Review do Moto G5S Plus: mais câmera e design, mas cedo demais
Menos de seis meses após o lançamento, o Moto G5 e o G5 Plus ganharam novos irmão – ou substituto – os modelos S. No teste do Moto G5S, queremos ver se as modificações são justificáveis ou se a Motorola deveria ter aguardado mais um ano para que os anteriores se aposentassem com calma.
Prós
- Entrada de fone de ouvido
- Um design bonito
- Carregamento rápido
- Bateria com duração de 1,5 dias
- É Dual-SIM
Contras
- Software desatualizado
- Preço alto
- Efeito de foco defeituoso
Motorola Moto G5 Plus – Data de lançamento e preço
O Moto G5S e o Moto G5S Plus já são vendidos internacionalmente, e agora a Motorola resolveu trazê-los para o mercado brasileiro. O Moto G5S chega custando R$ 1.099,00, enquanto o G5S Plus custa R$ 1.499,00. Ambos estarão à venda desde 24 de agosto nas principais lojas do varejo físico e online. As cores disponíveis são: dourado, azul marinho (somente para G5S), prata, ouro rosé e azul topázio (duas últimas cores só para o G5S Plus).
Junto com os modelos G5S, a empresa lançou também o Moto Z2 Force. Todos os detalhes sobre esse lançamento estão abaixo:
Motorola Moto G5 Plus – Desenho & Qualidade de Construção
O Moto G5S Plus é basicamente uma tentativa da Motorola de conquistar os usuários que se decepcionaram com o conceito visual dos modelos da marca para este ano. Se você não gostou do design dos Moto G5, provavelmente dará uma colher de chá para o Moto G5S Plus logo de cara.
Isso porque o modelo tem um acabamento melhor, feito em alumínio, ao contrário dos modelos mais básicos da série que contam com uma estrutura que combina alumínio com policarbonato. No manuseio, essa investida convence, porque é nítida a sensação de que estamos com um produto com acabamento consistente em mãos.
A Motorola finalmente tem agora um design "unibdoy". Isso significa que o chassi completo saiu de um bloco de alumínio. As interrupções plásticas obrigatórias permitem que as antenas passem. A tela é protegida pelo Gorilla Glass. A proteção Nano-Coating não deixa que pingos de água entrem no aparelho.
Por algum motivo que só a Motorola pode explicar (mas provavelmente porque é mais barato), o Moto G5S Plus não vem com entrada USB Type-C, mas sim o padrão micro USB. É uma escolha bastante infeliz por parte da empresa, visto que ela mesma está tendo a oportunidade de lançar uma versão revisada do Moto G5 Plus por um preço mais alto.
O posicionamento dos botões e as linhas gerais do modelo são as mesmas dos lançamentos anteriores, mas existe uma novidade bem interessante: o sensor de câmera duplo. Como bem observado pelos leitores do site, a posição das lentes e do flash de LED dentro do módulo circular formam uma espécie de sorriso. A qualidade vale a pena. Durante os testes, o aparelho caiu de uns 50 centímetros no chão, foi exposto a muita poeira, teve seu display colocado na mesa voltado para baixo com frequência e frequentou superfícies escorregadias. O Moto G5S ficou com apenas alguns indícios de uso, logo, é esperado que envelheça devagar e com dignidade.
Motorola Moto G5 Plus – Tela
O Moto G5S Plus não é um modelo compacto e isso também se deve a tela de 5,5 polegadas, que ocupa 75% de sua parte frontal, com resolução Full HD. O painel é bem simples, LCD IPS com cores e contraste equilibrados. A representação da cor é muito boa. O brilho e o alcance de contraste são bons do ponto de vista de hardware, mas requerem uma otimização de software.
Em questão do brilho, o Moto G5S divide opiniões. O brilho adaptável é um tanto quanto estranho quando escurece o visor. À noite não escure o suficiente e, durante o dia, não acendeu o suficiente contra a luz solar. Isso significa que o alcance de contraste atual do Moto G5s Plus não é bom. Em uma noite com pouca iluminação, o display muito brilhante ajuda, assim como desativar o brilho adaptável no modo noturno. Não é tão bom quanto o que foi implementado no Google Pixel, mas dá para o gasto. No aplicativo Moto, você poderá ligar e desligar durante o amanhecer e o pôr do sol. O horário exato é determinado no aplicativo.
