Sarahah: mais uma desculpa para não sermos honestos?
Quem nunca usou ou já teve vontade de usar um aplicativo que envia mensagens anônimas? Todo ano um ou outro app é lançado com esse objetivo e vira fenômeno mundial, mesmo que instantaneamente. Do Formspring lá em 2009 até o mais recente, o Sarahah, a pergunta que sempre me vem à mente sobre a proposta desses apps é a seguinte: por que as pessoas precisam se apoiar nessas ferramentas para serem honestas?
Nas últimas semanas publicamos um artigo aqui no site sobre os trolls da internet, ódio gratuito e sobre como é difícil - ou quase impossível - pensar numa web livre deles. No campo dos aplicativos de mensagens anônimas tivemos um belo exemplo sobre como o uso dessas ferramentas podem contribuir com o cyberbullying, que foi o Secret. O caso do Sarahah é um pouco diferente, mas vale a reflexão de qualquer forma.
Diferente do Formspring, do ASKfm, do Kiwi e do Curious Cat - que é uma febre nos Estados Unidos -, o Sarahah foi criado pra uso empresarial no Oriente Médio, e em árabe seu nome significa "honestidade". O que torna o app diferente dos mencionados é que a troca de mensagens é 100% sigilosa, ou seja, cabe ao usuário divulgar ou não o conteúdo recebido anonimamente em suas redes sociais.
Aqui no Brasil, o app se tornou um fenômeno no Google Play mas com outra finalidade, que foi a de enviar mensagens ao crush, aos amigos e, obviamente, dar aquela cutucada básica nas pessoas que não temos muita afinidade. Seu fundador, Zain al-Abidin Tawfiq, disse recentemente que muitas pessoas gostariam de receber de forma anônima recados positivos e também saber o que os outros pensam sobre elas.
Todo mundo postando print's dessa nova rede social "Sarahah" e eu to tipo assim: pic.twitter.com/P5UIfNwdvt
— Lonely Dog (@L0nelyDog) 31 de julho de 2017
Acontece que as palavras "honestidade" e "anonimato" não caminham juntas no ambiente social-virtual. O que mais existe na internet são perfis com identidades falsas e anônimas, logo, penso que não deveríamos esperar pelo lançamento de um novo aplicativo para começar a expressar nossos pensamentos e opiniões. O Sarahah não deve ser levado como uma desculpa para seremos mais ou menos honestos com os outros.
O Sarahah não deve ser levado como uma desculpa para seremos mais ou menos honestos com os outros
Acredito que o sucesso desses aplicativos que trocam mensagens anônimas só reforça uma teoria: as pessoas querem saber o que os outros pensam sobre elas. Isso acontece pois existe pouca verdade circulando pelas redes sociais, nos aplicativos de mensagens e em qualquer outro ambiente onde o anonimato pode ser usado como fachada.
Poucos usuários estão dispostos a expor suas verdades, e prova disso é o excesso de ferramentas que tentam camuflar nossa essência, como os famosos filtros que removem supostas imperfeições do rosto. Portanto, caro leitor, se você quer falar a verdade para alguém dentro ou fora da internet, meu conselho pra você é: vá em frente! Não espere que um aplicativo crie condições ou o ambiente necessário para que você possa se expressar honestamente.
Você usou o Sarahah? O que achou do app?
mais uma rede social boboca que vai sumir e ninguém vai lembrar
Nen conheço esse app
Quer anonimato? Entra na Deep Web, que nunca mais vai querer saber de anonimato na sua vida... Nunca entrei mas li a respeito, e vou dizer mais:
Estamos vivendo uma era de troca de valores, onde o que é correto está se tornando errado na sociedade, se você é honesto, fiel a um relacionamento, demonstra uma postura adequada, é de um intelecto produtivo e principalmente honesto, muitos te julgam por isso e na maioria das vezes se tiverem uma oportunidade querem te constragir...
Mas se você é totalmente ao contrário de tudo que citei e de outras coisas que comprometem a integridade de um caráter exemplar, você na gíria de muitos "É O CARA"...
Refletir faz bem... Não sou melhor que ninguém pra tocar em assuntos assim... Mas apps que criam para esses fins, deveriam ser proibidos, por tanta coisa ruim que absorverá e transmitirá.
Minha dúvida é: até quando o ser humano vai inventar criar esses tipos de apps pra ocupar mentes vazias e de adolescentes..
Nada inventam pra incentivar as novas gerações a menos tentarem ser boas pessoas ou ter boas maneiras.
Parabéns !
Já já cai no esquecimento. Nos anos de 2013/2014 o ASK.FM já faz isso.
Redator usando gírias "lacradoras" adolescentes é de lascar, viu?
:(
Eu acho muito bacana essa mistura de vocabulários brother Giordano!
De certa forma acaba agradando e ficando uma leitura mais gostosa!
Acho a escrita do Boss brother Bruno muito bacana de se ler.
Só não gosto mesmo quando ele inventa de fazer matéria sobre Iphone e IOS!
E o que tem haver usar gírias ??? Eu em.
Você mesmo ta usando gírias de nordestino 'é de lascar, viu' kkk
Cada uma.
And What's the problem with that?
Sarahah e similares são apenas apps de gente covarde que não é capaz de falar na cara.
Realmente
Deixem os adolescentes se divertirem esculachando uns aos outros... Temos materias mais importantes p ler.
Que anonimato que nada, eu mostro minha cara feia mesmo! ^^
Eu também brother
Tamo junto! \O/
Éh nóis....tmj
^^
aplicativo de pessoas desocupadas que não tem coragem de falar na cara o que pensam e precisam se esconder nesses aplicativos para ter um pouco de auto aceitação.
Jamais baixarei essa merda
Sinceramente, tô fora!!