Gráfico mostra o quanto a Samsung perdeu sem o Note 7 em 2016
Você pode conversar sobre inúmeros temas com seus amigos antenados em tecnologia, como os capítulos da série Stranger Things, a volta da Nokia, ou sobre as atualizações do Android. Mas, acredite, nenhum assunto rende tanto quanto falar sobre o Galaxy Note 7. É claro que isso tem um motivo bem simples: no fundo, todos nós gostamos da Samsung e ficamos chateados com o ocorrido. Um gráfico recente, contudo, nos mostra que a marca sul-coreana é a principal "chateada" quando o assunto é o seu finado dispositivo.
Primeiramente, o gráfico
Samsung perdendo para a Sony
O instituto de pesquisas Apteligent, resolveu consolidar os números dos smartphones lançados durante o segundo semestre do ano mundialmente. Basta olhar com atenção alguns pontos dessa pesquisa para tirarmos conclusões bem interessantes de como foi a segunda parte do ano para algumas fabricantes.
O fato mais notável é a queda vertiginosa da então líder desse cenário, a Samsung, que perdeu muito com a retirada do seu exemplar mais aguardado por inúmeros usuários ao redor do mundo, o Note 7. Esse movimento é um tanto óbvio, já que sem um novo lançamento no mercado, qualquer marca amargaria em números de vendas. Então, encontramos a primeira informação "chocante" dessa pesquisa: o Xperia XZ é o best seller do segundo semestre.
O Xperia XZ é o best seller do segundo semestre, segundo a pesquisa da Apteligent
Lembro quando fui ao lançamento desse aparelho aqui no Brasil, convicto de que a Sony iria colocá-lo à venda por algo em torno dos R$ 4.999,00, que era a referência que tínhamos do último topo de linha da marca, o Xperia Z5 Premium. Também importado, o Xperia XZ chegou por R$ 3.999,00, que não é um valor baixo, mas está abaixo da média quando falamos de smartphones Xperia.
Além disso, o dispositivo vem com o pacote básico de 2016, como USB Type-C e processador Snapdragon 820. Olhando para o gráfico, conseguimos notar que a Sony teve poucos momentos de queda durante a trajetória do XZ após seu lançamento.
Google Pixel... quem diria
Quando o Google anunciou o Pixel muitos usuários divergiram de opinião, sobretudo sobre o novo foco do Google em novos usuários - de iPhones principalmente - e também com relação ao preço e a limitação do produto. Bom, indo pelo gráfico da Apteligent, notamos que os modelos do Google também seguem bem em números de vendas nos países em que eles são comercializados.
Por sinal, o Google Pixel e o Google Pixel XL superam o smartphone eleito por muitos sites e a imprensa especializada como "o melhor do ano", que é o Moto Z, da Lenovo. O gráfico mostra que, curiosamente, o Lenovo com conceito modular decaiu um pouco durante o período da Black Friday, no final de novembro.
Nem tudo está perdido para a Samsung
De forma alguma a Samsung está por baixo, até porque a empresa sul-coreana vende inúmeros modelos Galaxy e está preparando um portfólio bem interessante para 2017, segundo alguns rumores. Aliás, a terceira informação do gráfico é a mais interessante, já que ela mostra que existem mais unidades do Galaxy Note 7 no mundo do que LG V20 e HTC 10 Evo.
A HTC, por sua vez, sequer aparece além da linha base do gráfico, enquanto a LG se mantém como a penúltima colocada do ranking. Só para constar, s LG lançou uma campanha forte de divulgação do V20, talvez a mais forte e ampla em comparação com os demais dispositivos que estão nesse ranking. O dispositivo foi o primeiro a ser lançado com o Android 7.0 Nougat de fábrica, antes mesmo dos Pixel aparecem pela primeira vez. Pois bem, acho que nada disso adiantou muito, não é mesmo?
Podemos olhar o gráfico de diversas formas, observando também a variedade de aparelhos interessantes que são lançados pelo mundo e que não chegam ao Brasil. Outro dado bacana é o aumento na venda do OnePlus 3T, mostrando que a OnePlus agiu certo ao tirar o OnePlus 3 de circulação antes do previsto.