Motorola Moto G5 Plus – Software
A versão do Android presente no G5S Plus é a 7.1.1 Nougat, com promessa de atualização para o Android Oreo, segundo a fabricante. O software segue as modificações que encontramos no Moto Z2 Play, com ícones arredondados, dock e gaveta de aplicativos transparentes e a central de ações inteligentes Moto.
Enquanto um dispositivo que permite a conexão em rede, você pode fazer transações por meio do internet banking, ou comprar e escrever postagens públicas sob seu nome. O software é seguro contra pessoas não autorizadas. Os buracos de segurança são fechados pela Google em forma de patches mensalmente.
As fabricantes de smartphones podem customizar, testar e passar adiante para os consumidores. Demorar algumas semanas é aceitável, mas demorar três meses, como foi o caso, é inaceitável. No fim de setembro, o aparelho ainda tinha o Android 7.1.1 em um nível de segurança de junho. Muitos produtos competidores com softwares modificáveis estão aqui. E isso não é tudo.
Por isso é uma boa ideia fornecer smartphones por pelo menos dois anos com atualizações do sistema operacional, incluindo novos recursos e um terceiro ano com patches de segurança. A Motorola lançou uma segunda atualização do sistema operacional após a atualização para o Android 8 Oreo para os modelos da série G5.
No Brasil, temos ainda TV digital no padrão full-seg e 1-seg, dependendo da disponibilidade do sinal da TV desejada, sendo possível gravar o conteúdo no microSD.
Motorola Moto G5 Plus – Performance
O Moto G5S Plus tem de tudo para ser um Android com performance estável devido ao software pouco customizado e ao processador Snapdragon 625, acompanhado por 3GB de RAM. Aqui no Brasil ele é o Moto G5 mais rápido da série, apesar de existir outra versão com 4GB de memória RAM em alguns países.
O Snapdragon 625 oferece um desempenho médio, o que não mudou surpreendentemente em comparação com o Moto G5 Plus. Irritante é que a Asus acaba de lançar aparelhos com o chipset sucessor, e agora o Snapdragon 630 está sendo produzindo em massa. Isso teria feito a atualização ser melhor. Os 625s aqui vistos encontrariam novamente uma casa mais apropriada e nova no Moto G5S menor, não no Plus.
A Motorola está jogando fora uma mudança importante para dar ao Moto G5S Plus um recurso interessante a todos. Isso teria sido particularmente vantajoso em conjunto com a câmera dupla utilizada aqui, uma vez que o chipset mais novo teria oferecido tecnologias interessantes. Assim, algumas possibilidades do hardware, simplesmente evaporam.
A performance para games é suficiente para jogos simples; bons gráficos que você obtém apenas com um Snapdragon da família 800er ou com um Galaxy S7, que atualmente está vendido pelo mesmo preço no eBay. Ainda com relação ao hardware, o G5S Plus tem o sensor biométrico integrado ao botão de navegação por toque que estreou com o primeiro Moto G5. A resposta tátil foi melhorada e a sensibilidade ao toque também, segundo a Motorola.
Motorola Moto G5 Plus – Áudio
Um único alto falante irradia o som para baixo. Um dos microfones está localizado embaixo do aparelho e o outro atrás da câmera principal. A boa e velha entrada de fones ainda estão disponíveis.
Motorola Moto G5 Plus – Câmera
Chegamos à maior novidade dessa versão do Moto G5, o sensor duplo. Basicamente, a câmera dupla é capaz de capturar fotos com o plano de fundo desfocado, o famoso efeito bokeh, mas a Motorola fez algumas modificações no software que tornam o processo de edição das imagens capturadas bem interessantes.
Se trata de duas lentes com 13MP e abertura f/2.0. No software da câmera se encontra o efeito de profundidade que pode ser ajustado de acordo com a vontade do usuário, o chamado desfoque seletivo. Após a captura de uma imagem usando esse efeito é possível acessar a imagem na galeria de fotos e aplicar outros três efeitos disponíveis no software.
