OnePlus: cinco curiosidades sobre a marca que virou sonho de consumo
Ela não vende oficialmente no Brasil, mas você com certeza já ouviu falar da OnePlus. Uma empresa que chegou de mansinho e até hoje, com apenas dois aparelhos lançados por ano, consegue causar furor. E hoje vamos conhecer alguns fatos interessantes sobre essa empresa que é admirada por muitos.
1. A OnePlus é uma subsidiária da OPPO
Essa não pega todos de surpresa, mais vai impressionar alguns. Muitas vezes você, que acompanha marcas asiáticas, deve ter pensado que a OnePlus copia bastante a OPPO, e esse é o segredo. Muitas vezes, linhas da OPPO como a R acabam antecipando o que vai chegar no próximo lançamento da OnePlus.
De certa forma a OnePlus é como um spin-off, uma startup da OPPO, e por ter investimento 100% vindo da empresa maior, pode ousar e trazer toda uma nova filosofia de produção, lançamento e vendas para seus aparelhos. E, como vimos pelo recente Find X, a OPPO não fica atrás em inovação e novidades para o mercado.
2. Os primeiros smartphones lançados precisavam de convite para a compra
Quando foi fundada em 2013, a OnePlus não tinha a intenção de gerar lucro, e foi assim por dois anos, justamente para poder primeiro conquistar clientes, e depois agradar os acionistas (a própria OPPO no caso, que bancava tudo). E o corte de gastos incluía até mesmo o marketing e as vendas por terceiros.
Assim sendo, a OnePlus vendeu seus dois primeiros aparelhos somente através do seu site e, mais curioso ainda, apenas quem tinha um convite poderia realizar a compra. Somente os fãs mais ferrenhos recebiam convites da empresa, ou uma distribuição de convites acontecia esporadicamente.
Fora dessas regras, meros mortais precisavam mendigar um convite a alguém que já tivesse ganhado um. Vender apenas pelo seu site gerava menos gastos e fazia com que a empresa pudesse atender a demanda grande, e o esquema do convite aumentava a curiosidade das pessoas quanto aos aparelhos. Uma boa sacada, arriscada, que deu certo.
3. A OnePlus é a rainha das frases de efeito
Quando lançou seu primeiro modelo, o OnePlus One, a empresa o apelidou de "Flagship killer", ou matador de topos de linha em português. Essa expressão passou a ser utilizada largamente pela mídia, e com isso a empresa queria dizer que, custando menos, podia bater de frente e "matar" concorrentes como os Galaxy S e iPhones.
Atualmente, o slogan da empresa é o "Never Settle", que em nosso idioma quer dizer "Nunca se acomode". Com isso, a companhia espera que os usuários nunca se acomodem a com a dita baixa qualidade dos produtos de outra empresas. "Nunca seremos diferentes apenas por sermos diferentes. Tudo que é feito tem que melhorar a experiência real do usuário no uso do dia-a-dia", afirmou Pete Lau, um dos criadores da marca.
Os dois objetivos da empresa são produzir smartphones melhores e acessíveis para todos e produzir aparelhos de alta qualidade, que tenham a capacidade de lutar com qualquer smartphone no mercado atual, dando foco em produtos com alta qualidade e com design simples e amigo do usuário.
4. Estamos no OnePlus 6, mas já foram oito smartphones
Apesar de manter uma linha bem pequena, foi apenas no primeiro ano de lançamentos que a OnePlus apresentou somente um aparelho. No mesmo ano do OnePlus 2 foi lançado o OnePlus X, o primeiro "budget phone"da empresa, com as especificações do primeiro modelo dentro de um aparelho menor e mais barato.
No ano do lançamento do OnePlus 3, eles começaram sua nova tradição de lançar uma versão T do mesmo aparelho, meses mais tarde, com especificações mais poderosas, mantendo a atualização da tecnologia e barateando o primeiro modelo. Estamos aguardando o OnePlus 6T ainda em 2018.
5. Eles não são sempre bons em campanhas
Se os convites fizeram sucesso, não é possível dizer o mesmo de algumas outras campanhas da empresa. Em uma delas, os convites para compra dos aparelhos foram destinados apenas a mulheres, sendo acusados posteriormente de sexistas.
