Tizen, WebOS, AndroidTV: como escolher o melhor sistema para sua Smart TV
Apesar de ainda não querer uma Smart TV em casa, já testei alguns televisores e foi legal navegar pelos diferentes sistemas, aproveitar o que cada um tem de melhor. Mas qual deles pode atender melhor a demanda que você tem? Vamos conversar um pouco sobre eles.
De forma geral, temos três sistemas principais para Smart TVs: o Tizen, que aparece nas TVs da Samsung: o WebOS, que está nas TVs da LG; e o AndroidTV, que aparece em TVs Sony e TCL. Esses sistemas fazem muitas coisas parecidas, mas algumas particularidades podem levar à sua escolha.
Falando em preço das TVs, as mais baratas que você pode encontrar com um desses sistemas serão as LG e Samsung. Aquelas que possuem AndroidTV precisam de um hardware mais parrudo para aguentar esse sistema, que é mais exigente e são, desde as mais simples, mais caras. As 4K mais baratas são LG e Samsung, por exemplo, e elas são Smart TV.
Porém, enquanto o WebOS é completo nas LG, as Samsung mais baratas possuem uma versão mais limitada do Tizen, com menos animações e elementos de interface, mas o sistema é basicamente o mesmo. O legal é que esses dois sistemas contam com apps para smartphone, e assim você pode ter mais controle através do seu celular.
O AndroidTV, por outro lado, tem a vantagem de estar intimamente ligado ao Android, caso o seu smartphone tenha esse sistema. Ou seja, com o app Home do Google você espelha facilmente a sua tela, dá comandos de voz dos mais variados e interliga sua TV com uma smart home do Google.
No caso das Samsung com Tizen, você já consegue conectar a TV com outros produtos smart da marca. Na verdade, o objetivo da Samsung é fazer da TV o hub principal da sua casa inteligente. Porém, ainda não temos a assistente da sul-coreana, Bixby, em português, e ainda não há datas para isso. Com a LG, em modelos mais caros, você pode comprar separadamente um controle que adiciona controles de voz ao sistema.
Na questão de navegação, acabo me inclinando mais para o WebOS, o melhor sistema de TV que usei até hoje. Não que eu tenha considerado os outros ruins, mas a facilidade de uso do WebOS chama atenção. Os três são bem completos, mas o controle remoto com movimento, no estilo controle do Nintendo Wii, é de uma facilidade sem tamanho.
Nos outros dois sistemas, as coisas funcionam no botão, que precisa ser clicado até você encontrar o que precisa, e incluímos aí digitar palavras na busca, o que pode ser bem chato. O controle da LG, o Smart Magic, pode ter um scroll e muitos botões. Já o do Tizen é bem mais minimalista e permite controlar muitos outros periféricos nele.
Na usabilidade, acredito que o Tizen e o WebOS sejam os mais interessantes, pois possuem um menu que fica na parte inferior da tela, mantendo a imagem enquanto você usa.
Para usar com o seu smartphone, quando você quer passar algo na telona, o AndroidTV, como falei, espelha facilmente tudo o que estiver aparecendo no seu celular. Já no WebOS, é preciso que o aparelho tenha suporte ao padrão Miracast. O Tizen é o mais limitado, pois só funciona com aparelhos que tenham o SmartThings da empresa, e só os Samsung possuem esse padrão.
E caso seu principal uso sejam os serviços de streaming, pode ficar tranquilo: os três sistemas possuem apps dos principais serviços como Netflix, Prime Video, Globoplay, HBO Go e FOX+. Tudo roda de forma nativa, com uma única excessão: o padrão Dolby Vision de mais qualidade do Netflix só roda no WebOS e em algumas TVs da Sony.
Esses sistemas fazem muitas coisas parecidas, mas algumas particularidades podem levar à sua escolha.
Se você quer espelhar seus jogos, pode aproveitar o AndroidTV, que terá acesso à mesma loja de apps Play Store do Android, e por ter um hardware mais poderoso, vai rodar tudo sem problemas. No caso dos outros, você sempre pode resolver com um Chromecast ou com uma set-top box, que vêm com o mesmo sistema de uma AndroidTV. Temos artigos muito bons sobre isso abaixo:
- Smart TV ou set-top box? Quais as diferenças e qual delas escolher
- 10 motivos para você comprar um Chromecast sem pensar duas vezes
Por fim, é isso: se você quer o sistema mais completo e mais fácil de usar, uma WebOS é a pedida. Se você já tem smartphone da Samsung, pode querer harmonizar seu setup com um Tizen, que é bem bonito e tem navegação interessante. E se você tem ecossistema Google, se quer jogos na TV sem engasgos e pode pagar mais, vá de AndroidTV (ou use as alternativas acima).
