Review do Xperia XA Ultra: será que uma grande câmera frontal justifica a compra?
O Xperia XA Ultra chega ao mercado nacional em duas semana e possui como característica principal a câmera frontal de 16MP com suporte de um flash de LED. A tela de 6 polegadas do dispositivo também chama a atenção, assim como o design do aparelho. Mas será que este phablet entrega a melhor performance da categoria? Confira os prós e contras do Xperia XA Ultra no meu review completo do dispositivo.
Prós
- Xperia UI
- Boa autonomia da bateria
- Câmera frontal
- Captação áudio
Contras
- Câmera traseira
- Performance
Sony Xperia XA Ultra – Data de lançamento e preço
O Xperia XA Ultra foi apresentado no mercado brasileiro nesta quarta-feira (24/8), em São Paulo. O preço anunciado para dispositivo é de salgados R$2.399 e será disponibilizado em duas cores: branco e preto, e somente na versão de 16GB.
O Xperia XA Ultra estará disponível para a pré-venda a partir da próxima segunda-feira (29/8), com exclusividade na loja online da Sony. No varejo, a comercialização do aparelho se dará 15 dias após o início da pré-venda. A versão single estará disponível pelas operadoras do país e a versão dual-SIM em lojas físicas e online.
Sony Xperia XA Ultra – Desenho & Qualidade de Construção
Em comparação com a linha Xperia Z e, até mesmo os demais modelos Xperia X e X Performance, o Xperia XA Ultra possui uma característica de design que chama a nossa atenção no momento em que a tela é ativada: a única borda lateral que vemos no aparelho é parte a parte visível da moldura. Neste sentido a Sony está de parabéns nesta série XA.
Uma característica bastante interessante também é que, mesmo com a inclusão de um sensor de 16MP na parte superior frontal do XA Ultra, ainda assim a fabricante manteve as proporções das bordas dos modelos anteriores da linha.
O Xperia XA Ultra não é um dispositivo discreto com suas 6 polegadas de tela e, por vezes, segurar o aparelho nas mãos não é tão confortável quanto ter um modelo como o Moto X Style, por exemplo, com a sua traseira curva. Logo, se você não tem interesse em phablets, aconselho não recorrer ao Xperia XA Ultra. Agora, se este é o seu nicho, fique sabendo que a Sony realmente conseguiu otimizar e, muito, a parte da frente do aparelho para a tela.
Apesar do nome Ultra, o novo phablet da Sony não possui características de Premium. Este é um intermediário com recursos extras, mas não conta com o leitor de impressão digital, bem como o Xperia XA. Assim, o dispositivo vem como a mesma característica de design do Xperia Z3+, por exemplo, no botão para ligar/desligar o aparelho.
A moldura do Xperia XA Ultra é feita de alumínio, mas a parte traseira é claramente policarbonato. O modelo pesa somente 202 gramas, e tem 8,4 mm de espessura.
Na lateral esquerda do frame, temos as entradas para cartão SIM e cartão de memória Micro-SD cobertas por uma tampa. Contudo, essa cortina característica dos smartphones da linha Xperia que garante a resistência à água, no caso do XA Ultra é puramente estética, visto que o dispositivo não conta com tal certificação.
Na parte superior encontramos a entrada mini jack para fones de ouvido, e na parte inferior encontramos um alto-falante. Aliás, não existe pior posição para os speakers que esta, visto que automaticamente já posicionamos a mão sobre ele em jogos e na hora de assistir a vídeos.
Sony Xperia XA Ultra – Tela
A tela do Xperia XA Ultra possui 6 polegadas e uma densidade descente de pixels por polegada quadrada: 367 ppi. A tela possui uma resolução Full HD e o display usa a tecnologia IPS LCD, o que oferece uma boa experiência sob luz do sol intensa quando o brilho da tela está em 100% da sua capacidade.
Para o consumo de multimídia a tela do XA Ultra fica acima da média, os ângulos de visão são realmente bons. Contudo, por vezes a experiência com o balanço de branco não é satisfatória. Quase todas as imagens que se faz com as câmeras parecem ruins na tela do aparelho, mas quando jogadas no computador a impressão é outra. Penso que essa é a primeira vez que tenho essa experiência, pois normalmente é o oposto.
