Review do Moto X: quando software e hardware são personalizáveis!
O Moto X é o primeiro filho da Motorola Mobility com a Google, e muito já se falou sobre ele. Agora é minha vez: depois de passar mais de uma semana com o smartphone, preparei essa review para vocês. Nos próximos dias, publicarei um outro artigo, fazendo uma review das principais funções do Moto X e do app da câmera.
Prós
- Experiência do usuário
- Funções de software
- Android quase puro
Contras
- Câmera precisa de update
- Só 16 GB de memória interna não expansível
Motorola Moto X – Desenho & Qualidade de Construção
Sendo muito sincero, admito que estou apaixonado pelo formato do Moto X: a moldura da tela é quase inexistente, fazendo com que, apesar de uma tela de 4,7 polegadas, o telefone pareça muito menor. A traseira curvada é muito boa de segurar, dá uma sensação de segurança e é bem mais confortável que telefones mais finos e mais leves que já usei. O material da traseira é de qualidade e agradável ao toque.
Apesar de ter o mesmo tamanho diagonal de tela do Nexus 4, o Moto X é menor; isso se deve à moldura, que é extremamente fina nas laterais, a ausência de botões também ajuda bastante. O vidro que envolve a tela "vaza" para as laterais do smartphone, criando um efeito bem interessante.
Na frente do Moto X, você encontrará apenas a tela de 4,7 polegadas, a câmera frontal de 2MP, o speaker para ligações, sensores e o microfone. Nada de logos aqui, apenas uma placa preta limpa.
Na lateral direita, os botões de volume e lock/ligar/desligar, de plástico. Aqui encontrei um dos problemas do telefone, esses dois botões de plástico passam a sensação de pouca qualidade, de que não aguentarão por muito tempo, não obstante, funcionam muito bem. Na lateral esquerda, a bandeija para o nano-SIM, que precisa do abridor que acompanha o Moto X ou de um clipe para ser aberta, ela é muito bem integrada ao desenho do telefone, confesso que demorei aluns minutos para achá-la.
Na parte de cima encontramos a entrada para os fones de ouvido bem no centro, assim como a entrada micro-USB é centralizada na parte de baixo.
A traseira do Moto X segue a linha clean do resto do aparelho: a câmera está bem no centro, na parte de cima, logo abaixo dela encontra-se o LED para o flash, um pouco abaixo, também centralizado, temos o logo da Motorola, aqui vale a pena fazer um comentário: o "M" da Motorola está um pouco afundado, o que o torna um ótimo ponto de apoio para o dedo indicador quando se segura o telefone ou quando se tira fotos em formato retrato, é um pequeno detalhe que ajuda muito.
Ainda na traseira, ao lado da câmera, está o speaker do Moto X, e devo dizer: um ótimo speaker, o som é claro e não distorce, e o volume é alto o suficiente para que meus vizinhos reclamassem. Na parte inferior da traseira, apenas informações como modelo, ID da FCC, Anatel, etc, é aqui que os logos das operadoras devem ficar (Um detalhe: no aparelho que testei está escrito: "Designed by Motorola Assembled in China").
Aqui quero fazer uma comparação com o meu telefone: tenho um BLU Life Play, com as mesmas 4,7 polegadas de tela e traseira azul que "vaza" para a frente do aparelho. O Moto X, apesar de ter o mesmo tamanho de tela, é menor e bem mais discreto, ele não é um telefone que chama a atenção das outras pessoas, na verdade, depois de um ou dois dias, não chamava mais nem a minha atenção. Claro que é possível encontrar o Moto X em cores, com detalhes em outras cores, para quem prefere telefones mais chamativos. Infelizmente o MotoMaker não está disponível no Brasil.
Motorola Moto X – Tela
O display do Moto X tem 4,7 polegadas, com resolução de 1280x720, com 312 pixels por polegada. A Motorola escolheu uma tela AMOLED, que garante cores fortes e pretos profundos; com o brilho no máximo, é possível enxergar a tela perfeitamente mesmo sob sol forte. O preto é incrível, profundo e preto mesmo, sem o brilho esbranquiçado do LCD. A tela é bem brilhante, mas baixando o brilho dá para usar à noite sem agredir os olhos.
Os ângulos de visão são bons, mas não espetaculares, lateralmente, as cores ficam esverdeadas; não acho que isso seja um problema muito grande, já que costumamos olhar para o celular de frente.