Qual o seu sistema de TV favorito?
Tenho 2 da Samsung, e pretendo trocar de marca. Sistema extremamente limitado, não tem atualização. Por fim, troquei de celular (de Android 5 pra Android 9) e não consigo mais espelhar a tela na TV. Se não fosse uma smartv, eu já teria comprado um Chromecast, e certamente teria me aborrecido menos.
E agora, compro um Chromecast só pra fazer a meia duzia de coisas que a TV deveria fazer mas não faz? Não quero mais saber de Tizen.
Ah, já ia esquecendo! Copa de 2018, aplicativo do Sportv 4k não funcionou no meu modelo (2016), somente nos 2017 ou mais recentes! Mesmo hardware!!! A fabricante optou por tentar me forçar a comprar outra TV. Samsung nunca mais!
Para mim o melhor sistema é o da LG, muito prático intuitivo, realmente fiquei muito entusiasmado para adquirir, muito rápida mesmo, melhor escolha sem dúvida nenhuma. Agora, o que as fabricantes deveria se debruçar sobre o fato das atualizações, pois tenho um amigo que possui uma SONY, e não roda mais youtube, segundo a fabricante, não tem mais atualização para aquele tipo. Um absurdo.
logo chega isso na sua tv amigo! pois a minha é uma LG de 4k de 49 polegada, quero o disney+ e não tem mais atualização, sendo assim, acho q as TV só veio para ter 5 anos de atualização! agora o que faço com a TV? simples ou comrpo um chromecast ou vendo a tv
Qual pessoa hoje em dia não quer uma Tv smart? É no mínimo hilário pra quem está escrevendo justamente sobre...
Ótimo artigo, com dicas excelentes sobre o melhor sistema de tv.
Fazendo um mea-culpa depois do artigo que praticamente afirmou que smartTVs não devem pra nada?
O famoso morde e assopra?
🤔
Lembro que há alguns anos, comprei uma Samsung, nem tanto por ser smart (visto que na época, já tinha um PS3 como media center), mas o que me interessava mais era o suporte ARC, pra ligar no home theater, mas as poucas vezes que tive de usar a interface smart da TV, era sofrível, principalmente o tempo de resposta, porém não vejo necessidade em mudar de aparelho no momento. Ainda me supre bem, pois na época, modelos 4K ainda estavam a mais de R$ 2000.
legal tenho uma pretensão de adquirir uma tv smart. Me inclino mais pela WebOS. Muito boa a matéria ajuda a não ficar perdido na hora da compra.
Android TV tem muito mais possibilidades de APKs, inclusive os que não estão no Android Play do próprio sistema da tv. De longe o melhor OS pra tv verdadeiramente "smart".
Serio isso do dolby vision stella? Tenho uma tv sony 905f e no netflix quando o filme tem suporte aparece o padrão dolby vision... Será que estou sendo enganado? Ou faltou um pouco mais de pesquisa no seu texto?
"só roda no WebOS e em algumas TVs da Sony " leia a matéria direito área de criticar
Não quero mas te indico, wtf que contradição...
Jornalista e produtor de conteúdo tem que saber sobre tudo, migo.
Eu possuo uma Samsung com o Tizen... Acho a navegação prática porém não muito rápida. Como não uso muito as funções smart meio que não sofro pra colocar as coisas em ordem.
A Sony bravia xbr905E possui controle de voz no controle remoto , Dolby Netflix , e a navegação e controle do aparelho pelo celular é simples, prática , intuitiva ao extremo ..tenho duas e o mais irritante no controle por wireless do celular é a tela de bloqueio . De longe Android tv ( Sony ) é a melhor escolha ,
Corrigindo: A Sony Bravia XBR-55X905F, que possui o Android TV, tbm tem o Sistema Dolby Vision.
Vdd eu tenho a de 65 e roda liso o DOLBY VISION
só roda no WebOS e em algumas TVs da Sony.
Algum sistema ou aparelho permite a aposentadoria do controle remoto com o telefone podendo ligar, mudar canal (entrada de vídeo) e desligar o aparelho?
LG e Samsung possuem aplicativos para controlar pelo Smartphone, mas em poucas horas você vera que não é nem um pouco pratico operar pelo celular