Isso pode ser feito pois as fotos capturadas com o modo desfoque são salvas com informações adicionais, ou seja, com todos os dados de construção da imagem, e não apenas um arquivo de imagem simples. Assim, o software consegue fazer novas alterações no primeiro ou no segundo plano da foto tirada com o efeito de desfoque seletivo. Existem dois efeitos, mas que ainda estão em beta:
- Preto-e-branco: deixa o primeiro ou o segundo plano no padrão preto-e-branco.
- Montagem: permite que o segundo plano seja substituído por outra foto. Você pode trocar o fundo de prédios ou árvores por uma foto da Estátua da Liberdade, por exemplo.
O desfoque seletivo funcionou razoavelmente bem durante o tempo que testei o aparelho. Existe um atraso no disparo e alguns congelamentos na imagem da câmera enquanto a intensidade do desfoque é ajustada. É claro que todos esses aspectos serão colocados à prova até o review final.
O sensor frontal tem 8MP e grande angular perfeita para selfies em grupos. Essa câmera acompanha um flash de LED para auxiliar em condições de baixa luminosidade.
Motorola Moto G5 Plus – Bateria
O Moto G5S Plus tem 3.000 mAh de bateria, o que não é um número alto em comparação com o Moto E4 Plus, por exemplo, mas que deve entregar ao menos um dia e meio completo em uso convencional, o que é bom, mas não excepcional. O dispositivo acompanha um carregador TurboPower na caixa de 15W, permitindo que 30% da bateria seja carregada em 15 minutos de carga.
Motorola Moto G5 Plus – Especificações Técnicas
Veredito Final
A Motorola resolveu colocar no mercado uma versão revisada do Moto G5 Plus, mas nem todos os pontos do dispositivo foram revisados ou então podem ser classificados como um bônus. A ausência da entrada USB Type-C é um ponto bastante questionável, assim como a memória RAM que poderia ser maior e a escolha do chipset.
Ao que parece, a Motorola lançou o Moto G5S cedo demais por duas razões: deveria ter esperado o novo chipset Snapdragon 630, que teria melhorado a câmera dupla, e segundo que é perigoso colocar um lançamento tão forte no mercado poucos meses depois do Moto G5 normal. A Motorola deve esperar uma perda de confiança dos clientes que investiram no Moto G5 Plus e agora estão segurando em suas mãos um dispositivo que foi ultrapassado em menos meio ano.
Entretanto, de modo geral, a experiência proposta com a câmera dupla é promissora e outros recursos devem chegar ao software com o tempo. A LG e a ASUS contam com modelos que entregam dois sensores traseiros no mercado, mas devido a popularidade da série Moto G por aqui, o G5S Plus pode ser responsável por levar o sistema dual-câmera para uma quantidade maior de usuários.
*Este review foi feito em parceria com o editor Bruno Salutes, do AndroidPIT.br
O que você acha do G5S Plus?
Tenho um G4 plus mas está com toque fantasma, estava pesquisando e estou quase trocando por esse g5s plus , no quesito câmera o g5s plus supera o G4 plus? Porque o seu predecessor (G5 plus não superava) , resumindo vale a pena essa troca ou pulo pro moto G6 play ?
"A Motorola lançou uma segunda atualização do sistema após a atualização do Android 8 Oreo na linha G5"
Qual linha G5? Aqui o Moto G5 Plus segue com Android 7.0 Nougat. O AndroidPIT deveria pesquisar o que fala!
Essa parte está na seção Software do review!
Comprei o G5s normal porque não preciso de tanto hardware, e porque possuo uma câmera semi profissional, então uma segunda câmera para mim seria inutil. E pelo que testei da segunda câmera, essa segunda câmera do g5s plus faz um desfoque muito ruim em comparação a minha câmera f/3.4. Modo retrato bom é o do One Plus.
Software desatualizado? Ele já vem com o Nougat e isso é ótimo! Ainda tem celulares que vem com o marshmallow e nem tem atualizações. Isso é infelizmente um lenovo, e não um Google Pixel!
já faz 2 meses que comprei o meu G5S plus,notei um bug, começa há carregar e depois para o carregamento.
mais alguém está cm esse problema?