Motorola Moto X – Software
O Moto X vem com Android Jelly Bean 4.2.2, ainda sem atualização para o 4.3. O sistema é quase stock, com apenas algumas funções extras - Motorola Assist, Comando Inteligente de Voz, Migração Motorola, Câmera, Motorola Connect e Notificações Inteligentes - depois escreverei um artigo tratando apenas dessas funções.
O smartphone vem com os aplicativos da Google, os básicos de telefonia e 4 outros: o Motorola Assist, Migração Motorola, Motorola Connect e o n'4get Reminder. Além disso, o aparelho testei veio com o SuperUser e root feito, mas não sei se é o caso de todos os Moto X. Gostei bastante do fato de ele vir limpo, mas provavelmente os aparelhos vendidos por operadoras virão com os clássicos apps delas.
Atualizado em 21.10.2013, às 21h (horário de Brasília) - Após fazer um reset de fábrica, os apps SuperUser e n'4get Reminder somem, assim como o acesso root. Provavelmente o aparelho que foi entregue tinha sido rooteado antes de chegar aqui.
A Motorola não colocou tantas funcionalidades novas como, por exemplo, a Samsung no Galaxy S4, mas as do Moto X são poucas e boas.
Motorola Moto X – Performance
O Moto X carrega um combo de um Snapdragon S4 Pro, dual-core rodando a 1,7GHz, uma Adreno 320 quad-core de GPU e dois cores especializados (um para computação contextual e outro para processamento de linguagemm natural: mais informações no artigo sobre as funções específicas do Moto X), tudo isso com 2GB de RAM. A arquitetura X8 da Motorola deixa difícil a comparação com outros telefones, mas posso dizer que a performance é muito boa, com o BitTorrent no fundo, além de vários apps rodando, assisti filmes em 720p sem nenhum engasgo. Testei Dead Trigger, Minion Rush e Mortal Kombat nele, nenhum congelamento e os tempos de carregamentos foram mais que aceitáveis.
O principal uso dos núcleos extras é para que certas funções, como o sistema de notificações e a câmera, fiquem disponíveis rapidamente, mas com um consumo baixíssimo de bateria.
Motorola Moto X – Câmera
A câmera do Moto X vai receber um tratamento especial no artigo sobre as funções específicas dele. O software é muito simples e fácil de usar, mas vale ressaltar que o Moto X da T-Mobile já recebeu uma atualização para o app da câmera, e ela é necessária.
A câmera é bem decepcionante: fotos no escuro sem flash ficam com uma péssima qualidade, granuladas e parecendo de uma câmera de 2MP. Com flash a qualidade melhora e muito, mas ainda esperava bem mais da câmera desse aparelho.
Contra o sol forte, as fotos ficam bastante escuras, já em dias nublados, as cores ficam um tanto lavadas. Na luz artifical, no entanto, a qualidade é muito boa, assim como fotos à noite com bastante iluminação.
Motorola Moto X – Bateria
Com uma bateria de 2200mAh e dois cores especializados para diminuir o consumo da bateria, o Moto X compre a promessa de uma carga a cada 24h de uso normal. Por uso normal entenda-se: brilho no máximo, navegação contínua em WiFi (infelizmente não pude testar o 3G e o 4G muito, detalhes em outro artigo), músicas e tela ligada boa parte do tempo.
Consegui 5h30 de vídeo em HD constantes, e o carregamento total da bateria demora entre 1h e 1h30. Um detalhe: o telefone não esquenta nada, nem mesmo durante o uso ligado na tomada. O sistema de notificação inteligente ajuda bastante a poupar bateria, graças ao core especializado e à tela de AMOLED.
Motorola Moto X – Especificações Técnicas
Veredito Final
Pessoalmente, adorei o Moto X, um bloco retangular preto, fácil e agradável de segurar, consistente e discreto. Não apresentou nenhum problema no tempo em que o usei, rodou todos os apps sem reclamar, até o último ponto percentual da bateria. Ele não é um HTC One ou um Galaxy S4, mas é mais do que suficiente para mim.
Ao preço inicial de R$ 1 799,00 - - o filho da Motorola com a Google é um ótimo aparelho, como disse antes, consistente e discreto. Uma tela ótima, uma bateria respeitável e um sistema de processamento que ajuda muito; o único porém é a câmera, que foi uma decepção gigante - talvez com a atualização de software isso seja resolvido.
