Review do OnePlus 3: um topo de linha para as massas
Já se passaram mais de dois anos desde que o primeiro dispositivo da OnePlus foi lançado. A ascensão da fabricante chinesa foi rápida, e logo o smartphone ficou bem conhecido no mundo todo. E não é o que o OnePlus 3 tem que o torna interessante, mas sim, aquilo que o modelo não possui. Com a chegada do novo modelo, a OnePlus deixou de lado as velhas táticas de marketing, como a exclusividade com o método de convite, e partiu para uma abordagem um pouco mais popular. Neste review, você confere como a OnePlus cresceu e se estabilizou.
Atualização: O Oneplus 3 foi descontinuado oficialmente pela OnePlus. Confira mais detalhes na seção "Data de lançamento e preço".
Prós
- Alto desempenho
- Acabamento Premium
- Bom custo/benefício
- Bateria com carregamento rápido
Contras
- Capacidade da bateria
- Sem suporte para cartão microSD
OnePlus 3 – Data de lançamento e preço
Rumores já apontavam que a OnePlus estaria pensando em aposentar o OnePlus 3, encerrando assim a fabricação do dispositivo nos Estados Unidos e na Europa. A informação sobre a descontinuação do dispositivo foi oficialmente confirmada pela própria fabricante que, a partir de agora, estará apostando suas fichas do recém-lançado OnePlus 3T. O OnePlus 3, contudo, ainda pode ser encontrado em algumas revendedoras.
O OnePlus 3 foi lançado internacionalmente no dia 14 de junho de 2016. O dispositivo era comercializado nos Estados Unidos por US$ 399, aproximadamente R$ 1.387 na cotação atual e sem impostos. Com relação ao modo de vendas, diferente das versões anteriores, a OnePlus resolveu excluir o método de convites. Ou seja, todos os usuários interessados podem comprar o OnePlus 3 sem entrar na fila de espera.
OnePlus 3 – Desenho & Qualidade de Construção
O primeiro OnePlus era um dispositivo grande, com um ótimo desempenho e acabamento com textura de arenito. Já o OnePlus 2 passou por pequenos refinamentos em seu design. Com o OnePlus 3, no entanto, a fabricante resolveu se reinventar e tornou o visual do aparelho mais Premium.
Pessoalmente, acho que o OnePlus 3 é o dispositivo mais bonito que a OnePlus já fez. O aparelho pesa 158 gramas e é mais leve do que os dois primeiros modelos, que tinham 162g e 175g, respectivamente. Em sua parte traseira, temos um design minimalista e muito atraente, feito em peça única de alumínio (unibody) e com apenas 7,35 milímetros de espessura.
Na parte frontal é possível encontrar o alto-falante no centro-superior, a câmera frontal no canto superior esquerdo e um LED de notificações à direita.
Abaixo da tela existe um sensor biométrico, que também funciona como o botão de início do sistema. Assim como acontece com outros aparelhos que possuem o leitor de digital nessa posição, é preciso segurar o OnePlus 3 com as duas mãos para desbloquear a tela ou utilizar o sistema. De modo geral, o sensor biométrico é rápido e destrava a tela de bloqueio em até 0,3 segundos. Sua estrutura é feita em cerâmica brilhante e possui proteção anti-riscos.
Do lado esquerdo temos o botão de volume, enquanto no lado direito temos a bandeja dual-SIM e um botão "soneca'", que silencia o dispositivo colocando-o em modo noturno. Na parte traseira não temos muitos detalhes, além o sensor da câmera, que é ligeiramente proeminente com relação a superfície. A combinação de linhas menos retas, com o revestimento em alumínio anodizado, confere uma variação de cor interessante, que torna o visual do OnePlus 3 muito elegante.
Outro ponto do OnePlus 3 que merece ser comentado é o seu tamanho. Com um display de 5,5 polegadas, assim como outros phablets do mercado, o dispositivo não é muito confortável para ser carregado no bolso da calça. Contudo, sua espessura mais fina acaba contribuindo um pouco. Claro que após alguns dias de prática, é possível se acostumar com a pegada do aparelho. Se você já manuseou smartphones com estrutura maior, certamente irá se dar bem com o OnePlus 3.
Na imagem abaixo, você pode ter uma idéia do tamanho do OnePlus 3. O dispositivo é consideravelmente mais alto e largo do que o HTC 10. Embora ambos tenham o visual semelhante, é possível notar que as bordas do aparelho da HTC são chanfradas, enquanto o contorno do OnePlus é mais sólido.
