Como encontrar e se proteger de apps falsos e maliciosos na Play Store
Já faz um bom tempo que o Google implementou o Google Protect na Play Store com o objetivo de verificar a segurança dos apps da loja continuamente, além de estar sempre melhorando suas estratégias para evitar arquivos maliciosos em nossos smartphones. Mas nem sempre isso é o suficiente.
Muitos apps novos chegam na Play Store todos os dias, e poucos são realmente úteis, você já deve saber. Se você checa a área de lançamentos com frequência, sabe que 99% das novidades são aplicativos para assistir TV de forma ilegal, cópias de Minecraft e de outros jogos famosos e outras inutilidades.
Por mais que o Google se esforce, pessoas que têm por objetivo capturar dados e infectar seu smartphone são mais rápidas, e até que o Google perceba e faça alguma coisa, você pode já ter sido prejudicado. Mas como escapar dessas ciladas e se manter o mais seguro possível? Vamos a algumas dicas.
Fique de olho no Google Play Protect
Não é porque ele não é 100% eficiente que não precisamos dele (na verdade, o Google informa que é 99% eficaz nisso). De acordo com o Google, todos os apps passam por testes de segurança antes de chegarem na Google Play Store. O desenvolvedores são verificados e os que violam as políticas são suspensos.
Se você entrar no app da loja e for no menu de três traços e acessar a opção Play Protect, verá quantos apps foram verificados recentemente e também poderá pedir uma nova verificação. Na área de atualizações dos seus apps você também encontra o símbolo do Play Protect.
Caso algo de malicioso apareça, o Android pode informar você através de notificações e, caso seja grave, pode até mesmo apagar o aplicativo com problemas.
Desconfie de cópias e ilegalidades
Como citei, todos os dias a Play Store é inundada por novos apps, sendo a maioria deles imprestável e até maliciosa. Se você conhece Minecraft, é apenas ele, da Mojang, o original. Os outros não serão tão bem feitos, tão divertidos e tão seguros, pode acreditar.
Assim que um app ou jogo faz sucesso na Play Store, começam a aparecer muitas cópias dele. Algumas são inofensivas e o máximo que te causarão será uma perda de tempo. Outras, porém, podem espalhar problemas pelo seu smartphone, divulgar links ruins e até causar travamentos.
O mesmo se aplica a apps ilegais. Qualquer um sabe que TV a cabo é um serviço pago, e que os canais dentro dela são pagos também. Por isso, apps de TV Online não estão de acordo com as diretrizes do canal. Se estão quebrando uma regra importante, nada os impede de quebrar mais regras e espalhar arquivos maliciosos. Tô fora.
Suspeite de permissões pedidas
Mas mesmo aqueles que não são cópias e não trazem ilegalidades podem e devem entrar na sua lista de suspeitas. Você baixou um inocente joguinho de corrida. Por que, ao ligá-lo pela primeira vez, ele pede inúmeras permissões ao seu aparelho?
O Google faz o que dá para evitar apps ruins, mas quando você mesmo, o usuário e soberano do seu smartphone, permite que um app explore coisas como contatos, câmera, SMS, telefone, armazenamento, localização, microfone e outros itens muito sensíveis, não há o que ser feito pelos criadores do Android. Você mesmo deixou o inimigo entrar.
O Facebook que tenho aqui instalado pede algumas permissões, e eu não dei nenhuma. Ainda assim, o app liga e funciona em sua quase totalidade. Quando e se eu precisar de algo, posso dar a permissão para que ele utilize algo. Se você instala um app que não deixa você continuar a usá-lo sem algumas permissões desnecessárias, pense bem antes de continuar.
Observe a comunidade
Um app de um desenvolvedor desconhecido, com apenas algumas centenas de downloads, algumas dezenas de avaliações e três ou quatro comentários muito rasos como "bom app", "ótimo jogo" e "legal". Esse app te parece confiável?
Um app com mais de 50 mil downloads, outro com mais de 100 mil avaliações, outro em que pessoas que parecem reais comentam as funções do app e o que realmente lhes agradaram. Agora parece melhor, não é mesmo?
Ficar de olho no ambiente do aplicativo ou jogo ajuda a perceber se ele realmente serve para alguma coisa. E por mais que o título pareça bom e confiável pelas fotos e vídeos, a falta da participação da comunidade Android pode indicar que ele é uma cópia ou que é falso.
Você não precisa de alguns apps
Há alguns aplicativos que chamam mais a atenção do que outros no quesito inutilidade pública e que, quando realmente necessários, exigem todos os itens acima em atenção redobrada. Um dos que já falamos aqui são os apps de lanterna. Atualmente, praticamente todas as interfaces do Android possuem uma, então por que baixar um app que tenha essa função?
Os apps que prometem limpar sua memória e arranjar mais espaço em seu dispositivo também merecem uma atenção. Assim como as lanternas, quase todas as interfaces já trazem seu gerenciador de espaço, em maior ou menos complexidade, e já dão conta da maioria dos problemas de armazenamento e RAM. Mais uma vez, o download de novos apps assim é quase irrelevante.
Se realmente quiser um deles, ao menos observa as permissões. Para saber mais sobre apps cilada, confira nossa matéria abaixo:
Você já passou pelo problema de encontrar um app falso ou malicioso na Play Store?
Outra coisa que tá virando moda na Play Store são os apps não-lançados. Daqui a pouco a galera vai tá disponibilizando o código puro do app/game, de tão afobados que estão. Rsrsrs
Eu tenho no meu aparelho o SD Maid, o Pro, Radardroid Pro e só. Tirei o Opera Mini, pois o Chrome já atende as minhas necessidades. O mais importante é você ter aplicativos que realmente vá usar, não adianta ter um aparelho potente com mais de cem aplicativos comendo memória e deixando o mesmo lento. Uso o J1 Mini, meu quebra galho, atende as necessidades primárias de uso, embora eu irá comprar outro bem melhor.
O que é mais revoltante é o caso de alguns aplicativos só funcionarem se for dada a ele um determinado tipo de permissão, caso contrário, o aplicativo nem inicia. Já vi isso em alguns aplicativos que prometem ensinar determinado tipo de linguagem de programação e requerer a permissão de acesso a contatos, câmera, localização, contas, microfone, telefone, agenda e armazenamento interno. Pra quê tudo isso se eu só quero aprender?
Ah, seja mais generoso, deixa o "Dev" vender suas infos, todo mundo tem boca pra alimentar. Rsrsrsrs
Nesse caso, estou fora.
No que se refere a apps, meu smarphone tem a seguinte filosofia: menos é mais 'privacidade e segurança'.
Fico perplexo quando alguém fala que tem um celular com uma quantidade X de memória com 100, 150, 200 apps instalado. Privacidade e segurança provavelmente não exitem aqui.
: )
Felizmente nunca passei por dissabores de apps falsos ou maliciosos , e como a Stella comentou , nada de conceder permissões exdruxulas dos apps instalados , inclusive dos famosos como Facebook e Cia
Muito interessante esse artigo, com informações importantes.