Este é o melhor momento para você ter um celular com carregamento sem fio
Na terça-feira (12), a Apple apresentou ao mundo os novos iPhone 8 e o revolucionário, segundo a empresa, iPhone X. A fabricante liderada por Tim Cook introduziu pela primeira vez em seus novos modelos o sistema de carregamento sem fio e, acredite, isso irá beneficiar aqueles que tem um smartphone Android com essa função.
Você já conhece a história: a Apple não inventou o sistema de carregamento sem fio. Pelo contrário, a marca está usando o padrão do mercado, chamado de Qi, usada pelas fabricantes Android há anos. Contudo, vocês podem apostar que o simples fato dessa tecnologia estar presente em um iPhone fará com que todo o desenvolvimento de novas estações de carregamentos para o mercado (docks) seja intensificado.
Muitos usuários contam com o recurso de carregamento sem fio em seus dispositivos, mas raramente ele é colocado em uso. Existem centenas de docks e acessórios no varejo que são vendidos pelas fabricantes, como a Samsung, que passam despercebidos pelos usuários. Felizmente, ou infelizmente, a Apple irá mudar essa perspectiva.
Isso já aconteceu bastante no passado: um padrão de tecnologia que surge no mercado e enfrenta dificuldades para ser aceito por todas as fabricantes. A coisa sempre muda de cena quando a Apple resolve introduzir determinada tecnologia ou padrão em seus dispositivos, obrigando as demais fabricantes a segui-la.
Existem exemplos nesse sentido, como o touchscreen, a USB Type-C em laptops e, agora, vai acontecer o mesmo com o sistema de recarga sem fio. Meu primeiro smartphone com carregamento sem fio foi o Nexus 4, de 2012, e atualmente estou com um outro dispositivo que também tem esse recurso, o Galaxy S8+. Em todo esse tempo, confesso que usei a recarga wireless apenas quatro vezes, pois não conseguia ver motivos para abandonar o cabo USB.
Toda mudança é bem-vinda
A questão da Apple padronizar toda uma cultura ou estilo de uso não é algo inimaginável. Todos os aeroportos, shoppings e até redes de fast-food contam com tomadas e lugares onde podemos carregar nossos celulares. Raramente encontramos uma base ou estação de carregamento sem fio.
As coisas devem mudar nesse sentido, pois a Apple detém cerca de 30% do mercado europeu, quase 60% do mercado norte-americano e tem bastante influência em países emergentes. É bastante provável que aconteçam adaptações neste sentido, começando nas lojas da Apple e indo para o mercado.
A expectativa é que bares, hotéis e escritórios passem a oferecer estações de carregamento. Esse contato mais próximo com essa tecnologia fará com que o usuário sinta mais interesse em trocar um cabo USB por uma dock wireless. Não é difícil de imaginar isso, pois os próprios usuários da Apple que não compravam fones Bluetooth de outras marcas, passaram a investir em AirPods para aproveitar a tecnologia dos recentes aparelhos. O movimento foi bem aceito e está acontecendo na maior normalidade possível.
Outro ponto interessante nessa história é o fato da Apple não ter usado um sistema proprietário, e sim apostado num padrão existente no mercado. Usuários de iPhones e Android poderão compartilhar acessórios, o que me faz acreditar que a adesão ao carregamento sem fio será mais rápida.
Você já usou carregamento sem fio? Acha esse sistema interessante?
No momento único do sentido que vejo na base de carregamento seria não ter de ficar carregando consigo um carregador e a praticidade de não ter de ficar desligando e ligando cabo toda hora. Espero que essa tecnologia desenvolva a ponto de não ter de manter o aparelho perto da base, imagine se dentro de uma casa você conseguisse habilitar o carregamento através do S.O do smartphone como se fosse o wifi, a tecnologia de carregamento caminha para esse ponto .
Na boa, eu usava no auge da era Lumia aqui no Brasil e não era tudo isso não. Era legal no começo, mas depois usava mais o carregador comum do que a base para carregamento sem fio por ser MUITO mais prático.
Há poucos aparelhos com carregador sem fio no Brasil.
Desde 2014 disponho deste recurso no meu LG-G3. Sem novidades.
Eu descordo que seja o melhor momento!
Pelo menos pra mim não! ^^
Desempregado, seguro desemprego só esse mês e não arrumei um novo trabalho ainda. Sendo assim não posso comprar nem uma bala! ^^
Na boa, uso desde 2014. Para mim, o recurso é muito útil.
Talvez mude o cenario contra Power Banks afinal é muito mais incomodo carregar um Power Bank do que um anatômico carregador sem fio. Eu gosto dos carregadores sem fio. Tenho 2 Power Banks e não uso. Prefiro o sem fio.
Nunca usei, e nem vi alguém usando. Veremos se o iphone vai mudar mesmo isso.
Carregamento sem fio é um recurso ainda muito caro, exclusivo para tops de linha ou é acessível para todos?
Um power bank pode ser até mais interessante em situações que você precisa carregar o telefone.
O que eu defendo sempre é o carregamento solar, mas esse pelo jeito deve demorar muito, pois não vejo interesse de nenhuma empresa.
Acho inutil ainda , no dia q poder carregar sem precisa por em dock ai sim vou achar muito bom , enquanto n acontece n consigo ve isso sem ser um carregador normal a dif q um vc pluga no cel o outro poem encima de dock é praticamente mesma m
Pra quê carregador? Compra um Galaxy A9 e só lembra dele na hora de dormir.
Eu uso A9 desde o inicio do ano e só lembro do carregador um dia sim e outro não.
Acho muito útil carregador sem fio. Tenho um em casa e outro no trabalho. Uma praticidade enorme.
É um absurdo uma página dedicada ao Android estampar o cabeçalho de uma matéria com a imagem de um iPhone, mesmo que a matéria não se refira ao iPhone. Isso é ser muito paga pau da Apple.
Absurdo pq? Androidpit ja podia ter mudado de nome faz tempo nao é mais um site exclusivo de android volta e meia tem coisas de iphone wp firefox os ubuntu os ... Ainda mais iphone q todo evento é falado em todo o mundo e obvio q eles n iam ficar sem comentar mesmo q seja algo q ja tenha no android a anos
Eu falei dedicado ao Android, não exclusivo.
Se a especialidade é Android, que coloquem imagens de celular com Android.
Ou então mudem de nome.
Não gostei disso neste site.
como usuário de android tenho que admitir que a apple é essencial para a popularização de recursos como esses, transformar um recurso antigo e impopular em uma coisa nova e inovadora como estivesse apresentando isso como uma ideia original criada por eles, é engraçado como esse ramo funciona¯\__(ツ)__/¯
Prefirio 1 milhão de vezes bateria removível, mas esta impossível ver nos aparelhos top por isso não abro mão do Quick Charger, já usei todo tipo de dock o último que testei foi do S8 e para mim todos são apenas perfumaria de luxo todos lentos e um incomodo para transportar, até agora não vi nehum benefício em carregamento sem fio, pelos artigos que já li esse modelo da Apple é como um peso de papel morto, ele é grande e se torna um inconveniente quando a pessoa só vai usar um aparelho nele, ai vem a frase que se encaixa perfeito: Que falta faz Jobs...além de ser um produto caríssimo como de praxe da grife.
Serve para poupar o conector do aparelho.