Galaxy Note Edge: review do phablet de tela curva!
Há muito tempo se sabia que a Samsung estava trabalhando em uma tela curva: os primeiros protótipos nasceram em 2011, e em seguida, a empresa mostrou a tecnologia Youm na CES de Las Vegas. Mas ela ainda permaneceu restrita aos protótipos, longe de levar a uma verdadeira produção em massa. O review completo do Samsung Galaxy Note Edge revela o primeiro phablet de tela curvada, uma variante do Galaxy Note 4, com um preço muito peculiar.
Prós
- Tela
- Inovação
- Performance
Contras
- Preço
- Falta de aplicativos específicos no momento
Samsung Galaxy Note Edge – Desenho & Qualidade de Construção
Armação de metal, tamanho relativamente grande, S Pen, super especificações técnicas de high-end... O Galaxy Note Edge se encaixa perfeitamente na série Galaxy Note. Sua tela curvada lhe confere um visual diferente, e devo admitir que não me desagrada.
Apenas uma das duas bordas da tela é curvada, e o restante do Note Edge é semelhante em todos os aspectos ao Galaxy Note 4: mesma estrutura de metal, quase mesmo tamanho da tela, S Pen e, por fim, a mesma tampa traseira. Em suma, uma única diferença é notada, e você provavelmente já sabe qual é.
O acabamento da parte curvada que compõe uma das laterais do Galaxy Note Edge é exemplar, sem qualquer problema de construção ou irregularidade, conferindo harmonia e unidade ao todo. Achamos uma entrada para cartão microSD com capacidade para até 128 GB, leitor de impressões digitais, sensor de frequência cardíaca e emissor de infravermelho.
A parte traseira removível do Galaxy Note Edge revela uma bateria substituível. A superfície é de plástico imitando couro. Mesmo se você não for um fã, vai perceber que a ergonomia é boa: o Edge tem uma ótima pegada.
Samsung Galaxy Note Edge – Tela
A Samsung não economizou na tela do Edge: ela é semelhante ao display do Note 4, com uma resolução de 2.560 x 1.440 pixels para uma diagonal ligeiramente menor (5,6 polegadas), baseada numa tecnologia Super AMOLED. A parte da tela curvada adiciona 160 pixels de largura no total.
No geral, a densidade de pixels é de 524 ppi: a Samsung acaba de lançar dois phablets que, de longe, têm a melhor tela do mercado. Somente o LG G3 pode competir com esses dois modelos.
Contraste, luminosidade, ângulos de visão... a tela é simplesmente excepcional, e a parte curvada tem a mesma qualidade.
Samsung Galaxy Note Edge – Características Especiais
A borda curvada (chamada Edge Screen Panel) tem várias funções: ela é um visor de notificações, barra de atalhos para aplicativos favoritos, barra de navegação ou Info Ticker. Tudo depende do seu uso (se estiver com um app aberto, na tela inicial, com o aparelho em standby, etc.). Além disso, essa barra também pode ser personalizada.
Como tudo está interligado, falo mais das funções da tela curva na seção de software.
Samsung Galaxy Note Edge – Software
O Galaxy Note Edge tem um sistema idêntico ao do Galaxy Note 4: a Interface TouchWiz é exatamente a mesma, apenas a tela curvada tem algumas funcionalidades adicionais. Em primeiro lugar, os atalhos básicos: chamadas, contatos, mensagens, navegador e câmera migraram para o novo menu padrão. Utilizá-lo é conveniente e eficiente, bastando um curto período de adaptação.
A borda inclinada da tela tem várias funções: com mais atalhos, ela pode ser usada como barra de notificações, barra de navegação, ou fornecer informações adicionais quando você estiver num aplicativo ou na tela inicial.
No que diz respeito à personalização, você pode adicionar uma mensagem, imagem, texto de rolagem, efeitos, etc ... Nós podemos personalizá-la e exibir efeitos divertidos.
Pode-se exibir a previsão do tempo simplesmente tocando a parte curva, economizando muito a bateria e evitando ativar a tela em todos os momentos (em média, ativamos a tela dos nossos smartphones mais de 110 vezes por dia). Finalmente, o Twitter e as notícias (pelo Yahoo) estão bem adaptados a esta nova tela curva do Note Edge.
Por fim, quando o aparelho reproduz vídeos, o Edge Screen Panel muda a sua função, passando a centro de controle, com todos os comandos de “play”, “stop”, etc., não ocupando, assim, o espaço do vídeo em si. Em suma, a Samsung soube usar muito bem esse espaço extra, e esperamos que os desenvolvedores independentes também contribuam com mais apps funcionais.
Samsung Galaxy Note Edge – Performance
O Note Edge tem o mesmo hardware do Note 4 (confira suas especificações técnicas na tabela deste artigo). Durante o teste, tudo correu bem: nenhum atraso, bug ou outro problema. O aparelho dispõe de 3 GB de memória RAM, um Snapdragon 805 e GPU Adreno 420, garantindo a fluidez dos jogos mais pesados.
Como acontece com as criações premium da Samsung, sua conectividade também está entre as melhores: MHL 3, USB Host, Bluetooth 4.1, USB 2.0.
