O Android Nougat só te conquistará em um smartphone novo!
O Android 7.0 Nougat já está entre nós. Os dispositivos da linha Nexus estão recebendo a atualização da versão final do sistema operacional e isso quer dizer que, em breve, o código da atualização será liberado para todas as fabricantes. Mas quando este update chegará até você?
Os novos dispositivos serão os mais beneficiados com o Android Nougat
Nos últimos meses, fomos testemunha de uma nova etapa do Android. Não se percebe assim, de cara, mas ele tem uma alma de revolução. Com a edição N do sistema operacional muitas coisas mudaram. Além de funções inéditas, o ponto mais forte desta versão da plataforma é o seu programa para usuários Beta.
Isso significa que milhares de usuários de todo o mundo serviram como "cobaias" para testar as novas atualizações. Este engajamento acelerará a correção de erros e proporcionará maior segurança, pelo menos para os dispositivos Nexus.
Mas quando nós seremos beneficiados com estas tantas melhorias no sistema? Bom, a resposta pode não agradar a todos, mas é quase certo que a maioria só irá desfrutar do Android Nougat quando comprar um smartphone novo.
O primeiro dispositivo que sairá de fábrica rodando com o Nougat será o LG V20. O aparelho, sucessor do V10, estreará a nova atualização mesmo antes dos novos Nexus. Esperamos que esta mudança de estratégia por parte do Google resulte em uma colaboração mais estreita com as fabricantes tanto para o desenvolvimento das futuras versões do SO, quanto para que as atualizações sejam liberadas mais rapidamente.
O Android Nougat chegou antes do esperado, mas tarde demais
A evolução do Android demonstra que poucos usuários verão o Nougat durante o próximo ano nos seus atuais smartphones, salvo algumas exceções. Aqui segue um bom exemplo: depois de quase um ano da liberação oficial do Android Marshmallow, apenas 15% dos dispositivos do mundo receberam a atualização.
Se prestamos atenção no gráfico abaixo, vemos como as primeiras versões do Android eram liberadas em uma velocidade muito maior, chegando a mais aparelhos. Contudo, com as versões seguintes, vemos que a curva diminui, ou seja, cada versão o SO do Google tem um alcance menor que a anterior. E isso acabou gerando o grande problema do sistema operacional do Google: a sua fragmentação.
Neste leque de cores e nas contas do pessoal do Google Developer, podemos ver como 50% dos dispositivos têm um sistema operacional defasado, com mais de três anos de idade. Não é de se estranhar que uma das principais preocupações dos usuários é saber se receberão a próxima atualização. Estes dados só revelam o abandono absoluto que muitos aparelhos sofrem por parte da fabricante depois da sua produção e venda.
Novos obstáculos para o Android Nougat
A boa notícia é que este ano pudemos ver alguns "brotos verdes", que não floresceram com o Android Marshmallow, mas chegaram com a nova atualização. Para começar, temos o programa Beta, citado anteriormente, que foi copiado por fabricantes como a Sony, que liberou uma das prévias para desenvolvedores do Android Nougat para o Xperia Z3.
Mesmo que não de maneira oficial, a prévia do Nougat chegou em julho "por acidente" para o Huawei P9. O que nos dá muita esperança, já que a Huawei é uma das companhia que traz a skin de fabricante mais agressivas do Android, motivo pelo qual a empresa sempre atrasa a liberação das atualizações para seus dispositivos.
O Android 7.0 deu um salto em alguns aspectos, tais como a criptografia e segurança de dados, novas atualizações Seamless, um novo JDK sem propriedade intelectual, aberta à comunidade e os dois avanços mais esperados: o Vulkan e o DayDream.
Com o Android Nougat, o Google deixou de usar a linguagem Java (o JDK), propriedade da Oracle, e optou pela versão open source da mesma - o OpenJDK - para as APIs que usa para desenvolver seus aplicativos. Ainda que o resultado final não seja notado pelo usuário comum, os desenvolvedores vão perceber a novidade.
Isso significa que o sistema é ainda mais aberto e colaborativo do que antes e, como bônus, o Google evita mais processos judiciais por parte da Oracle. Atualmente, as duas empresas estão em um imbróglio legal por violação dos direitos de propriedade intelectual da tecnologia Java.
