Moto G5 Plus vs. Moto G4 Plus: não olhe para trás
A Lenovo apresentou o Moto G5 há poucas semanas e, como já é tradição, a variante convencional veio acompanhada de um modelo extra, o Moto G5 Plus. A quarta geração foi a primeira que trouxe essa opção ao mercado, que oferece alguns pontos a mais para o usuário. Neste ano, contudo, os aparelhos estão mais iguais entre si, mas as coisas mudam um pouco quando olhamos para o G4 Plus e o G5 Plus.
Moto G5 Plus vs. Moto G4 Plus: design e acabamento
O visual de ambos é bastante diferente, desde as linhas gerais até o material utilizado na composição. O Moto G4 Plus tem uma espessura menor, é construído em alumínio em grande parte da sua traseira e tem um contorno com linhas ligeiramente mais retas. Na prática, contudo, o Moto G4 Plus parece ser o menos espesso, talvez pelo fato do aparelho ter dimensões maiores.
O G5 Plus tem um visual mais elegante e um pouco mais moderno, enquanto o G4 Plus aposta no básico, com revestimento traseiro em silicone e bordas em policarbonato. Na minha opinião o modelo da geração passada tem uma empunhadura melhor, por ter uma superfície mais plana e também por contar com um material mais confortável ao toque.
O design de um produto é algo subjetivo. Muitos adoram a aparência do novo Moto G, enquanto outros o acham inferior. Pessoalmente, não vejo beleza em nenhum dos dois, levando em consideração o meu gosto pessoal. Mas, se eu tivesse que escolher uma deles olhando para o design, certamente optaria pelo Moto G5 Plus.
O modelo mais novo traz alguns refinamentos pontuais no design, mas que fazem toda a diferença para quem preza por um visual mais consistente. O botão de início foi otimizado no Moto G5 Plus, combina melhor com a parte frontal feita em vidro e está em sintonia com as linhas visuais do aparelho.
É claro que o botão físico do Moto G5 Plus precisava ser mais espaçado para que o usuário pudesse utilizar melhor suas funções de navegação por toque, que é um recurso novo dessa geração. Seria bem complicado utilizar o botão quadrado, e desarmonioso, do Moto G4 Plus para essa finalidade.
O novo modelo aposta em outra posição para a entrada para fones de ouvido, que saiu da parte superior no Moto G4 Plus e agora está na parte inferior no novo Moto G. Esse é o melhor lugar para se colocar uma entrada mini-jack, pois assim o fio não fica pendurado ou passando na frente da tela.
Moto G5 Plus vs. Moto G4 Plus: tela
Muitos usuários reclamaram que houve um downgrade neste quesito. Isso porque a tela do Moto G4 Plus tem 5,5 polegadas, enquanto que no Moto G5 Plus esse tamanho foi reduzido para 5,2, gerando uma diferença de 0,3 polegadas. Entretanto, a Lenovo manteve a resolução Full HD, ou seja, a diferença aqui é quase imperceptível.
Na prática o usuário não irá notar essa mudança, principalmente porque você não estará usando o G4 Plus e o G5 Plus ao mesmo tempo para ficar fazendo essa comparação a todo momento. Também não devo dizer que a redução no aspecto da tela trouxe ganhos para o novo modelo em termos de nitidez, pois este é outro ponto imperceptível em uso cotidiano.
Falando ainda sobre o uso na prática, o Moto G5 Plus traz uma vantagem em comparação com seu predecessor em aproveitamento do tela. Quando o botão físico está ativado, os botões virtuais saem da tela, fazendo com que mais informação seja exibida no painel, seja durante jogos, vídeos ou na web. Isso de fato é algo perceptível, mas só beneficiará aqueles que usarem o botão (que não é meu caso).
Com relação ao painel, o Moto G4 Plus apresenta cores mais amareladas, mas ainda sim equilibradas. A tela do Moto G5 Plus é bem parecida no que diz respeito às cores, mas exibe tons azulados. O brilho também é um pouco superior no modelo mais novo, mas, se tratando de dois painéis IPS, temos poucas diferenças que valem ser destacadas.
Moto G5 Plus vs. Moto G4 Plus: software
Nougat para os dois, pra não ter briga! Este é um ponto no qual o usuário não terá que se preocupar neste momento. Ambos devem receber o Android O, visto que a Motorola havia confirmado em seu site que o Moto G4 Plus receberia duas versões do Android (N e O). O mesmo deve acontecer com o Moto G5 Plus, muito provavelmente.
Não há muito o que falar do software desses dispositivos. Temos o Android rodando sem muitas interferências por parte do fabricante, como de costume. As diferenças ficam em elementos visuais do launcher, no novo widget de tempo e clima e em recursos que estão no app Moto que, no caso do Moto G5 Plus, vem com opções extras para configuração do novo botão físico de início. O Moto G5 Plus vem com app de TV Digital como diferencial.
