O que fazer quando seu celular começa a travar? Conheça seis soluções
Se tem uma coisa que tira uma pessoa do sério, essa coisa é o smartphone começar a travar. Pode ser o topo de linha do ano, o intermediário do ano passado, um mais simples que acabou de ser lançado, não importa. O olho dá aquela tremida, o coração dispara e a raiva sobe. Calma, vamos tentar resolver esse problema em alguns passos.
Passo 1 - Investigar e reiniciar
Já sair jogando o aparelho na parede não é a solução mais adequada, assim como também já ir atrás de uma formatação é precipitado. Respire fundo e olhe tudo com frieza. Uma ótima primeira atitude é reiniciar o aparelho. Sim, apenas desligar o aparelho e religá-lo pode colocar no lugar uma informação corrompida que estava causando os travamentos e você nem precisa terminar de ler no que deu.
Passo 2 - De olho nos apps
Muita gente logo culpa o aparelho e o sistema pelos travamentos, mas o que você andou instalando nele? Confira tudo o que está instalado há tempos e os novos apps. Às vezes, algum app mais antigo foi atualizado e a nova versão não está se dando bem com o seu aparelho.
Ou, então, a causa número um de travamentos: novos apps instalados que, apesar de terem sido dados como "compatíveis" pela Play Store, não eram totalmente e passaram a atrapalhar todo o sistema por causa de seu funcionamento. Lembre-se de quais instalou por último e apague-os do smartphone. Faça uma limpa de apps no smartphone e veja se o problema persiste.
Passo 3 - Abra espaço
Outra causa comum de travamentos é a falta de espaço. Apesar de usar a memória RAM para gerenciar informações, o sistema precisa de espaço de armazenamento de manobra para alocar algumas informações, e a falta desse espaço pode bagunçar tudo.
Se você já seguiu o passo anterior e desinstalou alguns apps, pode já ter aberto algum espaço. Se não tirou nada, talvez seja a hora de limpar aquela pasta de imagens do WhatsApp, suas fotos e vídeos pessoais e até o cache do aparelho (para isso, vá nas "Configurações", depois em "Armazenamento", seguindo até "Dados em Cache". Clique em cima dele e confirme a mensagem para limpar esse cache).
Passo 4 - Limpe a bagunça
Ok, isso também não foi o suficiente? Vamos então limpar a bagunça no seu aparelho. Retire widgets da home, jogue fora apps inúteis ou sem uso, coloque um fundo de tela estático (caso esteja usando um animado), atualize o sistema e os apps que sobrarem e retire temas e pacotes de ícones porventura instalados.
Nessa etapa, qualquer coisa que possa estar interferindo no sistema ou sobrecarregando o processamento deve ser desativado ou eliminado. Isso inclui até mesmo um cartão microSD. Se ele não for de boa procedência ou de boa velocidade, pode sim levar aos travamentos no aparelho.
Passo 5 - Reformatar pode ajudar
Se nada disso adiantou, infelizmente pode ser algo mais profundo. Às vezes, mesmo desinstalando o agente que provocou os travamentos, alguma informação residual fica e só pode ser retirada com uma reformatação, um reinício de fábrica.
Faça becape de tudo o que for importante: fotos, vídeos, arquivos, lista de apps e outros e apague o aparelho, deixando-o como veio de fábrica. Depois, confira se, sem nada instalado, os travamentos pararam. Vá reinstalando app por app e observando o comportamento do smartphone.
Passo 6 - Hora de respirar novos ares
E se você seguiu os cinco passos anteriores e nada adiantou, infelizmente não há mais o que fazer. Ou seu aparelho ficou defasado para os apps e sistema atuais, ou tem algum problema físico, no hardware. A melhor opção aqui é levar a uma assistência ou, quem sabe, deixar esse aparelho para outro uso e adquirir um novo.
- Galaxy S7 é o melhor custo benefício do momento?
- Como transferir seus dados para um novo celular Android
Seu smartphone está enfrentando travamentos? Alguma dessas dicas ajudou? Conte pra gente!
Como sempre tô trocando de smartphone, dificilmente passo mais de 6 meses com um, então não fico tempo suficiente para o sistema ficar lento e começar a travar...
A dica de reinicar realmente funciona... Tenho um android de entrada e se ficar alguns dias sem reiniciar fica praticamente impossível de usar. Não sei por qual motivo... mas é assim desde que comprei
Não só em aparelhos mais simples, também costumo fazer isso. Ao menos 1 vez por semana eu reinício meu aparelho ou coloco para carregar desligado...
As dicas são bacanas se o aparelho for relativamente novo, agora se for um aparelho simples e com anos de uso, acaba sendo mais vantajosa a troca por um modelo mais atual.
comprar outro...
Solução mais fácil e eficaz hahahaha
vc ja esta bem adestrado pelas artimanhas das empresas
quer ter razão ou quer ser feliz?
Eu tenho um Xperia E4, e apesar de ser um smartphone de entrada, atende a maioria das minhas necessidades e estou usando ele como um bom e fiel amigo. ele tem 1 GB de ram e o segredo pra deixa-lo fluído foi: Desinstalando o app original do facebook e substituindo pelo Lite. aliás, todos os apps que instalo procuro a versao lite, como o Clean master por exemplo e o mensseger. desinstalo programas que não uso (deixo só o essencial), mantenho a galeria sem fotos e deixo armazenado tudo em nuvem, inclusive as musicas! uso o Tim protect Backup que possui um player e posso escutar as musicas sem ter que armazenar no meu dispositivo. Deezer escuto offline configurado pra armazenar no cartao de memória. Resultado: o sistema fica leve, fluído e dando conta do recado, mesmo sendo um celular de entrada com configuraçoes modestas. na minha opinião, é só saber usar as configurações certas que fica de boa. pra quem quiser, fica essa a dica!
Facebook lite é outro lixo, melhor usar algum cliente do app, tipo o friendly....
Bacanas as dicas! Parabéns Boss Stella!
Ajuda necessária... ótimo texto!
compra outro... mentira kkkk
belo texto por sinal... esse é um mal que ataca muita gente
Dicas excelentes, já passei por isso no meu antigo aparelho.
Muito interessante essa matéria, agora, geralmente, eu fazia o processo de restaurar o padrão de fábrica, e aumento, excluindo arquivos, a memória. Por isso, sempre uso micro SD para não sobrecarregar a memória interna.
Stella, as dicas são excelentes, se me permite, tem um aplicativo chamado SD Maid, o mesmo é uma mão na roda, na hora também de otimizar o sistema Android, talvez o melhor do mercado e o único que funciona. Sempre uso ele em diversos aparelhos que estavam realmente lentos, e resolve mesmo.
SD Maid é excelente mesmo, é comprar o pro vale mais a pena ainda....
Formatação 🙄
Eu já sou mais bruto:
[ROOT] Alteração de valores no motor térmico (thermal-engine-nnnn.conf), overclock no processador, entropia de RAM e a combinação Exodia do XPOSED com Amplify, Greenify e Kernel Adiutor.
Quero ver travar!
Isso que é vontade de salvar o smart velho kkkkkkkk