Por sua vez, o Vulkan e o DayDream são dois dos melhores avanços que podemos ver no Android desde a incorporação do modo Doze de economia de bateria no Marshmallow. O primeiro melhorará a experiência do usuários com gráficos para jogos, tornando-os ainda mais realistas; o segundo é a nova plataforma que facilitará o acesso a conteúdos focados em realidade virtual de qualidade. Contudo, para poder desfrutar destes avanços, é preciso ter um bom dispositivo com bom poder de processamento.
E, mais uma vez, boa parte dos smartphones atuais dificilmente poderá desfrutar dos avanços mencionados, seja por abandono total por parte da fabricante no que toca as atualizações do sistema ou por ter um hardware que não aguentaria tantas novidades. Logo, o futuro do Android Nougat está nos dispositivos que virão nos próximos meses.
Você acredita que o seu aparelho vai receber o Android Nougat?
Olá Luis, parabéns pelo artigo. Achei interessante o fato do JDK do Java ser desprezado a partir da versão 7.0. Estou fazendo uma pós em desenvolvimento para dispositivos móveis e cada atualização que chega no Android Studio - Ferramenta de desenvolvimento da Google - gera muitos erros de codificação por causa dos novos Framework. Poderia citar fontes confiáveis sobre o OpenJDK?
CYANOGENMOD é o terror das indústrias de smartphones rs
concordo plenamente amigo , não fico mais preso a fabricante com roms stock prefiro a CyanogenMod !!
Não é pra tanto.
A CyanogenMod é apenas a aliada aos usuários entusiastas do Android, nada mais que isso.
Espero que meu moto X Style receba a atualização...
Usando no nexus 5, root(supersu 2.76beta) ta funcionando normal
queria um post onde eles n apenas dizem oq chegou, mais sim o que a função faz exatamente nos testes
http://www.androidpit.com.br/android-nougat-lancamento-funcoes-recursos
Bem, se essas forem as grandes novidades do Nougat eu nem me importo se virá ou não atualização para meu note 4.A grande atualização veio com o modo Doze de economia de bateria, no marshmallow.Esse Nougat não me seduz a comprar um novo smartphone, que é esse o propósito do Google com essa infinidade de androids.
podem confiar, todos os aparelhos a partir do 5.0 serão atualizados para o 7.0 no dia 31/02/2017. estou ansioso.
Passa ano e essa lamúria de "fragmentação do Android" continua sendo pauta. Sinceramente, o quê tem sido adicionado de novo nas últimas versões? Praticamente nada. São alterados aspectos estéticos, disposição de botões, efeitos de transição novos, firulas de usabilidade, etc. A principal mudança do Nougat, por exemplo, é a possibilidade de utilizar 2 apps simultaneamente, algo que já é possível em várias ROMs (da Samsung e LG, por exemplo) há vários anos.
É por isso que não entendo bem aqueles que defendem ferrenhamente o Android puro. Eu gosto dele também e, por vezes, prefiro ele às ROMs modificadas. Mas é inegável que as personalizações das fabricantes, muitas vezes, se sobressaem ao Android original.
A própria Google sabe disso, tanto que o slogan da I/O do ano passado foi "Be together, not the same".
Acho que já está na hora do Android para em uma unica nomenclatura! É estranho sempre estarem lançados novas versões com quase nenhuma "novidade"
É tudo questão de marketing, Fábio.
atualização com 2 em 2 anos? Tá e louoco
Tenho um note 4!
Nos comentários que o povo tem feito em outros sites, uns dizem que a Qualcomm não dará mais suporte para SD 800/801. Outros dizem que API Vulkan não é compatível com adreno 3XX.
Infelizmente as GPU Adrenos 3xx não tem suporte a API Vulkan.
Inicialmente a Vulkan só seria compatíveis com as GPU mediante a compatibilidade delas com o OpenCL 1.1 e OpenGL 3.1. As Adrenos 3xx possuem compatibilidade com OpenCL 1.1, mas não possuem com a OpenGL 3.1.
Mas esta muito estranho estes fatos, pois vi no site anandtech que a Khronos Group anunciou que algumas GPU poderiam ter suporte a API Vulkan via drivers.
E a Qualcomm esta envolvida em uma suposta acusação de que alguns smartphones com os Socs que você citou. Tais Socs não terão atualizações devido a recusa da Qualcomm em prestar suporte aos drivers deles.
Enfim, deu-se o inicio de mais uma novela.
Ja tão fazendo no xda a rom do android 7 pro meu aparelho Acho que ele fica vivo uns 3 anos ainda nas custom rom
mas um módulo do Xposed ou uma Custom do tipo CM?
Não vi tantas mudanças assim......