O perigo dos carregadores falsos: descubra como identificar um deles!
Pode parecer algo simples, mas carregadores falsos passam longe de serem itens triviais. Se com o seu nunca aconteceu nada, saiba que pessoas já morreram graças a carregadores falsos, e apesar de esse ser um lado mais drástico, muitas outras coisas prejudiciais podem acontecer quando você usa esse tipo de produto. Vamos falar a respeito delas.
Risco de explosão e eletrocução
Esses são os problemas mais graves que produtos falsificados para recarregar o celular podem trazer, e não estamos brincando. Produtos nessas condições não passam por processos de checagem de qualidade, não recebem atestados de qualidade de órgãos reguladores e não seguem nenhuma regra de segurança para sua fabricação.
Sendo assim, são muito mais propensos a explosões e choques por não terem o mesmo cuidado na fabricação. Carregadores originais também podem passar por esses problemas, mas em proporção infinitamente menor, justamente por estarem sob rigorosos testes e selos.
Risco de superaquecimento
Pelo mesmos motivos acima, seu carregador pode superaquecer, e se não provocar um incêndio em si mesmo, pode aquecer outro objeto ou soltar faísca que inicie chamas em outra coisa, inclusive em seu smartphone, que pode pegar fogo. Em equipamentos falsos, há menos preocupação com o material de fabricação, e podem não ser utilizados plásticos e fios anti-chamas e que lidem melhor com calor.
Risco de estragar seu smartphone
E se você não está muito preocupado com chamas, morte e destruição, que tal se preocupar com seu aparelho? Esse é um problema que pode acontecer com relativa facilidade, e você está exposto a ele muito mais do que qualquer outro. Sem a preocupação com qualidade, carregadores falsos não têm planejamento de produto.
Carregadores originais vêm com um fusível em seu interior que queima em caso de sobrecarga, impedindo que essa passe para o aparelho ou até para o ambiente, causando os incêndios e choques
Logo, ninguém se incomoda muito com a amperagem, a voltagem e com a quantidade de energia passando pelo cabo e pelo carregador. Sem as proteções básicas pode passar carga demais e fritar seu aparelho, que receberá muito mais energia do que precisaria. E aí, o que era uma economia vira um prejuízo enorme.
Se o seu carregador não vai rápido, esse pode ir menos ainda, e ainda prejudicar a bateria
A preocupação com a segurança não existe, imagine então a preocupação com o funcionamento? Um produto falsificado tem como objetivo custar o menos possível para gerar lucro, uma vez que não custará tão caro quanto um carregador original, e assim há boas chances de não funcionar como deve.
Essa é a principal característica de produtos genéricos. Eles até vão funcionar, mas é muito difícil que funcionem com a mesma qualidade ou potência que um original. Carregamento rápido é raro de se encontrar, e o que acaba acontecendo é que um desses vai demorar até mais do que o carregador comum original para dar os 100% para seu smartphone, chegando ao dobro do tempo, gastando mais energia no processo. Você ganha no carregador, mas perde na conta de luz e na economia de tempo.
Simplesmente não funciona, e você não tem a quem reclamar
Esse é um caso bem comum em carregadores de carro. Quando não são de qualidade, eles não costumam oferecer risco de choque, mas simplesmente não irão funcionar. Também podem parar de funcionar muito antes do esperado e, por não oferecer qualquer garantia, você não terá como reclamar a ninguém, nem com o camelô de onde comprou.
Os carregadores chineses são ruins, então?
Antes que chovam pedras, vamos aqui separar o joio do trigo. Embora sejamos, sim, contra carregadores falsos e genéricos, não achamos que qualquer produto que não seja o original seja uma porcaria. Apesar de muito produto baratinho por aí ser de qualidade duvidosa, já existem no mercado marcas muito boas de produtos alternativos aos originais.
Algumas marcas como Aukey, Anker, BlitzWolf, Ugreen, Tronsmart são geralmente bem recomendadas pelos usuários que compram acessórios no MercadoLivre e em lojas chinesas. Marcas nacionais como Multilaser, i2go e similares também. Eles nem sempre passam pelas mesmas certificações de qualidade que os originais, mas vão representar um risco muito menor que os genéricos.
- Você realmente precisa de um carregador ultra-rápido? Ou é melhor esperar?
- Como prolongar o tempo de bateria do seu smartphone
Dicas para identificar um carregador genérico
- Impressão torta, mal feita e apagada
- Produto muito leve
- Cor amarelada onde deveria ser branco
- Não cumpre com as funções mostradas na embalagem
- Não vem com qualquer embalagem, ou a embalagem é mal cuidada
- Ausência de selos de lacre ou de certificação
- Superfície plástica com rebarbas ou mal feitas
- Cabo de conexão (se houver) fica frouxo e não encaixa corretamente no aparelho
Você já teve problemas com carregador? Conta pra gente!
Eu também procuro usar somente o original, mas por questões de necessidade, peguei um de carregamento rápido da Blitzwolf pela Bangood que vou testar esta semana!
Prefiro usar um original...
Eu não posso nem usar qualquer um. Meu Maxx com o Turbo da Motorola Original, carrega em exatamente 2hrs. Com qualquer outro, passa a carregar em 5hrs.
Tamo no mesmo barco
Hehe aqui é guerreiro!
Uma vez fui comprar um carregador e o vendedor me falou que era um "genérico" da Samsung. Não tinha como identificar a diferença. A embalagem era a mesa, o acabamento e as inscrições no carregador também. deve ter muitos desses por aí.
Eu trabalho em uma loja que vende acessórios pra celular e apareceu um novo fornecedor oferecendo carregadores por menos da metade do valor cobrado por outros fornecedores. Ele disse que os carregadores eram originais e fez a comparação dos carregadores dele com os carregadores originais que haviam na loja. A única coisa que os denunciava como falsos era a voltagem e isso fazendo teste com multímetro em cada um deles, porque na aparência e no peso não tinha nada que os denunciasse. Ou seja, os pirateiros estão se superando. E quantas lojas famosas estão vendendo carregadores genéricos por não saberem ou porque fazem vista grossa visando o lucro.
O que dificulta das pessoas comprarem acessorios originais é que tem poucas lojas oficiais e pela internet, os proprios sites grandes estao adotando a politica de venda por marketplace em que em sua maioria vende produto falsificado.
Outro problema é o preço, aos atras eu comprei carregador original Samgung num quiosque... 125 reais! Preço absurdo pra um simples carrregador
Carregador não adianta ter cara boa ou selo da Anatel! Tem que perguntar se é Friboi!
Esqueceu do remédio hj brother AC? 😂
Comentário apagado pelo administrador!
kkkkkkkkkkkkkk
brother Deivis é fanfarrão mesmo!
Agora já tomei.
Tomou o remédio? Qual é o remédio que você toma?
Responde ai pro Vitor qual remédio vc toma brother AC? ^^
Kkkkkkkkkkkkkk
Deixa quieto.
brother AC fanfarrão!
brother Deivis fanfarrão!
Kkkkkkkkkkkkkkkk
Ainda não fez efeito kkkkkk