Evolução da série Google Pixel: o que mudou do primeiro ao Pixel 3?
A série Google Pixel entrou em cena para substituir os lendários Nexus, ambas criações da Google. Apesar do pouco tempo de estrada, estes dispositivos se tornaram objeto de desejo de muitos usuários Android, principalmente dos mais apegados ao sistema e saudosistas da linha Nexus.
Google Pixel
O primeiro Google Pixel foi lançado em meio a dúvidas, elogios e críticas de todos os lados. Foi o primeiro smartphone que levava assinatura da Google como marca, apesar do mesmo ser fabricado por outra empresa. Também foi a primeira vez que o software ganhou interferências da Google, que customizou o sistema para adicionar novidades exclusivas.
O visual do Pixel casou certa estranheza à primeira vista, por combinar alumínio e vidro em partes divididas da traseira. Pelo preço cobrado, alto para e'poca, usuários esperavam mais dessa aventura do Google se posicionando como grife. O primeiro Pixel não tinha suporte a microSD, proteção contra água, carregamento sem fio e não vinha com fones de ouvido na caixa. Apesar disso, foi o primeiro a trazer funções de navegação por gestos pelo sistema através do sensor biométrico.
Google Pixel XL
O primeiro Pixel XL não tinha muitas diferenças com relação ao irmão menor. Além da tela passar de 5 para 5,5 polegadas com o dobro de resolução, o hardware se mantinha o mesmo. A câmera de ambos os modelos receberam ótimas avaliações de usuários e da imprensa, sendo o modelo XL o melhor avaliado.
Google Pixel 2
Com o Pixel 2, a Google subiu de fato o nível dos produtos em termos de acabamento, especificações e qualidade no geral. As mudanças foram menores no Pixel 2, que manteve um visual convencional semelhante ao do Pixel 1, apesar do mercado ter adotado o design com bordas frontais otimizadas. O modelo ganhou resistência à água, alto-falante estéreo na frente e o Active Edge, herdado da HTC, que ativa o Google Assistente através de pressão nas bordas laterais.
Aqui, o Google começou a se tornar referencia em fotografia móvel. O software foi desenvolvido para tirar proveito da lente e fazer o processamento pós-captura de forma inteligente. Até mesmo mecanismos do falecido Google Glass foram usados como base para otimizar a câmera e o sistema. O atrativo do Pixel passou do software e começou a migrar para sua câmera.
Google Pixel 2 XL
O Pixel 2 XL cresceu de 5,5 para 6 polegadas devido ao design mais atualizado com borda frontal reduzida. A Google fez questão de diferenciá-los pelo design, apesar de ambos ostentarem a mesma ficha técnica com leves mudanças, como na bateria e resolução de tela. No quesito câmera, o XL 2 mantinha o posto de referência ostentado pelo irmão menor.
Google Pixel 3
A terceira geração traz a evolução desses aspectos que sempre foram os diferenciais dos Google Pixel: software, design diferenciado e câmera. Os modelos ganham construção em vidro para receber suporte ao carregamento sem fio e, no caso do Pixel 3, que é a versão menor, o visual do Pixel 2 XL foi portado e reduzido aqui para seguir a tendência borderless.
O Google manteve os pés no chão ao não aderir a outra tendência do mercado, que são câmeras duplas, triplas ou até quadruplas. O Pixel 3 continua sendo referência em fotografia mesmo tendo um único sensor na traseira. O software ganha maior integração com outras tecnologias, como inteligência artificial e aprendizado de máquina. Abaixo, mostro a semelhança do visual do Pixel 3 (à direita) com o Pixel 2 XL (imagem acima) em comparação com o Pixel 2 (à esquerda):
Google Pixel 3 XL
O irmão maior segue à risca os traços do Pixel 3, com algumas restrições. O Google não quis diferenciá-los dessa vez além doa tamanho, mas, se em outros anos o Google foi pulso firme em não aderir às tendências do mercado, dessa vez o notch foi algo que a empresa acabou aderindo. O maior entalhe em termos de profundidade 'está no Pixel 3 XL, o que, na opinião de muitos leitores, fez com que a variante maior perdesse seu charme.
O Pixel 3 manteve parte do seu visual, com exceção do notch. Na foto, o Pixel 3 XL ao lado do Pixel 2 XL:
É claro que a linha Google Pixel ainda tem um longo caminho pela frente, assim como a série Nexus, que chegou até a sétima versão. E pra você, qual foi o melhor Google Pixel lançado até agora?
Gostei mais da versão Pixel 3, não veio com o entalhe, e tem alto falantes com som estéreo.
Difícil dizer qual foi o mais acertado. Tenho o 2 XL, e vim do Nexus 6P, que era um celular incrível na minha opinião.
Acho que nos Pixels o Google trouxe mais uma identidade própria, um melhor integração de software/hardware. As câmeras são incríveis, e sua integração com o Google fotos idem. Outro destaque é sua ótima qualidade de construção, assim como um software robusto, direto e sempre atualizado.
Eu não consigo mais deixar seus aparelhos, para mim a linha pixel se tornou sinônimo de android, sei que muitos discordam completamente, mas a esses sugiro se puderem a experimentar um verdadeiro Google fone.
O primeiro Pixel eu achei feio de cara, mas depois comecei a ver beleza nele, já o 2 foi cagado por aquelas bordas enormes em cima e em baixo. O 3 até que é bonito.
Sobre os "XL" eu me abstenho de comentar, pois não gosto de aparelhos grandes.