Parabéns! 7 produtos que fazem aniversário de lançamento em 2020
Ao chegarmos ao final de 2019 e nos prepararmos para receber em uma nova década, é hora de fazer um balanço do que já passou na tecnologia. Este ano vimos os 40 anos do icônico Walkman da Sony, mas o que podemos esperar em termos de 'Techaniversários' em 2020? Aqui está a nossa lista de aniversários tecnológicos para 2020.
Apple iPad (2010)
É difícil de acreditar, mas o iPad da Apple tem 10 anos em 2020. Revelado em um evento da Apple em 26 de janeiro de 2010, o primeiro tablet da Apple lançado em abril do mesmo ano, pelo menos nos Estados Unidos. Chegou à Europa, incluindo o Reino Unido, Alemanha e Itália, em maio de 2010.
Steve Jobs é famoso por afirmar já em 1983 que queria "colocar um computador incrivelmente bom em um livro que você pode levar consigo e aprender a usar em 20 minutos". Em 2010, a Apple tinha essencialmente atingido essa meta. A primeira geração do iPad foi um êxito absoluto. A Apple vendeu três milhões de iPads nos seus primeiros 80 dias no mercado. Em março de 2011, com o lançamento do iPad 2, a Apple havia vendido 15 milhões de comprimidos.
Nokia 3310 (2000)
Parece loucura pensar nisso agora, mas em apenas 10 anos passamos do Nokia 3310 para o iPad. Estes dois dispositivos móveis parecem ter mais 30 anos de diferença na minha mente! Lançado em 1 de setembro de 2000, o Nokia 3310 não precisa de apresentação. O icônico telefone era sólido como uma rocha, elegante e acessível. Acabou por ser um pacote atrativo, e a Nokia vendeu um total francamente ridículo de 126 milhões deles em todo o mundo.
Em 2017, os 3310 fizeram um pequeno retorno. Uma versão mais recente do telefone foi lançada com uma tela colorida e alguns novos recursos legais que o original não tinha, como uma câmera de 2 megapixels e um slot MicroSD.
Sony PlayStation 2 (2000)
Também há 20 anos, no próximo ano, a Sony Computer Entertainment lançou a PlayStation 2. Os jogadores japoneses foram os primeiros a colocar as mãos no seguimento da bem sucedida PlayStation da empresa em Março de 2000, mas esta foi lançada na América do Norte, Europa e Austrália em 24 de Novembro do mesmo ano.
A PlayStation 2 tornou-se o console de videogame mais vendido de todos os tempos, vendendo mais de 155 milhões de unidades em todo o mundo. É um título que se mantém até hoje, seguido de perto pela Nintendo DS lançada em 2004. A PlayStation 4 da Sony, que ainda está à venda, é pouco provável que venha a perfazer os 50 milhões de unidades que tem agora em atraso. O facto de o PS2 também poder reproduzir DVDs, que estavam em plena expansão na altura, foi um enorme factor no seu sucesso.
Tantos jogos icônicos estavam no PS2, incluindo Grand Theft Auto, Metal Gear Solid, e Final Fantasy. Também era compatível com todos os jogos da PlayStation original. Para aqueles de nós com idade suficiente para se lembrarem de tocar uma, a PlayStation 2 ocupa um lugar especial em nossos corações.
eBay (1995)
Fundado em 3 de setembro de 1995, pelo programador de computadores iraniano e americano nascido na França, Pierre Omidyar, o eBay faz 25 anos no próximo ano. Talvez a maior história de sucesso da bolha dot-com, o eBay cresceu em um negócio de vários bilhões de dólares e hoje opera em mais de 30 países em todo o mundo.
Não mais apenas um simples site de leilões online, o eBay é um mercado online que se tornou uma plataforma chave tanto para pequenas como grandes empresas. A compra do PayPal em 2002 foi um momento marcante, embora a plataforma de pagamento tenha acabado por ceder e tenha começado a operar como uma empresa independente em 2015.
Hoje com sede em San Jose, Califórnia, o eBay é um dos mercados online que aparentemente todos têm usado em algum momento ao longo dos últimos 25 anos. O sistema de leilão que impulsionou o seu sucesso inicial permanece hoje, embora uma grande parte dos negócios do eBay funcione mais como um site de comércio electrónico regular com preços fixos.
