Meizu e OnePlus estariam forjando resultados de benchmarks propositalmente
OnePlus e Meizu sempre conseguem atingir ótimas pontuações em testes de benchmarks, aqueles que medem o desempenho técnico de aparelhos. Alguns resultados são previsíveis, porém outros surpreendem muitos usuários que levam esses testes a sério. Mas será que podemos nos guiar pelos benchmarks? Um levantamento mostra que não, na verdade, essas duas empresas estariam forjando alguns resultados.
Não é a primeira vez que uma fabricante é acusada de alterar resultados de benchmarks, pois no passado já tivemos casos semelhantes com a Samsung, a Asus e a LG. Aparentemente, esse problema se repete ano após ano, visto que a Meixu e a OnePlus estariam manipulando o resultado de seus dispositivos para recebem boas pontuações em benchmarks.
Nós entramos em contato com a OnePlus e com a Meizu para que ambas pudessem comentar sobre esse assunto, identificado por membros do Fórum do XDA Developers. A Oneplus, por sua vez, nos disse que uma nova atualização no sistema OxygenOS do OnePlus 3 e do Oneplus 3T irá resolver esse problema. Confira a íntegra do comunicado da OnePlus a seguir:
A fim de oferecer aos usuários uma experiência de uso melhor em aplicativos e jogos intensos, com gráficos mais exigentes, implementamos alguns mecanismos desenvolvidos pela comunidade em nosso firmware baseado no Android Nougat, fazendo com que o processador tenha um desempenho mais agressivo em algumas tarefas. O processo que interromperá esse mecanismo durante testes de benchmarks estará presente na próxima atualização da OxygenOS para o OnePlus 3 e o OnePlus 3T.
De modo geral, o mecanismo faz com que o processador amplie sua capacidade de processamento no momento em que um jogo mais pesado é executado. Essa prática não é prejudicial ou errônea, mas esse mecanismo se mantém ativado quando um teste de benchmark é rodado por esses aparelhos. Remover esse mecanismo é um passo que a OnePlus pode dar para contornar essa situação (ainda não tivemos retorno da Meizu), mas vale lembrar que essa mudança não fará muita diferença para o usuário final ou menos exigente.
É óbvio que "enganar" o usuário não é uma coisa boa. Um usuário avançado pode descobrir essas brechas facilmente e explorar cada aspecto técnico de um aparelho, visto que essas informações podem ser úteis para desenvolvedores. Usuários menos exigentes, contudo, dificilmente perceberão essas alterações.
Infelizmente, quem sai perdendo são as marcas que se envolvem nesse tipo de trapaça. Construir uma relação com o usuário é algo que poucas conseguem e é um processo delicado, enquanto perder a confiança dos mesmos é uma questão de minutos, ou ao ler notícias como essa.
Qual sua opinião sobre o assunto? Você abandonaria uma marca que altera o hardware do dispositivo para conseguir se posicionar melhor em testes de benchmarks?
Chega a ser ridiculo alguns comentarios sobre perder a confiança na marca devido ao up no processamento enquanto rodam aplicativos que exijam alto desempenho,todos os fabricantes fazem isso e se tiver algum que não o faça aí sim estaria prejudicando seu usuario em não entregar toda a potencia possivel durante o uso mais intenso.
Sempre se saem melhores nos testes, no dia a dia o usuário percebe a enganação!
nunca levo a sério esses testes, vejo na usabilidade do aparelho mesmo
Daí o concorrente tem hardware inferior, menos memória, e é melhor, em Benchmark. Será?
E a Qualcomm? Fornece para todas fabricantes! Tipo Odebrecht!
eu não acho isso tão essencial assim, Review, unboxing ainda são bem melhores.
sem duvidas
Isso não é novidade. A Samsung já foi pega fazendo algo parecido e as outras também fazem.
verdade !!
Na moral, nunca liguei pra esses testes!!! Foi como um colaborador falou aqui nos comentários: "Prefiro ver Reviews de uso geral do aparelho lá no YouTube."
mas ainda tem o caso de gente que ganha o aparelho so pra falar bem, ai é foda!
Verdade, mas basta uma pequena pesquisa pra encontrar Youtubers honestos a causa...rsrsrsrsr...
Não me apego a números!.
O Nexus 5 (2013) pode não ser mais aquele top de linha, já que o mesmo ficou obsoleto.
Mas se pegarmos um Nexus 5 e um topo de linha atual (S7, LG G5, XZ, OP 3) ele não perde em nada no quesito desempenho.
Testes em Multi tarefas, vídeos e jogos..!!
Rodou tão bem quanto aos tops atuais
Mas qual o problema da Oneplus ativar esse desempenho a mais em aplicativos pesados? O benchmark é um aplicativo pesado. Se ela faz isso com todos os aplicativos pesados significa uma "otimização" de software que os outros celulares não tem. Sinceramente não entendi o que há de errado nisso.
Também não vejo nada de errado, se funciona em qualquer app pesado é uma otimização, a não ser que o "modo turbo " somente fosse ativado em apps de benchmark, aí sim seria forjar.
OnePlus Nem precisa forjar pra saber que é um.smartphone Excelente...mas isso é ridículo
Forjar, enganar, ludibriar, isso se tratando de uma fabricante, definitivamente, não é legal. Se ela faz isso com testes de benchmarks, imagine com o que não se sabe.
Pra galera que só se importa com números, toma essa voadora aí no peito!!!
Kkkkkk zenfone 2,quantum fly são lindos nos números, vai vê na vida real, uma decepção.
Caro AndroidPit, se eles estão forjando, só pode ser proposital. Corrige o pleonasmo aí.
"Esse caso me fez perder a confiança na OnePlus e na Meizu." Gente, eu não confio em nenhuma dessas empresas.