Review do Quantum Muv Up: bom conjunto para quem procura o básico


O Quantum Muv Up é mais um dos novos modelos que a marca brasileira Quantum lançou durante o primeiro semestre de 2017, e também o quinto dispositivo da empresa. O Muv Up é o sucessor do Müv Pro, e traz algumas melhorias pontuais, incluindo um novo visual e otimizações na bateria. Tive a oportunidade de testar o aparelho por algumas semanas e abaixo você confere o que faz dele um bom conjunto para quem procura o básico.
Prós
- Câmera
- Tela
- Software
- Design
Contras
- Acabamento
- Performance
- Posição do alto-falante traseiro
Quantum Muv Up – Data de lançamento e preço
O Quantum Muv Up foi lançado no dia 10 de abril por R$ 999,00, ou R$ 1.099,00 a prazo. O modelo está sendo vendido no site do fabricante junto com alguns acessórios, mas também possível encontrá-lo no varejo online. No final deste review, você encontrará uma seleção com os melhores descontos para o Muv Up.
Quantum Muv Up – Desenho & Qualidade de Construção
O Quantum Muv Up é um dispositivo com linhas retas e visual mais quadrado, mas isso não interfere na ótima pegada do aparelho. Se trata de trata de uma variante grande devido a sua tela de 5,5 polegadas, mas consideravelmente leve, pesando apenas 149 gramas. Sua espessura é de pouco menos de 9 milímetros, e as bordas ao redor são feitas em alumínio.
A parte frontal é coberta por vidro e traz poucos elementos visuais. Na parte inferior do Muv Up, temos a marca da empresa e ao topo encontramos um flash e o LED para notificações, ao lado direito. No canto superior esquerdo temos a câmera frontal, que possui uma moldura que chama bastante a atenção e que tem seu contorno em prata. O alto-falante frontal, que fica na parte superior central, é dedicado apenas a chamadas por voz.

O acabamento do Quantum Muv Up tem prós e contras. O ponto positivo aqui é sua originalidade, visto que a traseira conta com um revestimento com textura áspera e fosca, que a marca chama de preto asfalto, e que já foi usado em outros dispositivos conhecidos, como o primeiro OnePlus. É um revestimento interessante, confere certa exclusividade ao dispositivo e melhora a pegada. Contudo, o contra aqui é a manutenção.
É fácil deixar marcas de dedos sobre este revestimento, assim como outros tipos de manchas que podem aparecer durante o uso. Tive a impressão de que, ao limpá-lo, o revestimento ficava ligeiramente esbranquiçado em algumas regiões. Não se trata de um problema da Quantum, mas sim de uma característica deste tipo de acabamento.

Ainda na parte traseira temos a câmera, o flash de LED duplo e o sensor biométrico, todos estão posicionados ao centro superior. Confesso que ter o sensor de biometria na parte traseira de qualquer aparelho não me agrada muito. Neste caso, a Quantum optou em colocá-lo em baixo relevo, o que ajuda a identificá-lo melhor durante o manuseio do Muv Up.
Ainda na parte traseira está o alto-falante multimídia. A porta micro USB e a entrada para fones de ouvido fica posicionada na parte superior do dispositivo. O local de carregamento do dispositivo não é muito prático, mas isso dependerá de como você irá manuseá-lo durante o processo de recarga.

De modo geral, o Quantum Muv Up é um aparelho com visual interessante, com linhas retas e boa ergonomia, e conta com um revestimento que faz com que o aparelho não deslize com facilidade, mas que não é fácil de ser limpado. Recomendo que você use uma capinha para protegê-lo.
Quantum Muv Up – Tela
A tela do Quantum Muv Up tem 5,5 polegadas e resolução HD de 1280x720 pixels. O painel é grande e merecia sim uma resolução maior, como Full HD, por exemplo, que está presente nessa faixa de preço em dispositivos como o Moto G5, o Vibe K6 Plus e entre outros. Entretanto, a tela do Muv Up entrega um brilho adequado e boa reprodução de cores.

É quase impossível enxergar os pixels na tela LCD do Muv Up, mesmo quando o brilho está no máximo. Como mencionei acima, as cores exibidas na tela são vívidas e bem reproduzidas, o que torna a navegação agradável. A resposta ao toque também é boa e foi otimizada com o update que o dispositivo recebeu recentemente.
O sensor de luminosidade funciona bem para quem utiliza o brilho no automático. Os problemas da tela são característicos de telas LCD, como uma ligeira mudança nos tons das cores quando observada em ângulos mais abertos e alguns reflexos em ambientes fortemente iluminados.
Quantum Muv Up – Software
O Android 7.0 Nougat roda liso aqui e sem nenhuma interferência visual mais profunda, visto que a Quantum mudou apenas alguns ícones na interface e pré-instalou poucos apps, como um gerenciador de arquivos, um gravador de som e o app de rádio FM. Entre as configurações da tela encontramos o MiraVision, que é um assistente que otimiza as cores e o contraste do display, assim como o nível de nitidez.
O sistema do Muv Up também traz uma função que permite ao usuário programar o desligamento ou reinício do SO, localizada nas configurações gerais do Android.

