Review do OnePlus 5: forte candidato ao título!
No primeiro teste do OnePlus 5 já pude ter uma ótima impressão sobre o dispositivo. Duas semanas e três atualizações depois, agora posso dar meu parecer final sobre este monstro com 128GB de armazenamento interno e 8GB de memória RAM. O software foi melhorado e otimizou os principais pontos considerados críticos, tais como o consumo de energia e a integração do sistema operacional ao hardware. Por isso, dei essa segunda chance ao OnePlus 5 para comprovar mais uma vez que este é realmente um forte candidato ao título de melhor do ano!
Prós
- Excelente performance
- Tela nítida e excelente contraste
- Boa câmera
- Melhor tecnologia de carregamento rápido
- Dual SIM
Contras
- Sem áudio stereo
- Pós-processamento excessivo das imagens noturnas
- Patch de segurança desatualizado
OnePlus 5 – Data de lançamento e preço
A versão de 6 de RAM e 64GB de armazenamento do OnePlus 5 chega ao mercado a partir de 479 dólares; enquanto a variante com 8GB de RAM e 128GB de espaço interno custará 539 dólares. Como podemos notar, apesar do aumento em relação ao antecessor, o novo carro-chefe da fabricante chinesa ainda fica bem abaixo do preço de muitos topos de linha do mercado.
A venda aberta do OnePlus 5 no site oficial Oneplus.net começou no dia 27 de junho.
O OnePlus não será comercializado no Brasil
Levando em consideração o sistema de impostos e taxas de aparelhos eletrônicos no Brasil, fomos informados de que o OnePlus não será comercializado no país. Isso é bastante lógico, levando-se em consideração que a empresa não conseguiria manter o custo benefício do modelo em relação aos demais flagships disponíveis no varejo nacional.
OnePlus 5 – Desenho & Qualidade de Construção
O OnePlus 5 lembra muito a do iPhone 7 Plus, e essa semelhança é perceptível desde o primeiro momento em que você tem o aparelho nas mãos. No entanto, o OnePlus 5 é significativamente mais ergonômico, graças sua a parte traseira curva, enquanto que no aparelho da Apple ela é plana.
A tela está protegida contra quedas e arranhões graças ao Gorilla Glass 5. Por outro lado, o quadro de alumínio deverá, eventualmente, mostrar sinais da passagem do tempo. A OnePlus oferece na caixa diferentes capas para a proteção do aparelho e que fazem um bom trabalho neste sentido. Assim como a parte traseira do dispositivo, estas capas oferecem o mesmo efeito 2,5D nas bordas.
Durante o processo de produção, a OnePlus testou parte dos dispositivos da nova linha em relação à resistência à água. Nestes testes, os telefones foram submersos por 20 segundos. Embora não haja certificação IP para isso, o OnePlus 5 está protegido contra quedas em água, mas não pode permanecer mergulhado por muito tempo.
Contudo, Romain Heuillard, do canal Frandroid, afirma que o OnePlus 5 é resistente á água. De acordo com o editor, o OnePlus 5 possui certificação IP67, mas a OnePlus não quer ser responsabilizada pelas possíveis unidades danificadas pela água, por isso, preferiu omitir tal característica.
OnePlus 5 – Tela
A tela Full-HD continua usando a tecnologia AMOLED. O brilho das cores pode ser ajustado a partir dos perfis sRGB ou DCI-P3. A OnePlus aprimora as configurações da tela com recursos adicionais, como o Modo Noturo Automático e o Modo de Leitura.
Enquanto outras fabricantes de smartphone oferecem resoluções significativamente maiores, a OnePlus ainda depende de uma tecnologia de tela relativamente simples. Em vez de aumentar a resolução da tela, no entanto, a fabricante optou por otimizar o painel recorrendo ao software.
Conforme mencionado acima, um modo de leitura foi integrado, que usa o mapeamento da escala de cinza (que alterna a tela entre preto e branco), filtra a luz azul e ajusta a nitidez e o brilho da tela com a ajuda do sensor ambiente. Notei que o brilho mínimo da tela do Xiaomi Mi 6 é visivelmente inferior ao do OnePlus 5.
De acordo com o site Tom's Guide, a tela do OnePlus 5 possui brilho de 394 nits e, portanto, brilha menos do que o display dos Galaxy S8 (437 nits) e Google Pixel XL (396). Porém, é na gama de cores que o OnePlus 5 se destaca, pois cobre 220% do espectro sRGB, o que é mais alto do que a gama de cores dos Galaxy S8 (183%) e Pixel XL (191%).
