Esqueça o Facebook, Google. É hora de focar nas redes sociais menores
Não se sabe exatamente os motivos, mas o Google é movido por algum tipo de orgulho ferido quando o assunto são redes sociais. Entra ano, sai ano, a empresa insiste em tentar criar um “Facebook killer”, para desbancar a plataforma de Mark Zuckerberg. Mas será que isso é realmente necessário?
A última novidade “Big G” para esse setor passa pelo YouTube. Segundo site Venture Beat, a plataforma de vídeos utilizará um recurso que se chama Backstage, permitiria aos usuário compartilhar fotos, enquetes, links e textos, além dos vídeos, com outros usuários.
Com previsão de lançamento para o final do ano, o Backstage teria um visual parecido com o do Facebook e do Twitter, funcionando de forma bastante similar a uma rede social padrão, mas dividido por abas com cada canal de vídeo do YouTube. Os posts apareceriam em ordem cronológica, e também contariam com notificações quando postados para os usuários inscritos no canal, deixando-os visíveis para os fãs.
Em resumo: a ideia do Google é transformar o YouTube em uma rede social completa, onde o usuário possa encontrar tudo o que precisa e se engajando com o conteúdo. A diferença é que a empresa quer usar o YouTube – e sua audiência em crescimento perene – como a base de tudo.
Mas será que é o suficiente para bater o Facebook?
Os monopólios quase indestrutíveis do mundo da TI e onde o Google deveria focar
Existem certos “semi-monopólios” no mundo da Tecnologia que são quase impossíveis de serem quebrados. Exemplos não faltam: Microsoft e o Windows entre os PCs, a Apple com o iPod na música, o próprio Google no mercado de buscas...e o Facebook quando o assunto são redes sociais.
Para que esse tipo de monopólio seja quebrado, é preciso que uma série de fatores trabalhe de forma sincronizada. Má administração por parte dos líderes, tecnologia defasada, produtos caros, descaso com o usuário e, claro, surgimento de uma concorrência que traga algo revolucionário e funcional. Tudo isso precisa aparecer ao mesmo tempo. E isso muito raramente acontece.
Logo, muitas empresas desistem de tentar bater de frente com aquelas que dominam o setor. A partir daí, elas tentam ou criar uma parceria com as mesmas ou atuar em outras áreas para expandir suas receitas e que não sejam dominadas por apenas uma companhia. E é exatamente isso que o Google deveria fazer quando falamos de redes sociais.
A ideia de fazer uma rede social em torno do YouTube é boa. Afinal, a audiência da plataforma de vídeos sempre apresentou um crescimento bastante estável e, mesmo depois de várias tentativas por parte de suas rivais – incluindo o próprio Facebook – ela nunca se encontrou ameaçada. Mas a Big G precisa saber escolher as suas batalhas.
Isso porque não adianta brigar com uma rede social com mais de um bilhão de usuários mundo afora e que não dá mostras de que vai perder o fôlego. Talvez fosse mais produtivo para o Google focar os esforços do Yoube / Backstage para competir com redes sociais de nicho, mas que demonstram ter menos “gás” a longo prazo, como Instagram e Snapchat. Redirecionar a popularidade do YouTube para essa disputa pode ser a melhor estratégia para ser dominante como uma “rede social audiovisual”.
Daí para frente, o usuário vai decidir o que melhor lhe atende. Que o próximo round dessa “batalha” comece!
E você estaria disposto a usar uma rede social baseada no YouTube?
Isso só vai servir para acumular mais "lixo" que alguns youtubers costumam postar...
eu deixei de usar o facebook! porque era muito chato aquilo! passei a usar mais o instagram! e a ver videos no YouTube! e agora a google que lixar o YT!...
Deixei de usar o Facebook por ele ser oque é, aí vem a Google e que ferrar o YouTube.... Affs.
Nem vale a pena tentar, cada um criou o seu mercado e as coisas já estão bem definidas.
CURUZESSSSS
O google ta desesperada para emplacar uma rede social e vai acabar estragando o YouTube.
O facebook pra ser perfeito só precisa ter o FORMATO de comunidades igual do finado Orkut.
Do resto é uma rede social perfeita
Ela te possibilita fazer tudo q o twitter... Instagran...snap e whatsapp faz.
Vc pode abrir um chat..fazer uma ligação de audio e vídeo....postar uma foto....uma mensagem de aniversário....um clipe musical...uma live ...um comentário político...fotos de desaparecidos...denuncias etc etc. Ou seja...uma infinidade de coisas.
Agora te pergunto. O YouTube como rede social faria sentido se o facebook já faz tudo isso?
Vai poluir o YouTube e estragar seu diferencial em ser uma rede de nincho, específica pra uma coisa e excelente nisso.
Para mim é indiferente. Só uso Instagram para ver fotos vídeos meus filhos moram outras cidades. Não aceito e não sigo quem não conheço pessoalmente
Pra mim é simples: já está saturada essa coisa de redes sociais
Não transforme o Youtube no Facebook, não estrague o Youtube
Google poderia dar uma incrementada no Google plus , eu particularmente gosto
O Allo será minha última esperança de me livrar do Mark Zuckerberg.
Não é assim tão simples... O Google foca em mercados de nicho (Allo e Duo separados, por exemplo). Eles não investiriam em uma rede social dentro do próprio YouTube, pois isso talvez afastaria certos usuários. Embora o próprio Facebook tenha admitido que o futuro das redes sociais são os vídeos, a Google provavelmente criaria algo mais separado, como o YouTube Red. Mas isso deverá fracassar pois o Facebook está bem consolidado.
Sei não hein.
O YouTube é uma rede social na verdade.
Acrescentar uma interação um pouco melhor iria aumentar o tempo gasto no site.
Como eles vão fazer eu não sei, mas a ideia é muito boa.
Vai flopar
Eu acho que o Google tem que parar de querer criar algo novo com o intuito de puxar o tapete dos outros nesse momento e melhorar o que já tem. Android e gmail são só dois exemplos que precisam de melhorias pra ontem.
Sim, é bem possível, desde que não seja tão pesado, seria uma boa opção.
O lance é geral migrar para o VK.
Por que insistem tanto em comparar Google+ com Facebook? São redes totalmente diferentes, com propósitos diferentes e ambas são excelentes naquilo que se propõem a fazer.
Apesar de não possuir mais conta no facebook há 3 anos, eu não repreendo quem usa.
Lenovo Moto M :
Tela de 5,5 polegadas Full
3.000 mAh
3 GB de RAM
32 GB rom
MediaTek MT6750
oito núcleos (quatro A53 1,5 GHz + quatro A53 1,0 GHz)
ARM Mali-T860
151 x 75 x 8 milímetros
Leitor de impressões digitais integrado ao painel posterior, bolinha tipo Hauwei
Câmera principal de 16 megapixels
Câmera frontal de 8 megapixels
Android 6.0 Marshmallow
A traseira é igual a do HTC One M8