Brecha de segurança no Bluetooth deixa seu aparelho vulnerável
Depois do susto que o WannaCry deu em todos nós, com hackers tomando conta de computadores em troca de resgates pelo mundo, mais vulnerabilidades aparecem para nos deixar preocupados. E, dessa vez, está muito mais perto, literalmente em suas mãos.
Pesquisadores do Armis Labs descobriram um exploit, ou seja, uma falha, uma brecha de segurança na conexão Bluetooth que põe em risco 5.3 bilhões dos 8.2 bilhões de dispositivos no mundo que contam com esse recurso. Seu nome é BlueBorne.
E, diferente de muitos vírus e outros oportunistas que vemos com frequência, no caso do BlueBorne você não precisa baixar nenhum arquivo suspeito, clicar em um link ou autorizar nada. E, mesmo tendo a ver com Bluetooth, seu aparelho não precisa ser pareado com nada em especial.
Para ter chance de problemas, o Bluetooth do seu aparelho só precisa estar ligado. Um hacker na área de alcance pode simplesmente estar com um aparelho no bolso que, via essa conexão sem fio, infecta o que estiver por perto, como smartphones, notebooks, smartwatches, desktops, Smart TVs e o que mais contar com o Bluetooth ligado.
Com a conexão Bluetooth acessada, o hacker pode começar a espalhar pacotes com conteúdo malicioso. Bastam menos de 10 segundos e um aparelho infectado atua como ponto de partida para ir infectando novos aparelhos, numa reação em cadeia.
E os pacotes também podem trazer ransomwares (malwares que exigem resgate para desbloquear informações, como o WannaCry) e controlar o sistema do seu gadget. Tudo sem você perceber, mesmo com o Bluetooth já conectado a algo.
Confira abaixo um ataque real a um smartphone com Android:
Mas como resolver isso? Há uma boa e uma má notícia. Aqueles que possuem aparelhos rodando o iOS 10 ou mais novos, assim como aqueles que têm Windows e estão com suas máquinas bem atualizadas estão seguros, já saíram patches de correção.
Quanto ao Android, a Google já passou os patches para seus parceiros no início de agosto, o que significa que alguns aparelhos Nexus e todos os Pixels com o último update de segurança realizado também estão fora de perigo. Outras marcas e modelos precisam esperar até que as fabricantes liberem sua atualizações também.
A preocupação fica com os 180 milhões entre os 2 bilhões de aparelhos Android que nunca mais receberão updates, e que ficam expostos ao BlueBorne. A única solução nesse caso é manter o Bluetooth do dispositivo desligado, mas isso parece ilógico uma vez que essa é uma conexão muito utilizada em fones, wearables, caixas de som e outros.
A Armis Labs estima que 40% dos dispositivos vulneráveis nunca receberá um patch de segurança para corrigir a brecha, deixando bilhões de aparelhos prontinhos para se tornarem pontos para vírus.
Você costuma usar o Bluetooth dos seus gadgets? Está no grupo seguro?
Fonte: Android Authority, ArsTechnica
Que barbaridade! Isso sim é uma grande ameaça, quase todo mundo usa a conexão bluetooth!
Tomara que o Google trabalhe bastante pra deixar o Android livre dessa praga
Moto G5 saiu atualização nesta madrugada
Quando li sobre o título, já sabia que instantaneamente iriam falar sobre iOS, propaganda barata hein... Sobre o vírus, nada que desligar o bluetooth não resolva.
Preciso do Bluetooth ligado sempre para o sync com o carro, fones e outros. Improdutivo vc ficar desligando e ligando algo, mesmo tendo S8 as operadoras demoram muito para atualizações. Isso continua muito chato no Android...
Bluetooth se tornou algo inútil em meu aparelho
Quase nem uso o Bluetooth mas tem tomar bastante cuidado.
Chato ter que ficar tomando cuidado, né?
stella,acompanho seu canal no YouTube. Vc sempre foi do Androidpit?
Gostei da matéria! Muito bem informativa.
Sobre o bluetooth sempre achei ele uma das coisas mais vulneráveis que se tem em um Smartphone!
E com a grande maioria entupindo o Smartphone com qualquer porcaria que recebe no whatsapp, eu jamais conectarei o meu Smartphone através de bluetooh com outra pessoa. Pra mim essa possibilidade só em ultimo caso!
É só ver que é um dos jeitos pelo qual lojas conseguem te abordar, o que é bizarro.
Extremamente bizarro Sister Boss!
Uso muito pouco o bluetooth...
Eu nem uso brother Robo
Eu uso muito o bluetooth pra parear a minha Mi Band 2, fone bluetooth e caixinha de som. Meu patch de segurança ainda é o de 05/04/17 e pelo visto a Quantum não tem previsão de atualizações. É nessa hora que sinto falta dos smartphones da Motorola onde eu poderia instalar uma rom custom com a última versão do patch. 😢
Sim, acho que o maior risco são esses em que usamos sempre algo pareado. Também uso wearables e caixinhas com certa frequência, e não quero deixar de usar por causa disso...
Não faço uso de Bluetooth, menos mal! Mais fica o alerta pra quem usa.
Obrigado pelo alerta.
Para quem gosta de importar celulares! Xiaomi, Lenovo, Asus, OnePlus, Huawei e muitos outros!
Todos os dias vários cupons de desconto para compras na Gearbest adicionados nesse site: clubdesconto.com
Como fico eu que ando de busão com fone bluetooth? Vivendo perigosamente hahaha
Speaker bluetooth... vou tomar cuidado com isso ate ver uma solução.