Android Oreo: estes são os apps compatíveis com o modo Picture-in-Picture
O Android Oreo não é a versão mais promissora do sistema, mas traz recursos bem interessantes e que tornam a usabilidade com o sistema mais prática. Um recurso importante neste contexto é o modo PiP (Picture-in-Picture), conhecido em algumas interfaces de fabricantes Android, no iOS para tablets e também no MacOS. Neste artigo você vai saber como a função funciona e quais são os apps compatíveis.
Como funciona o modo Picture-in-Picture do Android Oreo?
O modo PiP (Picture-in-Picture) nada mais é do que uma janela flutuante que se sobrepõe a outras partes do sistema. Além de vídeos, que você pode assistir enquanto navega em outros sites, apps ou até mesmo pelo multitarefa, o PiP pode servir para mapas e videochamadas, como os exemplos que mostrarei logo abaixo.
No Android Oreo você encontrará essa opção no menu "Acesso especial" com o nome de "Imagem na imagem". Basta entrar neste menu e ver os apps compatíveis com a função. Habilite a chave para os apps que deseja usar com o PiP.
Aplicativos compatíveis com o modo Picture-in-Picture
A lista de aplicativos é bastante limitada no momento da publicação deste artigo, mas deve aumentar na medida em que o Oreo se tornar mais popular. Usá-lo, no entanto, é bastante fácil. Basta abrir o app compatível e, após entrar em modo de tela cheia, durante um vídeo ou vídeo-chamada, apertar o botão de início (Home). Funciona? Nem sempre. O YouTube, por exemplo, insiste em não funcionar corretamente. Falo mais a seguir.
YouTube
O YouTube em modo PiP está disponível apenas para o YouTube Red, que é uma versão paga do serviço disponível exclusivamente para os usuários dos Estados Unidos, da Austrália, México, Nova Zelândia e da Coreia do Sul. Mas é possível usá-lo abrindo o YouTube pelo Chrome, colocando o vídeo em tela cheia e depois clicando no botão de início. Neste caso funciona, mas infelizmente estamos falando de uma gambiarra.
Google Duo
Quem aí usa o Google Duo? (cri cri cri) Então, saiba que é possível entrar em modo PiP quando estiver durante uma vídeo chamada. Quando você estiver em tela cheia olhando para o outro contato, pressione o botão de início e tudo funcionará tranquilamente.
Google Maps
O modo compatível com o PiP (Picture-in-Picture) no Maps é a navegação por voz, ideal para quem usa o app como forma de se locomover via transporte. Acontece que a janela do PiP para o Google Maps é bastante pequena, contando com apenas duas versões de tamanho, e pode não ajudar muito o usuário no sentido da legibilidade. Tudo funcionou tranquilamente e sem travamentos, basta clicar no botão de início assim que a rota começar.
Netflix
A Netflix anunciou que irá liberar a compatibilidade com o modo PiP (Picture-in-Picture) dentro de algumas semanas, via atualização. O anúncio foi feito no dia 5 de setembro, e a empresa ainda não confirmou uma data exata. De fato, entre os apps compatíveis até o momento e que funcionam no Brasil (Hulu também receberá PiP em breve), a entrada do Netflix na lista de compatibilidade é a mais aguardada.
O WhatsApp foi um dos primeiros a receber compatibilidade com o PiP no Android Oreo, sem contar os serviços do Google. O seu funcionamento é válido apenas para videochamadas, como acontece com o Duo. Basta entrar na chamada e pressionar o botão de início.
VLC
O VLC vem com um recurso chamado "janela flutuante emergente" que habilita três tamanhos de quadros flutuantes compatíveis com o PiP. Basta abrir um vídeo em tela cheia, clicar no menu de "opções" e selecionar o recurso. De todos os apps mencionados, o VLC é o único que tem uma janela maior.
É claro que muitos novos apps chegarão ao Oreo com essa compatibilidade. Fique ligado aqui no site para receber novidades sobre esse tema.
Você já conhecia esse recurso? Já testou no Android Oreo?
Eu atendo e faço ligações no banheiro maioria das vezes... Pra que vou usar o duos, prefiro poupar as pessoas de me verem cagando ,,,;)
Eu tinha descoberto essa função por acaso.
Engraçado que o app de Video Player e o de TV Digital da Samsung já tem o recurso PnP desde o Android 4.2.2 Jelly Bean.
Samsung sempre ditando o futuro do android , imagina oq seria do android sem a samsung
Isso me lembra os mini apps da Sony, é um recurso válido, principalmente com a Netflix
Não sou fã boy mais vou ter que citar, que a Samsung tá na frente denovo, já possui esse recurso desde o galaxy S2.....
Tá aí uma função que não me chama atenção em nada, quero ver é o sistema economizar bateria....
vixi...que venha pro note 8....o meu ta comendo bateria com farinha....da um baile no meu anterior note 5....
é so nao ativar o recurso o importante é ter a opçao pra quem quer
Lembrando que o primeiro celular a colocar no Brasil o Oreo foi o Xperia XZ...Sony saindo na frente denovo... goo.gl/aGZHQY
Valeu Fanboy ueheueheueheueh, mas e aí? o design do aparelho ainda é aquele de 2013???? kkkkkk
Essas novas funções do Android não me atraíram, o Android quanto iOS já tiveram seu ponto de virada, hoje apenas melhorias que não justificam uma versão do sistema. Acumulado tudo que evoluiu desde 5.0 para frente facilmente daria uma versão definitiva com tudo na 6.0.
Vlc Ta Muito Legal
Se realmente a atualização chega antes nos aparelhos Samsung da China e Hong Kong pode ser que eu de sorte. comprei meu note 8 em hk vamos ver se chega mesmo.......
Aguardando chegar o Oreo aqui na LineageOS no meu Moto G3 pra testar essa função!
Post interessante , agora só me falta o Oreo -)
E no teu vai demorar, hein? hehehe
Interessante... aguardar o Oreo.
Off topic
Viram a da TIM?😱
Quem deixar o celular na renovação automática semanal ganha ate 1GB de bônus após a terceira renovação.
Ou seja,em um mês a pessoa terá 8GB de tráfego por 39,96 reais.
Isso sem contar com o tráfego livre pra WhatsApp, SMS livre, 400 min pra qualquer operadora e qualquer DDD e ligações Tim-Tim ilimitadas.
2017 está sendo um ano muito bom para os clientes pré!
😎😎😎
interessante, vou procurar saber melhor sobre isso...
bacana