Novo golpe no WhatsApp invade contas de usuários no Brasil. Saiba como se proteger
Uma reportagem transmitia ontem (12/02) no programa Fantástico, da Rede Globo, mostrou que um novo tipo de golpe anda ameaçando os usuários do WhatsApp. Nele, contas são clonadas e bandidos utilizam este acesso para extorquir os contatos das vítimas, pedindo dinheiro e informações sigilosas. A seguir você confere detalhes sobre como esse esquema funciona e uma dica de como se proteger e manter sua conta mais segura.
Esse tipo de golpe não é bem um novidade, mas a repercussão do mesmo na grande imprensa serve para alertar inúmeros usuários de mensageiros instantâneos, principalmente os que utilizam o número do celular como base de cadastro e acesso de contas. A reportagem exibida pelo Fantástico mostrou detalhes de como criminosos estão clonando contas do WhatsApp e se aproveitando da identidade da vítima para extorquir seus contatos.
Em alguns casos, inclusive, esse golpe obteve êxito, visto que algumas vítimas chegaram a fazer depósitos e transferências entre R$800,00 e R$1.000,00 para os golpistas, que se passaram por familiares dessas vítimas.
A clonagem de contas permite que um número de WhatsApp seja habilitado em outro smartphone. Como sabemos, algumas informações são sincronizadas logo primeiro acesso, como a foto do perfil e contatos recentes. Segundo Ronaldo Prass, especialista ouvido na reportagem, para que essa ponte aconteça é necessário que um funcionário da operadora auxilie concedendo o número do telefone da vítima para a quadrilha especializada.
Neste caso, exibido pela reportagem, um funcionário da Vivo foi preso em flagrante dentro de uma loja da operadora. Em seu WhatsApp a polícia identificou o esquema e os diálogos que envolviam o recebimento de propina para que o mesmo pudesse clonar os números de celulares dentro da operadora. A fraude acontecia nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraíba, Maranhão e no Distrito Federal.
Com a conta do usuário em mãos esses usuários tem pouco tempo para agir, visto que em questão de minutos o WhatsApp identificará que o mesmo número de telefone está rodando simultaneamente em aparelhos diferentes. Contudo, esse curto espaço de tempo é mais do que suficiente para que o golpe seja aplicado.
Como evitar clonagem de conta do WhatsApp
É válido ressaltar que este é apenas um caso apurado e divulgado na grande mídia, mas é possível que outros bandidos e quadrilhas estejam atuando em esquemas semelhantes em outros estados e cidades. Na semana passada o WhatsApp anunciou a chegada do recurso de autenticação em duas etapas, que adiciona uma senha ao mensageiro, que é solicitada sempre que o número de telefone estiver sendo ativado em outro aparelho.
Este recurso cai como uma luva na prevenção desse golpe de clonagem de contas, visto que apenas com a senha será possível acessar informações do usuário num novo dispositivo, seja ele Android ou iPhone.
Acesse as configurações do WhatsApp e clique em "Conta". Na sequência, selecione "verificação em Duas Etapas" e informe senha e endereço de e-mail pare recuperação.
Você está utilizando a autenticação em duas etapas no WhatsApp? Já foi vítima de algum golpe no aplicativo?
Fonte: G1 - Fantástico
Funcionário da Vivo? Gente, aonde nós chegaremos com tudo isso! Lamentável! Logo teremos que instalar 300 apps de proteção!
vish que treta hein
Digite seu PIN * * * * * * e sejas feliz!!
E agora, o que fazer se as 'mutretas' estão vindo de dentro das operadoras.
Sei não, logo mais vou procurar os índios pra me ensinarem o lance da fumaça.. hehe!.
Viiiiiiisssssshhh! É muita treta!
Alguém sabe me informar como proceder para ter minha conta Whatsapp novamente? Acontece que eu cancelei meu plano pré pago com a vivo, dois dias depois foi cancelado meu chip, tentei resgatar, mas me disseram que eu tinha perdido definitivamente o número, no mesmo dia (para meu azar ficar completo) zerei meu telefone acidentalmente, aí foi embora o whatsapp também, não deu tempo para transferir minha conta para outro número. Sendo que tenho informações importantes no whatsapp com chip cancelado.
ja era
vc pode tentar o backup do whats no drive
cuidado galera
Recentemente cresceu bastante ligações de outro estado que eu recebo. Absurdo, não tenho parentes nesses estados. Não conheço pessoas desses estados. Não dei meu número para ninguém que não seja meus amigos ou familiares. Daí ficam me ligando de Florianópolis, Mina Gerais, São Paulo, Brasília, Belém, Bahia. Não sei mais o que fazer, já coloquei mais de 30 números desses na lista de rejeição mas ainda continuam ligando. Muitas vezes quando atendo ficam mudos.
Meu chip e da Claro e eu recebo muitas e muitas ligações só de São Paulo
Caio, também sou cliente da Claro, e eles são muito inconvenientes. Essas ligações de celulares de outros estados normalmente são para oferecer planos.
se for cliente da claro, deve ser a própria
Só utilizo em necessidade esse aplicativo.
Só esses dias ligaram um monte de número entranho sendo que nem passei pra ninguém o meu celular Se continuar assim vou avisa a polícia
Ativado aqui também. Vários serviços como Google, Facebook, Outlook já possuem recursos semelhantes. Vale a pena ativar para nos proteger ainda mais deste tipo de situação.
Além do meu smartphone, também ativei no da minha mãe e até criei um pequeno tutorial em vídeo pra compartilhar com os amigos no próprio whatsapp...Rsrsrrsrs...
Problema que esse é só um dos meios...A verificação em duas etapas ajuda, mas não impede. Os mesmos que criam a segurança criam um backdoor pra vender...Assim funciona com os antivírus :)
Espero que a Vivo e seus funcionários larápios sejam severamente punidos
kkkkkkkkkk so tem pe rapado
Se tentarem chantagear minha família, estão ferrados, só tem pé rapado kkkk