Atualizado em 21.10.2013, às 21h (horário de Brasília) - Outro ponto importante: não há possibilidade de expansão da memória interna, nada de microSD. Para mim isso não é um problema, mesmo com os 16GB da versão vendida no Brasil.
Se eu compraria o Moto X? Provavelmente irei comprá-lo. A não ser que o Nexus 5 saia logo e seja maravilhoso, o Moto X parece o celular perfeito para mim, grande parte por causa do sistema de notificações.
Um smartphone interessante, pena não ter slot para cartão de memória.
alguém me ajuda ? to com problema pra atualizar
O único inconveniente mesmo nesse aparelho é o armazenamento interno fora isso o aparelho é excelente!
Comprei um recentemente e estou satisfeito com o desempenho e pra quem precisa de mais espaço interno é possível colocar um adaptador na entrada otg do aparelho para colocar cartões SD:
http://www.androidpit.com.br/gadget-da-semana-leitor-cartao-mini-microsd
Obs: Com essa nova atualização do Android esse gadget só vai funcionar se você utilizar um software para leitura dos dados, tem vários por ai só procurar no google.
apaixonei nesse Smartphone, deixa qualquer um no chinelo
Entre o moto x e um nexus 5 so um louco iria se moto x, o nexus 5 virá com snap 800, além de ser o top de linha do momento, um celular atualizado e potente! Entre o moto x e o nexus 4 eu fico na dúvida, mas acho que iria de moto x pois ele é superior, o nexus 4 so ganha em atualizações pois o processador do moto x mesmo sendo dual core é superior ao snap quad do n4!
Mais um que acha que processador é tudo num celular... Vai estudar e aprender rapaz... Tá aí o iPhone dando na cara de todo mundo... O segredo está no software e no acerto bem feito em cima do Hardware que usa... Tá aí o Lixo do S3 e S4 provando que um monte de tranqueiras no S.O. só servem pra piorar a performance... Nexus 5 tá tomando porrada do Moto X lá fora já... Basta ir se informar...
minha atualização chegou também.
vou testar o app da câmera e assim que terminar publico o outro artigo.
Minha atualização enfim chegou. Parabéns Motorola.
Cara, eu comprei este telefone e vou dizer... ele é bom pá c@r@i0. Estou completamente satisfeito com ele. Não trava por nada, mesmo rodando várias apps ao mesmo tempo e a bateria cumpre o que promete. É muito ergonômico e o esquema que a Motorola fez de especializar alguns cores, foi sensacional. A gpu Adreno roda RealRacing3 com total facilidade, além de ser 4G.
Um dos melhores aparelhos que já tive a oportunidade de usar.
Ah, a câmera vai receber a atualização que deve melhorar e muito a sua performance.
Prezado RobertDF, entre o Nexus 5 e o Moto X, eu ficaria com o MOTO X. O dispositivo é super inteligente e um adroid quase puro. Além de hoje ser o carro chefe da Motorola. Entretanto, vai da opinião de cada um.
pode até ser,mais estou super contente com meu galaxy mega.
E eu estou plenamente feliz com meu S4.
Meu S2 finalmente vai aposentar, o sucessor já está escolhido: Moto X.
Pode até ser, mas estou satisfeito com meu xperia s.
Moto X ou Nexus 5? Pelo visto os dois estão bem parecidos. Embora os rumores mostram um processador melhor no N5... O que acham??
Processador não é tudo, precisa ver tudo integrado e funcionando.
Entrei en contato com o suporte da motorola. Eles confirmaram a atualização e disseram que nas próximas semanas estarão liberando conforme o IMEI de cada aparelho. Sendo assim, estarei aguardando essa atualização. Aliás, o suporte da motorola está de parabéns, pois se fosse a Samsung ia dizer que para eu ficar de olho nas redes sociais hahaha.
Eu tinha um S3 que foi roubado mês passado, agora estou pensando em comprar o Moto X, e após essa review estou praticamente convencido de que é uma boa escolha.
Pra quem não conseguiu atualizar minha sugestão é, entrar em contato com o Suporte da Motorola, eles devem estar soltando o update em lotes por isso não aparece para todos quando vai no menu de updates.
eu tenho um moto x e não recebi a atualização da câmera como fazer para atualizar