O futuro das telas multitouch pode estar no Windows 10 Mobile
O Windows Phone virou uma espécie de zumbi do mundo mobile e o Windows 10 Mobile ainda é uma incógnita. Mas, curiosamente, o futuro das telas multitouch pode estar nas mãos da Microsoft. Isso porque ela desenvolvendo uma tecnologia que seria a evolução do 3D Touch, sendo que o usuário nem precisaria tocar no display para manusear o smartphone. Bem-vindos ao Pre-Touch!
A novidade ainda está em fase de desenvolvimento no Microsoft Research, laboratório de pesquisa e desenvolvimento da criadora do Windows. A diferença dele para o 3D Touch, popularizado pela Apple nos iPhones, é que a funcionalidade não exige o contato do dedo do usuário com a tela.
O Pre-Touch promete uma nova forma de interação com sites e no manuseio de documentos
Isso porque a tecnologia é sensível ao calor das nossas mãos e consegue “antever” o movimento pretendido pelo usuário. Com isso, menus do smartphone, por exemplo, já poderiam ser acionados a partir da movimentação dos dedos em direção à tela. Além disso, o Pre-Touch pode sentir como você está segurando o smartphone e adaptaria o uso dos menus a essa “pegada”.
Veja o vídeo com a demonstração da funcionalidade logo abaixo:
Chega de toques acidentais
A capacidade de prever o movimento dos dedos antes de tocar na tela permitiria ainda ao Pre-Touch diminuir os toques acidentais que damos nas telas dos nossos smartphones, abrindo apps errados e comprometendo o seu desempenho.
A Samsung já conta com uma tecnologia similar, o Air View, mas que exige a caneta Sytlus e tem menos recursos
Além disso, no vídeo que você vê acima, a tecnologia permite a interação com vídeos e seus recursos de configuração, os movimentos de deslize (swap) em páginas de internet e o manuseio de documentos do Office, por exemplo, com a possibilidade de copiar, compartilhar ou renomeá-los sem que você precise abri-los.
O Pre-Touch pode indicar que o Windows 10 Mobile tem futuro?
É um tanto complicado prever isso nesse exato momento, uma vez que ainda estamos assistindo a polêmica migração do Windows Phone para o Windows 10 Mobile e não sabemos como ficará a (já pequena) base de usuários do sistema operacional mobile da Microsoft. O fato de que esta atualização contemplará somente a metade da base dos usuários do Windows Mobile não ajuda muito.
Mas, tudo indica que, caso o Windows 10 Mobile se consolide nos próximos meses, é um fato que os primeiros aparelhos a contarem com o Pre-Touch serão aqueles que contam com a plataforma da Microsoft.
O Android pode ter algo similar?
A Samsung já faz uso de uma tecnologia similar, a Air View, mas com a diferença de que ela usa a caneta digital Stylus para os gestos mais básicos. No entanto, o Pre-Touch, além de usar os dedos ao invés da caneta, abre um leque maior de recursos e possibilidades.
No entanto, são grandes as chances de algo similar pintar no Android em breve. A tecnologia de Force Touch, por exemplo, já encontra suporte em diversos apps presentes no Google Play e modelos de smartphones como o Mate S, da Huawei.
Enfim, o dia em que nossos smartphones terão mais interação e menos impressões digitais espalhadas pela tela está próximo. Aguardemos!
Legal, só não sei se vai ser realmente bom de usar, eu mexo muito a mão rs
Eu acho o Windows Phone muito legal. Já usei por dois anos e agora com W10 ficou muito melhor. O Windows tem um estilo que conseguimos interagir com menos toques. Menu por blocos ativos é a evolucao do Widget. Deixei pela qualidade dos aplicativos estarem muito atrás. Hoje utilizo um S5.
Bom, a Samsung já tem a patente do air view, ou seja, não seria plágio. Então, ela pode aprimorar essa ferramenta e colocar no Note 6 ou no S8.
Promissor, porém resta esperar (não brinca?!) pra ver como será no uso cotidiano, pois em apresentações, tudo parece lindo, mas na prática as coisas mudam um pouco.
Eu, como usuário do W10M, aguardo sem pressa!
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Até pq pressa é sinônimo de decepção quando se trata da Micro$oft!
Deveria estar acostumado, pois se não comprarmos um Nexus, também ficamos sem atualização, principalmente sobre segurança, até mesmo a Motorola hoje, demora em liberar atualização.
normal para todos que usam WP
Neh eh.?
com certeza compraria sim é como se nossas mãos se tornassem spen de modo geral é bem pelo pelo meu ponto de vista
NO NOTE 4 TEM COM A CANETA
A Samsung já conta com uma tecnologia similar, o Air View, mas que exige a caneta Sytlus e tem menos recursos
QUE ? O S5 não tem caneta nenhuma e funciona perfeitamente
se eu n estiver entendendo , me corrijam
O air view está presente desde o S4 e não precisa de caneta.
Sofro que é quase a mesma coisa do Galaxy S5 ( AIR VIEW) Exibição Suspensa.
Reconhece o calor dedo ........Funciona perfeitamente
Procurando a novidade
Futuro é algo complicado, em entrevista o presidente da Microsoft afirmou: Não existe Windows 10 Móbile e sim Windows 10, ou seja, é o mesmo sistema, o qual o limite apenas será enfatizado pelo Hardware deste dispositivo. Prova disso que a Microsoft afirmou que o Windows 10 já esta em 300 milhões de aparelhos e isso inclui os Smartphones... Esta tecnologia ainda esta sendo testado e não será apenas isso, abrirá muito mais possibilitada, ainda mais que ela terá como vantagem ao ser usado no Modo Continnum, segundo sites mesmo, a Microsoft pretende ainda evoluir o Modo Continnum, para que rode jogos nestes modo.
Além de deixar a tela livre de digitais,não vejo muita utilidade não.
Samsung S4 já fazia algo similar.
A tecnologia da Microsoft é muito superior ao que a Samsung apresentou, então não é nada similar.
Essa função seria útil pra mim pq minhas mão soam bastante..
E como é o barulho produzido por elas? Mais agudo ou mais grave?
Pra mim isso é totalmente dispensável '-'
A Microsoft também tem algo como o Air View, em que talvez ela coloque no Surface Phone, mas com certeza colocará nos Surfaces Pro e Book. Se ela colocar essa tecnologia em Lumias intermediários e tops será excelente, será aquele algo a mais, e acho bem mais útil que o 3D Touch. Lembrando que essa tecnologia já é de rumor velho, no tempo do Lumia 1020.