OnePlus 5 – Características Especiais
O OnePlus 2 já vinha com um controle físico para silenciar o aparelho e o OnePlus 5 manteve este recurso. É uma característica incomum de se ver em smartphones Android e é quase um transplante em relação ao iPhone, da Apple. Chamado de Alert Slider, este botão permite que você configure rapidamente o celular para os modos "Silencioso", "Não perturbe" e "Toque". Você também pode personalizar tais definições de forma manual, ao nível do sistema.
O OnePlus 5 tem espaço para dois cartões nano SIM e, aparentemente, suporta todas as bandas de freqüência LTE disponíveis. O novo carro-chefe da companhia chinesa será comercializado sem vínculo com operadoras.
OnePlus 5 – Software
Neste momento, o OnePlus 5 roda o Oxygen OS 4.5.3, baseado no Android 7.1.1. A OnePlus liberou três updates do sistema operacional desde o lançamento oficial do modelo para correção de erros do sistema. Entre estes, problemas com a performance do Bluetooth e Wi-Fi e outros pequenos bugs estão que pouco a pouco vão deixando o sistema redondo.
Dito isso, existe um modo noturno que integra os menus em um tema preto e branco; existe um modo Não perturbe para jogos no qual você pode desligar as notificações de determinados aplicativos (nunca seja perturbado novamente por notificações pop-up irritantes); existe um arquivo para aplicativos, pastas e gestos familiares - que você pode usar para abrir aplicativos a partir da tela de bloqueio. Outra característica útil é o recurso nativo de captura de tela de páginas inteiras.
Tal como acontece com os dispositivos lançados pela OnePlus anteriormente, o desbloqueio do Bootloader (root) e a instalação de ROMs personalizadas não fazem o usuário perder a garantia do aparelho. Para saber mais informações sobre este tópico, acesse a página de suporte da OnePlus.
A interface do software é bastante limpa e permanece relativamente fiel ao Google. O OnePlus Launcher é, em grande parte, semelhante ao Pixel Launcher e o Assistente do Google também está integrado ao sistema. Os aplicativos pré-instalados estão limitados aos apps do Google e a um aplicativo da comunidade da OnePlus.
OnePlus 5 – Performance
O desempenho e a qualidade da câmera foram o foco de desenvolvimento dos engenheiros da OnePlus. Como resultado, o OnePlus 5 é um dos smartphones mais rápidos do mercado. Tanto em benchmarks quanto no dia a dia, o desempenho mostrou que a OnePlus realmente fez seu dever de casa. Porém, é claro que sempre se pode encontrar um cabelo na sopa.
Mesmo depois de três atualizações em apenas uma semana, a performance mudou pouco. O nome do kernel ainda possui o anexo "perf+", indicando que o software ainda está otimizado para benchmarks. O patch de segurança permanece no mês de maio 2017.
Benchmarks: OnePlus 5 vs. Galaxy S8
3D Mark Sling Shot Extrme ES 3.1 | 3D Mark Sling Shot ES 3.0 | 3D Mark Ice Storm Unlimited ES 2.0 | Geek Bench Single Core | Geek Bench Multi Core | PC Mark Work 2.0 | PC Mark Storage | |
---|---|---|---|---|---|---|---|
OnePlus 5 | 3068 | 3932 | 38684 | 1944 | 6603 | 6592 | 4975 |
Samsung Galaxy S8 | 3174 | 3217 | 27330 | 1983 | 6402 | 6135 | 4644 |
Pode-se dizer que graças aos 8GB LPDDR4x de memória RAM e aos 128GB UFS 2.1 de armazenamento interno, todos os tempos de carregamento de dados são mais baixos do que os da maioria dos smartphones do mercado.
Isso se deve graças à combinação entre as novas antenas Wi-Fi e LTE, e ao processador Snapdragon 835, que oferece a velocidade de transmissão de dados mais rápida possível em um smartphone atualmente disponível. Na prática, consegui baixar um aplicativo de 50 MB dentro de três segundos via Wi-Fi (5GHz) e instalá-lo e executá-lo em outros quatro segundos. Como se não bastasse isso, ainda possui Bluetooth 5.0.
A enorme quantidade de memória garante que, uma vez iniciados, os aplicativos possam permanecer quase permanentemente na RAM. Isso significa que estes não precisam ser recarregados quando são lançados novamente. Isso reduz o consumo de energia, pois é muito raro que um aplicativo seja carregado pela segunda vez.