OnePlus 3 – Tela
O OnePlus conta com uma tela de 5,5 polegadas e resolução FullHD de 1920 x 1080 pixels (401 ppi). As bordas do display possuem o efeito 2.5D, que passa a impressão de que o painel emenda com a estrutura do dispositivo. A proteção do vidro é feita de Gorilla Glass 4, que é mais resistente à riscos e arranhões do que as gerações anteriores.
O painel AMOLED é bem agradável, com cores mais fortes e pretos mais profundos. A OnePlus soube otimizar as bordas do dispositivo e isso é perceptível a partir de suas laterais, que são extremamente finas.
Nós não ficamos muito impressionados com a tela do OnePlus 2 e, aparentemente, pouca coisa mudou na terceira geração. A tela do dispositivo é suficientemente boa para tarefas cotidianas, mas, é claro que você não terá o mesmo nível de nitidez que pode ser entrado em telas com a resolução 2K. Porém, a resolução FullHD tem suas vantagens, como o rendimento energético do dispositivo.
OnePlus 3 – Características Especiais
Algumas características que não estavam presentes no OnePlus 2 aparecem no OnePlus 3, como a conectividade NFC e o leitor biométrico. Além disso, internacionalmente, o novo modelo é comercializado com um óculos de realidade aumentada, que adiciona uma camada a mais de usabilidade. Porém, o melhor recurso do novo OnePlus é o carregamento rápido.
Este é o primeiro dispositivo da OnePlus a contar com esta função. Com ela, é possível obter até 60% de carga da bateria em apenas 30 minutos. Existe uma integração entre o software e o conector de energia que, quando plugado, modifica o gerenciamento de recursos do sistema para poupar bateria e aumentar a velocidade do carregamento.
Dois benefícios são oferecidos através do sistema de carregamento rápido do OnePlus. Um deles é a própria recarga, que pode atingir 100% da carga em pouco mais de uma hora. O segundo benefício é que o gerenciamento de energia não diminui os recursos do sistema, ou seja, você poderá continuar utilizando o OnePlus 3 durante o processo, sem interferir na velocidade da carga.
OnePlus 3 – Software
Tive alguns problemas com o sistema que roda no Oneplus 3, o Oxygen, como alguns bugs em animações e pequenos travamentos. Claro, isso comparando com o Android stock. Mas, posso dizer que o SO amadureceu bastante desde o ano passado e passou a ser uma alternativa interessante. O dispositivo roda de fábrica com o Oxygen OS 3.1.1, mas pode ser atualizado para a versão 3.1.2. Essa última compilação é descaradamente baseada no Android 6.0.1 Marshmallow.
Existem customizações e recursos que não estão presentes na versão original do Android, como o tema escuro e uma funcionalidade chamado "Shelf", que pode ser encontrada deslizando a tela inicial do sistema para o lado direito. O Shelf, é uma mistura de Google Now com Flipboard. É possível encontrar widgets, aplicativos e notícias a partir dessa tela. Usuários familiarizados com outras versões do Oxygen já devem conhecer o Shelf.
Ouros recursos que se destacam no Oxygen é o modo noturno nativo, o suporte para ícones personalizados, o Modo Doze e as permissões para aplicativos, que foram herdados do Marshmallow. Felizmente, não existem muitos bloatwares na interface, mas, em todo caso, é possível encontrar alguns pré-instalados, como o teclado Swiftkey e o pacote de apps do Google, por exemplo.
A experiência com o software é muito interessante, estável e mais suave do que as primeiras versões do Oxygen que foram divulgadas pelos desenvolvedores. Com um apelo mais hard user do que os modelos mais tradicionais, como o Galaxy S7, por exemplo, o OnePlus 3 pode ser uma alternativa interessante para quem busca por hardware e software de ponta.
O bootloader vem desbloqueado de fábrica, o que pode ser interessante para usuários que gostam de instalar ROMs customizadas.
OnePlus 3 – Performance
É agora que o leão desperta. O desempenho do OnePlus 3 é um dos seus pontos altos. Se tudo o que você espera de um dispositivo é uma performance surpreendente, poderá ficar mais do que satisfeito com o seu hardware. Alias, o OnePlus 3 é um dos modelo mais poderosos que já passou pelas mãos dos editores do AndroidPIT.
O modelo é embalado pelo processador Snapdragon 820 com dois núcleos de 2,2 GHz e outros dois a 1,6 GHz. Isso combinado com a placa gráfica Adreno 530, 6 GB de memória RAM LPDDR4 e 64 GB de armazenamento interno. O Snapdragon 820 roda muito bem no OnePlus 3 e, diga-se de passagem, o dispositivo não passa pelo mesmo problema de aquecimento do seu antecessor, que roda com o Snapdragon 810.