Uma outra campanha, mais polêmica, chamada "Smash the Past" (esmague o passado, no português) dizia que a pessoa que destruísse seu atual smartphone em um vídeo poderia comprar o novo OnePlus por apenas um dólar. Porém, a campanha não foi bem explicada, e pessoas não selecionadas destruíram seus aparelhos "de graça".
Depois de serem criticados pela geração inútil de lixo eletrônico perigoso pela destruição errada de baterias e outros componentes, a empresa permitiu que os smartphones antigos fossem doados. No final, foram 140 mil participantes e apenas 100 vencedores.
Bônus
- Diferente de outras fabricantes, acessar o root dos smartphones da OnePlus não viola a garantia do mesmo.
- Os primeiros modelos lançados vinham com a ROM CyanogenMod embarcada, que depois passou a ser a Cyanogen OS. A parceria foi desfeita, e para a venda dos aparelhos fora da China a OnePlus envia sua própria versão modificada do Android, conhecida como OxygenOS, embarcada.
E aí? Conheceu um pouco mais sobre essa pequena grande marca?
Amo meu OP5.
Tenho o Oneplus 6 a dois meses e não tenho tido dor de cabeça como tive com o S8 Plus que parou de funcionar do nada, mas agradeço esse ocorrido, pois tive meu dinheiro de volta e agora tenho um OP6. O aparelho é fantástico por ser lindo e simples. A tela então é impecável, e o aparelho é bem resistente. Já caiu algumas vezes e a tela é parte traseira permaneceram intactos. Já a base lateral quando riscada não aparenta muito, não sei se é um acabamento especial no alumínio, mas acaba sendo bem interessante.
gosto bastante da oneplus, mesmo nunte ter tido algum aparelho da marca.
Sonho de consumo???? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Claro, pro seu desespero Apple Boy! 🤣
OnePlus é uma fabricante chinesa de qualidade!
juntamente com a xiaomi, as duas melhores pra mim
Hardware decente + software com ótima customização esse é o segredo , infelizmente mediante ao sucesso a marca começou a aumentar o preço dos produtos mas ainda assim é mais em conta que os mais famosos
Marca espetacular, tenho um 5T 128gb/8gb e recomendo a qualquer um. Extremamente rápido, confiável, facílimo de desbloquear e bloquear o bootloader e instalar roms alternativas, que aliás tem aos montes na internet. Do meu atual 5T só saio pra outro Oneplus, saí de um 3T e me aventurei em outras marcas, iPhone 7 plus inclusive, mas voltei pra Oneplus correndo, a velocidade e liberdade de ter um não tem preço!
Atualmente utilizo o Google pixel 1. Mas já utilizei um Oneplus, o modelo X que era o modelo mais discreto em desempenho e que tinha um acabamento IMPECÁVEL... Hj só saiu da linha Google pixel para a Oneplus. Aparelhos TOP dos TOPS!
Estou muuuuuito satisfeito e feliz com meu smartphone. Não tem marca ao meu ver melhor que essa, e não tô disposto a mudar jamais pra outro aparelho. Meu lava red 5t 8/128gb é literalmente uma Ferrari em desempenho, estabilidade e acima de tudo qualidade de sobra. Simplesmente top
Entrei para família OnePlus em 2017, quando comprei meu OnePlus 5, e não me vejo como usuário de outro marca tão cedo.
Ótima matéria, muito bem escrita, o Android pit tem ótimos redatores, apenas um que estraga, infelizmente...
Deixa de ser chato cara! 🤣
Não sabia sobre o Root , interessante essa de não violar a garantia
Acompanho o OnePlus desde o lançamento e um dia, ainda terei um smartphone dessa empresa.
Também
Tô pensando em trocar a ideia de pegar um Mi 5s Plus e ir pro OP5... ksksksk
Experimentei um One Plus 5 por poucos dias, mas acabei repassando para o meu irmão...É um ótimo aparelho, ainda mais quando se leva em conta seu custo perante outros topo de linha.
Não gostou?