OnePlus 5 – Áudio
A OnePlus não oferece qualidade de áudio estéreo, então o OnePlus 5 só possui som mono a partir de um único alto-falante na parte inferior do aparelho. O áudio das chamadas está protegido pelo cancelamento de ruído, o que ajuda a entender as conversas mesmo em ambientes barulhentos. O OnePlus 5 manteve a entrada mini-jack, desmentindo os rumores.
O OnePlus 5 oferece um bom som graças ao equalizador e ao Dirac HD. Se você optar por fones de ouvido Bluetooth, ficará satisfeito por saber que as suas músicas terão boa qualidade de áudio graças ao aptX HD.
OnePlus 5 – Câmera
Depois da capacidade de memória, o desenvolvimento das câmeras do OnePlus 5 foi o foco da empresa. O novo modelo possui uma câmera dupla como câmera principal. Um das lentes possui 20MP, enquanto o outro dispara com 16MP. Isso permite 2x zoom e alguns efeitos de profundidade de campo interessantes no modo de foco. Porém, tenha em mente que, na realidade, o zoom ótico é feito até 1.6x, o restante dos 0,4x é digital.
Tecnicamente, a câmera traseira é uma Sony IMX 398, de 16MP, com pixel de 1.12 μm, abertura f/1.7 e estabilização eletrônica de imagem, a outra é uma Sony IMX 350, de 20MP, com pixel de 1.0 μm e abertura de f/2.6. A câmera traseira também possui um flash de LED dual-tone, mas nenhum foco a laser. Em vez do foco a laser, a câmera usa um foco manual e/ou detecção de fase.
As fotos também podem ser salvas no formato RAW, no entanto, isso faz com que salvar uma imagem seja visivelmente mais demorado. Os vídeos podem ser gravados em 4k com 30 fps, 1080p com 60 ou 30 fps, bem como em 720p com 30 fps. Você pode fazer vídeos em câmera lenta a 720p com 120 fps, bem como vídeos de intervalo de tempo em HD ou Full-HD.
No meu teste, a estabilização eletrônica só funcionou até 1080p com 30fps. O Google Pixel consegue fazer um trabalho consideravelmente melhor aqui.
Para os das fãs selfies, a câmera frontal é uma Sony IMX 371 de 16MP, com pixel de 1.0 μm e abertura f/2.0. Essa câmera também possui a estabilização eletrônica da Qualcomm e pode gravar vídeos em 1080p com 30 fps. Por razões que não pude compreender, também é possível gravar vídeos de intervalo de tempo com a câmera frontal. Estes vídeos são codificados em h.264; Para o Audio a OnePlus usa o AAC a 96 kbit/s, e tudo acaba em um formato MP4.
O aplicativo padrão da câmera do OnePlus 5 é simples e fácil de entender. Quando você abri-lo (o que também pode ser feito através de um toque duplo do botão para liga/desliga o aparelho), acaba no modo automático. Se você pressionar o botão do obturador ou no centro do botão de volume, pode capturar uma imagem. Esse recurso dispara fotos com rapidez e quase sempre funciona na primeira tentativa.
Alguns dispositivos oferecem o filtro bokeh no modo retrato, e o OnePlus 5 não é uma exceção aqui. O dispositivo tenta competir diretamente com o Huawei P10 e P10 Plus, bem como e claro, com o iPhone 7 Plus, mas, infelizmente, não é melhor do que a sua concorrência. Como você pode ver na imagem acima, o modo retrato parece ter problemas com as bordas dos objetos com uma paleta de cores semelhante, bem como na lente do fundo do óculos.
O ruído da imagem é excelentemente suprimido no OnePlus 5. Ocasionalmente, no entanto, isso prejudica a coloração, contrastes e detalhes das imagens a noite. Isso não é visto à primeira vista, mas quando aumentamos a imagem em 100%, é possível ver esse pós-processamento extremo.
OnePlus 5 – Bateria
A duração da bateria do OnePlus 5 está de acordo com a performance dos seus concorrentes. Mesmo com o uso intenso e configurado no brilho máximo de tela, o smartphone lida muito bem com a energia. Isso levando em consideração a diminuição da bateria em 100mAh da capacidade em relação ao OnePlus 3T.
O que é especial, no entanto, é o carregador rápido, com o qual o OnePlus 5 pode ser carregado de forma mais rápida do que qualquer outro smartphone do mercado.
O Dash Charge é incrível. Infelizmente, essa tecnologia de carregamento rápido é tão exclusiva quanto uma tecnologia pode ser. Tanto o carregador Dash quanto o cabo vermelho não são intercambiáveis com produtos de outros fabricantes, a menos que você renuncie aos benefícios do Dash Charging.