Eu rodei uma série de benchmarks pra testar a performance do OnePlus 3 em números, incluindo o rendimento gráfico e da bateria. O meu teste incluiu os seguintes benchmarks: Vellamo (Metal e Multicore), AnTuTu Benchmark, AnTuTu Tester (bateria), Geekbench 3 e Basemark X. Todos foram executados três vezes nos modos alto e médio.
No final desta série de testes consegui calcular uma média com os resultados. E você sabe qual foi o resultado final? Pois bem, o desempenho do OnePlus 3 foi melhor do que o modelo que estava no topo dos benchmarks, o Galaxy S7 embalado pelo processador Exynos 8890.
A pontuação do OnePlus no AnTuTu foi de 140,573 pontos, o que coloca este modelo muito acima de seu predecessor, que marcou 62.000 pontos no mesmo teste. Isso coloca o OnePlus 3 entre os smartphones com o melhor desempenho bruto do mercado.
Na prática, isso pode significar pouco, visto que você não utilizará o processamento completo do dispositivo e nem de sua placa gráfica. Mas, se você fizer uso de aplicativos que exigem muito do processador, poderá ficar tranquilo com relação ao rendimento do OnePlus 3. Acredito que os usuários que estão procurando por um novo dispositivo, podem considerá-lo em sua próxima compra. Mesmo que você não utilize todo o seu poder de fogo diariamente, não tem problema nenhum ter uma Ferrari na garagem, certo?
OnePlus 3 – Áudio
O alto-falante do OnePlus 3 é um pouco diferente do projeto de seu predecessor. Ele possui uma grade com som mono, que fica posicionada na parte inferior do dispositivo. O OnePlus 2 contava com dois detalhes que imitavam speakers, mas apenas um deles era realmente a saída de áudio, visto que a segunda era só para manter a simetria do design. A entrada para o fone de ouvido fica ao lado do speaker, o que torna o visual mais limpo.
A qualidade do som é boa quando o dispositivo está depositado numa superfície plana, com médios balanceados e agudos nítidos. A qualidade do áudio para chamadas é outro destaque, com volume claro e nítido mesmo quando o som está baixo. O áudio durante as chamadas recebe a ajuda de dois microfones, que trabalham cancelando ruídos ambientes.
OnePlus 3 – Câmera
A câmera do OnePlus 3 é um dos seus componentes mais fracos. Na parte traseira, temos o sensor IMX 298, da Sony, com abertura de lente f/2.0. Esse sensor possui tanto estabilização óptica por software, juntamente com o recurso de autofoco, phase-detection, vídeos em 4K e suporte para imagens no formato RAW.
- Acesse a galeria de fotos da câmera de OnePlus 3 aqui
Os controles manuais, como o de abertura do ISO, podem atender às suas necessidades, principalmente se você gosta de fotografia. Eu recomendo o aumento da velocidade do obturador, principalmente em caso de fotos com objetos em movimento, visto que nessas ocasiões a tela ficava ligeiramente escura quando o modo automático estava ativado. A qualidade da imagem é boa, mas o desempenho em ambientes com baixa iluminação não foi tão bom quanto eu esperava. Muitos ruídos podem ser perceptíveis a partir dessa condição.
O sensor IMX 298 possui uma abertura de ângulo ampla (wide-angles), sendo possível capturar várias pessoas ou vários detalhes de um único ambiente numa foto só. Achei essa característica bem interessante, mas as imagens podem ficar com excesso de informação quando não capturadas completamente.
Obter imagens nítidas também foi um problema, e parte dessa dificuldade foi causada pela estabilização óptica do sensor.
Um sensor com estabilização óptica sempre requer alguns segundos até que a lente se firme e capture a melhor imagem em meio aos seus movimentos. Se você gosta de tirar fotos sem esperar muito tempo, terá que se acostumar com essa característica do OnePlus 3 que, de fato, não é um problema do aparelho, mas de sua lente.
A câmera frontal possui o sensor IMX179, da Sony, com 8 MP e abertura de lente f/2.0. É uma câmera muito decente para selfies, com o modo 'Smile Capture', que ativa o temporizador quando o usuário sorri. Esse sensor possui a qualidade necessária para as selfies que tiramos ocasionalmente.
OnePlus 3 – Bateria
Diferente do OnePlus 2 que possui bateria de 3.300 mAh, o OnePlus 3 conta com apenas 3.000 mAh. Podemos notar uma pequena regressão de autonomia, embora esse seja quase o padrão para os modelos topo de linha do ano. Não entendemos o motivo da OnePlus resolver diminuir a capacidade da bateria entre um dispositivo e outro.
