Mais de 700 milhões de emails foram expostos; veja se o seu está na lista
Em um dos maiores vazamentos de dados da história, a quantia incrível de 772.904.991 emails foi jogada na internet, juntamente a 21 milhões de senhas. Um verdadeiro recorde para ninguém comemorar. Com isso, muita gente corre perigo de ter não apenas seu email invadido, mas também outras contas online.
Os dados coletados foram descobertos por Troy Hunt, o proprietário do site Have I Been Pwned, um site popular que permite verificar se o seu próprio e-mail ou senha foi comprometida por qualquer violação (vamos ensinar como checar o seu mais abaixo). E as chances de que o seu esteja nessa lista são enormes.
- Saiba como encontrar o seu celular perdido usando os serviços do Google
- 10 dicas para aumentar a segurança no Android
Hunt afirma que a Collection #1 (Coleção número um) é a maior lista de dados únicos hackeados já vista na internet, e trata-se de um documento com informações expostas de diversas pequenas brechas da rede, incluindo algumas bem antigas, de 2015. E olha que a lista, com os mais de 772 milhões de emails, já teve duplicatas descartadas pelo próprio Hunt, pois a original contava com mais de 2.7 bilhões de linhas.
Essa péssima lista já está circulando pelo site de compartilhamento de arquivos MEGA, então é certo que já está nas mãos de muitas pessoas mal intencionadas, e o risco para você é muito grande. Com acesso a esses dados, seu email pode ser invadido e informações pessoas suas podem ser expostas.
Além disso, há grandes chances de o seu email e sua respectiva senha serem utilizados também em outros serviços, como redes sociais, mensageiros, serviços de backup, serviços do governo e muito mais. Com esse mesmo login, pode ser possível acessar muito mais sobre a sua vida.
Como descobrir se estou na lista Collection #1?
Para isso, você pode usar o próprio site de Hunt, o Have I Been Pwned. Acesse através deste link, passe pelo código captcha e digite seu email no campo que aparece.
Abaixo, o site irá mostrar não apenas se você foi exposto, mas também em quais lugares pode ter tido dados revelados. Se o seu email aparecer na lista Collection #1 (como o meu aparece), você verá o nome na relação. Além disso, o site já aproveita para mostrar outras brechas que ocorreram em outros anos, assim você já pode conferir mais problemas.
O que fazer para me manter seguro?
Primeiro, é importante que, caso esteja na lista, troque a senha do seu email imediatamente. Aproveite e coloque algo bem difícil, que não inclua datas de aniversário, seu nome, palavras inteiras e sequências de números. Reforce a senha com caracteres especiais, letras maiúsculas e números aleatórios.
Depois, confira a lista de Hunt e veja se é preciso trocar os dados de algum outro serviço, como da Adobe, Dropbox e outros. Vá colocando senhas diferentes para cada um deles.
Por fim, está na hora de se proteger mais. Muitos serviços, incluindo os principais provedores de emails, oferecem a verificação em duas etapas, onde além da sua senha, é preciso inserir um número gerado para você em outro lugar, ou ainda confirmar aquele acesso em outro dispositivo.
O Google oferece um forte sistema para isso, e outros serviços podem utilizar apps de terceiros, como o Google Authenticator, LastPass e outros. Vale a pena inserir essa camada extra de segurança onde você puder, pois uma conta exposta pode dar acesso a todas as outras.
No artigo abaixo você pode conferir como ativar essa verificação no Gmail:
Por fim, também é possível utilizar um serviço gerenciador de senhas que gere senhas seguras, impossível de se lembrar, e que as mantenha guardadas em seu app, sem riscos de vazamentos.
Seu email estava na lista?
Meu email mais antigo está na lista, ja troquei senha e verificação em duas etapas. Espero que seja o suficiente!
2 de meus emails estão na lista 😥😥
Os meus email não estão na lista ufa
Aleluia! Nenhum dos meus emails estão na lista.
Eu tenho 3 e-mails e o site informou que nenhum deles foram comprometidos.
Porém em um dos e-mails apareceu como tendo sido acessado por um computador da Califórnia.
Eu acho q n tou na lista
Um dos meus e-mails estava na lista!
Parabéns pela matéria. Meu email estava lá na lista também. Obrigado pelo alerta.
Muito legal a matéria! Meu emai-l estava exposto. Tudo certo agora! Obrigado!
Já possuo autenticação em dois fatores em tudo, ainda corro grandes riscos?
O problema é que eu sou horrível com senhas difíceis, e dos 3 e-mails que possuo, 1 foi casado e eu não sei como posso realmente me proteger disso, já que senhas fortes não é o meu forte
O negócio é tu saber a senha da conta do google, o resto tu consegue usar o gerenciador de senhas do google e ficar de boa
Meu medo é colocar meu e-mail lá e por conta própria dar de bandeja pra eles invadirem ;)
Tô de boas... Uso senha complexa e verificação em duas etapas... E só vazaram meu e-mail em um site já desativado. Nada importante.
isso é muito black mirror
702.904.991 = 700 mil
Vou parar de acompanhar as matérias dessa redatora, na moral!
Tem pessoas que sugerem correções de formas mais educadas, mas se não quiser mais acompanhar mais as matérias, fique à vontade.
Gente fresca, pela cara desse mano aí, se acha o tal. nem liga Stelinha, sabemos da sua competência , tanto que votei em vc na premiação do canaltech.
Todos somos passiveis de erros mas nem todos tem a sensibilidade de entender isso. Segue a luta Stella...
muito bem