Moto G5 Plus vs. Moto G4 Plus: desempenho e bateria
Poucos aspectos foram modificados no hardware do Moto G Plus entre a quarta e a quinta geração. A Lenovo manteve os mesmos 2GB de memória RAM e a capacidade de armazenamento, de 32GB. A maior mudança aqui foi no upgrade do processador, que passou do Snapdragon 617 octa-core de 1.5GHz para o Snapdragon 625, com oito núcleos de 2.0GHz.
Os chipsets são bem diferentes em suas estruturas, visto que o mais novo tem um rendimento energético e gráficos melhores. O gerenciamento de energia também é melhor no SoC mais novo. O Moto G5 Plus de fato exibe gráficos mais otimizados em jogos um pouco mais exigentes, mas a performance em uso diário é semelhante em ambos.
Você pode fazer as mesmas atividades tanto no Moto G4 Plus quanto no G5 Plus, mas o modelo de última geração entregará um resultado melhor quando o multitarefa estiver sobrecarregado, ou após a atualização do sistema para uma nova versão.
Com 3.000mAh de bateria, o Moto G5 Plus consegue atingir uma autonomia média de 18 horas, que pode variar de acordo com seu uso. No pior cenário, você terá 5 horas e meia de duração, usando muitos recursos do sistema, rodando jogos e fazendo streaming. Com relação ao G4 Plus, temos a mesma capacidade de bateria, mas obtive números ligeiramente mais baixos durante meus testes, algo em torno de 16 horas de uso.
Essa diferença pode estar relacionada ao processador, pois como disse acima, o Snapdragon 625 é mais eficiente no consumo de energia. O Moto G4 Plus, por outro lado, é um modelo que já foi atualizado uma vez, enquanto o G5 Plus sai de fábrica com o firmware atual e deverá receber o novo SO daqui muitos meses. Todos esses detalhes, somado ao uso que fazemos do aparelho, impactam no rendimento da bateira. É claro que, no caso do Moto G4 Plus, cortando recursos e apertando o cinto pode-se ganhar alguns minutos a mais de energia tranquilamente.
Moto G5 Plus vs. Moto G4 Plus: especificações técnicas
Motorola Moto G5 Plus vs. Motorola Moto G4 Plus – Especificações Técnicas
Motorola Moto G5 Plus | Motorola Moto G4 Plus |
---|
Moto G5 Plus vs. Moto G4 Plus: câmera
A câmera do Moto G5 Plus tem menos megapixels em comparação com o Moto G4 Plus. O modelo atual tem 12MP, enquanto seu predecessor tem 16MP. As diferenças ficam por conta de alguns detalhes importantes, como a abertura da lente, de f/1.7 na nova geração e f/2.0 no modelo passado.
Logo, o Moto G5 Plus se sai um pouco melhor nos detalhes, principalmente quando não há muita luz no ambiente ou no cenário escolhido. A lente do G5 Plus tem uma abertura maior, como vocês poderão reparar nas imagens, é possível enquadrar mais informações numa foto. Essa diferença é mais perceptível em selfies, onde o rosto do usuário fica mais próximo no G4 Plus, e pouco mais longe no G5+.
O Moto G4 Plus entrega ótimos resultados para sua categoria, e achei o zoom do modelo melhor, assim como o foco. O aparelho da geração passada tem foco a laser, enquanto o modelo mais novo vem sem esse recurso, fazendo com o foco seja menos rápido e instável. Em contrapartida, o G5 Plus é o único que grava vídeos em 4K.
Abaixo, você confere imagens feitas com ambos os dispositivos:
O Moto G5 Plus, apesar da abertura de lente maior, não sai muito na frente no que diz respeito às sombras, tons mais escuros ou em baixa luz. A diferença nestes pontos é mínima, mas não deve ser ignorada, pois isso impacta na vivacidade nas cores.
O Moto G4 Plus acerta melhor no zoom, mas erra um pouco no HDR. De modo geral, os resultados são bem similares, com ligeira vitória para o G5 Plus por conseguir entregar um pouco mais de detalhes em sombras e em baixa luz.
Moto G5 Plus vs. Moto G4 Plus: veredito final
Seria um pouco obvio dizer que o modelo mais novo é o melhor, pois sua fabricante fez pequenos ajustes em seu hardware e em seu visual que nos levam facilmente a essa conclusão. Porém, usando os modelos ao longo dos últimos dias, notei que o Moto G4 Plus não fica devendo nada para o Moto G5 Plus em muitos aspectos.
Todos os pontos novos e atualizados do Moto G5 Plus são válidos, mas não acredito que eles sejam bons o suficiente para que o usuário invista mais dinheiro neste aparelho. Afinal, por se tratar de modelos intermediários, você não terá o acabamento mais premium ou a melhor câmera do mercado, e caberá se prendendo a pequenos detalhes na hora de julgar um ou outro, como qual funciona melhor em modo HDR ou quais são os benefícios de um processador mais atual.
