Moto G 2015 vs. Moto G 2014: qual Motorola nós compraríamos?
Você já se perguntou se a troca do seu Moto G 2014 pelo Moto G 2015 é recomendável? Ou qual destes dois smartphones oferece o melhor custo/benefício hoje? Neste comparativo entre o Moto G 2014 e o Moto G 2015 você confere minha opinião sobre esta escolha!
Moto G 2015 vs. Moto G 2014 - Design e tela
A Motorola resolveu adotar uma nova característica de design na linha de dispositivos Moto e trouxe um detalhe na parte traseira dos novos smartphones. Assim, a câmera, o flash de LED e a logomarca da fabricante estarão em destaque. Mas o que deve fazer toda a diferença entre a terceira geração do Moto G e a segunda é o fato de que a empresa já oferece a plataforma de customização Moto Maker para o Moto G 2015. Desta forma, temos um potencial de personalização do novo Moto G muito maior que o da versão anterior.
Já na parte frontal, existem algumas pequenas mudanças entre os dispositivos. Apesar dos dois aparelhos possuírem o alto-falante na parte frontal, o Moto G 2015 não traz aquela proteção metálica que vemos nos alto-falantes do moto G 2014 e, para surpresa geral da nação, não oferece áudio estéreo. O que é realmente curioso, visto que este recurso havia sido adicionado à linha a pedido dos usuários da Motorola em 2014. O que será que mudou em 2015?
Já em relação ao display, não temos nenhuma novidade consistente, como a mudança da resolução ou do tamanho da mesma. Assim, tanto o Moto G 2015 quanto o Moto G 2014 possuem 5 polegadas de diagonal de tela, com resolução HD, usam um painel LCD com tecnologia IPS e Gorilla Glass 3.
Por fim, o Moto G 2015 conta ainda com a certificação IPX7, e pode suportar a exposição acidental à água até um metro de profundidade para um máximo de 30 minutos. Isso é algo que nenhum outro dispositivo da linha oferece.
Assim, no quesito design, o smartphone que leva a melhor é o Moto G 2015 por contar com toda a experiência de customização da plataforma Moto Maker e, claro, manter praticamente as mesmas dimensões mesmo sendo resistente à água e conter uma bateria maior.
Moto G 2015 vs. Moto G 2014 - Desempenho
O Moto G 2015 possui duas variantes de memória RAM: 1 GB e 2 GB. O Moto G 2014 apenas a variante de 1 GB de RAM. Contudo, antes de olhar apenas para a memória flash, temos que olhar para o armazenamento interno do dispositivo. Se você está pensado em migrar de um smartphone de 8 GB para outro de mesma memória interna, não aconselho a mudança, com base no custo/benefício do dispositivo. Para se ter uma ideia, mesmo a Motorola entregando um sistema operacional com experiência de Android puro, o SO ocupa tanto espaço que você terá disponível menos de 2 GB de armazenamento disponível. Nestas condições, um processador Snapdragon 410 não fará tanta diferença em relação à performance de um Snapdragon 400 que compense uma troca neste momento.
Desta forma, para valer a troca de uma geração para a outra, a variante do Moto G 2015 mais interessante é a de 2 GB de memória RAM, com armazenamento interno de 16 GB. Neste caso, uma CPU Snapdragon 410, girando a uma frequência de 1,4 GHz faria muito mais sentido em termos de desempenho. Abaixo, você confere o desempenho de ambos os processadores destes dois smartphones e pode avaliar se a troca é realmente significativa:
Benchmarks | Qualcomm Snapdragon 410 | Qualcomm Snapdragon 400 |
---|---|---|
Geekbench 3 (Multi-Core) | 1640 (+30%) | 1158 |
Vellamo 2 Metal | 675 (+31%) | |
GFXBench 2.7 T-Rex (offscreen) | 5.3 (-9%) | |
GFXBench 3 Manhattan (offscreen) | 1.7 (-6%) | |
3D Mark Ice Unlimited | 4450 (-5%) | |
Pi – 10 mil. (mais baixo melhor) | 47.943 (+28%) |
Como se pode notar, o Snapdragon 410 é superior em testes de CPU, contudo, em relação ao processador gráfico, o chip fica um pouco atrás em relação à performance, o que poder ter sido causado por uma baixa no consumo de energia por núcleo da Adreno 306 por parte da Qualcomm. Entretanto, é impossível negar que o processador em si entrega um desempenho melhor.
