O Android Nougat vai transformar a experiência do usuário no Galaxy S7 Edge
O Galaxy S7 Edge é um dos melhores smartphones fabricados em 2016. Porém, apesar do grande esforço da Samsung em colocar no mercado um aparelho com as melhores especificações técnicas no papel, o software é sempre um ponto crítico dos flagships da fabricante sul-coreana. Contudo, o Android 7.0 Nougat está claramente mudando essa situação.
Depois de atualizar o meu Galaxy S7 Edge para a versão beta do Nougat, minha experiência com o aparelho melhorou muito. Logo que você ativa a tela, não nota muita diferença, entretanto, quando passa a usar recursos do sistema, aí a coisa muda.
A TouchWiz está definitivamente mais inteligente no Android Nougat
A TouchWiz está definitivamente mais inteligente no Android Nougat. A impressão que tenho é que os engenheiros de software da Samsung pararam de criar formas mais complicadas para o uso das ferramentas do sistema apenas para deixar a interface da Samsung diferente daquela do Android puro. E isso foi um acerto, pois ficou mais rápido e fácil interagir com o celular.
O primeiro fato que me chamou a atenção foi a mudança na barra de status e no menu de configurações do sistema. Ambos estão com uma aparência mais sóbria que ficou muito mais limpo e, apesar da disposição dos serviços aparecer no formato de lista, e não por categoria, cada opção agora vem com uma pequena descrição sobre o que o usuário pode encontrar ao clicar em cada serviço.
Assim, em vez do bloco com os ícones das conexões, temos a opção "Conexão" e nas descrições "Wi-Fi, Bluetooth, Uso de dados", e assim por diante. Mesmo para quem estiver tendo contato pela primeira vez com um dos modelos da linha Galaxy S7, não será um grande problema entender onde encontrar cada configuração.
Caso isso aconteça, no entanto, a fabricante optou por um sistema de sugestões que dá ao usuário a chance de verificar uma configuração relacionada a opção "Visor", por exemplo, mas que, necessariamente, não se encontra neste menu, tal como a suspensão inteligente ou o potencializador de vídeo.
Também tivemos a adição de um dos recursos de tela do Galaxy Note 7, o Filtro de Luz Azul. Este recurso permite reduzir o esforço ocular ao limitar a quantidade de luz azul emitida pela tela. Aliás, ainda não se sabe como a nova UX se chamará, visto que o update ainda não é oficial, contudo, a experiência do usuários é parecida com aquela que tive na Grace UX, do finado Note 7.
Além disso, temos o uso da nova fonte SamsungOne, que foi criada com o objetivo de unificar os demais serviços da empresa, de refrigeradores a smartphones. Com isso quero dizer que precisa ser algo realmente funcional e simples, visto que precisa agradar uma gama muito grande de usuários, o que sentia ser muito mais difícil com toda a riqueza de cores da versão anterior da TouchWiz.
Na imagem abaixo, é possível comparar a SamsungOne com a Roboto, da Google:
Com relação ao uso de energia, a Samsung adicionou um monitor que detecta os aplicativos que estão usando a bateria em segundo plano e que podem ser suspensos para evitar o consumo de energia quando não estão sendo usados. O que torna esse recurso atraente é o fato de que o sistema está agindo de forma proativa e não deixa mais o usuário na posição de dúvida sobre quais aplicativos deveria suspender para ter o mesmo resultado e, claro, está muito mais simples de ser usado.
Outra novidade que me chamou a atenção é que agora, temos a barra de pesquisa visível na parte superior da gaveta de apps, parecida com aquela que temos na interface dos dispositivos Pixel. Usando a ferramenta de pesquisa, caso o aplicativo que você está buscando não esteja instalado, automaticamente o sistema oferece o botão de acesso às lojas do Google e da Samsung. O que me faz mais uma vez perceber que a TouchWiz está muito mais eficiente.
E, por fim, outro recursos que ganhou vida com o Android Nougat foi a Always On Display que agora, além de mostrar o tipo de notificação, ainda abre aplicativos de terceiros a partir da tela de bloqueio quando clicamos duas vezes sobre a notificação específica. Assim, até existe um bom motivo para manter tal recurso ativo no sistema.
Mais cedo, publiquei um tutorial de instalação da versão beta do Android Nougat pra o Galaxy S7 Edge. O firmware foi disponibilizado por um membro do programa de testes da Samsung e foi este que instalei no meu modelo. O software até o momento está bastante estável, mas limita o uso do Samsung Pay por não ser uma versão oficial do SO.
Até o momento estou bem contente com o que estou vendo, mas ainda preciso fazer uma análise da performance do aparelho nos próximos dias, pois, como sabemos, a TouchWiz é conhecida pela fama de pesada.
E você, já baixou e está usando a nova versão do Android no seu Galaxy S7 ou S7 Edge? Me conta aí o que está achando até agora.