Melhorar o aparelho nestes aspectos é uma obrigação do fabricante, caso ela queira vender bem sua nova geração de produtos. Na prática, esses detalhes diferentes não mudam muita coisa na minha opinião
Acrescento ainda que, caso você esteja disposto a investir alguns reais a mais num Moto, opte pelo Moto Z Play. É possível que o custo do modelo fique mais acessível ao longo dos próximos meses, e você estará levando para casa uma opção com experiência de uso diferenciada, mais performance e diversos outros pontos que o tornam uma escolha mais segura.
A briga entre estes modelos fica restrita ao visual, ao NFC e a TV Digital, que são bônus do novo Moto G. Se usar um processador mais atual faz mais diferença ou lhe traz mais segurança, também te indico o G5 Plus. Agora, se esses aspectos são indiferentes pra você, vai de Moto G4 Plus e não olhe para trás.
Qual dos modelos seria sua escolha? Você usa algum deles?
Matéria cheia de erros, como por exemplo o Moto G5 Plus possuir o sensor a laser que o G4 Plus tem na câmera.
Galera, quem migrou do moto X2 (2014) para o moto G5 plus (2017)?
comprei o moto g4 plus, até o momento muito satisfeito, tomara que não dê muitos problemas no futuro!
Comprei o G4+ em junho/2016, já atualizado para o 7.0 e agora com o novo patch. Apesar do muito que já li, não tive ainda qualquer problema com o mesmo. Se tivesse $$ iria de Moto Z Play com o snap da câmera!
Sobre as câmeras, a abertura maior em "f" no G5 Plus não significa que ele "enquadrar mais informações numa foto", como foi citado. Essa característica se dá pela distância focal da lente, que é mensurada em milímetros (mm).
A abertura de f/1.7 da lente do Moto G5 Plus, especifica que o tamanho do diafragma é maior do que f/2.0 do G4 Plus, permitindo entrar/passar mais luz para o sensor.
Estava lendo uns comentários de algumas pessoas falando mal do moto G, tive meu moto G 2 nunca deu problema, fiquei 5 anos com meu moto G 2 e sem falar que quando completou 4 anos com meu celular minha filha derrubou ele no chão ee trincou a letra toda, sim a tela toda é mesmo assim funcionou perfeitamente 😍😍 aí saiu os novos modelos do moto G, e então me apaixonei por um Moto G 4 plus não troco por nada, meu xodó amo muito e não tenho nada a reclamar dele e nem dá marca! 😍😍😍😍😍😍
Que legal, você está com um celular lançado no segundo semestre de 2014 há 5 anos já, show hein? Veio do futuro e postou esse comentário ou perdi noção de tempo? Eis a questão.
kkkkkkkk
Tive um moto g 2 e foi o celular mais bugado que eu já vi, 2 meses e vendi o aparelho. Pé atrás com lenovo/motorola sempre
No G2 ainda era a Google.
Z Play neles !!!!!!!!!
Na exibicão os 2 dispositivos tem noas caracteristicas em tragar uma gama de usúarios, mas procede na praça muito zum, zum, zum de probleminhas com os ambos aparelhos.
Mas o G5 plus se destaca bem competente em entregar um bom hardware.
Fiquei com o moto g4 um tempo, não tive problemas, inclusive achei melhor que o lg k10 novo. Mas, acho a entrada mini jack na parte de baixo um lugar bem ruinzinho kkk detesto o local no meu celular
o meu G4 Plus tá perfeito, sem bugs, sem defeitos, porem nunca vi um aparelho com tantos relatos de problemas como esse, que tô quase aceitando que ele vai dar problema a qualquer momento, tenso
É Emerson, se tratando de Lenovo é bom ficar com o pé atrás! Qualidade morro abaixo....
Faz um tempinho que tenho notado que o tiro que a Lenovo deu saiu pala culatra o novo G5 foi lançado, para revolucionar, mais seu antecessor G4 plus me parece ser melhor, então vira e mexe vemos que estão querendo desqualificar o G4 par tentar fazer a turma engolir esse fiasco chamada G5....
Não recomendo o Moto g ,já tive o 1,2,3 e agora o 4 G plus ,muito problemático,trava ,congela,e agora a tela fica piscando,trêmula ,não acredito que o 5 vá ser menos problema,e o que é pior quem vendeu não troca seu aparelho é as manutenções ficam caro ,Lenovo atrapalhou a Motorola ,estou muito insatisfeito!
Eduardo, vc não recomenda o Moto G (a partir do 4) por ser um gadget problemático, mas já teve todos os modelos da série?!
vale apena troca o Moto g4 play por um moto g5
A diferença é que no G4 Plus a tela vem com defeito e no G5 Plus ninguém sabe ainda! :)