O meu celular é o moto g5s,estou viajando e preciso dele pra ligações e Uber, ifood,etc... Ele travou e perdeu o som tem 3 dias,formatei mais de 15 vezes e ele quando liga não dá som,ele trava escrito Lenovo,e a tela por trás continua funcionando,consigo fazer a senha,aí eu entro em um jogo pra dividir a tela,fica metade azul escrito Lenovo e a outra o pedaço do jogo,aí eu entro na configuração e formato ele com a metade da tela, só q ele não liga, só liga quando da o som da Motorola no começo quando está ligado,e mesmo assim o celular está sem som,está travando,e não consigo fazer nada em uma cidade desconhecida... Formatei mais de 15 vezes e ele não dá som, consigo ver a três dias pq eu n posso desligar o celular o logo da Lenovo bem no fundo da tela,e dos aplicativos q eu entro no fundo da tela
Será que ele, como o restante da linha atual da Motorola, também não espelha a tela em smartTV sem precisar de nenhum app? Saí da Motorola por causa dessa sacanagem da Lenovo. Desde o Moto G4 está assim.
Enquanto a Motorola pertencer a chinesa Lenovo tô fora.
"a Motorola lançou o Moto G5S cedo demais por duas razões"
com bortas de 2015 e parecendo celulares da samsung de 2015 ela lançou esse treco com CPU processador Snapdragon 625 que custa mesmo preço de um Nubia Z17S (procura no google) de 4gb de ram, Snap 835 TOP, e autor diz que foi lançado cedo de mais?
Amigo, esse aparelho não tem disponível no Brasil e não é fabricado aqui. Como você quer comparar com um aparelho que tem que arcar com o custo Brasil e não é concorrente do Núbia Z17s? Se o Núbia fosse fabricado aqui custaria mais de R$ 3.000,00 ou pq vc acha que a Xaomi só fabricou aparelhos de entrada qd esteve aqui no BR? Será que as bordas saíram de moda mesmo? O iPhone 8 e o Pixel 2 parecem não concordar contigo...
Esse Nubia tava de 2200 reais um dia desses, Snapdragon 835 é muito caro!
Bom e realista review
Engraçado é ver esse monte de pitaqueiro que sequer pegou o aparelho na mão e vem esculachar. Tive na sequência um Galaxy S6, um Moto X Style e agora o G5s plus é digo: pra quem chamou o aparelho aqui de carroça não sabe o que tá falando. O sistema roda liso, liso, sem lags ou travadas, muito parecido com um Nexus 5 que tive no passado e melhor do que o X Style inclusive. Vai pro Android O e no futuro, se não for pro P, Lineage nele. O acabamento do aparelho é excelente, diferente de alguns acho o design muito bonito. Rodo Breaknec, Mário Run e vários outros jogos liso. Quem quer pegar pra jogar games pesados no talo que vá pro Z2 Power que é feito pra isso. Em relação a câmera, a Motorola tem lançado updates do app da câmera que tem melhorado a qualidade dos efeitos. Creio q com o tempo irá melhorar. Sabendo usar consegue-se efeitos muito bons. Não chega a qualidade de um S7 mas as fotos são bastante satisfatórias pra um aparelho da faixa dele, melhores que as do A5 por exemplo. No fim das contas se querem um aparelho pra ostentar aqui não é o seu lugar, mas se querem um bom custo-benefício vão sem medo, vale muito a pena. Ah, e é o primeiro aparelho que possuo que a bateria chega a quase dois dias no meu estilo de uso!
esse era pra ser o único G5 mesmo
Falavam a mesma coisa do Moto G Turbo quanto ao Moto G3.
Pessoal... É só eu que achei o texto um tanto quanto esquisito as vezes, com erros e/ou concordâncias estranhas. Vi que o Bruno revisou e colocou novas informações no texto que veio de fora mas foi um pouco difícil de ler e entender as vezes. Com relação ao celular acho um bom celular mas que foi lançado no momento errado e com algumas decisões ruins da Motorola, poderia ser mais mas não foi, talvez pq vão trazer o Moto X4? Não sei mas prefiro o Moto X mesmo.
sem contar que uma dessas câmeras são fake. faz o teste a segunda câmera e só enfeite.
O segundo sensor funciona exatamente como no Z2 power, captura apenas preto em branco pra vc poder usar o efeito de preto e branco seletivo e de profundidade, ou seja, você testou errado, não é fake.
Ví ele no shopping e a camera dupla trabalha muito ma