Pasta Segura: como aproveitar ao máximo esse recurso no seu Galaxy
Lançada em conjunto com o Galaxy Note 7, a Pasta Segura é um recurso que permite a você salvar arquivos e dados de navegação no smartphone, mas deixá-los protegidos por senha e biometria. Hoje, vários dispositivos da linha Galaxy contam com esse recurso que foi originado do My Knox. O My Knox, como o conhecemos, deixará de estar disponível a partir de 19 de dezembro de 2017.
Antes um recurso do dispositivo, o Knox se tornou uma marca para designar um dispositivo Samsung testado quanto à segurança e é especificamente configurado para uso empresarial. É ele que fornece segurança nas camadas de hardware e software, e mantém seus dados pessoais e profissionais separados com a Pasta Segura.
O que é a Pasta Segura dos aparelhos Galaxy da Samsung?
Além de dar mais segurança para seus documentos, fotos, vídeos e aplicativos, a Pasta Segura dá ao usuário a oportunidade de usar dois cartões SIM, bem importante para pessoas que precisam utilizar, simultaneamente, um número pessoal e um corporativo, por exemplo. Ou seja, com a Pasta Segura, você pode ter mensagens, redes sociais, informações do banco e muito mais com total privacidade.
O aplicativo é compatível com smartphones da Samsung rodando Android 7.0 ou acima.
Como funciona a Pasta Segura?
E ela é bem fácil de configurar, basta seguir o passo a passo exibido na tela do smartphone. Após definir o tipo de proteção, é só acessar qualquer arquivo que está fora da Pasta Segura, como uma foto da galeria de imagens, por exemplo, e movê-la para o aplicativo. Lá, será possível o acesso normal, mas que exigirá um desbloqueio que só o dono do smartphone conseguirá fazer.
Outra vantagem da Pasta Segura é sua integração com o serviço de nuvem da Samsung: para restaurar o backup da pasta é preciso ir nas configurações dela e usar o Samsung ID.
Como os dados são protegidos na Pasta Segura?
Para utilizar a Pasta Segura, é fundamental seu desbloqueio, justamente para aumentar a proteção dos dados lá inseridos. E isso pode ser feito da maneira que cada consumidor preferir. O Galaxy S8, por exemplo, oferece diversas possibilidades para destravar a Pasta, desde a biometria, com leitor de íris e leitor de impressões digitais, até senha por padrão ou PIN.
Para quem utiliza o aparelho dividido entre trabalho e privado, a Pasta Segura permite que cada usuário crie um espaço dentro do aplicativo, totalmente separado do restante do smartphone. É possível salvar diversos tipos de arquivos, dados de navegação e informações pessoais e os usuários podem, facilmente, transportar dados privados do smartphone para dentro da Pasta Segura.
Pasta Segura permite duplicar aplicativos?
A resposta é sim. Outro recurso muito útil da Pasta Segura é a possibilidade de fazer cópia dos principais aplicativos. Os usuários podem utilizar diferentes perfis, já que haverá, na prática, um aplicativo protegido pela Pasta e outro fora dela. Dois WhatsApp, dois Facebook, dois tudo e por aí vai.
Prós e contra
O principal contra da Pasta Segura é ela ser um aplicativo exclusivo para Galaxy, porque a verdade é que todo mundo deveria cuidar melhor dos seus dados uma vez que grande parte deles são informações bastante sensíveis. Outros pontos desfavoráveis é não suportar o Android Marshmallow ou versões mais antigas. Além disso, a Samsung bem que poderia deixá-lo pré-instalado, e não opcional para instalação na Galaxy Apps.
Os pontos a favor são suas funções de separar trabalho de vida pessoal, dados sensíveis de outros nem tanto assim e de permitir que você duplique aplicativos.
E você que tem um Galaxy, usa a Pasta Segura?
Duplicar os aplicativos com a pasta segura consome mais memória do smartphone?
Só queria saber pq não está disponível no J7 prime se tem disponível para aparelhos inferiores
Corrijam o texto quanto a compatibilidade apenas com Android 7.0 e superiores porque meu J2 Prime tem a Pasta Segura e está no Android 6.0.1 ainda.
Me ajudou a entender melhor!
Não uso mas é bem interessante.
Já testei por curiosidade e até que gostei, o único inevitável porém é que consome um pouco mais de memória.
Ja usava o Knox como pasta e já migrei para a pasta segura... não eh questão de esconder algo... Mas segurança dobrada.. pois coloco todos os aplicativos financeiros lá e caso alguém "pegue" o celular vai ter q quebrar 2 barreiras de segurança até chegar no q realmente importa!
Quem nao deve nao teme... rsrsrsrsrsr
Esse recurso é bom pros "voyeurs" do WhatsApp kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Apesar de não ter nada para esconder no modo privado, sempre carrego alguns documentos do trabalho, como projetos futuros, que não gostaria que caíssem nas mãos da concorrência. Vou dar uma olhada melhor nessa pasta, apesar de achar que a concorrência nunca vai ter meu aparelho em mãos.
Seria interessante se a customização funcionasse. No meu S7 Edge eu mudo e continua o mesmo nome e ícone!
A questão não é só vc usar seu aparelho. Caso vc perca ou vc seja assaltado e levem ele, seus arquivos estarão seguros!
Esses é um dos poucos recursos embarcados pela Samsung que me dá um pouquinho de inveja.
Recurso excelente, só fala quem não conhece o recurso e não tem um Galaxy :P
Vacilo da Samsung descontinuar o serviço pra entrar com outra coisa que sabe-se lá se também vai deixar de lado.
Mas pelo que entendi é uma continuação. O problema seria se ela retirasse e não substituísse por nada.
legal...
Uma vergonha não dá suporte ao marshmallow, sendo que a linha toda da J de 2016 tá no marshmallow. A Samsung vacila demais.
nao o j5 2016 ta no 7.1.1 eu sei pq ja vi port dessa rom pro j5
Atualizado pela Samsung? Pois tenho um j7 metal que até agora não foi atualizado. Sendo que lá fora já foi atualizado.
Também tô nessa, tenho J7 e nada de atualização...