A Samsung encontrou sua própria personalidade. E isso é ótimo!
A Samsung traiu a si mesma, e devo parabenizá-la por isso. Durante anos, a fabricante sul-coreana apostou numa linha visual que pouco mudava, visto que seus Galaxy tinham, geração após geração, aquela "cara de Samsung". Felizmente as coisas mudaram este ano com os novos Galaxy S8. Para o bem, ou para o mau.
A Samsung está na direção certa
Os Galaxy S8 contam com claras vantagens quando comparadas aos seus predecessores. Eles se destacam da maioria dos modelos do mercado. Aqui separei as mudanças positivas que a Samsung trouxe.
Uma identidade mais futurista
Usar um telefone como computador. Existe hoje em dia alguma ideia mais futurista como essa? Isso é claro, sem contar as novidades que já conhecemos, como VR e vestíveis inteligentes. O Dex tem um visual bonito e combina bem quando conectado ao Galaxy S8. Seu funcionamento é algo muito interessante de se ver. Aliás, algo me diz que a Samsung irá ter sucesso onde a Microsoft não deu conta, quando lançou o Continuum.
Depois, temos o design, que rompeu completamente com o conceito dos Galaxy. O botão home é prova dessa posição mais futurista, ou conceitual, como você quiser chamar, que a Samsung adotou. Ele ainda está presente ali, só que na tela, embora você não o sinta. Tudo funciona com pressão, aliás, funciona mesmo quando a tela está desligada, contando com o fato do mesmo estar integrado a tela.
Botões virtuais não é uma novidade nem de longe, mas, se tratando de Galaxy S, parece uma revolução. A interface foi bem adaptada e está ainda mais elegante.
O sensor biométrico mudou para traseira, depois de anos morando na parte frontal. Acredito que agora os usuários dos Galaxy S poderão constatar como é mais confortável ter essa função na parte de trás do aparelho.
Não explode (assim espero)
O desastre do Note 7 foi ficou restrito ao telefone em si, mas significou uma crise global para a Samsung. O trunfo é que milhões de pessoas pelo mundo sequer conhecem o ocorrido, ou então sabem exatamente o que o ocasionou. Logo, a marca tem uma segunda chance para recuperar seu prestígio junto aos usuários e também ao mercado.
Não acredito numa reprise deste problema. Aliás, depois do que vi com o lançamento dos Galaxy S8, espero que nada aconteça de errado com os novos aparelhos. A Samsung tomou medidas e aplicou novos procedimentos de segurança para o desenvolvimento desses dispositivos. Espero que tudo permaneça como está.
A tela com aspecto 18,5:9: eu amei
Esse aspecto estreou no LG G6, e se mostrou muito promissor. A indústria do cinema e também o YouTube apoiam o novo formato, assim como a Netflix. Logo, ele deve se tornar um padrão em televisores e smartphones. Quando em modo vertical, a tela exibe mais informações durante a navegação pela internet, por exemplo.
Na prática, esse formato se mostra eficiente no trabalho que as empresas podem desenvolver com relação ao corpo do aparelho. É uma pegada agradável, e abrem inúmeras possibilidades, como aumentar o tamanho das telas sem fazer mudanças drásticas na proporção do aparelho como um todo.
Algumas coisas não foram resolvidas
O novo topo de linha da Samsung tem suas desvantagens. Existem alguns aspectos que poderiam ter recebido melhor atenção do fabricante. Separei alguns.
A autonomia da bateria ainda é limitada
O Galaxy S8+ tem uma bateria de 3.500mAh que, segundo a Samsung, pode ir além de num dia de uso. Nós ainda não testamos o modelo, nem mesmo o S8 convencional, que tem 3.000mAh. Há dois anos atrás esses números eram dignos de elogios, mas atualmente este não é o caso. Temos telas e processadores exigentes, e que acabam deixando as necessidades do usuário de lado com relação a autonomia.
Talvez essa escolha da Samsung esteja mais ligada a segurança do que ao design. A empresa pode ter optado por uma bateria menor para driblar possíveis problemas de aquecimento ou explosões. A Samsung, por ser uma grande fabricante, deveria olhar com atenção para o grafeno, que promete ser mais viável que o Lítio.
Bloatwares
De fato, a Samsung melhorou bastante no que diz respeito aos bloatwares. Contudo, ainda notamos que eles estando presentes na nova interface do usuário da marca. Acredito que a empresa deveria instruir melhor seus usuários a encontrar apps que sejam interessantes para seu uso, dentro ou fora da Galaxy Apps. Mas, de modo geral, aplicativos pré-instalados, seja a quantidade que for, já deveriam ter sido abandonados.
Investimento maior para menos mudanças?
