Por que escrever sobre Apple e Microsoft ajuda a entender melhor o Android?
Muitas vezes, quando escrevemos sobre os maiores concorrentes do Android aqui no site, vários leitores criticam a página, dizendo que nós deveríamos nos ater apenas a assuntos relacionados ao sistema operacional do Google e seus aparelhos. Respeitamos, claro. Mas você já parou pensar que falar sobre os rivais ajuda a entender melhor para onde vai o universo Android?
Antes do iPhone só havia trevas
Por mais que muitos neguem o fato a si próprios, eis uma verdade: antes do iPhone, o mundo dos smartphones era sombrio. O mercado era dominado por Blackberrys, Palms, um ou outro tijolo da Nokia e poucos modelos que, com muita boa vontade, podíamos dizer que tinham tela touchscreen.
Foi preciso que, em janeiro de 2007, a Apple apresentasse o iPhone ao mundo para mostrar como os smartphones teriam de ser feitos dali para frente. O aparelho trazia quase tudo o que desejávamos em um telefone inteligente e nos mostrou algo que ainda não sabíamos: os aplicativos passariam a determinar o sucesso ou fracasso de um sistema operacional.
Tamanho foi o impacto do telefone da Apple, que quem não seguiu a toada da empresa de Steve Jobs ficou para trás, o que inclui empresas que eram referências no mercado, como as lendárias Motorola (vendida ao Google e depois à Lenovo) e Nokia (incorporada à Microsoft). E, convenhamos, o Blackberry, hoje, é um zumbi do setor de telefonia.
E o mais importante: a avalanche provocada pelo iPhone fez o Google perceber que os dispositivos mobile dominariam o mundo muito mais rápido do que o imaginado e impactaria seus negócios de publicidade online de forma absurda. Resultado: em setembro de 2008 a empresa lançaria um “tal” de Android que, anos depois, se tornaria o líder de mercado. E o principal motivo de você estar lendo essas linhas.
Ao perceber o potencial dos dispositivos mobile para publicidade online, o Google criou um 'tal' de Android
Logo, mesmo que a Apple não seja tão inovadora hoje como foi no passado, cada lançamento de iPhone deve ser acompanhado com cuidado, porque o modelo pode trazer funcionalidades que os aparelhos Android tendem a seguir. E não há nada de errado nisso, porque cada bom recurso que o sistema operacional do Google adota da rival é uma chance maior para que a inovação se torne mais democrática, já que o Android é uma plataforma muito mais diluída e acessível.
E sim, também há a satisfação em ver que a Apple também precisa aderir às tendências que Android cria. Vide, por exemplo, as telas de cinco polegadas, que Steve Jobs se recusava a adotar em seus telefones por julgá-las grandes demais. Parece que o jogo virou, não é mesmo?
Sim, Blackberry e Windows Phone ainda importam. E muito
Ainda que não tenham a mesma relevância de antes, acompanhar o que Blackberry e Windows Phone (ok, o representante da Microsoft nunca teve muita mesmo) andam fazendo também é muito importante.
No caso do Blackberry, porque a empresa vem adotando cada vez mais o Android – vide o Priv, que não nos deixa mentir – e abandonando aos poucos o Blackberry OS. E muitos de nós estamos curiosos para saber como os espetaculares recursos de segurança da marca podem se integrar ao sistema operacional do Google. Ou simplesmente saber qual fabricante comprará a empresa canadense mais cedo ou mais tarde, o que significa incorporar todas as suas valiosas patentes. E sim, os chineses estão de olho na empresa.
No caso do Windows Phone, ainda que o sistema operacional tenha falhas terríveis, que estão decretando a sua morte – a falta de apps é a principal delas – a Microsoft ainda consegue ensinar uma coisa ou duas ao Android quando o assunto é integração do sistema operacional em diversas plataformas (PCs, tablets, smartphones e até videogames).
Além disso, a Microsoft vem desenvolvendo uma sinergia cada vez maior com o Android, principalmente no que tange ao desenvolvimento de aplicativos exclusivos para a plataforma do Google. Logo, não estranhe se cada vez mais programas da gigante de Redmond habitarem seu telefone.
Conclusão
Em resumo: sempre que vocês lerem alguma notícia em nosso site que não envolva diretamente o Android, não se preocupem: estamos apenas tentando dizer que, mais cedo ou mais tarde, os caminhos dos rivais vão se cruzar com o sistema operacional do Google. Nossa missão é tentar mostrar aos nossos leitores como isso vai acontecer. Não é fácil. Mas a gente chega lá!
Sempre tive iPhone, do 4 até o iPhone 6.
Agora estou com um Nexus 5x, e não me arrependo, pelo ao contrário, estou muito feliz com minha escolha.
Mas quando estava com o iPhone, não me lembro de ter visto alguma notícia sobre o Android no Blog do iPhone ou Mac Magazine ou em outros sites sobre o iPhones.
Eles só falavam notícias relacionadas sobre iPhones, custa muito pedir pra vcs fazerem o mesmo?