É importante que a Quantum mantenha esse padrão com poucas mudanças no sistema, visto que isso ajuda no processo de desenvolvimento de atualizações e também proporciona uma experiência melhor para o usuário, já que o hardware é intermediário. A única observação que eu faria aqui é a alteração dos ícones básicos, como o discador e a calculadora, por exemplo, que poderiam ficar com o padrão do Android puro.

Durante o tempo em que o dispositivo esteve comigo, a Quantum liberou um grande update, que trouxe inúmeras melhorias ao software. A versão Q13.BR.OPEN.2017051901 pesa 66MB e adicionou as seguintes mudanças:
- Maior precisão nos toques e gestos na tela;
- Melhorias de estabilidade;
- Correção para uma falha que impedia a troca do papel de parede da tela de bloqueio;
- Remoção da assinatura ("Quantum MUV UP") nas mensagens SMS;
- Correção na assinatura padrão de e-mail;
- Atualização do conteúdo do app Manual do Usuário;
- Alteração no formato padrão para gravação de vídeo, de 3GP para MP4.
Quantum Muv Up – Performance
A Quantum é uma marca que tem uma estratégia bem parecida com a da Asus, que é oferecer um hardware competente por um preço justo. De fato, o Muv Up conta com números interessantes para um modelo intermediário. São 3GB de memória RAM, 32 GB de espaço interno com suporte para microSD e processador octa-core da MediaTek MT6753. O chipset roda a 1,3GHz e é auxiliado pela placa gráfica Mali-T720MP3.
O processador escolhido não é muito potente, mas garante que tarefas cotidianas sejam executadas sem problemas. Temos que nos lembrar que o Muv Up não é voltado para alta performance. Já vimos este mesmo chip em outros aparelhos da Quantum e também de outras marcas. Não se trata de um processador atual, visto que a MediaTek o lançou em 2015. Sua placa gráfica, portanto, é bastante modesta, se limitando a rodar títulos mais simples.
O que poderia fazer diferença aqui são os 3GB de RAM, porém, quando o multitarefa ultrapassa 15 aplicativos, o sistema começa apresentar certa lentidão, mas ainda sem engasgos que atrapalhem sua usabilidade.

Títulos básicos como Crossy Road e Super Mario Run rodam sem problemas, enquanto outros mais pesados, como o Need For Spped são executados com ligeiros congelamentos de quadros. Já outros jogos mais pesados, como Implosion, N.O.V.A e Unkilled, apesar de serem compatíveis com o aparelhos, não foram bem reproduzidos. Nestes casos houve bastante congelamento de frames.
Acessar canais de redes sociais e a navegar pela internet acontece sem problemas. E preciso dizer que notei um certo atraso no app da câmera, após o processamento da imagem capturada pela mesma, visto que levam alguns segundos até que a foto seja exibida em tela cheia. Com relação aos jogos, indico que você opte pelos que exijam menos poder de processamento, os chamados jogos casuais.
O hardware do Quantum Muv Up é de intermediário
De modo geral, o Muv Up possui um hardware intermediário, portanto, faça uso do mesmo levando isso em consideração. As vantagens aqui é o armazenamento de 32GB, e a possibilidade de expandí-lo, além disso, o software é pouco modificado.
Abaixo, você confere as pontuações do Muv Up nos principais benchmarks do mercado:
- AnTuTu: 37.979
- Geekbench 4:
- Single-core: 620 - multi-core: 2480
Quantum Muv Up – Áudio
O alto-falante multimídia do Muv Up está posicionado na parte traseira do dispositivo, enquanto o speaker para ligações fica na parte superior. Ambos contam com volumes decentes, sem distorções ou perda de qualidade. Com relação a saída traseira, esta está em um local um pouco ingrato, que pode prejudicar a experiência durante a reprodução de jogos ou vídeos na horizontal.
A Quantum envia fones de ouvido no padrão intra-auricular na caixa de boa qualidade.
Quantum Muv Up – Câmera
A câmera traseira do Quantum Muv Up possui sensor de 13MP, abertura de lente f/2.0 e flash dual LED. É um conjunto condizente com o preço do dispositivo e também com seus concorrentes, como o Moto G5. É possível ter bons resultados aqui, sobretudo em ambientes bem iluminados. O software da câmera é simples, segue o padrão dos demais aparelhos da marca, contando com um modo HDR bastante eficiente.

Não existem muitas observações que possa fazer com relação aos resultados da câmera traseira, visto que temos aqui um conjunto que não desaponta, mas também não surpreende. O foco funciona bem, embora em alguns momentos tenha se mostrado um pouco lento, principalmente quando o HDR estava ativado. Portanto, é preciso segurar o aparelho com firmeza durante as capturas feitas com este recurso ativado.