Todos os anos vemos os preços subirem. De fato, muitas coisas mudaram no Galaxy S8, mas, o hardware é quase o mesmo do Galaxy S7. Já tem um tempo que a Samsung notou que o mercado também leva a beleza dos smartphones em consideração, o que é um fato positivo e que vem sendo trabalhado pela marca. Contudo, o hardware desse modelo é apenas aceitável.
Só um sensor de câmera
A câmera do Galaxy S8 deve ser boa. Tão boa quanto a do Galaxy S7. Contudo, com o Huawei P10, o Xperia XZ Premium, o LG G6 e o iPhone 7 Plus no mercado este ano, definitivamente notamos que faltou mais ousadia por parte da Samsung. Aparentemente, a empresa preferiu apostar no que deu certo e otimizar isso. Contudo, a competição entre as câmeras será difícil este ano.
Quais as vantagens ou desvantagens que você notou nos Galaxy S8? Compartilhe com a gente!
Sonho do usuario: Android puro sem programas pre-instalados
O primeiro sonho não é unanimidade.
Eu acho que esse Dex é mais uma perfumaria. Pra você usar ele, você precisa estar com o dex e ter uma estação de trabalho a parte (monitor, mouse e teclado). Se você esta em casa, ja deve ter computador completo, não precisa dele. Trabalho tbm. Faculdade? Teria que ter o terminal, um notebook seria mais prático. Acho que vai ser só mais um brinquedo de luxo.
A tela baseada na versão edge que a Samsung colocou agora como padrão no S8 é espetacular com essa curva acentuada nas bordas, mas não há película de vidro que sirva nela e nem capa de silicone que a proteja com eficiência. Já vi parente e outras pessoas com a tela de seus edge trincadas, o que avacalha o seu visual. Só dá pra aprovar essa tela quando ela for inquebrável...
Deixando de lado a briga desnecessária de egos nos comentários abaixo, é o smartphone mais belo já fabricado.
Falta só a grana, por que vontade eu tenho muita.
Meu s7 edge comesou a atualizà us aplicativo da sunsung baseado no Android 7.0 nougat er meu aparelho ainda tá rodando um Android 6.0 ainda
imajina cuando resseber o ios 10
Eu também tenho um s7 edge desbloqueado er ainda não recebi um Android 7.0 nougat não no quesito de atualização a Samsung é pensima
O aparelho realmente parece ser muito bonito , potente , mas uma coisa q sempre falo e sobre a questão da autonomia , tem muitas funções boas mas isso consome bateria e não acho q 3500mha do S8 plus consigam manter uma boa autonomia de mesmo q o processador seja feito em 10 nanômetros ainda utiliza energia e as outras partes como tela ,RAM e outras consomem muita bateria , as fabricantes evoluem em muitas coisas mas a bateria parece q tem preguiça ou nao querem colocar uma bateria grande com um bom gerenciador , essa e minha opinião mas o q eu falei e uma critica construtiva o S8 sem duvida e um ótimo aparelho .
assim na boa a Samsung está de parabéns no quesito de design do aparelho e processamento e acessórios..agora quando o assunto é atualização do Android e decepcionante dou nota zero meu s7 edge até hoje nada ....Ho Ho Samsung segue o exemplo da Sony
O seu é vinculado a operadora ?
Meu s7 edge er desbloqueado e também não recebi nada de atualização ainda não
Realmente, até o momento me atrevo a dizer que acertaram muito bem.
Será que só foi eu que imaginei, esse tanto de celulares explodindo em conjunto ou um a um? seria lindo.. ksksks
SERIA, MAS DÁ PENA KK
4k muita grana. qdo baixar eu abraço um
Acho que a a bateria foi precaução mesmo, eles não cresceram ela para não correr riscos. Foi pela segurança.
Câmera dupla certamente vai para a linha Note, por isso não mexeram tanto na câmera, quiseram guardar algo para se destacar no próximo note e chamar atenção para as pessoas e aposto que o trunfo está na câmera, mas também poderia ser no som, passou da hora de ter um áudio estéreo e duplo.
Do mais, gostei como a Samsung se saiu a linha S ficou linda e é um aparelho quase perfeito dentro da Samsung.
A Samsung inovou de forma positiva. Mas todo o hype em torno do lançamento do aparelho criou expectativas astronômicas e como sabemos usuários nunca estão satisfeitos!!!
Samsung foi na direção oposta e não lançou câmera dupla, mas a bateria do S8 é um verdadeiro tiro no pé...
Quanto aos bloatwares, como sempre digo, eles deviam nos dar a opção de instalar e desinstalar quando necessário, para isso bastava que eles fossem disponibilizados em alguma loja.