A bateria do OnePlus 3, segundo os testes que fiz no AnTuTu, se saiu melhor do que a do HTC 10, mas ficou atrás do Galaxy S7, embora ambos os dispositivos tenham capacidade de 3.000 mAh. Embora o painel do OnePlus 3 seja grande, a resolução mais baixa do que o QHD consegue tornar o rendimento do aparelho mais interessante.
Achei a duração da bateria do dispositivo boa em uso regular. Os recursos de gerenciamento de energia do Android Marshmallow que foram levados ao Oxygen 3.1.1 ajudam durante o tempo em que o dispositivo está ocioso. O carregamento rápido também cai bem em situações emergenciais.
OnePlus 3 – Especificações Técnicas
Veredito Final
A OnePlus vem apostando numa fórmula convincente nos últimos anos. O OnePlus 3 não fica muito atrás de seus antecessores em diversos pontos. O modelo passou pelo mesmo processo de atualização de hardware e software que os grandes smartphones do mercado estão passando. Contudo, é a primeira vez que a sua criadora desenvolveu um dispositivo com acabamento realmente Premium e, além disso, investiu em recursos no SO Oxygen que não são voltados apenas para usuários mais avançados.
Este é, no momento, um smartphone muito poderoso. O OnePlus 3 também é um dispositivo muito bem construído, o que deve agradar aqueles que não se importam só com a potência. A duração da bateria não é excelente, mas, olhando para o mercado, ainda são poucos os telefones que fazem algo superior com relação a autonomia de energia. A câmera é boa, mas não é fantástica. Se as fotos são uma prioridade, então este não é o melhor aparelho para você.
O OnePlus 3 oferece desempenho, acabamento e um custo/benefício que poucas fabricantes conseguem bater. O dispositivo está começando a se posicionar para o grande público, e não apenas para os usuários entusiastas. Claro, ele tem falhas, mas é um aparelho confiável e oferece um conjunto de recursos competitivos.
Eu tenho e recomendo
E a câmera é decepcionante como diz o artigo? Estava pensando em pegar um tenho um LG G4, a câmera dele é pelo menos do mesmo nivel do g4 ou pior?Se não for de igual pra melhor eu não compro
celular excelente...mas a bateria tá fraca...só 3.000 é pouco
Se fosse vendido aqui eu acho que teria comprado.
Muito interessante esse dispositivo, conseguiu chamar a minha atenção.
A câmera do OnePlus 3 é um dos seus componentes mais fracos aí forçou a barra vi vários testes e comparação a câmera do Oneplus 3 fica muito próxima do s7
Dói saber que esse tipo de aparelho não é lançado aqui!
Pode acreditar hahaha
Ainda bem que não é lançado aqui. Qual a dificuldade vocês têm de importar um aparelho hoje?
O problema de importar é o fator surpresa. Saber em quanto tempo vai chegar, em quanto será tributado...
Sem contar a garantia. Não é normal os celulares apresentarem problema hoje em dia. Muito embora as assistências técnicas no Brasil sejam meio falhas, você pode contar com o suporte.
Importar um aparelho é simples, mas as consequências podem ser desastrosas.
Ia ser mais de 3000
Muito bom, pelas especificações parece ser um excelente aparelho, mas quando li a palavra "bug" na matéria eu nem cogitei mais procurar saber o preço hauhauhuahuhauhauh de bug ja basta meu Moto G4 com a tela que clica sozinha...
Hahahahahahahahaa zuero!
Esse designer na minha opinião barra o s7 brincando. tenho mt toc com as marcas de dedo que o s7 deixa.
Oi Tudo bem? Seja bem vinda ao Androidpit Sister Bruna!
Aparelho top!!
Nunca me deixou na mão, a OnePlus é um divisor de águas entre os preços abusivos pedidos pelo nosso governo e os consumidores.
Pena é ele não ser vendido em nosso país, mas mesmo assim compensa muito importar ele.
Não sinto as diferenças entre os OP 2 e OP 3 .. só mesmo no design.
E o Oxygen OS brother FHGB?
O que me diz?
É praticamente um Android, com um toque especial de pequenas personalizações e alterações que o sistema oferece..!!
Estou pesquisando sobre a criptografia do SO, mas do resto é tudo igual ao Android.
Bom saber brother! Obrigado!
Eae cara, blz? Eu estou com dúvida qual celular eu compro, e preciso decidir até esse fim de semana. Eu estava pensando no OP3, e eu queria te fazer algumas perguntas sobre como vc está achando de usar o aparelho. Principalmente em relação a câmera e bateria. Vc poderia me mandar uma solicitação pelo face? Daí conversaríamos por lá. Se puder, desde já, agradeço. Meu perfil: facebook.com/eduardolanes2000