Sem serviço de dados? Saiba como resolver este problema

apitservicodados
© nextpit

Vários leitores tem recorrido ao nosso fórum em busca da solução para um problema pra lá de irritante: em alguns aparelhos atualizados para o Android 8 (Oreo) e Android 9 (Pie) uma notificação aparece insistentemente com a mensagem "Sem serviço de dados: serviço temporariamente bloqueado pela rede".

Além do incômodo da mensagem na tela ele pode causar um aumento no consumo de bateria do smartphone, já que a maioria dos aparelhos emite um som e/ou vibra ao receber uma notificação. E haja paciência para aturar um “ping” a cada 20 ou 30 segundos…

Que tal esconder a notificação?

Alguns leitores sugerem simplesmente esconder a notificação: quando ela surgir na tela, deslize-a para a esquerda, clique na engrenagem e selecione a opção Bloquear todas as notificações. Assim o aviso sobre o serviço de dados não aparecerá mais.

notificacao sem servico
Esta mensagem pode aparecer várias vezes por minuto / © NextPit Brasil

O problema é que assim você está tratando o sintoma, e não a doença. A notificação não irá aparecer, mas seja lá o que for que está fazendo com que ela seja disparada continuamente continuará acontecendo. O melhor é cortar o mal “pela raiz”.

Uma “faxina” resolve

Para resolver o problema de uma vez por todas, é preciso ir um pouco mais fundo, como fez o leitor Maicon Marcello. Abra o app Configurar ou Configuração e clique em Apps (ou Aplicativos). Uma lista com todos os apps instalados em seu smartphone irá aparecer na tela. Clique nos três pontos no canto superior direito da tela, e em Mostrar Sistema para ver também os aplicativos que fazem parte do sistema operacional.

telefone limpar dados
Para resolver o problema, limpe os Dados e Cache do app Telefone / © NextPit Brasil

Role a lista até encontrar o app Telefone. Toque nele, e na tela seguinte toque em Armazenamento. Agora toque nos botões Limpar dados e Limpar cache. Com isso você irá apagar dados da versão antiga do sistema operacional que podem estar causando o problema. Em alguns aparelhos da Samsung é possível encontrar três apps chamados “Telefone”, só é necessário fazer o procedimento no primeiro deles.

Esta dica funcionou para você? Você teve algum problema após atualizar o sistema de seu smartphone Android? Compartilhe sua experiência nos comentários.

Notificação por push Artigo seguinte
12 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • 1
    Filipe Braga 23/06/2021 Link para o comentário

    Alguma dica para Android 10? Fiz isso aí e não funcionou. O meu problema é com a operadora VIVO.


    • Rubens Eishima 30
      Rubens Eishima
      • Admin
      • Equipe
      23/06/2021 Link para o comentário

      Olá Felipe. Então, vale a pena tirar e reinstalar o chip da operadora no celular e depois reiniciar o aparelho.

      Se o problema persistir, checar se o chip SIM está ok, e considerar trocá-lo ou então em último caso redefinir o aparelho para as configurações de fábrica (mas essa opção apaga todos os dados do celular)...


  • 2
    Maíra B Moraes 26/04/2021 Link para o comentário

    Nem acredito, mas deu muito certo. Vcs foram demais. Não aguentava mais isso tocando sem parar. Obrigada.

    Rubens Eishima


  • 1
    Carlos Fremder 07/02/2021 Link para o comentário

    Será que apaga os contatos ?


  • 1
    Aparecida costa Souto 08/01/2021 Link para o comentário

    Gente isso n apaga os contatos n?


  • 1
    Paulinny Gomes 29/10/2020 Link para o comentário

    Resolvido, muito obrigada!


  • 1
    Nicolas Savio tuber 30/08/2020 Link para o comentário

    Até agora deu certo


  • 2
    Rosana Monteiro 19/05/2020 Link para o comentário

    Deu certo, muito obrigada!


  • 1
    Luany 05/04/2020 Link para o comentário

    Deu muito certo!👏🏼
    Fiz no meu e no do meu marido.❤


  • 1
    Alcionei Estevam Jr 21/02/2020 Link para o comentário

    Bingo. Aqui deu certo.


  • 2
    Raphael Tertuliano 16/02/2020 Link para o comentário

    Segui o tutorial certinho, mas isso continua acontecendo :(


  • 73
    Jairo rios 31/12/2019 Link para o comentário

    Felizmente nunca passei por este dissabor

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.