O que faz do Pokémon Go um app tão popular?
Em uma parceria entra as empresas Nintendo, Pokémon Company e Niantic, o jogo Pokémon Go foi anunciado para Android e iOS na semana passada. O game multiplayer de realidade aumentada, e baseado na localização dos usuários, ainda não está disponível oficialmente fora dos EUA, Japão, Austrália e Nova Zelândia, mas já está entre os aplicativos mais populares do mundo mobile. Mas o que faz do Pokémon Go um grande sucesso?
De acordo com dados da SimilarWeb, nos Estados Unidos o Pokémon Go já foi instalado em mais de 5% dos dispositivos Android, o que faz este aplicativo ser mais popular hoje que o app de encontros Tinder. O número de usuários ativos diários já é maior do que os do Twitter, e o tempo médio de permanência no aplicativo é de 43 minutos. Neste sentido, o Go já ultrapassou até mesmo o Instagram e o WhatsApp para Android.
O app ainda não está disponível no Brasil e, segundo o site Business Insider, o lançamento global do jogo está temporariamente pausado devido às constantes quedas nos servidores do game pelo volume de acessos. Em outras palavras, parece que a desenvolvedora do app não imaginava que uma franquia de 20 anos atrás poderia atingir tamanho sucesso.
A prova disso é a declaração que o CEO da Niantic, John Hanke, falando sobre os problemas relacionados aos servidores do Pokémon Go: "Nós imaginávamos que o jogo seria popular, mas o game obviamente acertou em cheio".
O que faz do Pokémon Go um grande sucesso?
Em primeiro lugar, o Pokemon Go é um jogo multiplayer e, como todo bom jogo deste estilo, é usado para interagir com outros jogadores. E isso faz dele uma espécie de comunidade ou até mesmo uma rede social.
Para quem ainda não baixou o game, é necessário saber que o objetivo do Pokémon Go é capturar o maior número de pokémons possível. Para tanto, o jogador precisa enfrentar batalhas com outros jogadores e outros pokémons.
Além disso, temos um game de caça ao tesouro que serve a este estilo, ou seja, para jogá-lo é necessário explorar o mundo ao nosso redor. Por meio de uso da realidade aumentada, o Go simula o universo do personagem ao redor do usuário. Assim, ao utilizar o GPS do celular, o aplicativo mostrará quando um pokémon estiver por perto. Desta forma, assim como na brincadeira de caça ao tesouro, você realmente terá que andar pela sua região em busca de um dos 250 personagens disponíveis.
Uma espécie de comunidade ou até mesmo uma rede social
Por fim, o aplicativo uniu a franquia dos anos 90 jogada em Game Boy, com a experiência de realidade aumentada. Tudo isso acessível a partir de um dispositivo que carregamos conosco todos os dias: um smartphone. Com isso, de um lado temos os fãs do Pokémon das telas, do outro a nova geração sedenta por novidades e interações alternativas. Essa me parece a combinação perfeita para o sucesso, não?
Contudo, apesar da popularidade e da ascensão meteórica do Pokémon Go, muito deste sucesso pode ainda estar vinculado ao fato de que o acesso ao game é limitado, fazendo com que mais pessoas se interessem pelo aplicativo. A grande questão agora é ver como a desenvolvedora do jogo conseguirá lidar com os servidores superlotados e como conseguirá construir desafios capazes de manter os jogadores ainda interessados na competição.
O curioso é ver que, com exceção do Facebook, o Pokémon Go balançou as bases de aplicativos que estão há alguma tempo nas primeiras posições, tais como WhatsApp, Instagram e Facebook Messenger. Coincidência ou não, todos estes serviços fazem parte da mesma empresa, o Facebook.
O Pokémon Go está disponível, por enquanto, apenas no Japão, Austráli, Nova Zelândia e nos EUA de forma limitada. Contudo, baixando o APK através de sites de terceiros como o APKMirror, é possível rodar o game. Apesar de aparecer na Play Store, o título não poderá ser baixado no Brasil neste momento. Entretanto, compras dentro do app já são possíveis.
A franquia pokémon tem 20 anos e não 15.
Com tanto sucesso, tomara que o Zuckerberg não tente comprar a Niantic
Melhor assim, se for pra trazer o jogo pra cá, com servidores caindo direto, falhando, e melhor nem trazer, por enquanto
É a volta triunfal da Nintendo.
Até agora só achei um...
o que faz Pokémon GO um sucesso é pokemon q sempre foi um sucesso, embora aqui no Brasil pokémon é mantido pelos fãs, mtos sites sobre pokemon feito pelos fãs!!!
esse jogo tem um grande potencial, acho q a nintendo não esperava um sucesso tao imediato!!!
O jogo mais falado e esperado do ano e eles não sabiam que faria tanto sucesso. Antes mesmo de lançar, na fase Beta, qualquer coisinha virava noticia, talvez a Nintendo não saiba do potencial que tem em mãos... Espero que chegue logo no Brasil, quero brincar
Realmente a Nintendo tem tudo pra se dar bem com esse jogo!
Espero que ela faça as coisas certas e não perca essa chance!
Pokemon: não gosto, nem assistia. Baixar Pokemon Go: não mesmo, usar internet limitada, geolocalização, câmera, tchau bateria... Caçar pokemon na rua: tô fora, não quero ser assaltado... Vou ficar mesmo com meu Angry Birds. :-P
Hahahahahahaaa! Falou e disse brother!
Uma dica (que eu vi em outro site) para quem está jogando, vá ao google maps e baixe o mapa offline da sua cidade, isso vai reduzir o consumo de dados.
Fiz isso aqui, mas tenho o mesmo problema que muitos estão enfrentando que é a msg ''GPS Signal not found''
Pode ser por ter já 50 anos, vergonha na cara, ou usar Windows mobile, mas não me estou a ver a caçar Pokémons pela rua. Mas enfim, há gente para tudo.
Cada louco com sua loucura!
Haahahahahaaa
maneiro pena que o servidor vive caindo da e quando vc pode fazer uma busca ta off sacanagem.
Sem contar o tempo todo a msg ''GPS Signal not found''
Queria jogar, mas não tenho tempo para ficar andando pela cidade procurando pokemons.
:-[
Se ao menos dessem para comer.
Ta cheio de Bug brother Elerson, espera lançar oficialmente aqui!
Dai sim vc arruma um tempinho pra fazer uma caminhada e de quebra já procura uns pokemons!
kkkk é uma boa Deivis Pandinha, mas fazer caminhada com o smartphone na mão aqui em Belo Horizonte é pedir para ser assaltado.