha esposa tem um lg que nao tem rom lollipop e la eu achei, instalei e ficou top......entao....so aguardar
Tem completamente o mesmo hardware do 2 geração, merece.
Pra pessoa q escreveu isso me responde uma coisa pq o moto g 2013 n merece e o g 2014 sim? O hardware é o mesmo e a ram tbm então como vc disse acima q o 2013 n aguentaria por causa da rqm e etc como o 2014 aguenta tendo o mesmo hardware??
E para a galera q fala q e diferente o chipset eu me refiro a ram processador e gpu q sao as mesmas do 2013 sendo o processador com um overclock
to nem aí pró moto g. mas em quesitos de hardware não vejo o pq o x não rodaria. porém a motorola não vai atualizar pra obrigar os usuários comprarem outro smartphone. No meu caso, sem atualizações assim prefiro comprar um zen fone dois do que moto style ou moto play.
Não seria por conta do Moto G 2013 não possuir entrada para cartão SD ? Assim, não teria espaço interno suficiente para tal atualização?