Pinguim a bordo! Agora você pode rodar Linux no Galaxy S9 e S10
Com o lançamento do DeX, em 2017, a Samsung tentou posicionar seus smartphones como substitutos viáveis para um computador pessoal nas tarefas do dia-a-dia. Bastava conectar seu Galaxy S8 a dock especial, monitor e teclado, e um ambiente desktop completo (ainda baseado em Android) aparecia na tela. Ideal para quem precisa do maior espaço na tela e melhores recursos multitarefa de um PC.
Ao longo dos últimos dois anos o DeX evoluiu: a dock especial não é mais necessária (basta um cabo USB-C para HDMI), e a Samsung iniciou um programa mais ousado: Linux on DeX, que permite rodar um sistema operacional Linux completo dentro do seu smartphone.
- Conheça o PrimeOS, versão gratuita do Android que roda no seu PC
- "Modo Desktop" poderá ser usado no Galaxy S9 sem o DeX Station
- Review do Samsung DeX Pad
Inicialmente disponível apenas no Galaxy Note 9 e Galaxy Tab S4, o app Linux on DeX foi recentemente atualizado (embora ainda esteja em beta) e agora suporta o Galaxy S9 (desde que rodando o Android 9.0 Pie), S10e, S10, S10+, S10 5G e o Tab 5e. Basta se inscrever para ser “beta tester” do app, através do Google Play.
Depois, basta conectar o smartphone a um monitor, teclado e mouse para ativar o DeX, dar dois cliques no ícone Linux on DeX e aguardar a instalação do sistema operacional, que é uma versão modificada do Ubuntu 16.04.
Dentro do ambiente Linux, você poderá usar qualquer aplicativo disponível nos repositórios de software do sistema. A Samsung apresenta este recurso como algo ideal para desenvolvedores e administradores de sistemas, que poderão trabalhar em qualquer lugar sem ter de levar um notebook junto.
E você, acha interessante poder rodar Linux em seu smartphone? Deixe sua opinião nos comentários.
Não achei o app na Google Paly. Me inscrevi mas o app não aparece na busca.
No meu google play do s9+ não aparece o linux on dex. Já estou escrito.
legal, eu acharia interessante mesmo se a samsung lança-se uma especie de hyper-V onde o usuário pode-se escolher o sistema não estando limitado somente ao que a samsung oferece.
Parece uma ótima ideia, esse novo recurso para linha S9 e S10.
Muito interessante.
Comprei um hub que tem saída para HDMI e VGA.
Opções como essas tornam os celulares muito mais úteis, podendo agora se tornar uma ótima ferramenta de trabalho.
Será que usaremos o windows dessa forma no futuro? Não substituindo o tradicional, apenas acrescentando uma opção.
A Microsoft já tem uma versão do Windows 10 para processadores ARM, usados nos Galaxy, em notebooks com processadores Qualcomm e que roda (bem devagar) até mesmo num humilde Raspberry Pi 3B. É só uma questão da empresa trabalhar com a Samsung para adaptar o sistema pra rodar no DeX.
Imagino que não, o que faz o windows ser quem ele é se baseia na quantidade de programas que ele possui e o windows pra arm perde toda essa compatibilidade. Logo vira apenas um sistema que perde pros outros nos aspectos gerais. Porem acho interessantíssimo se o cenário mudar e possamos usar qualquer programa no celular.
Henrique, o Windows pra ARM tem uma máquina virtual integrada que "traduz" os apps x86 já existentes pra ARM. É como a Rosetta, que a Apple usava na transição de PowerPC pra X86. Já funciona com apps de 32 bits, e eles estavam terminando a implementação pra apps de 32 Bits.
o windows arm ja evoluiu bastante desda época do 8 atualmente os notebooks com snapdragon podem rodar programas x86(não com o mesmo desempenho, mas rodam)
Sim, porem essa implementação de VMs caga muito o desempenho, como foi visto em modelos anteriores testados.