Review do Pixel 3 XL: glória ao rei das câmeras entre os smartphones
Depois de analisar detalhadamente vários de seus recursos, chegou a hora de tirar conclusões sobre o Pixel 3 XL. O que eu acho do "carro-chefe" da Google para este ano? Descubra lendo este review do Pixel 3 XL.
Veja também nosso vídeo com um hands-on do aparelho:
Prós
- Software exclusivo do Google
- Experiência fotográfica
- Tela excelente
- Design luxuoso
Contras
- Autonomia de Bateria
- A forma como o software lida com o notch
Não é barato
O Google oferece o Pixel 3 XL em duas variantes e três cores diferentes, que chama de “Apenas Preto”, “Claramente Branco” e “Não Rosa” (mas é rosa sim). A versão com 64 GB de memória interna custa US $ 899. Para ter o dobro do espaço de armazenamento, você terá que pagar US $ 999.
Certamente não é o smartphone com a melhor relação custo-benefício, mas mostra que a Google está se adaptando à nova realidade do mercado. O Pixel 3 XL joga na mesma liga que outros carros-chefe como o iPhone XS e Galaxy 10, e seu preço reflete isso.
Design elegante em formato familiar
O Pixel 3 XL tem certificação IP68, ou seja, é à prova d'água. Mas o revestimento não é tão diferente do seu antecessor. Novamente a Google destacou o topo do painel traseiro com uma textura lisa, mas desta vez a traseira inteira é feita de vidro.
A parte opaca no modelo Claramente Branco que usei parece porcelana e é incrível nas mãos. O sensor de impressões digitais Google Imprint está centralizado na metade superior da traseira, e é emoldurado por uma borda com "corte diamante".
A estrutura metálica que une os dois frágeis painéis de vidro dos quais o smartphone é composto tem um acabamento brilhante, que ao toque dá a sensação de ser cerâmica. E o detalhe verde menta do botão liga/desliga é maravilhoso.
Quando você pega o Pixel 3XL pela primeira vez, imediatamente percebe o quão bem ele se encaixa na sua mão, mesmo que ele não tenha um painel frontal exageradamente curvado como seu antecessor. O que não mudou? O smartphone é difícil de usar com uma mão. Para realmente alcançar todas as áreas da tela, você precisará usar as duas mãos.
A melhor tela do mercado
O Pixel 3 XL é um pouco maior que seu antecessor. O painel frontal abriga uma tela QHD OLED de 6.3 polegadas (2960x1440 pixels) com proporção 18.5:9. O "queixo" é um pouco mais estreito na parte inferior e as molduras ao redor da tela são mais finas. Quanto à qualidade do painel, produzido pela Samsung, não há o que discutir: neste ano o Google escolheu a melhor tela do mercado.
O notch é relativamente estreito, mas se projeta visivelmente sobre a tela. Podemos dizer que ele não passa despercebido, mas no uso cotidiano você aprenderá a conviver com ele. O que eu não gostei foi da implementação de software do Google para mascarar o notch e gerenciar os ícones em ambos os lados dele.
Muitas vezes estes ícones parecem desalinhados ou precisam ser escondidos devido à falta de espaço. Colocá-los em duas linhas teria resolvido este problema, na minha opinião, dada a altura da barra de notificação.
Android puro e nada mais
O software é a verdadeira estrela dos Pixel, e o 3 XL vem com o Android 9.0 Pie . O novo sistema de navegação baseado em gestos vem ativado por padrão e não é possível desativá-lo. Na minha experiência pessoal é algo com o que você pode se acostumar, mas ainda está longe de ser fácil de usar como no iPhone XS ou em aparelhos da Xiaomi.
Sob o lema "AI First", há também funções como Now Playing (que agora tem um histórico) para reconhecimento automático de música mesmo quando off-line e o Google Lens.
O Pixel 3 XL mantém o recurso “Active Edge” (algo como “Bordas Ativas”), que já existia no Pixel 2. Basicamente, você pode apertar o smartphone para realizar uma ação, como abrir o Google Assistant
Basta dar um "apertão" no aparelho para ativar o assistente ou silenciar chamadas recebidas. O recurso também funciona quando a tela está desligada, o que permite iniciar o assistente enquanto o smartphone ainda está no seu bolso, por exemplo. Infelizmente, não é possível remapear as ações.
O Pixel 3 XL também pode ser usado para testes com a versão beta do Android Q, como falamos mais no artigo abaixo:
Desempenho de campeão
Como esperado, o Pixel 3 XL oferece excelente desempenho geral, graças ao processador Qualcomm Snapdragon 845. É uma pena que haja apenas 4 GB de RAM LPDDR4X, ainda mais considerando que concorrentes oferecem 6 ou 8 GB. Embora 4GB sejam suficientes, 6GB iriam preparar melhor o aparelho para o futuro.
Você pode escolher entre uma variante com 64 GB e outra com 128 GB de memória interna. Mais uma vez o Google passa vergonha em comparação com a concorrência, que já oferece modelos com 256 GB, ainda mais considerando o Pixel 3Xl não tem slot microSD para expansão de memória.