A Sony oferece a chance de equilibrar o balanço de branco, mas apesar de tentar deixar as cores mais quentes usando essa função, mas não obtive sucesso que valha uma menção neste review visto que a mudança tem que ser feita no olho e não existem modos ou padrões pré-estabelecidos para auxiliar o usuário neste sentido. A experiência com o brilho da tela no zero é boa, uma das melhores que já tive com um dispositivo da Sony.
Sony Xperia XA Ultra – Software
No Xperia XA Ultra, a Sony deu uma polida no software e deixou a UI mais leve e colorida. Entre na versão do Android 6.0 Marshmallow que vem instalada no Xperia XA Ultra temos alguns elementos novos, como um novo visual para o aplicativo de SMS e o teclado Swiftkey como padrão no lugar do Xperia Keyboard.
Entre os recursos que chamam a atenção, o uso do aparelho com uma mão é uma ótima opção para um dispositivo de 6 polegadas, no entanto, você terá que configurá-lo da melhor maneira possível antes de passar a usá-lo. Se você mantivê-lo ativo de modo geral, na tela de bloqueio, terá que dar dois comandos até poder lançar a câmera ou o discador de forma rápida, pois arrastando o dedo do canto direito ou esquerdo vai reduzir a tela para uso com uma mão e, depois disso, terá que tentar acionar tais recursos para poder usá-los.
Devo dizer que, essa solução encontrada pela Sony não me agradou, especialmente porque o uso do aparelho com uma mão já vem pré-selecionado e, quando você percebe isso no meio de uma situação em que precisaria acionar rapidamente o discador a partir da tela de bloqueio, a qualidade da experiência de uso se reduz a zero.
A Xperia UI conta ainda com uma nova tela de bloqueio e um sistema de sugestões de apps que funciona a partir da tela inicial. A Sony ainda envia uma série de aplicativos pré-instalados, alguns removíveis e outros não, como o Spotify, o Kobo eBooks, Sky Go, Amazon e até o anti-vírus AVG.
Sony Xperia XA Ultra – Performance
Por dentro, o Xperia XA Ultra vem embalado como o mesmo processador do modelo intermediário original o Xperia XA e não empolga para um smartphone com "ultra" no nome. A CPU é a MediaTek Helio P10 octa-core de 2,0 GHz, um chip pensado para os intermediários. A memória interna do aparelho é de 3GB e o armazenamento é de 16 GB, podendo ser expandido até 200GB através de um cartão microSD.
Se na versão menor da série Xperia XA os gráficos já ficavam abaixo do esperado para a GPU Helio P10, que possui dois núcleos de 700 MHz. Com o Xperia XA Ultra, que possui uma tela maior, tivemos praticamente os mesmos pontos entre um e outro aparelho. Assim como no XA, os jogos ainda podem rodar na resolução de 720p, contudo, se você quiser usar o potencial da tela do XA Ultra, que oferece 1080p, os efeitos gráficos serão reduzidos.
Lembrando que a arquitetura do chipset é a Cortex A-53 de classe média, o que pode justificar o desempenho intermediário do processador octa-core.
Contudo, o que mais me incomodou foi a demora para abrir alguns aplicativos, especialmente no multitarefa. Isso pode ser melhorado acelerando a escala das animações nas opções de desenvolvedor. Contudo, um aparelho novo com uma CPU como a Helio P10 e 3GB de RAM não deveria fazer isso.
Agora, uma coisa é certa, assim como recomendamos o uso de um cartão microSD para otimizar o desempenho do Xperia XA, este também será o caso da variante Ultra, que chega com apenas 16GB de armazenamento interno no país. É possível formatar o cartão para utilizá-lo como memória interna no dispositivo da Sony.
Não é possível executar esse procedimento pelas configurações do sistema, mas, através do artigo abaixo você poderá descobrir como utilizar a linha de comando que executa este recurso:
Sony Xperia XA Ultra – Áudio
Assim como o Xperia XA e outros smartphones da fabricante japonesa, o XA Ultra possui um speaker é ligeiramente mais agudo. A qualidade das chamadas, contudo, é clara e não temos aquele efeito "eco" ao fundo. No modelo de teste que a Sony encaminhou para o AndroidPIT, não ofereceu os fones de ouvido na caixa.
Acessando as configurações do dispositivo, temos a chance de usar o aplicativo de equalizador da Xperia UI, que conta com ajustes para tons graves, médios e agudos.
