Conheça o modo Bloqueio Total do Android Pie que vai ajudar na segurança
É fato que os novos métodos de desbloqueio presentes nos smartphones atuais ajudam no nosso dia-a-dia, enquanto garantem a segurança dos nossos dados. Tanto o reconhecimento facial como a biometria pela leitura da digital são rápidos e confiáveis, isso sem falar nos desbloqueios inteligentes. Mas e quando não queremos que esses métodos sejam usados? O Android Pie vai dar um jeito nisso.
A função, de nome Lockdown mode, chegou na versão em português como Bloqueio total. É uma novidade presente em todos os smartphones que já contam com o Android Pie, pode ser facilmente ativado e pode ser essencial em certas situações. Resumidamente, ele desabilita todos os métodos de desbloqueio considerados fáceis:
- Desbloqueio por reconhecimento facial;
- Desbloqueio via leitura biométrica da impressão digital, seja abaixo da tela ou na parte externa do aparelho;
- Desbloqueios via Smart Lock, quando o aparelho destrava em uma rede WiFi, junto a um wearable, em uma localização, lendo seu rosto, por reconhecimento de voz, quando está perto de você ou conectado via Bluetooth a algo;
- Desbloqueios inteligentes quando tiramos o aparelho do bolso.
Mas qual o uso real e útil dessa ferramenta? Afinal de contas, é preciso ativá-la manualmente, com o aparelho em mãos, e não pode ser acessada remotamente, via sua conta do Google.
Em alguns países, é proibido por lei forçar uma pessoa a digitar sua senha, seja de qual serviço for. Caso alguém, incluindo alguma autoridade, o obrigue a desbloquear seu aparelho, você pode se recusar, e desligando esses métodos você dificulta qualquer ação. O mesmo vale para bandidos.
Há também outros casos muito importantes. No iOS há uma opção que impede o desbloqueio facial quando estamos de olhos fechados, e o mesmo acontece no Android. Porém, biometria por impressão digital ou um desbloqueio por face são coisas que até podem ser feitas sem nossa permissão, dependendo da oportunidade.
Com essa função, você desliga todas essas funções, e de quebra também fica desativada as notificações em tela de bloqueio, mesmo que você permita elas normalmente. É como fechar o seu smartphone em uma casquinha. E ela só pode ser quebrada se você digitar a sua senha. Parece útil, não?
Como ativar o Bloqueio total no seu smartphone
Ativar o Lockdown mode é muito fácil. Vá até o app Configurações, e depois em Segurança e local. Toque em Preferências da tela de bloqueio e ative a opção Mostrar opção de bloqueio total. Depois, a opção aparecerá quando você mantiver o dedo no botão de energia, junto a outras opções como Desligar, Reiniciar e Captura de tela.
- 10 dicas para aumentar a segurança no Android
- Você sabe quando configurar a criptografia de dados no Android é uma boa ideia?
Quando precisar usar, basta tocar na opção. A tela entrará imediatamente no modo de bloqueio e não mostrará nem as suas notificações (mesmo se você tiver escolhido o contrário nas preferências). Para desligar esse modo, basta inserir sua senha física de números, desenho ou letras.
Você achou útil essa função? Pretende usar?
Muito bom esse recurso e já estava em hora dessa iniciativa. E bacana esse artigo.
Caso fosse usuário de um gadget rodando a versão Pie usaria tranquilamente
Quero mesmo é algo tipo o que os iPhones oferecem. Uma vez bloqueada a conta iCloud, o aparelho só volta a funcionar em sua totalidade se você tiver a senha para desbloqueio.
Os aparelhos da Xiaomi tem essa função.
A próxima extensão do meu braço será o Xiami A2.
Serve para quando for dormir e a namorada n mexer!! rs
Não adianta usar sua digital, virar o aparelho pra você, estar dentro do raio do Smart Lock...
O engenheiro que desenvolveu isso é gente como a gente hahaha