Instagram (2010)
Parece impensável hoje, mas há apenas 10 anos estávamos vivendo em uma era pré-instagramática. É difícil pensar em outra única aplicação que tenha um impacto igual na sociedade e na cultura digital em todo o mundo. Lançado em outubro de 2010 exclusivamente para iOS, o Instagram foi criado por Kevin Systrom e Mike Krieger. Ele chegou ao Android em abril de 2012, e por volta da mesma época foi comprado pelo Facebook por US$ 1 bilhão em dinheiro e ações.
Desde então, o Instagram se tornou um fenômeno mundial. Em 2018, o aplicativo de compartilhamento de fotos e vídeos tinha acumulado 100 milhões de usuários ativos. Quando completar 10 anos no próximo ano, espera-se que esse número seja de cerca de 115 milhões.
A pessoa mais seguida na Instagram é o futebolista Cristiano Ronaldo, com mais de 188 milhões de seguidores. A foto mais apreciada de todos os tempos é uma foto de um ovo, com 53 milhões de likes. Foi criado com o único propósito de tirar a Kylie Jenner do topo. Que altura para estar viva...
Os Sims (2000)
The Sims, desenvolvido pela Maxis e publicado pela Electronic Arts, também faz 20 anos no próximo ano. O jogo de simulação de vida, no qual os jogadores assumem o controle de um conjunto de personagens (ou Sims) e os guiam por quase todos os aspectos da vida, incluindo trabalho e relacionamentos, é uma das séries de videogames mais vendidas de todos os tempos. The Sims continua forte hoje, com o último lançamento a ser The Sims Mobile em 2018.
O jogo original foi lançado para Windows em Fevereiro de 2000 e enviou 16 milhões de cópias. Vários pacotes de expansão foram lançados para o jogo, e hoje esta fórmula de base-game mais pacotes de expansão é uma ferramenta para o sucesso do jogo. Os Sims entraram online em 2002, mas foi a imersão em histórias de um jogador que realmente capturou jogadores de todos os tipos. A franquia vendeu quase 200 milhões de cópias em todo o mundo até hoje.
Adobe Photoshop (1990)
Embora o desenvolvimento original para o Photoshop tenha começado em 1987, quando dois irmãos, Thomas e John Knoll, começaram a trabalhar, o editor de fotos e gráficos só foi lançado oficialmente em 19 de fevereiro de 1990, após os irmãos terem vendido a licença para distribuir o software para a Adobe.
Na época, era exclusivo para Macintosh. Foi portado para Windows em 1993 pelo arquiteto chefe da Adobe Seetharaman Narayanan. Hoje, estamos na versão 21.0.1, e o Photoshop está disponível em 26 idiomas e é amplamente utilizado tanto por profissionais como por hobbistas de todo o mundo.
O impacto cultural do software é enorme. A palavra Photoshop hoje em dia não é apenas um substantivo para descrever o nome de um pacote de software, mas também um verbo - muitas vezes abreviado para apenas 'comprado' - para descrever a ação de retocar uma imagem.
Adobe não é fã disto, não quer que a marca Photoshop seja associada a qualquer programa de manipulação de imagem por medo que a marca se torne demasiado genérica. Mas ninguém pode deter a evolução da linguagem, e no seu 30º aniversário, o Photoshop continua a ser uma palavra de ordem para a manipulação de imagens computadorizadas.
Consegue pensar em algum técnico que será celebrado em 2020?
Saudades de um monte de coisa dos anos 90 e 2000's. A começar pelo meu GB Color roxo transparente. <3
Acho que qualquer objeto na face da terra criado até o fim de 2019 fará aniversário em 2020..... mas tem quem ache o contrário.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Foi o que pensei HAuhAuhaUHAua
Na minha opinião, o mais icônico dos lançamentos foi o iPad , o qual acredito que desapareça em breve caso os "dobraveis" predominem
não não foi..... tanto que tablets nunca chamaram tanta atenção do público comum. De fato o mais celebre lançamento foi o Walkman da Sony, desde suas versões mais antigas até as atuais WalkMan é um nome de peso entre gerações.
PS: Não estou desmerecendo o iPad, aliás eu uso.... mas não é comparado ao WalkMan.
Postagem sem lógica. Todo produto fará aniversário este ano (2020). Até os lançados em 2019. O artigo fala de todos que farão aniversário no próximo ano e dá a entender que o artigo era para ter sido postado no final de 2019, mas foi postado há 4 horas apenas.
Sem sentido algum.