Não leve tão a sério a lista de smartphones mais rápidos do AnTuTu
O AnTuTu, famoso aplicativo de performance (benchmark) para smartphones, acaba de apresentar sua lista de dispositivos de smartphones mais rápidos referentes ao mês de maio. Entre eles, estão os modelos clássicos, que têm lugar quase cativo na relação. Mas há também algumas surpresas.
A lista do AnTuTu
Está claro que o AnTuTu é um ponto de referência para compararmos o rendimento dos smartphones. O app de benchmark chinês solta essa relação mensalmente, e sempre podemos conferir alguns resultados interessantes.
Os quatro primeiros dispositivos do ranking foram desenvolvidos e fabricados na China, além de contarem com o melhor processador da Qualcomm: o Snapdragon 820. Os três primeiros colocados (Vivo Xplay 5 Elite, LeEco Max 2 e ZUK Z2 Pro) contam também com 6 GB de memoria RAM, ainda que os números entre o terceiro e o quarto na lista (Xiaomi Mi 5) não se diferencian muito, apesar dos 2GB de RAM que os afastam.
O quinto colocado vai para um dispositivo desenvolvido fora da China, o Galaxy S7 Edge, da Samsung, com uma diferença de mais de 2000 a menos que o Xiaomi Mi 5. Os dispositivos da Apple vem ocupam as duas posições seguintes, que contam com seu processador de última geração. Em oitavo, temos o LG G5, que também traz um processador Snapdragon 820 e 4GB de memória RAM.
E fechando a lista, a uma considerável distância, temos o Meizu Pro 6, que traz um Mediatek MT6797T Helio X25 e 4 GB de RAM e o recém-lançado Honor V8, que conta com um processador "da casa", um Kirin 955 e os tradicionais 4 GB de RAM.
O smartphone mais rápido não quer dizer que seja o mais produtivo
Mas, se me permitem, quero mostrar um certo ceticismo com esse ranking do AnTuTu. Não duvido que os quatro primeiros colocados da relação tenham o melhor rendimento, mas nem tudo são números. Isso porque há uma febre destas listas focadas na performance dos smartphones, o que pode dar a entender ao usuário de que esta deve ser a principal referência na hora de comprar um telefone. Não é.
Que um dispositivo tenha a primeira colocação em performance não é de grande serventia, se o aparelho não consegue manter um app ou jogo aberto em utilização por muito tempo sem esquentar. Um exemplo palpável: quando testamos o Xiaomi Mi5 aqui na redação do AndroidPIT, notamos que o editor responsável pelos testes, nosso companheiro Sérgio Colado, teve vários problemas de rendimento, com algumas aplicações fechando constantemente. Entre elas, o Twitter.
Além disso, ser o smartphone mais rápido não é garantia de ter a melhor experiência do usuário ou a melhor fluidez. O perigo de comprar um telefone com especificações magníficas, a preços baixos, é que a economia desaparece quando notamos que o software não tem a devida integração com o hardware. E é nesse momento que os problemas aparecem.
Com isso, eu não quero dizer que os dispositivos de baixo custo que conseguem boas pontuações no AnTuTu não sejam bons aparelhos. Apenas quero alertar aos leitores que eles devem levar outros fatores em conta na hora de escolher um smartphone. Para isso, a pesquisa e a opinião de outros usuários são as melhores armas.
E você compraria um dispositivo com muita potência, mas sem muito nome?
Eu só queria entender como o tweeter pode rodar muito bem em um redmi 2 e falhar em um Mi 5...
Eu não compro celulares por benchmark. Principalmente se for do antutu.
especificações mais você usando na pratica saberá como o celular realmente é
Meu Quantum GO ta ai pra isso, otima performance e a marca ficou conhecida de outubro do ano pra cá, esses testes aí é balela
Não entendo, 99% das criticas ao LG G5 SE aqui foram por causa do antutu... Que os quase 80000 eram coisa de intermediário, sendo que no teste feito pelo site não houve travamento nem lentidão.
Agora 99,5% das pessoas não se importam com o app.
.
Falou tudo, otima comparaçao.
N confio no AnTuTu, prefiro muito mais o Vellamo
.
Ótima matéria. Sempre achei isso... Ainda acho que tem empresa pagando para falarem bem de seus produtos, e mau dos concorrentes. Só acho 😎😎😎
Para comprar um novo dispositivo, primeiro, o que estiver usando deve estar ficando ultrapassado e travando constantemente (mesmo tentando limpar memória, remover aplicativos pesados...) , além disso, a bateria estiver sendo drenada rapidamente, então com esses dois problemas, inicio a fase de pesquisa. Nela, vejo a relação custo benefício, daí escolho o que o bolso der e de forma que não me arrependa, mas pelo contrário, tenha total satisfação com a aquisição.
ah nem vou ler entao
Não levo a sério mesmo.
Os números podem ser bons, mas no dia-a-dia é que se vê a qualidade e a competência que as marcas investem nos seus aparelhos, não são 130 mil pontos no Antutu que vão dizer que A ou B são melhores.
Números realmente enganam, pois é só olhar o tão comentado e elogiado Mi5, é rápido mas os engasgos estão presentes! Nunca tive a curiosidade de fazer um teste no Antutu, já que os intermediários que compro me atendem muito bem. Elogio ao Rui Maciel pela excelente matéria. Parabéns!!!
Só usuário de iPhone para acreditar nesses testes. Vira e mexe aparece notícia de testes que foram manipulados!
Mas são justamente os usuários de iPhone q não ligam pra isso. A Apple nem costuma informar dados técnicos.
Me refiro ao fato acreditarem cegamente no que veem.
.
.