Ano novo, projeto novo: Samsung pode lançar smartphone dobrável em 2017
Você ficaria surpreso se a Samsung lançasse um smartphone dobrável em 2017? Pessoalmente, não ficaria surpreso com algum anúncio desse tipo. Quem acompanha o mundo da tecnologia móvel sabe que a empresa sul-coreana já apresentou alguns painéis OLED flexíveis em algumas ocasiões. As últimas informações revelam que já temos um novo Galaxy dobrável em processo de desenvolvimento acelerado.
Quem se lembra do Project V (Project Valley)? Há dois anos surgiram as primeiras informações sobre o desenvolvimento de telas dobráveis envolvendo a fábrica da Samsung. Toda a estrutura desse processo de testes estava centralizada no Project V, que era o nome interno dado ao programa que pretendia lançar um smartphone com tela dobrável no futuro.
Como em várias propostas desse gênero, poucas informações eram divulgadas sobre a viabilidade ou disponibilidade final do dispositivo com essa característica no mercado. Aliás, não sabíamos ao certo se o projeto seria cancelado no meio do caminho.
Muitos testes foram feitos e algumas telas OLED foram exibidas pela Samsung em feiras de tecnologia pelo mundo, como na CES 2015. Em 2013, além de exibir pela primeira vez um painel dobrável, a marca lançou o Galaxy Round, primeiro Galaxy com tela curvada.
A ideia foi reproduzida pela LG, com os G Flex 1 e 2, mas, assim como o Galaxy Round, esses dispositivos não chamaram muita atenção do público. Vimos a engenharia da Samsung no que diz respeito às telas curvas em outros produtos, como nos Galaxy S6/S7 Edge, no Galaxy Note Edge e no Gear Fit 2. Contudo, nenhum deles vinha de fato com uma tela flexível.
As coisas começaram a ficar mais sérias quando o site Bloomberg afirmou no início deste ano que a Samsung estava testando unidades sólidas do aparelho com tela dobrável. Segundo o canal, a maior dificuldade da fabricante naquele momento era desenvolver uma película de plástico que revestisse o painel frontal de forma segura, e que fosse duradoura. Outro obstáculo estava no desenvolvimento do software, que deveria ser otimizado para tirar proveito das suas partes do painel (quando dobrado).
Agora, contudo, o site Korea It News trouxe novas informações que corroboram com as notícias anteriores. Segundo a publicação, em 2017 a fabricante realmente deve apresentar seu primeiro smartphone com painel OLED flexível. Contudo, o lançamento deve ser restrito a alguns países, para que os usuários possam testar a novidade antes de sua expansão pelo mundo.
Um novo detalhe sobre a tela nessa notícia é que a mesma contará com um eixo dobrável em sua parte central, no entanto, a tela não será divida em duas quando dobrada. Logo, o painel continuará sendo uma única placa, mas certamente exibirá comandos diferentes em cada lado.
É óbvio que a empresa ainda não confirmou essas informações, mas, ao que tudo indica, 2017 será o ano em que conheceremos o primeiro smartphone com tela flexível do mercado.
Você está preparado para isso?
O Galaxy Round parecia uma calha!
quando vier um bandido te assaltar vc dobra e joga nele.... explosão na certa
sou mais o que a xioami fez com o mi mix.
Esqueça isso e traga a linha C para o Brasil.
Tbm queria muito ver a linha C aqui!
O maior desafio não é fazer uma tela dobrável. É fazer uma película para ela, principalmente de vidro..kkkkk
Vdd kkkkkk
Vão dobrar o preço tb?
Dobrar nos dois sentidos ^^
Sinceramente, não estou muito preocupado com essa possibilidade, pois desde que uso telefone móvel, que só uso tipo barra, nunca usei o tipo dobrável e não será agora que utilizarei.
Acho que a ideia não é essa, e sim fazer um smartphone do tamanho atual que, quando desdobrado, fica do tamanho de um tablet.
A ideia pode ser interessante, mas já pensou ficar toda hora abrindo e fechando o telefone como antigamente?
Antigamente nós tínhamos telefones pequenos, hoje, dependendo do tamanho, é complicado.
E também, como tudo que é novo, pode ser um sucesso ou um fracasso!
To estranhando. Celular de tela dobrável ainda está meio distante de nosso presente.
Não sei não. A Samsung trabalha nisso há pelo menos 4 anos. É bastante tempo para uma tecnologia
Quem sabe Steven... Ainda acho que estamos meio distantes de alcançar esse quesito.
"Você está preparado para isso?" - Não sei... tudo vai depender de como essa tecnologia será apresentada e se vai ser prático, usual e funcional.
Samsun não tem mais o que lançar, aí começa a inventar história!
sei não hein
Bom, geralmente demoro algum tempo para aderir a novas tecnologias. Com essa não será diferente. É aguardar pra ver, quem sabe a coisa pega...
Quem sabe?...