Depois da atualizaçao o messenger e o Whatsapp estao em ingles e nao consigo mudar
Camila, por favor me ajuda. Tenho um s7 edge, adquirido nos EUA. Atualizei pro nougat, e estou achando o máximo. Só tem um problema. Quando ele está com a tela apagada, e aperto ou o botão home, ou o botao de desligar para ativar a tela, ela demora bastante, tipo uns 6 segundos. Isso nao acontecia no Android 6. Ja restaurei o aparelho 2 vezes e nao resolveu. Alguma ideia do que pode ser?
Eu tenho o galaxy s7 edge.... e cara.... já era top do jeito que estava! Sou um user muito exigente até uso os recursos da Samsung com perguntas a técnicos etc e eles me revelaram coisas fabulosas do aparelho! Certamente o melhor aparelho já criado.
Muito bom! Tá tudo muito lindo e fluido! E sem travamento
Sem a opção de WiFi Calling na versão BETA
Pena que só tem pra s7 edge esqueceram do s7 flat?
isso é ainda no beta, logo logo será disponibilizado para todos.
Esqueceram nada. Ao menos kk ainda não
Bom dia, estou interessado em instalar o Beta do Nougat, então pergunto, como esta a função EDGE, no s7 Edge?
Nem parece que está instalando uma versão "não oficial" funciona perfeitamente. Tenho um s7 edge
Teve alguma alteração no software da câmera? Ou alguma melhora na qualidade das fotos(câmera frontal e traseira)?
Teve, reformularam todo a interface.
O branco das fotos já voltou a ser branco ou ainda é amarelado?
Pro s7 edge nada. Se melhor a câmera vamos concorrer com fotos profissionais literalmente
Instalei a Nougat no S7 Edge e vamos ao que foi percebido como pontos negativos:
- A temperatura do aparelho aumentou.
- Gerenciamento de RAM, piorou um pouco. Algo em torno de uns 10%.
- Personalização da barra de atalhos acima, que com a escolha de temas não modifica a cor ou o tipo de ícones.
- Ainda alguns travamentos e aplicativos que fecham ao tentar bloquear as notificações deles.
Apesar de melhor a Touchwiz, o touch do aparelho hora funciona em certas aplicações em áreas específicas da tela hora não. Como se não respondesse mesmo.
- O recurso de encerramento de aplicações as vezes trava e impede que alternemos os aplicativos. Nessa hora o consumo de RAM fica no limite.
Bem, por enquanto é só. Caso alguém tenha notado mais algum bug, por favor reportem.
Por isso não instalei essa jaca no meu aparelho, prefiro como está, um excelente aparelho. Evidentemente seria bugada, pois é uma versão Beta...
Andreu tem quantos dias que vc cadastrou na promoção oculus vr? Não consegui fazer o meu é já reclamei em tudo que é site e nos canais da samsung mas até agora nada de resposta. Reclamei nos aplicativos da samsung na playstore, reclameaqui, facebook e vários outros.
André, embora tenha recebido meu aparelho dia 19 de outubro, cadastrei-me na promoção assim que o Magazine Luiza enviou a nota fiscal para o meu email, no dia 12 de outubro, já que nela tinha todos os dados necessários para participar. Após o término do cadastro, uma mensagem disse que seriam 7 dias úteis para a confirmação. Após este prazo entrei em contato através do Samsung Concierge e disseram que devido à grande procura o novo prazo seria 15 dias úteis. O prazo venceu novamente, então entrei em contato através do Concierge e a atendente me disse que não havia mais prazo. Aí eu fiquei cego de raiva! Fiz uma reclamação esculachando no Reclame Aqui e coloquei os prints das conversas. Foi quando disseram pra ligar no 4004-0000. Liguei e o atendente confirmou todos os dados e no outro dia efetuaram a minha participação na promoção. Ontem já me enviaram o código de rastreamento do VR e creio que agora é só esperar. Ql está sendo seu problema?
Comprei o meu numa loja física e tentei o cadastro no mesmo dia. O site não aceitou meu cadastro. Tentei acessar e bloqueou. Reclamei no reclameaqui e no Concierge e nada até agora. Vou colocar os print as conversas no reclame aqui. Obrigado por seu feedback
Mas qual foi a alegação para não aceitarem? Se vc está com a Nota e td direitinho não tem motivo para recusarem. Mas de qualquer forma, não deixa barato. Se ficassem me enrolando eu iria no Procon, na Justiça e onde mais fosse preciso. Prometeu tem que cumprir! Eu notei uma certa lerdeza por parte da Samsung, parece que tentam desencorajar as pessoas a garantirem seus brindes. Só que comigo não colou😆
Fui no site da promoção e preenchi os dados. Terminei e esperei chegar o link de confirmação e nada de chegar. Tentei acessar o cadastro e bloqueou. Liguei para reclamar e não resolvem nada. Mas como vc disse e eles também, disseram que iriam retornar mas não falaram em prazo. Estou ligando todos os dias no Concierge para colocar pressão.