Assim, se você optar pela variante de 2GB de RAM que vem apenas com a opção de 16GB de armazenamento interno, terá um dispositivo de 930 reais, personalizado no Moto Maker, tecnologia de 64 bits que, em conjunto com o Android 5.1, pode trazer um melhor desempenho, maior autonomia de bateria, mais segurança e reprodução mais rápida de mídias.
Moto G 2015 vs. Moto G 2014 - Câmera
Em relação às diferenças entre os sensores de câmera da segunda geração do Moto G e da terceira, temos um aumento considerável de uma geração para a outra. Contudo, a qualidade das imagens, pelo menos nos meus testes, faz a câmera do Moto G 2014 parecer melhor, pelo menos o sensor principal.
Enquanto as imagens capturadas com a câmera traseira do Moto G 2015 apresentam um espécie de filtro rosado, a do Moto G 2014 é mais fiel às cores originais da cena. Percebi isso tanto na tela do aparelho, quanto quando baixei a imagem no computador.
Já nas selfies temos o contrário, e a câmera do Moto G 2015 oferece mais detalhes.
Como já vimos no passado, a Motorola pode corrigir problemas com a câmera do Moto G 2015. E, levando em consideração a abertura f/2.0, depois de um update corretivo, o Moto G poderá oferecer uma performance de câmera melhor.
Abaixo, você confere uma série de exemplos entre imagens capturadas com o Moto G 2015 (sempre em primeiro lugar) e o Moto G 2014 (em segundo lugar). Como podemos notar através das imagens, a câmera do Moto G 2015 oferece melhor nitidez das imagens, uma câmera frontal melhor, cores mais naturais/realistas e um obturador mais rápido. Isso significa que a rapidez de disparo oferece menos borrões e mais nitidez. Enquanto a câmera do Moto G oferece cores mais quentes:
Moto G 2015 vs. Moto G 2014 - Especificações técnicas
Abaixo, você confere uma tabela comparativa, na qual você encontra as especificações técnicas do Moto G 2015 listadas ao lado das do Moto G 2014.
Motorola Moto G (2015) vs. Motorola Moto G (2014) – Especificações Técnicas
Motorola Moto G (2015) | Motorola Moto G (2014) |
---|
Moto G 2015 vs. Moto G 2014 - Preço
O Moto G 2015 pode ser comprado agora mesmo através da loja oficial da Motorola, usando a plataforma de personalização Moto Maker ou no varejo nacional:
O Moto G 2014 pode ser comprado tanto na loja oficial da Motorola quanto no varejo nacional:
Moto G 2015 vs. Moto G 2014 - Vídeo review
Moto G 2015 vs. Moto G 2014 - Veredito final
Se olharmos para as especificações técnicas de ambos os dispositivos, é claro que o Moto G 2015 aparece na frente da geração anterior. O que faz da última geração melhor é uma versão com melhor memória RAM, um novo processador, sensores de câmera competitiva, dual-flash, suporte para 4G na versão original e, claro, um poder de personalização do aparelho que outras fabricantes não oferecem. Porém, as melhorias não são necessariamente um cartão de visitas para a troca de um modelo pelo outro.
Mas se você está em dúvida entre comprar o novo Moto G ou a versão anterior, a longo prazo valerá o investimento se você optar pela variante de maior capacidade de armazenamento interno e memória RAM. Caso contrário, você terá praticamente a mesma experiência de uso pagando um preço mais caro.
E aí, você vê uma evolução consistente da série Moto G da Motorola nesta terceira geração do aparelho?
Como a tecnologia se renova a cada dia, continuo com o meu velho e bom XT1069.
Moto G3 maior cagada da Motorola!...
