O Facebook está dominando cada vez mais a nossa vida digital. E não estamos notando
Nesta semana, foi anunciado que o Instagram atingiu a marca de um bilhão de downloads na Play Store, a loja de aplicativos do Google. Esse número, por si só, já seria algo respeitável, uma vez que apenas outros 18 apps conseguiram a façanha. Mas o que talvez ninguém tenha percebido é que o Facebook – dono do Instagram – está cada vez mais presente em nossa vida digital.
Explico: dentro desse ranking de 19 aplicativos com mais de um bilhão de downloads, quatro deles - pertencem ao Facebook: o app da própria rede social, WhatsApp, Facebook Messenger e, agora, o Instagram. E desses quatro, você, fatalmente, tem pelo menos dois deles no seu smartphone. Basta considerar que a base de usuários do Android é de 1,4 bilhão de usuários.
O Facebook tem quatro apps com mais de um bilhão de downloads. O Android tem uma base de 1,4 bilhão de usuários. Faça as contas
E note também que os quatro apps atendem a algumas das funcionalidades mais utilizadas em um smartphone: compartilhar nosso cotidiano e saber o que acontece pelo mundo (Facebook), nos comunicarmos com nossos familiares e amigos (WhatsApp e Facebook Messenger) e postar e compartilhar fotos que fazemos com a câmera do nosso telefone (Instagram). E, em comum, todos ainda têm acesso à nossa geolocalização.
Ou seja, boa parte da nossa vida cotidiana vem sendo acompanhada pelo Facebook, que utiliza nossos dados para fins publicitários (anúncios, vídeos, banners segmentados, bots para interação com as empresas etc), como muitas empresas digitais fazem. Mas isso também faz com que a empresa fundada por Mark Zuckerberg se aproxime cada vez mais do Google como “dona da internet”.
O Facebook como mecanismo de busca
Lançado em 2013, o mecanismo de buscas do Facebook ainda não chega perto do Google em termos de eficiência, mas vem se aperfeiçoando cada vez mais, com resultados mais precisos. Se antes a função basicamente era usada para buscar pessoas que estivessem na rede social ou algum grupo cujo assunto era do seu interesse, hoje a evolução é evidente.
Quando fazemos uma busca pelo Facebook, ainda não temos páginas web relacionadas aos termos, como faz o Google. Mas há resultados mais segmentados e até melhor divididos, por meio de abas.
Se você buscar, por exemplo, o termo “melhores restaurantes em São Paulo”, a rede social trará resultados segmentados por pessoas, fotos, grupos, locais, aplicativos, eventos, entre outros. Ou seja, é possível analisar suas buscas por ângulos diversos, permitindo resultados mais eficientes.
Como dissemos antes, a precisão dos resultados do mecanismo do Facebook ainda come poeira perto da do Google. Mas, claro, nada impede que seus algoritmos relacionados a essa funcionalidade se aperfeiçoem cada vez mais, com soluções ainda melhores e que atraiam cada vez mais anunciantes. Aí, meus caros, a Big G terá aquela senhora dor de cabeça que nunca teve com Yahoo ou Bing. Seu monopólio pode estar em risco em um futuro não muito distante.
Fotos, redes sociais, comunicação e buscas...como diria aquele velho meme da internet: “Só falta o Zuckerberg comprar a fábrica de colchões Ortobom para ser dono de 24 horas do nosso dia”. Quem viver verá...
E você acha que o Facebook pode ter (ou já tem) o mesmo domínio que o Google na internet mundial?
Temos que notar que somos de uma epoka de apenas sms, antes mesmo de orkut e msn, portanto apenas ficará dominado aqueles que não sabe separar os mundos, o real e o de redes sociais.
Não tenho FACEBOOK a 2 anos.
Só uso o WhatsApp. E cada dia menos.
Caramba! Isso já virou um caso de 'amor e ódio'........hehe!?
Logo mais criam o ' FaceGoo'
Vixii!!! Olha a idéia
único app do mark que tenho baixado é o whatsapp. uso o facebook pelo navegador, prefiro assim.
gosto do facebook apenas para ver as notícias, ver alguns posts de páginas, grupos e pessoas específicas. meu feed só aparece postagens sobre o Flamengo, postagens sobre meus familiares e notícias em geral.
geralmente acesso o facebook durante amanhã, enquanto tomo meu café sossegado, acompanho as notícias da manhã, e a noite, qd me deito antes de dormir. não devo passar 8 horas semanais conectada ao fb hahaahhaha
Igual o google.
Para mim, Facebook ja me deu certa dor de cabeça por isso, só uso pra ver alguns posts de minha familia, e postar alguma coisa relevante, mas morrer por causa dele, nao nao valeu... WhatsApp é que eu uso mais pra falar com minha familia, mas se Facebook acabasse hoje, nao perdia nada, ao contrário, só pensaria...
"Ah tá, valeu...." Bola pra frente....
Eu noto, por isso nem uso :)
Bom, como não é mais necessário o fato de se ter um perfil para manter o aplicativo Messenger, já tem alguns meses que eu desativei o perfil pessoal e só tenho utilizado o Messenger.
Facebook é uma boa ferramenta se bem utilizada, porém já não cabe mais a mim perder tanto tempo com frivolidades de redes sociais.
só tenho facebook por causa da família de resto, não me faz falta nenhuma, creio que tem muitas controversas no artigo na minha opinião, uma coisa é o facebook ser uma rede social, outra coisa é querer se torna ferramentas de busca, hoje a cabeça da gente está voltada para o google, pois isso já como automático da gente, e antes de vim o whats app, o maior meio de comunicação era o facebook, que hoje não e mais como antes, ou seja cada coisa com o seu segmento
Só uso pelo navegador e poucas vezes...
Eu viveria facilmente sem o Facebook.
eu viveria facilmente sem celular kkk gosto mt, mas não é nada e essencial na minha vida. tenho um chip de operadora que não utilizo. apenas fica no aparelho. só ligo para minha esposa (a cobrar e ela me retorna), só ela me liga. conheço pessoas que não conseguem ficar algumas horas sem celular, e acho isso esquisito kk
Na verdade, eu queria morar dentro do Facebook. Não existe lugar no mundo onde a vida seja mais perfeita e todo mundo seja tão feliz. Ninguém tem problema lá e as comidas são sempre deliciosas. O sol brilha muito, a água do mar é sempre quente, não tem assalto... O único problema é que tá cheio de gente que não tem cérebro...huahuahua
KKKKK... eu também. E tem programa eleitoral de partido político que parece o Facebook. Por que a Terra não é como esses lugares?
Facebook é uma potência, não se pode discutir isso. Mas eu viveria muito bem sem todos os apps dele. Uso só o WhatsApp. Facebook só no computador ou pelo navegador do smartphone e somente para trabalho. Ficar postando o que comi ou o que saiu depois da comida não é para mim.
2
tranquilo aqui uso muito pouco esses spy aps
daqui a pouco o Facebook vira um sistema operacional tipo o Android por exemplo...
Não acredito. Eles vivem em cima dos sistemas e não precisam disso.
Também não acredito. O mundo está se polarizando entre iOS e Android. Não tem mais espaço para outro.
Só se for a vida dos outros. Facebook entro no máximo 2 vezes por mês. Messenger nem tenho. Instagram posto algo uma vez por semana, às vezes nem isso. Cada vez uso menos Whatsapp... E tô de boa.