Em um teste separado, o Dash Charging foi, de longe, o mais rápido de todas as tecnologias de carregamento disponíveis no mercado. Meia hora de carga foi suficiente para levar o OnePlus 5 a 60% da bateria. A velocidade de carregamento diminuiu consideravelmente quando se atinge os últimos 20%.
No benchmark de bateria do PC Mark Work 2.0, o OnePlus 5 chegou a 6h32min, mas ficou atrás dos concorrentes como o Honor 9 e Galaxy S8.
OnePlus 5 – Especificações Técnicas
Veredito Final
O OnePlus 5 tem potencial de smartphone fabuloso. Parece ótimo, é rápido, tira boas fotos e pode ter uma boa autonomia da bateria. Depois dos vários remendos, é bastante claro que a fabricante está fazendo o possível para entregar a melhor experiência possível com o software. Se continuar assim, com base na minha experiência com o aparelho nos últimos dias, a OnePlus recebe o sinal verde para o título de melhor smartphone do ano para o 1+5.
Assim como os seus antecessores, o OnePlus 5 tem o potencial para ser um smartphone para todos. Aliás, com as melhorias em hardware e o preço acessível, o dispositivo pode ser grande obstáculo no caminho dos smartphones de sucesso.
Quad HD só serve pra uma coisa:
Usar o óculos de VR.
No dia a dia, se deixar ligado, drena bateria e esquenta o aparelho.
Prefiro full HD.
Tanto que no S8/S8 plus vem com full HD por padrão.
👌
Na caixa vem uma capinha? No site não fala isso. E o carregador vem com essa tomada de 2 pinos, que dá pra usar aqui no Brasil? Obrigada!!
Sem capa.
Sem adaptador.
Já vem com excelente película aplicada de fábrica.
Boas capas no mercado livre estão por 60 reais e ainda vem a película... O adaptador encontra-se em loja de eletrônicos ou material elétrico por 2 reais.
Estou com o meu há um mês e recomendo muito a compra.
👍
Como admirador dos modelos anteriores e ex-proprietário achei inadmissível o que a empresa fez com o design e é o motivo principal pelo qual não comprarei o aparelho. O recente caso dos problemas na tela também muito me preocupa.
Já quanto a câmera e som, poderiam ser melhores. Não vir com OIS é mancada.
O que restou de bom para mim é o excelente Dash Charge e talvez o SO.
Por fim, essa história do IP67 está muito mal contada. É um marketing e tanto, ela poderia dizer que era pelo menos resistente a respingos ou algo do tipo, portanto acho que não tem.
É bem mesmo cara de smartphone chinês com tela FullHD( o Galaxy S8 já tem QuadHD+)
O que impede a OnePlus de colocar um display QuadHD no OnePlus 5? Falta de interesse por parte dela? Fale isso com ela sobre o display FullHD
O kit vendido aos consumidores finais vem com essas capinhas e algum fone de ouvido?
Uma dúvida, Honor 9 x Oneplus 5 x HTC U11 x Galaxy S8.
Qual seria o melhor pra se comprar hoje?
Doogee Mix
vendi meu moto z play e comprei este, esperando chegar com ansiedade.......
Talvez unico android capaz de fazer sair da Apple e voltar ao android. só não curti muito o desing e a camera deixou um pouco a desejar mas da para usar bem de boa.
"O OnePlus não será comercializado no Brasil"
Triste. É m ótimo aparelho. Mas, ao pensar na importação, tem todos os impostos que estamos sujeitos a pagar, sem falar na garantia.... Aí você acaba pegando algum intermediário por aqui mesmo.
Só pecou no design, mas é um excelente aparelho!
Título de réplica xingling do ano
Pra quem gosta do design do Iphone mas odeia o IOS e queria um Iphone com Android, eis ai o OnePlus 5! ^^
E ainda por cima com um preço mais camarada que o celular da maçã...
Isso mesmo brother Ramon
O dispositivo é muito bacana, o único senão é ser exageradamente parecido com o smartphone da marca da maçã faltando pedaço.
Ah! se o Dólar estivesse R$2,50...
É... Parece que a OnePlus não atingiu o coração de todos como atingiu com o 3T, acontece né. O problema é que não ousou tanto, e fez o que todo mundo esperava, se concentrou no óbvio. E sem falar nesse design inspirado no iPhone 7, cujo conceito vem lá de 2014, ô tempos bons, época em que os smartphones eram na faixa dos 2500, os tops de linha. Enfim, ótimo smartphone, que já trouxe uns bugs, mas faz parte cometer uns erros.