Há um motivo para isso: a empresa quer promover o uso de seus serviços em nuvem e oferece espaço de armazenamento online ilimitado para fotos e vídeos por mais de três anos. Na ficha técnica, chama a atenção um chip chamado Titan M, que segundo o Google será responsável pela segurança dos dados pessoais em seu smartphone.
Alto-falantes poderosos
Alto-falantes estéreo frontais são uma raridade, mas eles estão presentes no Pixel 3 XL. Um está localizado logo abaixo da tela, o outro é combinado com o falante para chamadas no notch.
Ambos soam bem. A saída de áudio tem graves poderosos e todo o corpo do telefone vibra, transmitindo a batida das músicas que você está ouvindo para as suas mãos.
Se você quiser usar um fone de ouvido de alta qualidade com fio, precisará usar o adaptador USB tipo C incluso na embalagem, porque não há conector para fones de ouvido com plugue de 3,5 mm. O Google inclui fones com fio e conector USB Tipo C, os "Pixel Buds", na caixa.
A melhor câmera do mundo ficou ainda melhor
Ao contrário da concorrência, o Google continua a focar em uma única câmera principal de 12,2 MP com abertura f/1.8. O fabricante mais uma vez trabalhou no software e ainda é capaz de enfrentar rivais com duas ou três lentes. Há uma câmera dupla, mas ela fica na frente: dentro do notch você encontrará dois sensores de 8.1MP (f/1.8 e f/2.2), um normal e um grande angular.
O software da câmera ganhou alguns novos recursos como o Top Shot, que faz múltiplas fotos ao mesmo tempo e escolhe a melhor para garantir que ninguém saia piscando numa foto em grupo, por exemplo. Já o Super Res Zoom, que usa IA para conseguir mais detalhes em fotos com o Zoom Digital. E não podemos nos esquecer do Night Sight (Visão Noturna), que tira fotos incríveis no escuro.
Já falei em detalhes sobre a qualidade (fantástica) das imagens e dos recursos encontrados na câmera do Pixel 3, portanto não vou me repetir aqui . Para saber tudo sobre o que muitos consideram a “melhor câmera do mundo”, clique no link abaixo:
A bateria encolheu
A bateria do Pixel 3 XL é um pouquinho menor que a do Pixel 2 XL: são 3.430 mAh, uma redução de 90 mAh que na prática será imperceptível. As otimizações de software que a Google promete em toda nova versão do Android deveriam garantir uma boa autonomia, mas na verdade ela decepciona um pouco.
Além do carregamento rápido via USB, o Pixel 3 também tem carregamento rápido wireless a 10 Watts. Mas isso só funciona se você comprar o carregador da Google, o Pixel Stand.
Google Pixel 3 XL – Especificações Técnicas
Veredito final
No geral, as únicas queixas que eu faria ao Google dizem respeito à bateria, que poderia ser um pouco maior. E um smartphone que custa quase US$ 1.000 não deveria ter "pouca" memória.
Em termos de design o Pixel 3 XL é um passo à frente, com acabamento impecável, bordas finas e a melhor tela do mundo. Usá-lo é um grande prazer. Além disso, a câmera ainda é insuperável. Como aconteceu no ano passado, é improvável que outro smartphone consiga roubar o lugar do Pixel no meu bolso, e é pouco provável que os fabricantes apresentem câmeras com melhores resultados.
Finalmente, um substituto digno para o smartphone que me acompanhou em mil aventuras ao redor do mundo!
O que você achou do Pixel 3XL?
é uma camera otima com android....... fabricação lg, audio ruim, caro pq sua interface nao tem nada, deveria ser bem mais em conta....
Que título horrível!
acho o design tão sem graça e esse notch gigantesco demais... talvez com ele em mãos seja outra coisa...
Tenho um Pixel 3, a otimização do Android é impressionante. Quanto as câmeras, nem precisa falar
O acabamento é muito bom, a pegada é boa e tal, mas o notch é muito feio mesmo
sonho de consumo para qualquer amante de android
No momento estou com o 2 XL, mas seriamente pensando em comprar o 3 XL com os descontos ao invés de esperar a próxima versão.
onde indica comprar?
Tirando o notch e o queixo (ambos não são nada discretos e são ridiculamente enormes), o resto do design é bonito. Por ser Android puro, é mais fácil de modificar.
Realmente as câmeras são um espetáculo, até hoje os aparelhos novos têm as câmeras comparadas ao pixel 3
É um dispositivo muito interessante, mas não daria para meu uso, visto que, prefiro o sistema um pouco mais modificado.
É um dispositivo muito interessante, mas não daria para meu uso, visto que, prefiro o sistema um pouco mais modificado.
Bem que a Google finalmente poderia vender o gadget por aqui , seria ótimo.
imagina o preço rsrs
Um excelente aparelho mas não dá pra considerar ele bonito... Tipo, pra mim é o notch mais feio do mercado até agora e com uma borda inferior gigante...
Verdade desing terrível .e também acho meio difícil bater o mate 20pro eo p30 pro
Aí vai de gosto mesmo. Tem gente que vai preferir um Xiaomi Mi9 ao Pixel ou ao Mate... São todos aparelhos top de linha ou premium então fica mais pelo gosto.