A câmera frontal conta os mesmos 13MP, e também não desagrada nos resultados. O flash de LED aqui é de luz quente, e não dual-tone. Abaixo, você confere o ensaio de fotos feitas com o Muv Up:
- Acesse aqui a galeria de imagens do Quantum Muv Up
Quantum Muv Up – Bateria
A capacidade da bateria do Muv Up é de 3.000mAh, que é suficiente para um dia inteiro em uso convencional. Usei Instagram, e-mail com sincronização ativada, brilho em 60% e rodei alguns jogos esporadicamente durante o dia. Neste cenário a bateria chegou ao fim do dia com 36%. Com Spotify no 4G e usando a navegação por GPS por mais tempo pude chegar ao final do dia com aproximadamente 18%.
É válido destacar que o modelo não aqueceu em nenhum momento. O contra aqui é o carregamento da bateria, que é lento, levando mais de 90 minutos para ser carregada por completo. A tampa traseira do Muv Up pode removida, embora a bateria seja fixa. A Quantum colocou dois slots para o chip SIM nessa região e um terceiro compartimento para o microSD.

Quantum Muv Up – Especificações Técnicas
Veredito Final
O Quantum Muv Up é um aparelho que não decepciona o usuário menos exigente, que procura por um dispositivo para usar redes socais todos os dias e precisa de uma câmera que entregue bons resultados. O hardware do modelo não é fraco, mas intermediário, ou seja, você deve comprá-lo com a expectativas certa em relação à performance. O acabamento do Muv Up é bonito, mas requer certo cuidado para que o aparelho não se desgaste rapidamente.
A tela, apesar da resolução HD, entrega bons níveis de cores e brilho, o que não irá interferir negativamente em sua experiência de uso. A Quantum manteve alguns padrões aqui, como o software pouco alterado, que é essencial para esse tipo de aparelho com especificações modestas. De modo geral, o Muv Up é um smartphone com mais pontos ao seu favor do que contras.
O que você achou do Muv Up?
Quantum Muv Up – Onde comprar
Confira as melhores ofertas para o Quantum Muv Up entre as lojas online:
Desculpe, a oferta não está mais disponível. Mas verifique diretamente na Amazon as últimas ofertas em Quantum Muv Up.
Não sei o que causa esse problema mas a quantum devia olhar um pouco mais as reclamações dos consumidores na Internet. Pessoal reclama bastante de lentidão e travamento desse modelo, também do quantum fly mesmo sendo celular com 3gb e ram e processador octa/deca core. Talvez tem uma ram meio vagabunda dentro como aconteceu com o vibe k5.
Por favor, façam o Review do Quantum You...
Acredito que a Quantum está pouco a pouco se aperfeiçoando e logo logo será uma grande competidora no mercado nacional. Torço para isso, pois afinal, quanto mais fabricantes, maior a concorrência entre elas e quem ganha é o público, com um portfólio variado, preços competidores.
Acho mais adequado colocar ele como competidor direto do LG K10.
É cada comentário de cretino aqui. O cara querendo comparar o G5 com o Muv, não tem lógica isso. Mudando de assunto, o Quantum está de parabéns. Excelente dispositivo pra sua categoria.
É um bom smartphone, mas pessoalmente não me agradou pelos seguintes motivos:
- Soc desatualizado;
- 5,5' com resolução HD, teria sido melhor deixar o smartphone com apenas 5' e resolução HD;
- Preço poderia ser melhor.
Esta na hora da quantum sentar na mesa de reuniões e decidir realmente o que eles querem entregar para nós Brasileiros.
Redmi note 4x frete grátis, parcelado sem juros no MercadoLivre. Compensa mais.
.
Acho ele caro ainda! Ainda mais por ser um produto nacional, deveria ter um preço melhor!
A quantum não fabrica os smartphones. Trabalha com White Label. Mesmo assim, dá pra melhorar.
O pós atendimento deles era muito lento, não sei se já melhoraram!
aparelhinho pra quem n investe tanto mesmo em um aparelho
ta errado um negocio ai
"sendo incompatível com o Asphalt 8"
eu rodo esse jogo num MT6752, o problema do jogo é que ele utiliza mal os cores, até nos Snapdragon da problema
Roda fácil emuladores! ^^
O preço é muito alto em vista do que o produto entrega, há opções melhores por esse valor!!!
Concordo plenamente brother!
Pra competir com o G5 ao meu ver tá bom, levando em conta que o público alvo é justamente o usuário básico. Mas mesmo assim ainda to esperando um Quantum com Snapdragon...
Será que um dia veremos brother?
poderiam lançar algum com helio p20 pois esta sendo o melhor processador da mediatek , peformance maior que o snapdragon 625 e boa economia de energia (xperia xa1 ta ae pra confirmar)
Provavelmente o Fly 2, mas eu esperaria, já que pode vir o X30 também...