Não vem com essa desculpa que não cola, afinal o Android é muito superior, e tem vários assuntos que vcs podem abordar sobre o sistema, isso está parecendo falta de criatividade para escrever as notícias.
Desculpe pela franqueza 😎
Ótimo texto, parabéns!
Alguém aí da um ban nesse Phelipe Breves cara chato véi
Vc é MOD agora é? Cada coisa q aparece...
Ele esta se achando Andreu.
Cada nego sem noção.
Infelizmente acho que ninguém avisou o pessoal que se eles não querem ler notícias sobre a Apple ou Microsoft é só não ler, é só não abrir a notícia, mas fazem questão de abrir a matéria pra espalhar o ódio no trabalho de alguém do site. Também esqueceram de avisar que assim como ninguém é obrigado a ler notícias sobre outros sistemas, nos que queremos e não vemos problemas nisso também não somos obrigados a chegar no campo de comentários e ver tanto mimimi.
Até quando vão insistir em falar sobre Windows Phone quando já estamos no Windows Mobile? Há uma grande diferença de uma para a outra. Parecem alheios às informações no quesito Microsoft. Claro que ainda há erros já que não está na versão final. O que poucos sabem é que tanto a Apple quanto o Android necessitam da Microsoft!
Exato! Até pq, grande parte das pesquisas da Google para a busca e etc..são todas feitas pela MS.
A busca por voz, foi criada pela MS.
Um amigo trabalhava para a MS e me falou de mais uma porrada de coisas implementadas no Android q foi desenvolvido na MS.
(Concordância indo embora mas não vou redigitar) kkkkkk
Engraçado como as pessoas se acham donas do site, querendo falar que matéria os escritores deveriam escrever ou não, a famosa mania de não cuidar da própria vida, que vergonha.
Não é questão de propriedade. Só lembrando que o site é feito para os usuários, ñ para os redatores meu caro.
Vou te ensinar algo simples, antes de ler a matéria leia o título geralmente lá eles falam se a matéria vai ser sobre Android, IOS ou Windows phone/mobile/10 se o título da matéria te chamar atenção leia, caso contrário vá para outro site comentar merda
Vc ñ sabe nem o que diz. Siga seu próprio conselho e não leia meus comentários.
Matheus, o site existe sem os leitores? Assim como qualquer canal de entretenimento ou notícia, a opinão dos leitores deve ser respeitada, pois o contrário significa o fechamento.
Concordo Steven, só acho desnecessário toda essa confusão em uma matéria que eles tentam explicar do pq eles fazem (algumas) matérias sobre outros sistemas. Eles não estão ofendendo ninguém e nem falando absurdos pra ter toda essa reação negativa. Acho de total utilidade matérias sobre outros sistema (opinião), pq querendo ou não os sistemas evoluem juntos e não segregadamente, isso é um fato e acho válido ser abordado, independente do nome do site. A grande maioria das matérias é sobre e android e apenas algumas falam de outros sistemas. Pq isso incomoda tanto? Eu não consigo entender. O engraçado é que teve matéria sobre o Sailfish e ninguém falou nada sobre incoerência não é mesmo?
Enfim espero que entenda o meu comentário.
Pessoal tá com a cabeça muito fechada....
Eu tenho iPhone e olha aonde eu estou!? Sim, num site sobre Android. Pq? Pq acho o Android muito foda também. É simples, uai. Gosto de tecnologia e isso incluiu não só a plataforma que eu uso, mas outras também. Todos os SO têm boas qualidades. Rito diário: MacMagazine, AndroidPit, Blog do IPhone e Android Authority. #AbraASuaMente
Certo Bruno, vc frequenta como usuário. Tudo bem. Agora nos especializados em iPhone eles falam tanto em Android quanto se fala em iOS aqui? Chegam a publicar duas matérias em um único dia como já ocorreu aqui? Eu particularmente ñ sou contra falar, sou contra excessos e matérias pouco instrutivas.
Andreu, bom, sempre tem alguma notícia, sabe. Porém, nos comentários é que eu vejo a galera sempre comentar alguma coisa referente ao Android. Mas entendo o seu ponto de vista. Eu só acho estranho é que tem uma galera que tem reações bastante agressivas. Tudo é conversado, né?! =)
Sim sim, com certeza. Creio que o iOS tem muita coisa a oferecer e poderiam sair matérias beeem mais interessantes. Claro, na oportunidade certa.
Bruno Leoncio, não é cabeça fechada. Eu sempre leio sobre iPhone em sites especializados. Não gosto de ver notícias sobre ele aqui porque não é o local e as notícias são muito fracas, além de ocupar o espaço de matérias sobre Android.
Dei-me o trabalho de ler todos os comentários até o final e constatei que os leitores que são contra as matérias sobre Apple neste local são muito mais numerosos que os leitores a favor, haja vista o número de comentários e cliques positivos. Acredito que os redatores deveria utilizar esta matéria como termômetro e repensar suas ações.