O assistente de voz do Google realmente merecia um nome próprio?
Durante o Google I/O, a Big G apresentou um novo assistente virtual, batizado de Google Assistant. A nova função chega para bater de frente com outros concorrentes do gênero, como a Siri, do iOS e a Cortana, do Windows Phone. Porém, muitos usuários receberam com indignação o nome escolhido pelo Google para o recurso, que é uma evolução do Now. Afinal, por que a empresa deveria se preocupar com um nome para a sua nova funcionalidade?
O Google Assistant utiliza mecanismos mais avançados do que o Google Now, visto que o novo assistente é capaz de reconhecer com mais facilidade comandos feitos pelos usuários, independente da forma como estes são pronunciados. Além desse novo mecanismo de raciocínio, o Assistant é capaz de retornar com resultados ainda mais precisos, algo que já é bem feito pelo Now.
Um detalhe chamou atenção dos usuários que assistiam ao Google I/O pelo streaming. No Twitter, o nome Google Assistant foi recebido com indignação por algumas pessoas. Enquanto uns diziam que o novo assistente não teria a mesma força no mercado devido à ausência de um nome próprio, outros argumentavam que o Google teria escolhido o lado mais cômodo, deixando de lado qualquer nome específico para seu novo recurso.
Particularmente, não vejo alguma sustentação nesses argumentos. Todos nós utilizamos ao menos um serviço do Google todos os dias; falamos a palavra Google frequentemente e, quando queremos pesquisar na internet, usamos o buscador Google ou dizemos a keyword 'Ok, Google' no smartphone para acessar o Now.
Por qual razão um serviço que fará algo que nós já fazemos todos os dias - consultas e pesquisas gerais - de forma mais avançada precisaria de uma nova keyword ou de um nome próprio? O Google poderia muito bem dar um nome feminino ao Google Assistant, visto que a voz deste assistente é a mesma do Google Now. Mas, que diferença isso faria para você na hora de usá-lo?
Acredito que a resposta para essa pergunta veio do vice-presidente de engenharia do Google, Scott Huffman, que disse:
Ter ou não um nome não importa, nós iremos pensar neste serviço como Google.
A ausência de um nome próprio ou mais requintado para o Google Assistant, na minha opinião, não é um simples capricho do Big G ou uma conveniência. Mas, um nome genérico ligado ao próprio Google tornará o serviço mais memorável e usual.
Afinal, por que precisaríamos de um nome para um serviço do Google, já que todos nós mantemos uma relação de amor e ódio com o próprio Google todos os dias?
O assistente Google poderia ter um nome feminino com sobrenome Google.
Poderia mudar o nome
Google assistente é muito feio, a Google poderia dar um nome próprio a assistente sim, igual a siry
Super concordo.
Certo dia pedi ela em casamento e ela me disse: "Você e eu pra sempre até que a bateria acabe? Eu aceito!" --- Muita falta de fakanage!! 😂🤣
Seria interessante se cada usuário, em seu próprio smartphone, pudesse escolher o nome de seu assistente! (Talvez eu esteja sonhando alto demais, mas quem sabe?)
Com nome seria mais bacana e catalogaria o serviço junto as concorrentes Siri e Cortana!
Tudo bem que o nome não importa. Mas se toda vez que fosse usar tivesse que chamar pelo nome, esse nome teria que ser bem menor.
Sinceramente o nome é irrelevante, mas chamar de um nome próprio é mais rápido e conveniente, dizer Google Now/Assistant acho longo demais, falar Cortana e Siri é bem mais rápido e memorável, afinal é um assistente, então por que não ter um nome?
Ele não tem um nome pois quando falamos "OK Google" parece que você está falando com todo o Google! Rss
concordo plenamente
Now já é um bom nome para esse assistente.
E meio estranho porque "now" traduzindo pro português é "agora"
irrelevante isso
Pelo que entendi ele é um avanço natural do Google Now, ou seja a funcionalidade do now como os cards continuarão e algo como o Now on Tap será feito pelo Assistent, mas como disse o Bruno, o nome não importa todas essas funções serão da Google .
Eu ainda n entendi o Assistant. O Now deixa de existir ou melhor de ser chamado de Now?
Tambem tenho essa duvida. Será um upgrade susbstituindo o nosso now em todos os celulares (com o app do google) ou será um novo serviço separado?
Sem comets
No Moto X 2aG, em 2014, A Google era dona da Motorola, e permitiu que o MotoVoz tivesse o nome que o usuário quisesse.
Por que não utilizar esse recurso no Assistant???
Eu gosto da possibilidade neutra. Não gosto de nomes.
sdd dessa época q a motorola era bbb