Nós precisamos mesmo de um scanner de íris para o nosso smartphone?
No final de maio deste ano, a Samsung apresentou um tablet, o Galaxy Tab Iris, cujo grande destaque é a presença do recurso de biometria ocular: ou seja, você consegue acessar o dispositivo por meio da leitura da íris, que é feita por um scanner embutido no aparelho. Mas será que precisamos mesmo desse nível de segurança?
Seguindo o raciocínio de que tudo o que é demais enjoa, acredito que os smartphones mais atuais já contam com um bom nível de segurança. Hoje, até modelos intermediários, como o Lenovo Vibe A7010 e o Moto G4 Plus trazem leitores de impressão digital; além disso, o próprio Android oferece bloqueio por senha, por desenho padrão e até bloqueio do cartão SIM, que exige o PIN do telefone para que ele seja usado.
Se você ainda não acha isso suficiente, é possível baixar programas que bloqueiam os apps que você considera mais importante e exigem, mais uma vez, senha por desenho padrão ou número PIN para liberar o acesso.
Por fim, existem ainda aplicativos que rastreiam o celular, que conseguem apagar dados remotamente e, em último caso, há a possibilidade de bloquear um smartphone roubado por meio da linha telefônica.
Isso tudo já não é mais do que suficiente para proteger nossos aparelhos e dados?
A culpa também é do usuário
O que me preocupa nesse excesso de novidades em segurança, é que isso acaba encarecendo o preço de um smartphone ou tablet de forma desnecessária. E, muitas vezes, o tal recurso sequer é utilizado pelo usuário, que prefere modos de bloqueio mais tradicionais.
Em uma época de smartphones sem muitas inovações, as fabricantes poderiam investir em recursos mais úteis
Mas há um problema: o que incentiva as empresas a pensarem em recursos de segurança como esse scanner de íris é, muitas vezes, o desleixo do usuário em proteger devidamente o seu smartphone. Quer um exemplo? Um estudo da pesquisadora Marta Loge, do Instituto Norueguês de Tecnologia, descobriu que os padrões de bloqueio do Android são previsíveis.
Ela analisou quatro mil padrões de desbloqueio do aparelho e concluiu que muitos desenhos se repetem. Na pesquisa, ela afirmou que 77% dos usuários optam por desenhos que são iniciados em um dos quatro cantos; e 44% das pessoas começam o desenho a partir do canto superior esquerda. Veja abaixo quais são os desenhos mais comuns:
Não por acaso, o estudo se chama “Os seres humanos são previsíveis”.
Foco no que importa
Nada contra a evolução de recursos que melhorem a segurança de smartphones. O próprio Galaxy Tab Iris será vendido tem como foco os órgãos governamentais e empresas da Índia, que trabalham, muitas vezes, com dados sigilosos e segredos de estado.
Mas em uma época em que os smartphones não têm apresentado muita inovação, não seria melhor investir em recursos que melhorem a vida do usuário? Ainda que o escaneamento de íris seja algo interessante, já temos recursos de segurança suficientes para proteger nossos aparelhos. Se é pra gastar mais em um telefone, que seja em um que traga recursos que não sejam “chover no molhado”. E que seja útil no nosso cotidiano.
Pra mim, isso só serve de parâmetros para popularizar a tecnologia como em televisor, portas da casa, portas do carro, etc.... até em armas, pq não?
Eles têm nossos rostos, nossas digitais, nossos gostos, nossas vozes, nossas pesquisas, nossas fotos ( ͡͡° ͜ʖ ͡°), agora íris, calma ai.
eu não tenho bloqueio algum
Minha senha contém letra, número e caracteres; Meu celular é criptografado, inclusive a memória externa. Leva 5 horas, para criptografar tudo. Mesmo estando tudo vazio de fábrica. Minha memória externa só funciona no meu aparelho. E meu chip sim também é bloqueado com senha.
Eu uso Android 6. Só não sei se ele é igual a Apple com relação ao reset no caso de roubo: o meu iPad não tem como ser resetado. Já meu celular com Android não sei se é a mesma coisa.
Desbloqueio a tela do meu celular só com o meu rosto, é quase instantâneo. Se desbloquear com a íris fosse instantâneo, acho que seria muito rápido e prático.
Ser rápido, prático, instantâneo e abrir mão de precisão e segurança, não é lá um bom negócio.
Minha senha é um "Y"
Acredito que o avança de desbloqueio biométrico esta de boa performance de SEGURANÇA!!!
Não mesmo!
Não
Sem textão
"Não"
Caramba, eu usaria essa tecnologia em um cofre, ou em um laboratório farmacêutico, mas num celular... que idiotice. Leitor de impressão digital ja esta muito bom. Leitor de íris realmente é idiotice. E não avanço de tecnologia porque essa tecnologia ja existe, repito que é totalmente dispensável em um celular.
Utilizo nenhuma senha no meu celular.
Pq o celular é meu e não deixo as pessoas pegarem.
reveja seu conceito amigo, você pode
Perder o aparelho
Esquecer em algum lugar
e com muita sorte ser assaltado e la se vai toda sua privacidade toda, isso se não tiver coisas importantes como no meu caso que carrego salvo no celular algumas senhas de alguns sites que tenho
Concordo. Mas meu aparelho é so deslizar e desbloqueia. Eu prefiro proteger alguns apps específicos. Se tenho arquivos que constam coisas importantes nada como uma senha. Principalmente no bloco de anotações.
Eu também sou desse tipo! Penso que em qualquer emergência isso faz muita diferença. Porém se o "chereta" for pegá meu celular pra fins indevidos, ela se ferra, pois uso ES file Locker e bloquear as coisas mais importantes como redes sociais e galeria!
Acho que ele se referiu aos nudes
Pode até não ser necessário para a grande maioria dos usuários, mas é interessante pois contribui com o avanço da tecnologia. Ou será que só a CPU interessa?
Preciso: Não!
Vlw, flw.
Pessoal, só um esclarecimento, leitor de íris é leitor de digitais são ambos biométricos. se vc quer se referir só ao de digitais deve especificar.