Não mudou quase nada
Eu mesmo não compraria nenhum, não gosto de motorola
Os dois são bons mas acho q foi um pequeno retrocesso o moto g 2015 nao ter som stereo
E o preço ta mtt salgado pros dois
Moto G3 é muito bom, nada há reclamar.
Acho que não vale o upgrade pra quem já tem o 2014, e tbm acx ho que não vale comprar o 2015 se vc ainda não tem!
Pois o preço esta alto. Compensa por exemplo pegar um Moto X Play!
Entre os 2 eu compraria o G 2015 por achá-lo mais bonito... Por ter uma câmera um pouco melhor e pela proteção contra água... Mais o X Play é um aparelho melhor
O Moto G Turbo, pra mim, é superior ao G 2014, todavia, o preço dele não compensa. Vale mais a pena comprar um X Play.
De fato o conjunto oferecido pelo Moto G3 é superior ao do seu irmão mais velho Moto G2. Eu optaria pelo Moto G2, pelos fatores preços e por considerar que o acréscimo de preços do Moto G3 não faz jus ao conjunto que ele oferece.
Eu gostei do Moto G 2015, troquei o Moto E 2015 pelo G 2015. Mas no caso comprei antes desse aumento todo no preço.
Observando custo x benefício eu optaria pela Xiaomi .
fizeram o Moto G1 barato pra cair na graça do povo e veio o Moto G2 ja meio salgadinho e agora o Moto G3 muito salgado esses preços pra intermediário a pressão ate sobe kkk
Eu optaria pelo Moto G 2014, se está disposto a pagar mais de 1k num smartphone, mais convém comprar o Moto X 2014!
Se colocasse o custo benefício na balança eu iria de moto g 2014, mas se o preço não importar e estiver sobrando um pouco de grana compre um da edição 2015 de 2GB RAM...
eu fiz um analise em comparação ao moto G 2014 com o moto G 2015 e o moto G 2015 da uma surra de 6 a 0 no moto G 2014
O que me assusta é o preço. Para vocês terem ideia, comprei o meu Moto G 2ª XT1068, vulgo 2014, logo na semana do seu lançamento em setembro de 2014 pagando R$ 610,00 (seiscentos e dez reais) à vista num grande varejista de comércio eletrônico. Agora vejam o preço dos aparelhos dessa linha atualmente. Um absurdo!
Após meu LG G2 cometer suicídio, comprei um Moto G 2015, 2 Gb de RAM, e 16 de armazenamento.
A grande razão para escolher o Moto G foi a política de atualizações da Motorola, pois ficar instalando a CM no G2 era tenso. E nesse aspecto está perfeito, Android 6.0 super fluído já à algumas semanas.
Em termos de desempenho bruto, não senti diferença, permaneci com 2 gb de RAM, e mal tenho tempo para jogar, então para o dia a dia, não falta nada.
Agora, se tratando de tela, é incomparável. A tela do LG G2 é imensamente superior, muito mais linda. Deu um baita arrependimento ter derrubado o antigo.
Sobre a construção do aparelho de uma forma geral, é muito boa. O acabamento do Moto G 2015 é bem legal, gostei. Único problema são as bordas enormes, e a espessura exagerada.
Ah, e leva pau no quesito bateria também, muito.
Bom, agora, ficar pelo menos um ano com esse aqui para valer a compra, depois vou em um LG G4 ou S6. Resolver problemas de atualização é fácil, mas tela ruim é osso.
Agora, se alguém precisa de um smartphone simples e de confiança, o Moto G3 é uma boa escolha. E, sobre o preço, bom, não é argumento, cada um conhece o próprio bolso.
A lenovo está de sacanagem, um moto g dtv custava cerca de uns 800 reais e mesmo ultrapassado passou dos 1000 kkkkkkk porra LENOVO
As diferenças dos preços comparando com o ano passado é incrível, as fabricantes aproveitaram o aumento do imposto e colocaram uma margem em cima só pode.
o ruim é que o Moto G 2015 ta com um valor um pouco alto