O som do alto-falante mono da Sony é bom, apesar do efeito metalizado do áudio quando o volume está em 100% da capacidade. Contudo, a opção de colocá-lo no canto direitos inferior prejudica muito a experiência com games e consumo de multimídia.
O que realmente me chamou a atenção foi a captação de áudio por parte dos microfones. Tive a chance de usar o aparelho durante um concerto e, conforme você pode ver na galeria de vídeos e imagens logo baixo, a nitidez do áudio impressiona.
Sony Xperia XA Ultra – Câmera
As câmeras da Sony são sempre um diferencial nos smartphones Xperia. Contudo, preciso dizer que o Xperia XA Ultra é o unicórnio entre os Xperia, no qual a câmera frontal oferece melhores resultados que a traseira. Ao contrario do Xperia C5 Ultra, no qual ambas as câmeras possuíam o mesmo sensor, no XA Ultra a câmera frontal tem 16MP, com abertura f/2.0 e suporte de um flash de led; já a câmera traseira possui 21,5MP, com abertura de f/2.2 e também conta com suporte de flash de led.
O interessante é que a câmera de 16MP possui configurações um estabilizador ótico de imagem, enquanto a de 21,5 apenas o SteadyShot, que funciona como estabilização digital. Logo, nos vídeos que fiz, a minha impressão é a de que a câmera frontal fez um serviço muito melhor, até mesmo em relação à captura de imagens, visto que é otimizada para condições de baixa luminosidade.
Quando analisei as imagens capturadas com a câmera frontal, a impressão que tive nas selfies é a de ter sempre um forte efeito de lente olho de peixe, especialmente na hora da captura, pois o pós processamento das câmeras da Sony sempre oferecem uma grande correção da imagem final e, por consequência, corrigem tal característica.
Em relação à câmera traseira, quando olhamos as fotos e vídeos em um software no computador, é possível identificar leves borrões ou distorções nas imagens capturadas pelo dispositivo. Já as mídias capturadas com a câmera frontal realmente mantêm a qualidade.
O autofoco híbrido do Xperia XA Ultra é excelente para quem gosta de dar o foco na cena e capturar a imagem rapidamente, contudo, me pareceu lento em comparação ao Xperia Z5, por exemplo. Como já é tradição nos smartphones da Sony, o Xperia XA Ultra vem equipado com um botão físico para ser usado como gatilho da câmera.
Embora a câmera conte com um modo manual interessante, a opção Auto Superior pode ser o modo mais viável para quem não tem conhecimentos específicos com ajustes.
- Confira aqui o teste de câmera do Xperia XA Ultra com fotos em alta-resolução
Infelizmente, tive problemas na hora de usar o aplicativo da câmera. Um erro que fez o software congelar por quatro vezes quando estava usando a câmera frontal. Depois de várias tentativas para consertar o problema, sem ter outro aplicativo usando a câmera em segundo plano ou algo do gênero, tive que reiniciar o aparelho. Devo dizer que o sensor da câmera superaqueceu quando isso ocorreu.
Sony Xperia XA Ultra – Bateria
O Sony Xperia XA Ultra possui uma capacidade de bateria pequena para o seu tamanho, são 2.700mAh, fixa. Para se ter uma ideia, o Xperia Z5 Compact possui os mesmos 2.700mAh battery, mas em uma tela de 4,6 polegadas. No review do Xperia XA, realizado pelo meu colega Eric Herrmann, o aparelho deixou a desejar no quesito autonomia de bateria, mas durante o meu teste com a variante Ultra, confesso que fiquei surpresa com a capacidade de gerenciamento deste aparelho.
O Xperia XA Ultra oferece um bom desempenho quando o assunto é autonomia de bateria e, pode chegar a até 8 horas de uso para vídeos, o que me chama bastante a atenção para um aparelho com tais especificações. Nos testes de benchmark, o desempenho do Xperia XA Ultra se mostrou acima daquela de aparelhos como o Moto G4 Plus, Xperia X e do LG G5, por exemplo.
Além disso, o tempo de carregamento do aparelho é rápido devido ao uso da tecnologia UCH12, que usa a suporte do carregamento rápido da Qualcomm. Isso é realmente positivo, visto que em pouco tempo é possível carregar o dispositivo por mais algumas horas.