O que você dos resultados deste estudo? Em qual fabricante você está apostando para o próximo ano?
O retorno da NOKIA ao mercado de SmartPhones está sendo aguardado com ansiedade por pessoas que como eu já ficou maravilhado com o icônico N95, cujo único pecadilho era sua proteção externa de plástico muito frágil, principalmente a tampa da bateria e o seu sistema operacional Symbian (?). Nunca vi ainda uma câmera tão boa quanto a do meu vintage N95 com tão poucos megapixel perto dos de hoje (guardado). Com o sistema Android e um display de 5,5" acho que vou comprar o próximo Nokia. Chega de Samsung "full featured", caro, e pós venda sofrível por enquanto.
"Então, encontramos a primeira informação "chocante" dessa pesquisa: o Xperia XZ é o best seller do segundo semestre." isso só mostra o quanto voces só se importam com a Samsung e não estão nem ai para as outras fabricantes... parece até que vocês são pagos para falar bem da Samsung e esculachar as outras... close errado hein Android Pit.
Pareçe q agora a justiça vai ser feita Sony >>> Samsung
Se a Asus colocar o smartfone resistente a água e com o preço bom .não vai ter pra ninguém.
Sony tá mitando por aí. Samsung precisa caprichar no S8 e Note 8 pra se recuperar.
Ano que vem ela se recupera. E que ela não cometa um erro semelhante a esse de novo. Lembrando que muitos migraram para a Apple, e ano que vem tem a Nokia de volta, se a Nokia tiver uma boa recepção poderá haver enfim uma concorrente que bote medo na Samsung, e na Apple.
A Nokia vai ter que ser muito boa para manter o mito do nome, já que é uma empresa totalmente diferente que comprou somente o direito de usar esse nome. Ela terá que superar os outros em muito para se manter. É como o filho de um jogador de futebol famoso. Ele tem que ser melhor que o pai para ser reconhecido.
Um erro pode ser fatal, por isso que toda cautela é pouca, resultado, um Smartphone Top dos tops fora de linha antecipadamente, e o dinheiro investido indo diretamente para o ralo, sem retorno algum.
Acredito que a maioria que devolveu o note 7 migrou para s7 edge e iphone 7 plus.
Mas como não foram considerados o XZ ficou bem cotado. Em locais como Japão, Taiwan e os países da Escandinávia o XZ tem feito bons números.
Para ter uma visão melhor seria necessário ter os dados das vendas do S7E e do iP7 desde o momento em que a Samsung resolveu descontinuar o aparelho. As informações que tenho é que as vendas do S7 Edge dispararam. Não tenho essa mesma informação sobre o iPhone. Se alguém tiver, seria legal colocar aqui para compararmos. O que vejo na prática é gente que queria o Note 7 e comprou o S7 Edge, como eu.
Fez certo Steven.. pois quem corre com SAMSUNG é porque nunca teve o prazer de fuçar em um dispositivo top de linha da propria!
Eh... Eu tbem queria um Xperia desses.
Concordo... se fosse pra mim trocar meu iPhone SE por um androide, ou trocaria por um XZ ou um LG G5 pra mim são os melhores....
A empresa tem varios modelos, apesar dos pesares.. o S7 ta ai pra fazer a tarefa de casa e limpar essa sujeira do NOTE 7.. esses probleminhas já existiram em outros DISPOSITIVO de tais marcas.
A Samsung precisa fazer um excelente trabalho nos futuros S8 e Note 8 para compensar esse erro enorme que cometeu. Apesar de todos esses percalços, o ano não foi de todo ruim, pois o S7 Edge ocupa com muita competência a lacuna deixada pelo Note 7.
Concordo Andreu e acho que um Note 8 bem feito e sem pressa, faz o mercado esquecer os problemas do anterior!
Andreu Vasconcelos tem alguma confirmação de que terá o note 8? Eu goste do note e não comprei o note 5 por causa da falta de cartão de memória
Não gosto da Samsung e não fiquei chateado por ela não. hehe
É porque vc é do mal.
kkkkkkk