Por que o Google Assistente não pode ser instalado em tablets?
O Google Assistente já está disponível para um número maior de smartphones. Porém, o principal problema continua sendo o fato de que o assistente virtual ainda não pode ser usado em português. Aliás, as limitações em relação ao Google assistente não param de crescer e, desde a semana passada, sabemos que o serviço também não estará disponível para tablets. Por quê?
Na teoria, tablets oferecem suporte para o assistente
Existem vários tipos de tablets, alguns são destinados a otimizar as tarefas de trabalho e outros para o total entretenimento. Estes dispositivos costumam ser mais populares com telas de 10 polegadas ou maiores.
O Google Assistente executa diversas funções, desde gerenciar a agenda do usuário ao controle de serviços como o Netflix ou o Google Fotos. Para funcionar bem, o assistente virtual da Google precisa saber o máximo possível sobre você, seus hábitos, preferências e outros.
Para funcionar, o assistente virtual precisa saber o máximo possível sobre você
Dependendo do uso que você faz de um tablet, tal dispositivo pode fornecer uma grande quantidade de informações sobre os seus hábitos. Assim, parece ser perfeitamente adequado para uso em casa, especialmente se estiver ligado a algum outro tipo sistema, como o de áudio. Além disso, você pode manter suas contas sincronizadas e ter acesso às informações de trabalho, por exemplo.
Na prática, oferecer suporte não é suficiente
O Google Assistente precisa saber tudo sobre você para poder ajudá-lo. No seu smartphone, certamente precisará acessar a a agenda de contatos (nem todos os seus contatos telefônicos estão no seu tablet), bem como saber sobre o seu histórico de locomoção acessando o GPS. Isto é muito menos comum em um tablet, pois não precisa ser apenas 4G, mas também deve estar com você o tempo todo.
Sendo um negócio, a Google quer que você use o máximo possível dos seus produtos. Assim, o smartphone é um gadget (muito) mais popular do que um tablet, por isso é bem mais adequado para a estratégia da gigante das buscas. Naturalmente, a Google poderia apostar em ambos os sentidos, oferecendo o seu serviço tanto para tablets quanto para smartphones, mas isso não vai acontecer.
No final da semana passada, a equipe do Android Police recebeu a confirmação de uma fonte de dentro da Google, de que o assistente virtual não estará disponível para tablets. Logo, acredito que, com base no aprendizado do assistente (machine learning), neste momento, toda a área de contexto dos usuários virá do smartphone, bem como do Google Home. Se teremos mudanças futuras, bom, só o tempo irá dizer, mas este é o momento do Google Home, logo, penso que os tablets serão deixados de lado em mais essa tarefa do cotidiano.
Vale lembrar que a equipe que desenvolve o Google Assistente não se manifestou oficialmente sobre o tema.
Por fim, o Google quer oferecer seus serviços para o maior número de pessoas possíveis e torná-los os mais eficientes possível. Logo, os tablets não têm vez aqui.
Você já usa o Assistente do Google no seu smartphone? Se estivesse disponível no Brasil, você compraria o Google Home?
Resolvi o problema comprando um phablet, tablet tá virando desperdício de dinheiro num mercado cheio de opções, as empresas já sacaram isso, a Google acho que também.
Quem ainda compra tablet? Faz tempo que não vejo um.
"O Google Assistente precisa saber tudo sobre você para poder ajudá-lo". Então tá. Não preciso dele.
Pois é... E diziam os que se diziam sábios na época, que os Tablets iriam substituir os desktop...Pois é, estamos em 2017, e quem tá substituindo quem?
Hehehe.... visionários de araque CD!
Simples... Porque ninguém mais compra Tablet... a queda de venda desse produto é bem visível... Os mesmos não acompanharam a evolução dos smartphones... Claro que teria como colocar o assistente nele, pois só depende de estar conectado a conta Google .... Matéria mal explicada
estão sem assunto kekekeke
Só sei que nada sei...
O tablets que vendem nas lojas por aqui tem 512MB ou 1GB (com exceção de alguns modelos premium, menoria), não rodam nem o aplicativo do Gmail direito, não iam rodar o Assistent de forma satisfatória!
E, se bobear, nem Android Marshmallow rodam.
É verdade que em celulares com 1 giga de RAM não vai funcionar o assistente do Google????😖
Sinceramente, ainda não usei!!
a assistente poderia coletar as informações no smartphone e usar no tablet, tudo funcionando em nuvem e esse problema seria resolvido...
besteira... tablet poderia ter de boa
isso isso isso
Essa justificativa para o Assistant não funcionar em tablet não é verdadeira. As informações que o sistema necessita para aprimorar a experiência (contatos, histórico do GPS, etc) são vinculados à conta Google do usuário. Não importa de qual equipamento ele esteja acessando, o Google consegue acessar essas informações. Não seria por causa disso que o Assistant não funcionaria em tablet. A real justificativa deve ser outra.
Exatamente, assim como eu uso o Google Now e agora o GBoard que pode fazer pesquisas enquanto digito ou faço trabalhos no tablet, tudo vinculado à conta do Google, o Assistant seria mais um complemento para uma maior mobilidade e mais uma justificativa para não precisar ligar o computador, ou levar um notebook pra todo lugar.
O Google Assistente não funciona em tablets por falha de projeto. Qualquer outra justificativa é papo furado.
O engraçado é que daqui a pouco o Assistant vai estar configurado em um iPad, mesmo com a Siri como assistente nativo...
Os tablets são desejos de poucos, sendo que temos os phablets, o que ajudou a piorar a popularidade deles. Não é de se duvidar que o GA não viria paras os tablets.