Sony Xperia XA Ultra – Especificações Técnicas
Veredito Final
O Xperia XA Ultra é melhor que a variante original da série, porém, é um phablet e são poucas as pessoas que conseguem realmente utilizar um smartphone de 6 polegadas no dia a dia. Apesar do belo design e de uma excelente câmera frontal, a câmera traseira deixa a desejar.
Este smartphone é indicado para quem realmente quer tirar todo o potencial que uma câmera frontal pode oferecer
Apesar do bom contraste e dos excelentes ângulos de visão da tela do Xperia XA Ultra, a reprodução das cores e o equilíbrio de branco acabam prejudicando a experiência do usuário. Apesar da boa autonomia da energia, a Sony poderia ter oferecido uma capacidade de bateria muito maior dado o tamanho do dispositivo.
O software da Sony é cheio de recursos e possui uma das interfaces mais bem feitas do Android, contudo, o hardware não oferece um bom desempenho. Este smartphone é indicado para quem realmente quer tirar todo o potencial que uma câmera frontal pode oferecer, bem como uma excelente captura de áudio. Mas se você quer uma tela grande para poder ter uma boa experiência em jogos, a qualidade dos gráficos do XA Ultra não ajuda. Agora, se você pretende utilizar o dispositivo para redes sociais e mensageiros instantâneos, não encontrará muitos problemas.
Uma boa alternativa a este dispositivo poderá ser o Zenfone 3 Ultra, que deve chegar ao mercado em meados de setembro.
E aí, você teria um smartphone dedicado à selfies e capturas de vídeo com a câmera frontal?
Quero saber se trava se esquenta a ponto de pegar fogo!!!!Mania chata de compararem com Marca y ou marca x, tem que ser levado em conta o gosto do usuário não o que dá pra compra com o mesmo preço , quero saber dele e não dos concorrentes .
Até quando a Sony vai lançar aparelhos vagos e mais do mesmo.
Não vamos perder o foco da materia do artigo, o dispositivo tem uma camera e tanto frontal, pronto falei.
Au revoir, Sony.
Mais um aparelho só para "atrair" a comprarem. Parece que as empresas, nesse frenesi de fabricar estão sem opções mais específicas e atraentes aí trazem esses aparelhos que chegam aqui custando altos preços.
Um telefone enorme com 6 polegadas de tela ter uma batería de 2700 mAh compensaría comprar então o Galaxy A9 Pro que também possui tela grande e a bateria é de 5000 mAh.
Vcs deveriam fazer reviews em vídeo isso sim.
ta de brincadeira essa sony com esses valores exorbitantes.
ps: Camila esta muito linda nas fotos :)
2400 pila, sendo 1000 reais na câmera frontal e 500 na câmera traseira
Não entendo a Sony, a impressão que tenho é que o 'novo' já vem obsoleto.
Mas, é claro que gostaria de possuir um desses.
Sony querendo ser LG? Ridículo isso, câmera horrível...
Por esse preço eu prefiro importar o OnePlus 3...
Se a pergunta é sobre câmera frontal falem de câmera frontal galera. Pouco importa nessa matéria as especificações de câmera traseira dos concorrentes. O LG G4 não tem câmera frontal boa. A câmera frontal desse cel é uma das melhores ou a melhor do mercado. Mas pra mim nao justifica a compra porque nao gosto de selfies.
Além disso, foi feito para quem curte tela gigante..... povo compara até com os que têm display de 5".
Daqui a pouco vem um bobo e compara com o moto g3 ....
Essa já fez bons celulares, e bons smartphones, hoje ela só engana. Não tem como vc deixar de levar um s7, pra levar um xperia X, ou qualquer outro modelo relevante.
Se perdeu no tempo.
Sinceramente, o custo benefício desse phablet é quase nulo, com preço mais alto do que ele oferece. Com esse valor, eu prefiro mil vezes o Moto X Force, e ainda sobra troco.
concordo cth!!!
prefiro comprar o Galaxy a9pro q entrega mais e a bateria e muito melhor q essa. Sony querendo ser a Apple dos preços!!!
por 1500 pego um Oneplus 3 que é muito superior a esse lixo não vejo a hora de vender meu Z3 Sony decepção total câmera traseira muito fraca
Por esse valor se compra o Huawei Mate 8 64GB