Samsung Galaxy Note Edge – Câmera
O sensor e o aplicativo da câmera são muito semelhantes aos do Galaxy Note 4: convido-os a conferir o review do Note 4 para mais informações. Nossos testes confirmaram que estamos diante de um dispositivo igualmente eficaz, as selfies são particularmente bem tiradas, e o reconhecimento de rostos é muito eficaz.
Encontramos uma câmera digna de um carro-chefe da Samsung, com uma eficiência formidável para um smartphone, em ambientes em princípio com baixa luminosidade.
Samsung Galaxy Note Edge – Bateria
Ao contrário do Note 4, o Note Edge dispõe de uma bateria de 3000 mAh. Trata-se de 220 mAh a menos do que a bateria do Galaxy Note 4, e, na verdade, a diferença é difícil de se detectar. O Galaxy Note Edge consumiu 20% de energia em 6 horas de uso intenso no teste.
Preço e disponibilidade
O Galaxy Note Edge chegará ao Brasil em janeiro de 2015 e custará salgados R$ 3.299,00. Como todo premium, trata-se de um preço pouco convidativo e que limitará muito o seu público.
Samsung Galaxy Note Edge – Especificações Técnicas
Samsung Galaxy Note Edge | |
---|---|
Sistema | Android 4.4.4, TouchWiz |
Tela | 5,6 polegadas, Quad-HD (2.560 x 1.440 + 160 pixels), 515 ppi |
Processador | Qualcomm Snapdragon 805, Quad-Core, 2,7 GHz |
RAM | 3 GB |
Memória interna | 32/64 GB (+ microSD até 64 GB) |
Conectividade | LTE, HSPA+, Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac, Bluetooth 4.1, NFC, USB 2.0, MHL 3.0 |
Extras | S Pen, sensor cardíaco, sensor de digital, infravermelho, barômetro, sensor UV |
Câmera | 16 MP, OIS (câmera traseira), 3,7 MP, f/1.9 (câmera frontal) |
Bateria | 3.000 mAh |
Dimensões | 151,3 x 82,4 x 8,3 mm |
Peso | 174 g |
Preço/Disponibilidade | R$ 3.299,00 / Janeiro 2015 |
Veredito Final
O Note Edge é provavelmente o aparelho mais interessante e o mais curioso do ano. Com o menos conhecido Yotaphone 2, é o único dispositivo que traz uma inovação técnica que enriquece a experiência de usuário. Ele combina a tecnologia avançada do Galaxy Note 4, a integração da S Pen e funcionalidades adicionais, tais como scanner de impressões digitais e o monitor de freqüência cardíaca, tudo em um formato muito original. A Samsung prova que ainda pode ser a primeira no campo da inovação, e desta vez não é decepcionante. Se você tem dinheiro suficiente, o Edge é um excelente investimento.
Muito interessante.
Fera!! porém um pouco grande
ele ja chego morto nem vai atualizar
Pelo visto você manja bastante fera. Ashausaushushaushauhsh
Moto maxx tela um pouco menor mais qualidade que o galaxy edge tem mais bateria mais barato com o mesmo software que o dele pqp vejo matéria mal feita
Textos sem pontuação e sem sentido vejo sempre...
E o moto maxx tem qualidade maior que a do galaxy edge
A melhor tela do mercado somente o LG g3 se compara? Ouvi merda com mais merda moto maxx tem tela melhor que a do g3
Só é estranho, pois se não fosse curvo e fosse uma área delimitada para uso dessa mesma forma não seria o mesmo?
Se eu ganhasse um blz, mas não compraria
Esse smartphone não acrescenta em nada. Será que nem o VIrtual Boy.
Na minha opinião, essa tela ainda não tem nenhuma utilidade.
E para os usuários daltônicos? Mancos da perna direita? Com joanete? Samsung não pensa nas pessoas mesmo.....
CONTRAS: Não é muito funcional para CANHOTO de verdade.
De novo, o que tá havendo AndroidPIT, estão republicando as mesmas matérias????? Tá tenso aí???
Reparei isso também.
já disse, já podem falar de apps, só divulgam apps se rolar grana aí é lasca..
Mark, nós temos dois tipos de review, o preliminar que funciona como um hands-on e o review final. Alguns comentários se mantêm nesta página, por isso você pode achar que este é apenas um texto atualizado, mas o conteúdo é novo. Quando atualizamos nossas matérias, a intenção é fazer com que nossos usuários encontrem a informação completa em apenas um lugar. Para entender melhor como analisamos os produtos (smartphones, tablets ou aplicativos), temos inclusive uma página indicando como este processo funciona:
http://www.androidpit.com.br/terms/reviews
Caso você realmente esteja interessado em nos enviar sugestões, este é o e-mail da nossa equipe de suporte: support@androidpit.com.br.
Camila se possível façam uma matéria sobre o possível OnePlus One Mini, é praticamente um rumor confirmado! Parece ser um intermediário interessante!
An? Em que planeta o Edge é totalmente curvado e o G Flex é levemente? KKK